Os problemas criados pelos motards - defendam os "vossos" trilhos!

bruncata

New Member
Viva!

Já ando de bicicleta há muito tempo e a minha preocupação é cada vez maior!
Todos temos o direito de andar nos trilhos por essas serras e montes, seja de bicicleta, de mota, de patins... enfim como qiuserem. Todos temos o direito mas não devia ser assim.
Os trilhos estão a ficar "gastos"!!! Porquê? Porque os indivíduos que andam de mota - e desculpem-me se não forem todos - pelo menos todos os que passam por mim, os estão a destruir. Estão a cavar os trilhos, atiram a terra para os lados e para o mato e a terra que levantam é levada pela chuva!
Conclusão: qualquer dia andamos todos em cima dos calhaus! E quando cairmos também vai ser em cima dos calhaus!
Ok, podem argumentar que quem anda de bicicleta também causa desgaste nos trilhos. É verdade, mas devem ser precisos 5000 bttista por dia no trilho para igualar o desgaste que faz uma mota. Basta ver quando estão a subir, com as rodas sempre a levantar terra, sempre de lado, o que dificilmente acontece de bicicleta. Ok, nunca acontece.
Basta ver o que está a acontecer por essa Europa fora, onde estão a fechar os parques naturais a toda a gente!
Companheiros de pedaladas, defendam os "vossos" trilhos, e lutem pela discriminação positiva!

Boas pedaladas!
 
L

Licínio

Guest
Concordo plenamente! Esses artistas deviam ir para pistas para poderem destruir à vontade!
 

jota

Member
Ora aqui está um belo tema para debate! Que me desculpem os homens das motas, mas os vossos veículos rebentam com os trilhos e mesmo com as estradas florestais. E não tardará a chegar o dia em que todos vão pagar pelo mal que uns fazem.
 

JD

New Member
Boas

Eu não tenho mota, e também não gosto das valas que surgem quando as moto 4 e motas ditas normais, passam naqueles trilhos mais espetaculares, mas a verdade é que se algumas motas não passassem em certos trilhos estes acabavam cobertos de mato e eventualmente desapareceriam.

É um pau de dois bicos :s ...se passam estragam(uma boa percentagem dos casos), se não passam os trilhos (alguns) desaparecem.
 

*Richard*

New Member
Boas pessoal

Realmnente é com gandre tristeza,de cada vez que passo nos trilhos, e vejo aquelas enormes valas abetras e profundas,que são causadas pelas motas,jipes,etc!!!!! :barafustar:

Todos temos direito a fazer o desporto,que gostamos mas temos que tomar precauções,porque se não um dia já é tarde de mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil:

Abraço,Ricardo
 

Alf

Active Member
É tudo uma questão de direitos. Não temos mais direito a circular que eles.

Agora, no outro lado da balança está a conservação da natureza. Se efectivamente há destruição de caminhos florestais e vegetação, há que pesar isso também.

Escusado é criar uma guerrinha com os "motards" por causa dos trilhos... Que são de todos, desde que respeitados.
 

bruncata

New Member
Os trilhos serão de todos enquanto existirem!!! Também não quero criar guerras, longe de mim tal pensamento. Agora, se nada for feito, as valas vão proliferar.
E peço desculpa por não concordar, mas o mato só invade trilhos que não são utilizados. Quanto muito, estradões podem passar a singlr tracks, agora fecharem... não acredito!
Boas pedaladas
 

Vitorzip

Member
Na localidade onde moro, existe uma serra. Há mais de duas decadas que a maior parte dos trilhos (e os melhores) se mantêm activos e abertos devido á passagem de motas. Em muitos casos, falamos de singletracks no meio do mato, que nunca o seriam sem a passagem dos motards. Locais de dificil acesso, onde por vezes não passa um jipe ou moto 4, normalmente são os caminhos que têm a melhor vista e mas divertidos de fazer.

Os caminhos fecham, se não forem utilizados. Normalmente a passagem dos ciclistas é algo que não causa nenhuma alteração nesse processo.

