Os combustivéis das bombas do Jumbo não prestam.

tfmc

New Member
Voltando um pouco ao tópico, acho que convém esclarecer 1 coisa.
Diferença entre gasolina e gasóleo!
Na minha experiência:

Tenho um carro a gasolina que tem que levar gasolina de 98 octanas, neste digo-vos já de caras e não me interessa se a vossa experiência dita o contrário que não compensa a marca branca, o meu carro com 1 depósito cheio na marca branca faz 320 km (em média), com gasolina Galp/BP faz 440 Km (em média) dentro dos mesmos ritmos dentro dos mesmos circuitos, ou seja, a diferença de preço não compensa a diferença de Km's. Nem vou falar da perda de potencia, que essa é notória.

Por outro lado tenho para o dia-a-dia um carro a gasóleo que já leva 340.000 km já levou muitas vezes gasóleo de marca branca e até agora 0 problemas, mas também faz menos Km/depósito, embora a diferença neste caso compense. Em relação a perda de potencia (ele nunca teve muita) não noto nada (pode existir, mas eu não noto).
A possibilidade de 50/50 a mim parece-me boa ideia e sinceramente nunca me tinha ocorrido.

Abraço
 

ny12xx

Super Moderador
...E pronto, saio já do offtopic...Obrigado pela chamada de atenção

Companheiro

Deixa-te de mariquices...

Gosto de acompanhar estes tópicos "polémicos", e, até agora tenho participado.

Não ataco ninguém e não estou à espera de ser atacado, caso isso aconteça, deixo de participar.

Salientaste um ponto que "não fazendo parte do tópico" é bastante pertinente para o desenvolvimento do mesmo.

Upsssss, agora entrei eu em offtópic

Um abraço

ny12xx
 

ruipiu

Member
Abasteço 99,9% das vezes na ECOBRENT de Massamá, gasolina no Smart (5 anos, +- 35.000 km) e gasóleo na Mazda (6 anos quase 80.000 km) e até agora nenhum se queixou!...

Atestei de gasóleo no dia 18-03-2012 a 1,444 €/L
 

golias

Member
...

O Jon, johnnybgood, já tinha que vir para aqui desestabilizar!! looool
Amigos!, o que me preocupa neste momento, nem é a marca ser branca ou colorida!! lool, mas sim os valores a que estamos a chegar!!
qualquer dia, só mesmo de bicicleta... :) dito assim nem parece mal!! loool

...
 

Pedro Lima

New Member
Eu tenho um Polo1.4 TDI de 2006 anda quase sempre a gasoleo do jumbo para ja zero problemas, mas so uso para andar pela zona... Quando me desloco para longe em auto estrada meto da galp ou bp etc etc ...
Pois numa viagem de Joane a Fatima gastou meio deposito ate Fatima sao cerca dee 250 kms 20 litros... de consumo.... Meti a saida de Fatima 20€ na repsol 10+ deu perto de 14 litros... chegou para fazer a viagem de volta....
Para mim o combustiveis do jumbo so para cidade pois em rotaçoes altas consome muito...
 

HR

New Member
abelha2, pelo avatar o que vejo é um "brinquedo" a sério um Honda S2000. Agora confirmado só pelo mesmo...

Cumps.
 

abelha2

Active Member
Se assim for, quem compra um carro desses não deve estar muito preocupado com os consumos\preço da gasolina.

Para mim vem na mesma lógica do comprar um porsche a gasoleo.... Mas é apenas a minha opinião, e o fim do offtopic
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro abelha2

Já vi um Cayenne Turbo a abastecer na bomba do Intermarché de Mafra (low cost)...

Achei hilariante.

Um abraço

ny12xx
 

subeskema

New Member
ny12xx, se imaginasses a quantidade de bons carrões (incluindo muitos cayenne) que andam a gpl então aí morrias a rir não? Muitas vezes a carteira recheada não é significado de desperdício.... Além que a multa para não andar com o autocolante gpl é meia dúzia de tostões e consegue-se andar facilmente anos a fio sem ser abordado pelas autoridades (já passei 3 anos consecutivos sem nunca ter sido parado numa operação, mesmo com muitas saídas à noite porque de dia é raro haver operações e no algarve).

Isto desde que o combustível não tenha àgua ao preço que ele está quanto maior o desconto melhor, seja ele de que origem for. Todas as oportunidades de por gasosa mais barato aproveito-as, infelizmente as bombas na minha àrea de residência combinam preços e só lá vou ao fim-de-semana e com cupões dos hiper (lidl, continente), dando descontos de 12 centimos/ litro na maioria dos casos.
 

mrfo

Member
Meus caros, eu trabalho numa empresa em que muitos têm grandes carrões, equipados com pneus Toyo. Assim anda a vaidade humana...

