Pagamento com Mbnet recusado pela entidade bancária

Jocas22

Active Member
nao nunca chegaram a tirar nada da conta.
Só que claro, quando acontece ficas de pé atras sem saber se vao tirar, se ja tiraram, se cativaram. E quando perguntei ao banco ficava tudo muito estranho, diziam que o valor estava pendente nao sabiam se a empresa ia tirar o dinheiro e claro fiquei ali no meio daquilo tudo porque cancelar nao deixavam. Ate podia ter comprado com o cartao visa mas sendo assim nao o fiz pra depois nao duplicar, dai perder a promocao. Tudo muito confuso pro meu gosto, coisas de dinheiro comigo tem de ser tudo certinho, uma confusao que seja já é confusoes a mais.
 
ct1ehm foi precisamente o que fiz, expliquei que utilizava o MBNEt e embora me desbloqueassem a conta avisaram-me que a política deles era mesmo essa. Com o cartão que tenho o que acontece é o seguinte:
- tenho um cartão "virtual" (na realidade é um cartão de papel), associado e com validade igual ao cartão multibanco de uso diário. Este cartão virtual tem um número identificativo e o(s) código(s) necessários para a associação ao Paypal e para efetuar compras online.
- associo este cartão ao paypal e atualizo a informação apenas quando o cartão é renovado (de 2 em 2 anos ou assim). Desta forma não me bloqueiam nunca a conta.
- quando quero fazer compras basta-me carregar o cartão virtual na área de clientes do banco e faço o pagamento diretamente com o paypal.

Assim consigo aliar a segurança e as vantagens do Paypal à facilidade de pagamentos de um cartão MB real. Pago por ano 7€ mas como faço algumas compras fora do país acaba sempre por compensar este gasto e evito dores de cabeça.
 

FMCurto

Active Member
Depois o Mbnet nao existe nao é entidade nenhuma, nao existe pra onde reclamar.

Está lá na página, o MBNet é um serviço da SIBS que é na verdade de todos os bancos e quem gere a rede Multibanco. E respondem a reclamações, mas por email.

Para uma utilização pontual dificilmente há melhor e mais cómoda alternativa, mas para quem é comprador regular os tais serviços de cartões de carregamento (que obrigam a anuidades) provavelmente funcionam melhor.
 

ct1ehm

Member
Jocas22 é verdade, falamos com todos os intervenientes, mas todos sacodem a água do capote e quem pode ficar a arder é o mesmo, são situações muito pouco claras e terei que tomar outra atitude nas compras online, eventualmente arranjar um cartão pré-pago semelhante ao que o colega telmosousa utiliza e usar o paypal, sei que os 143 euros não são nenhuma fortuna, mas a alltricks não precisa da minha esmola, preferia dar a alguém que estivesse muito necessitado, enfim...
 

Hardskin

Well-Known Member
Infelizmente, não tenho nenhuma cota nem recebo nenhuma comissão da parte do MBNet. O ganho que eu tenho é a segurança, a simplicidade, e a satisfação de nunca ter tido qualquer stress com pagamentos online.
Ainda sou do tempo em que tinha um pequeno utilitário que se integrava no browser ou na barra de tarefas do saudoso Windows XP e que permitia aceder directamente ao serviço MBNet. Já contam alguns anos de muitas dezenas (algumas centenas) de transacções efectuadas sem espinhas.
Talvez seja sorte, talvez seja do pacto que fiz com o diabo... Ou então nenhuma dos dois e seja por outro motivo qualquer. Como tudo na vida é necessário entender o seu funcionamento e lidar correctamente com ele. :D
 

lucard

Member
Eu só tive aquele stress que relatei.

Meti o valor certo, no MBNet dava como pago, no site dado como não pago... e vim a descobrir que o problema foi esse mesmo eu ter colocado o valor certo. Lição aprendida, e nunca mais tive stresses e é impecável, coisa mais simples não há.
 
Hardskin, falando por mim, também não tenho nenhuma comissão do meu banco nem nenhuma alergia ao MBNET :cool: tão pouco. Mas existe p.e. a questão da associação de vários cartões ao Paypal, basta procurar e encontram-se alguns relatos e formas de contornar o problema (adicionar os cartões novos sem nunca remover o primeiro adicionada p.e.). São formas de tentar dar a volta à questão mas que por vezes não resultam e dificultam a vida a quem faz muitas compras online.