Sinceramente, acho de deve haver respeito de parte a parte. Se me dissessem que as motas são poluentes, quer a nivel sonoro quer a nivel da libertação de residuos, apoiava e faria todo o sentido. Mas neste caso, somos tão utilizadores dos caminhos como os motards, e se somos respeitados também devemos respeitar. A degradação do piso começa pelo próprio clima, as chuvas abrem valas enormes. Os jipes das entidades protectoras da floresta, dos comuns utilizadores, as motas e moto 4 e até os ciclistas, ajudam a degradar os caminhos, cada qual com a sua intensidade. Mas a natureza encarrega-se o equilibrio dos elementos, os caminhos utilizados e escavados não desaparecem, não chegaremos ao centro da terra por essa via.

Questões como o lixo que os campistas possam deixar nas florestas, ou a falta de civismo (já discutida noutro tópico) que certas pessoas têm ao deixar fitas de percursos, ou restos de barras energéticas e camaras de ar no meio do mato, preocupa-me.

Ver quem "escava" mais um caminho para depois ser rotulado, porque os ciclistas necessitam de uma auto-estrada no meio do mato, a mim, não me diz nada.

Talvez se fizerem um protesto coerente, algum ministro decida "esterilizar" as motas de off-road e os jipes, fazendo-os andar com rodinhas de estrada, para o rasto não danificar o piso.

Utilizo a serra e faço km´s no meio da floresta de jipe, de mota, de bike e a pé. Sou proprietario destes tipos de veiculos. Creio que há questões muito mais importantes relacionadas com a protecção da floresta, e que merecem muito mais a nossa preocupação do que quem escava mais os caminhos.


Just my 50 cents... :wink: :wink:
 

ICC

New Member
Sem dúvida que as motos e os jipes são uns excelentes destruidores da regularidade de alguns trilhos, assim como são eles que mantêm muitos trilhos abertos, haja então civismo por parte de todos, muitas vezes algumas trialeiras eram escusadas de serem criadas, mas... Claro que os utilizadores de motos e jipes defenderão a sua dama com toda a intensidade, alguns com razão porque são daqueles que passam sem estragar muito, outros sem a mesma razão, porque estragam propositadamente e chegam a magoar quem apanham pelo caminho. Magoar?? Sim! Uma certa vez a descer um trilho ouço uma moto4 a aproximar-se, pela aceleração da mesma facilmente percebi que vinha a subir, parei para o deixar passar "sossegado", mas tive o azar de parar na parte de fora de uma curva, ele ao ver-me e para mostrar que era um piloto dos "bons", resolve fazer o seu showtime, gás a fundo e entra na curva no seu mais alto estilo a varrer tudo quanto era pedra para fora, recordam-se da minha posição? O resto já perceberam... Como já o disse no inicio do post, haja civismo!
 

fitty77

New Member
Não podemos ser assim tão radicais:
1º - Os caminhos não são do pessoal do btt. Todos os podem usar, com respeito das questões de propriedade dos terrenos.
2º - Uma mota calha desgaste num trilho, é verdade, mas um carro também e um jipe também. Ou seja, como a bicicleta é o unico meio que não destrói, então é o unico veiculo que lá pode circular.... Não pode ser assim.
3º - Numa estrada alcatroada, a circulação de carros e camiões também as estraga. Será que por isso podemos dizer que eles não podem por lá passar?

É assim, tudo necessita de manutenção e os caminhos não são uma excepção. Numa estrada, quando esta está deteriorada, é alvo de manutenção. Alguns trilhos também o são, outros não, nada a fazer quanto a isso. Não se pode colocar a questão numa base de "se estragam, não andem lá", não pode ser. Eles partilham o gosto pela natureza que nós também temos. Só que não têm pernas para puxar e por isso usam uma mota :mrgreen: Estou a brincar.

Se levarmos a coisa para esse lado, então, todos nós que somos condutores, não poderiamos usar as nossas viaturas, porque estas poluem o ambiente.... Concordam?

Cumprimentos
 

helio69

New Member
Acho, sinseramente que estão a ser bastante injustos...

Não tenho mota (mas 'or vezesgostava que a bicicleta tivesse motor) e sempre morei numa zona rural... O facto dos caminhos se encontrarem desgastados e com regos e valas não se fica a dever apenas às moto 4, pois antes delas entrarem na moda já eu via os caminhos com esses defeitos...

Faz bastante pior um incêndio e uma boa chuvada do que centenas de moto4 ou a passarem nos trilhos.