Desculpem o off-topic.
 

johnnybgood

New Member
@ny12xx, começa a ser hilariante logo ao ser um porsche alto* e a gasóleo, esteja ele onde estiver!


*a não ser que seja aquele do dakar dos anos 80! :D
 

tfmc

New Member
Amigos, voltando ao off topic (daqui a nada somos todos corridos a raspanetes...).

Sim o carro que tenho para fim de semana é um Honda S2000, adoro o carro e tudo o que ele tem (ou neste caso não tem).... mas isso não faz com que eu não queira poupar dinheiro aqui ou ali para poder comprar isto ou aquilo, logo essa falsa ideia de quem tem um bom carro não se preocupa com o preço da gasolina não tem fundamento, até porque o mais difícil não é ter um carro (qualquer banco faz/fazia empréstimos para), mas sim te-lo a andar e de "boa saúde", aqui é que a coisa complica, bastante. Costumo dizer que o meu carro já fez com um depósito de 40 litros (acho eu) 500 km nas mãos da minha adorada esposa, mas já fez com um depósito 140 km nas minhas mãos, logo..... depende muito do pé ;)

Se vos disser que já vi um tipo a colocar num DB9 €5 de gasolina 95, :fpalm:

Não percebo qual o problema que muita gente vê nos carros a gás, pois é mais uma forma de poupar no combustível, conheço alguns casos em que o carro não perdeu potencia por ser a gás, logo....;)

Em relação a este nosso amigo que acha que os toyo não tem bons pneus, só me resta dizer: anda num carro que tenha uns toyo r888 e depois convido-te a dizeres que todos os outros pneus são uma valente m**** em comparação, mas claro, concordo contigo que há coisas.... já vi grandes maquinas com pneus carecas, isso sim é uma parvoíce e uma inconsciência!

Para o dia-a-dia tenho um Golf IV SDI 75 cv que me consome em média citadina 5l/100 e posso afirmar que num fim de semana já consegui fazer médias de 3,8 l/100km.

Back to the topic

A realidade não é se a marca branca ou colorida (esta foi boa :D) é xxx cêntimos mais barata que aquela, mas sim o absurdo a inflação que os produtos petrolíferos (não é só a gasolina, é os óleos também e todos os derivados de petróleo) estão a ter e acabamos por estar a alimentar países que 96% da sua economia é meramente exportação de petróleo.... mas a nós comuns mortais resta pagar a gasolina para andar de carro ou então optar pelo divertimento do pedal, que é isso que a maior parte de nós faz.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro mrfo

Aí tens uns belíssimos pneus.

Foram os melhores que tive até hoje: Toyo Proxes T1S
img0916mr.jpg


Mas o que deverias querer dizer é que não prestam...

Estás a enveredar por um caminho tortuoso; o facto de nós não conhecermos um "produto" não quer dizer que ele seja mau.

O mercado nipónico (japonês) é muito vasto no que toca a componentes de "altíssimas" prestações para o ramo automovel. No que toca a pneus, têm do melhorzinho que há: Toyo + Kumhu + Sumitomo + Yokoama.

Achas que são maus porque são baratos? O Nissan GTR também é "barato" e apenas uma mão cheia de carros (que custam várias vezes mais) lhe fazem frente.

O que estamos a "discutir" é a "qualidade" dos combustiveis que se vendem nessas bombas, e caso se percam uns minutinhos a ler a thread desde o início, encontram-se testemunhos na 1ª pessoa...

Se eu no meu charuto não utilizo combustiveis "baratos", muito menos os utilizaria num motor de altas prestações.

Cada qual sabe da sua carteira. Como sou um teso, utilizo o combustivel que melhores garantias me oferece.

Um abraço

ny12xx
 

abelha2

Active Member
tfmc, não me referia bem, à forma como interpretaste.

Conheço uma pessoa que tem um, e sei que elebebe bem...mas o que queria no fundo dizer, é que a melhor forma de poupares era levantares o pé. (achava absurdo alguem querer poupar no custo da gasolina, quando faz médias tão altas).

No entanto sendo um carro de "divertimento", e não de uso diário o caso muda de figura.

Continuando a resposta ao teu post, mas já ontopic:

Eu não entendo é o seguinte, ainda hoje no expresso alguem da galp se queixava da quebra de consumo, e que estava a matar os revendedores....

Alguem me consegue explicar o seguinte:

ora, o preço do petroleo esta semana baixou, no entanto a gasolina vai subir de novo.

Se num mercado liberalizado, o preço depende da oferta e da procura, porque raio, baixando o preço da materia prima, queixamdo-se os proprios refinadores de uma quabra na procura, porque raio a gasolina sobe????
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
...ny12xx, se imaginasses a quantidade de bons carrões (incluindo muitos cayenne) que andam a gpl então aí morrias a rir não?...