O MBNET não deixa de ser um bom serviço, gratuito e bastante útil. E também já aceite em muito mais lojas/serviços do que era há uns anos atrás. Agora pode não corresponder às expectativas /necessidades de toda a gente. Não devemos fazer um juízo ao (ou à falta) de conhecimento/entendimento dos utilizadores. Acho apenas que os problemas ou a falta deles podem advir de necessidades diferentes de cada um.

Quem paga diretamente com o MBNET, pondo de parte a questão da aceitação que atualmente deverá acontecer apenas em casos pontuais, servirá e muito bem para esse propósito.

Para quem paga utilizando p.e. o Paypal, seja para aumentar a segurança ou para não ter de gerar vários cartões (p/ compra ou p/ comerciante) ou ainda pelas vantagens associadas a esses serviços então um cartão pré-pago/recarregável poderá ser mais útil.

Só um aparte, assim em jeito de brincadeira, nunca nenhum banco me deu alguma coisa, pelo contrário, só não levam mais porque não podem:fpalm:! Mas se houver um banco a dar alguma coisa que valha a pena e sem cobrar a alma digam-me!!! :p
 
Last edited:

lucard

Member
Telmo, também não tenho grandes referencias dos bancos, alegrias então 0... E depois de uma carrada de dissabores. Resolvi eu o problema de vez... Apenas utilizo o banco para pequenos valores.
 

FMCurto

Active Member
Paypal é porreiro por causa do seguro sobre o valor das compras, mas fico sempre com a sensação que sou roubado quando há cambios :) e usar com MBNet é dar de mamar à MBNet e Paypal, pq o MBNet tb não é gratuito, eles ficam com uma pequna percentagem da trasação.
 
lucard, quem sabe guardar o dinheiro debaixo do colchão ainda vai passar a ser moda! Só não sei o que é mais seguro. Acho que a grande diferença está em saber ou não quem é que nos leva o dinheiro:fpalm:.
 

Hardskin

Well-Known Member
telmosousa , quando não tenho alternativa uso o Paypal, mas sempre com um MBnet associado. :)

Edit: ...e nunca tive que usar qualquer artimanha ou que fosse. Basta fazer o que está à vista e disponivel para todos no site do MBNet.
 
Last edited:
Mas serão casos esporádicos, correto? Sempre que fazes uma compra com o Paypal, associas um novo cartão MBNET? Pode até ser que o Paypal já consiga identificar o uso do MBNET e não suspenda a conta. A última vez que utilizei o MBNET já foi há alguns anos.

Mas por exemplo se num determinado dia quiseres comprar em 3 lojas diferentes com o Paypal terás de gerar 3 cartões e associar os 3 ao Paypal, depois no dia seguinte removes (ou não) os cartões anteriores e acrescentas um novo, será que o Paypal aceita esse tipo de utilização? É que em último caso associar vários cartões pode ser indicativo de tentativa de fraude ou da utilização de cartões roubados (penso eu).
 

Hardskin

Well-Known Member
Essa de guardar o dinheiro debaixo do colchão já me passou muitas vezes pela ideia. Se ainda não fiz foi pela facilidade das transacções online! :cool:
 
Eu como costumo comprar muitas vezes no ebay/aliexpress/gearbest/etc... acabo por usar sempre o Paypal, maioritariamente pela questão da segurança acrescida mas se calhar já é mais o hábito :cool:. Acho que se resume a Utilizações diferentes -> Problemas diferentes - Soluções diferentes :)

Voltando ao tópico, uma vez que as entidades finais que nos disponibilizam o MBNET são as entidades bancárias acho que em primeira instância nos devemos dirigir a eles e apresentar os factos e os nossos argumentos. Em tempos tive necessidade disso (já nem me lembro do problema ao certo) e lembro-me que no banco mostraram-me os movimentos do lado da minha conta/cartão (movimentos que ainda não apareciam na área de cliente) e pediram-me para aguardar até ao dia seguinte. No dia seguinte de manhã já estava tudo normalizado.
 
Top