O que acontece também, é que antes as pessoas a irem para os campos, quando viam um caminho a ficar impraticável compunham o dito e hoje não!

Acho que é uma queixa um pouco despropositada quando existem outras razões de quaixa bem mais graves e sérias, como o caso de andaram a assapar no meio do mato sujeitos a encontrar pessoas nos caminhos (o que não raramente acontece)...

E já agora, não se queixaram dos jipes porquê? Os jipes provocam bastante mais desgaste nos trilhos que as motas!
 

brunorasgamanta

New Member
vou mandar aqui o meu opinanço
acho que injusto julgar só o pessoal das motos tal como o helio disse :!: :!: e os jeeps ???? os tractores que são os piores !!!!!!!!!!!que deixam regos do pior.
eu sei que há muita gente com falta de civilização para fazer todo terreno quere de BTT , moto, jeep etc.....acho que faz parte da educação!!

eu tenho moto4 e jeep e claro faço btt e respeito a natureza :!: :!: :!: :!:

acho que parte da mentalidade das pessoas !!!

e cabe a todos nos instruirmos isso aos nossos filhos!!

boas voltas a todos e todos juntos vamos a respeitar a natureza

cumps.
bruno cabaça
 

350plus

New Member
Embora por vezes constate os danos causados pela deslocação de outros veículos pelos trilhos e com isso fique um pouco desapontado, penso que não é realista exigir exclusividade ou protestar esta situação.Até porque as motos são o menor dos problemas! Quantas vezes camiões de empresas madeireiras não destruiram partes do vosso trilho favorito?

A melhor solução para esta situação é a criação de pistas exclusivas para utilização btt e/ou pedestre, incluídas em bikeparks ou instalações semelhantes.No resto do mundo civilizado os trilhos para btt são claramente marcados e a sua utilização monitorizada, sendo fácil restringir a entrada de veículos motorizados neles (basta uma série de escadas inclinadas no início que ninguém consegue lá passar com uma moto de 130 kg. A construção desse tipo de trilhos foi elevada ao nível de uma ciência pelos experts da IMBA (entre outros) e no futuro espero sinceramente que em Portugal venham a aparecer estruturas destas, especialmente agora que o número de BTTistas aumentou exponencialmente.

Um link interessante neste tema:

http://www.imba.com/resources/trail_building/
 

PGMNV

New Member
Boas,

1º Não são motards, são motociclistas.
2º Até uma pessoa que ande num trilho provoca erosão ao terreno, não sejamos sectários.
3º Acredita ou não, mas não são umas escadinhas que vão parar uma mota de cross, nas mãos de um condutor médio (talvez as moto4).....
4º O maior desgaste deve-se a desflorestação, provocada pelo os incêndios, ainda não vi ninguém refilar aqui com os incendários!! ;)
5º As pessoas responsáveis pela a manutenção dos caminhos, estão se a borrifar para o seu estdo de conservação, seja estado ou particulares. Quando está intransitável, abre-se outra e pronto.

Soluções:

1º Obrigar os donos dos terrenos ardidos a voltar a plantar, com a mesma densidade e espécies.
2º Obrigar os donos de terrenos, que tenham caminhos a passar pors estes, a mantê-los em ordem.
3º Em vez de estar aqui a lamentar-se, agarrar numa pá e contribuir, para essa mesma manutenção!! ;)

Um abraço

Pedro Vicente
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Sou Bttista, tenho moto, tenho jipe e tenho tractor... :mrgreen: :mrgreen:

Primeiro de tudo, tenho a dizer que em parte têm razão de dizerem que as motos estragam terreno, etc e tal..mas precisam de ver que se não passarem por lá, tb não tem outro sitio para passar, isto porque a maior parte delas, as de TT, nenhuma tem matricula e não pode andar na estrada.

No caso dos jipes, que eu conheça, tenho feito brincadeiras na lama, passeios, trialeiras e, nunca até hoje, conheci ou soube de nenhum maluco que vá passar num sitio para o estragar.. :mrgreen:

Os tractores, fazem o seu trabalho, terraplanagem, endireitar o terreno, é cansativo :!:

Agora, nós, Bttistas, temos de respeitar e ser respeitados, todos e mais alguem :!:
 

Hetfield

New Member
Vitorzip said:
Na localidade onde moro, existe uma serra. Há mais de duas decadas que a maior parte dos trilhos (e os melhores) se mantêm activos e abertos devido á passagem de motas. Em muitos casos, falamos de singletracks no meio do mato, que nunca o seriam sem a passagem dos motards. Locais de dificil acesso, onde por vezes não passa um jipe ou moto 4, normalmente são os caminhos que têm a melhor vista e mas divertidos de fazer.