Não companheiro

Estamos a falar da qualidade ou falta dela nos combustíveis que se vendem nos postos "low cost".

O GPL tem a grande vantagem de apresentar uma combustão "limpa", logo, elimina todos os problemas já referidos pelos combustíveis "low cost".

O GPL apenas não está "mais" implementado no mercado porque o "médio oriente" não deixa (assim como o eléctrico).

Na minha opinião, o GPL e o bioetanol são os melhores combustíveis na relação preço/eficácia/economia (não mencionando o ambiente, porque neste campo então a proporção é arrasadora).

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Alguém me consegue explicar o seguinte:

ora, o preço do petróleo esta semana baixou, no entanto a gasolina vai subir de novo.

Se num mercado liberalizado, o preço depende da oferta e da procura, porque raio, baixando o preço da matéria prima, queixando-se os próprios refinadores de uma quebra na procura, porque raio a gasolina sobe????

Porque os NOSSOS governantes já perceberam que somos uma cambada de otários!!!

Querem (e conseguem) manter a "receita" com menos consumo.

Aumentam os preços para compensar a quebra da receita.

Isto vai contra todas as noções de economia...

É o país que temos...

Infelizmente, nas passadas legislativas, dei um pequeno contributo para que estes gajos lá estivessem :suabesta:

Um abraço

ny12xx
 

tfmc

New Member
Sim abelha2, o meu carroço é utilizado como 2º carro, logo.... não me causa muito transtorno o preço da 98, mas já o do gasóleo :mad:

Para quem percebe de economia isso chama-se monopolização de mercado, coisa que a autoridade da concorrência (em atitude "tuga") já disse que não existia.... "claro" que não existe... quer dizer, todas as empresas Galp/Repsol/BP etc.... têm uma estrutura de custos muito = para conseguir atingir o preço de venda sempre uns dos outros por vezes igual até nos cêntimosinhos , só mesmo um tapado sem completa noção da realidade é que acredita nisto.

Dado a conjuntura económica da tugalandia, e dado o mercado dos combustíveis ser "liberalizado" (eu chamo-lhe monopolizado é tudo uma questão de perspectiva) é tudo muito simples:
Quem é a dona das refinarias nacionais????
Quem é a dona da maior parte dos postos de combustível a nível nacional???
Se por algum motivo a alguma das outras sair da linha de preços praticados por essa mesma empresa, o que lhes custa? 0, muito simples, agarra e sobe o preço dos combustíveis à saída da refinação para os não donos das refinarias e eles só têm que repercutir isso ao consumidor final.... ou seja ao fim ao cabo eles quase que mandam no preço final da gasolina na bomba....

Ou seja essa dita empresa fez integração vertical na cadeia de consumo quase completa a nível nacional, só lhe falta mesmo a extracção (está quase pelos vistos no Alentejo). Tem por coincidência uma integração horizontal quase completa também.... porque será??? Coincidências meus amigos, coincidências.

Depois temos outro problema, o estado como anda a nadar em dinheiro.
Como é do conhecimento geral, grande parte das receitas vêm dos Impostos sobre os Produtos Petrolíferos ou IPP (que agora acho que já não tem esse nome, podem corrigir se souberem), ou seja uma vez que este imposto é uma percentagem, quanto maior for o preço da gasolina maior é o valor recebido pelo estado, acaba sempre por ser uma proporção de xx% sobre o valor vendido, ou seja, para eles também não interessa muito que a coisa seja investigada como deve de ser, porque se não, lá tem que vir mais um plano de austeridade para compensar os milhões que perdem nessa percentagem, e com isso vem o descontentamento e as greves e a revolta, assim, como funciona por percentagem, tanto faz. Deixa-os praticarem o preço mais alto que quiserem que para o estado é bom e assim quem leva com as culpas de os combustíveis estarem caros é as gasolineiras (claro que estes também não são anjinhos... :fpalm:).

Esta é a minha opinião!
 
Last edited:

TheTraveler

Active Member
Não há muita margem possível para baixar combustíveis por parte das gasolineiras.
"Margem", ou custos de refinação, seguros, transporte, venda, etc, são, a preços de hoje: €0.249. Este é o único ponto em que a gasolineira/refinaria pode mexer.
O resto, é custo do crude e impostos.

A preços de hoje
Crude € 0.587
Margem € 0.249
Impostos de produtos petrolíferos, e outros € 0.584
IVA € 0.326

Preço final: € 1.746

Por curiosidade:
A gasolina está hoje €0.005 mais cara que em Espanha, sem impostos.
E €0.264 mais cara que em Espanha depois de impostos...

Ladrão = Estado

A não ser que achem que cobrar mais 0.005 que em Espanha seja um roubo por parte das gasolineiras...

Fonte: http://www.energy.eu/#fueltaxes
 
Top