Os caminhos fecham, se não forem utilizados. Normalmente a passagem dos ciclistas é algo que não causa nenhuma alteração nesse processo.

Sinceramente, acho de deve haver respeito de parte a parte. Se me dissessem que as motas são poluentes, quer a nivel sonoro quer a nivel da libertação de residuos, apoiava e faria todo o sentido. Mas neste caso, somos tão utilizadores dos caminhos como os motards, e se somos respeitados também devemos respeitar. A degradação do piso começa pelo próprio clima, as chuvas abrem valas enormes. Os jipes das entidades protectoras da floresta, dos comuns utilizadores, as motas e moto 4 e até os ciclistas, ajudam a degradar os caminhos, cada qual com a sua intensidade. Mas a natureza encarrega-se o equilibrio dos elementos, os caminhos utilizados e escavados não desaparecem, não chegaremos ao centro da terra por essa via.

Questões como o lixo que os campistas possam deixar nas florestas, ou a falta de civismo (já discutida noutro tópico) que certas pessoas têm ao deixar fitas de percursos, ou restos de barras energéticas e camaras de ar no meio do mato, preocupa-me.

Ver quem "escava" mais um caminho para depois ser rotulado, porque os ciclistas necessitam de uma auto-estrada no meio do mato, a mim, não me diz nada.

Talvez se fizerem um protesto coerente, algum ministro decida "esterilizar" as motas de off-road e os jipes, fazendo-os andar com rodinhas de estrada, para o rasto não danificar o piso.

Utilizo a serra e faço km´s no meio da floresta de jipe, de mota, de bike e a pé. Sou proprietario destes tipos de veiculos. Creio que há questões muito mais importantes relacionadas com a protecção da floresta, e que merecem muito mais a nossa preocupação do que quem escava mais os caminhos.


Just my 50 cents... :wink: :wink:


Assino por baixo.

É tudo uma questão de civismo, respeito mútuo e sobretudo respeito por aquilo que mais devemos prezar se queremos continuar a fazer o que gostamos - A Natureza. E isto é válido para Jipes, Motos, Bicicletas e até para quem anda a pé.
 

pre_historico

New Member
quem fez a maratona do Cartaxo viu que o maior problema dos trilhos não são causados pelas motos. o maior problema são os c@brões que despejam o lixo no meio dos trilhos (pneus, entulho,sofás, televisões). eu obrigava-os a tirar de lá o lixo com os dentes.

prefiro 300 raids TT do que um sofá a desfazer-se no meio de um pinhal.

aliás o que era bem feito era todo o pessoal que disfruta dos trilhos (motos, moto4, jipe etc) devia andar com uma máquina fotográfica e mandar as fotos para os donos dos terrenos e para os bombeiros (acho que estes podem obrigar o dono a limpar o terreno) com os locais onde há lixo acumulado. já agora se conseguissemos apanhar alguém a despejar lixo era uma denunciazita também.
 

bruncata

New Member
No meu camelbak, uma das ferramentas é uma pá, para ir tapando as valas... Assim já me posso lamentar à vontade!!!

Mais a sério, não pretendi ostratizar ninguém! Não falei nos jipes, pois é mesmo muito raro passarem por mim.

Todas as motas que passam por mim, vão sempre de gá~s, não se preocupando muito com nada... Mas repito, sei que não são todos assim, só tenho é muito azar com os que passam...

Boas pedaladas!
 

fg

New Member
:mrgreen:

mochila2le8.png



um bom exemplo :
http://cpfreeride.com/CMS/index.php?option=com_content&task=view&id=187&Itemid=43


Agora também "a sério" : quem estraga os trilhos não são as motos , nem os jipes, nem as bicicletas, são AS PESSOAS que conduzem esses veículos.
Quem mantém e arranja os trilhos também são AS PESSOAS. (algumas pessoas...)
 
Top