Os combustivéis das bombas do Jumbo não prestam.

0-killed

New Member
As propriedades detergentes dos ditos "combustíveis especiais" são muito mais altas que as dos combustíveis "convencionais". Isto deve-se ao facto da qualidade e quantidade de aditivos que os combustíveis levam.

Nos motores a gasóleo mais antigos, a "qualidade" do combustível era quase irrelevante (desde que não tivesse água), mas nos motores mais recentes, não aconselho a utilização destes combustíveis.

Exacto, o que leva a pensar se compensa mesmo usar estes combustíveis.
São ligeiramente mais ácidos que os outros, será um os bicos dos injectores aguentam tantos km?
Mas também é certo que o resto do sistema anda sempre limpo, até o deposito fica mais limpo com esse combustível.

Quanto a esse Shell power xtpo, devia ter aditivos para melhorar a queima, porque a combustão só se inicia no momento da faisca.
 

Tusmi

Member
É assim o meu ibiza nunca se queixou de nada e atesta no jumbo desde que este tem bombas de combustivel se tem problemas com aditivos comprem esses ditos aditivos a parte que mesmo assim ainda compensa mas o meu tem 6 anos e é dar a chave e andar
 

abelha2

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A minha questão é a seguinte:

Porque que ninguem, como a deco ou similar, manda testar esses combustiveis, e ver se realmente são iguais?

a mim, cheira-me que nao o fazem, porque têm outros interesses por trás...
 

José Martins

Administrator
No meu caso, tanto atesto no Jumbo quando posso, como no Intermarché que tenho na zona de residência, como na Repsol.
Em tempos, atestava também no Carrefour de Badajoz e esta conversa já tem muitos anos.

Acabei por saber que o combustivel do Carrefour, pelo menos de Badajoz, era fornecido pela Repsol, há pouco tempo fiquei a saber que o do Jumbo de Setúbal era da Cepsa e por aí adiante.
Não deixa de ser caricato que os responsáveis quer da ANAREC, quer das maiores marcas, sempre tivessem dito que estes combustiveis vendidos pelos hipermercados eram de qualidade inferior, com menos aditivos e agora a GALP abriu em Setúbal uma bomba com combustiveis mais baratos e que segundo eles, são iguais aos dos hipermercados.

Então como ficamos? fazem mal às viaturas e agora já os vendem? no minimo estranho, mas para mim é fácil: só não vendem mais barato é porque não querem e ponto final.
Queixam-se da elevada carga fiscal? sem duvida, no valor de um litro de gasolina, metade ou mais são impostos.
Então reduzam a margem de lucro.

Em Badajoz abastecia gasolina entre os 25 e os 30 cêntimos por litro mais barata que cá. Quando havia promoções(sim, leram bem, por vezes haviam na bomba do Carrefour com um desconto adicional entre os 4 e os 10%), cheguei a poupar 43 cêntimos por litro (leram bem de novo). E refiro-me a uma época em que a diferença de IVA entre os dois paises era de apenas 2%.

Mais palavras para quê?
 

danidavi

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Boas

É tão simples como isto Cristóvão

1 Litro de gasolina= 1€ 30 cent
O litro da gasolina fica nos a 50 cent...os outros 80 cent são para o Estado...ou seja, IMPOSTOS
Estes valores são aproximadamente, mais cent menos cent...acho até que a nivel de imposto fica mais precisamente nos 82 ou 83 cent...é esta a realidade PORTUGUESA

Aproveitem bem a bicicleta , que pelo menos não têm problemas destes ;)
 

Ridler

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Vou dar aqui a minha opinião:

No essencial tudo se resume a margens de lucro, porque o único combustível diferente no mercado é um Diesel que a PRIO vende.
Vendi o meu velho corsa com 580000 km, durante 2 anos só abastecia no Jumbo, motivo, sou pobre e 6 Euros de cada vez que abastecia o depósito, para quem fazia 40000 km por ano representava muito dinheiro, entretanto troquei de carro, no manual vem a qualidade mínima do combustível e uma lista de Países onde o combustível não cumpre essas normas, baseado neste tipo de conversa, comecei a abastecer nas estações de serviço de marca, a fim do primeiro ano, comecei a pensar, se estes combustíveis não cumprissem as normas de qualidade comunitárias, não estariam há venda, a partir dessa altura regressei aos abastecimentos nos hipers, o carro não se queixou e eu a única diferença que notei foi na carteira.
Em Janeiro deste ano descobri a Prio, onde encontrei um combustível diferente, diesel aditivado e a um preço inferior ao diesel normal de marca, logicamente experimentei, notei diferença ao fim de poucos depósitos, o veículo tinha um comportamento que apenas notara uma vês, nuns dias em que estive na Alemanha, qual a diferença, simples, o prio aditivado é na verdade B10, ou seja 90% diesel e 10% de biodiesel, na Alemanha tinha abastecido B25. A grande surpresa foi quando fiz um abastecimento nocturno, com pagamento directo na bomba pelo mb, não é que o talão em vês de prio, marca nova, cujo site indica Oliveira de Frades como sede e que inclusive patrocinou uma equipa de ciclismo na última volta a Portugal, diz Galp Energia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! De onde vem então a diferença de preço???
- Margem de lucro menor.
- 10% de biodiesel, que está isento de impostos.
 
As bombas de combustíveis do continente da Afurada - Vila Nova de Gaia, passaram a ser da GALP e são também low cost. Será que a GALP tem dois tipos de combustíveis??

Quanto ao gastar muito ou não isso depende de cada carro. Ninguém se queixa da BP e eu no entanto que atesto sempre o depósito, pelo que sei sempre as médias de consumo, quando abasteço na BP faço sempre menos quilómetros. E isto já me aconteceu em mais do que um carro. E a BP é combustível de topo. Num Hyundai accent cheguei a fazer menos 70 km, num depósito, uma diferença enorme e com o mesmo tipo de condução ou até mais cuidada a partir do momento que o ponteiro a correr que nem um louco para a reserva.
 

MrOverclock

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Quando eu meto na BP também noto isso... com 10€ faço menos 20km para aí :cool:

Agora a sério.. eu tenho um carro que é de manias... Um verdadeiro OldSchool com um carburador por cilindro! Até andava a combinar com o 0-kiled para verificarmos as válvulas e outras coisas importantes porque ele andava com a mania, mas entretanto o carro começou a trabalhar bem, sem problemas. Diria mesmo: como nunca trabalhou na minha mão. E eu ultimamente tenho ora metido em gasolina de marca, ora gasolina low-cost (há cerca de 1 mes que ao fim de semana tenho de marca ao preço do low-cost e ao pé de casa). Entretanto apareceu este tópcio, e então hoje do nada comecei a pensar:

"Espera lá! Queres ver que o meu carro agora ficou bom por causa do combustível?"

Só que não.. depois lá retrocedi uns dias e lembrei-me que o ultimo abastecimento tinha sido no E.Leclerc! Mas por acaso é mesmo coincidencia, ele está a trabalhar bem desde o ultimo abastecimento. Mas para mim é pura coincidencia!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Tal como o Tusmi, tb tenho um Ibiza 1.4TDI de 2007, é dar á chave e andar...

Reparem na diferença...
Num Hipermercado Jumbo, o Gasóleo são 1,089€, a gasolina 95 a 1,279€, enquanto que na Galp temos a 1.194 o gasóleo e a 95 a 1,389€

Eu com 20€ de gasóleo, posto no Jumbo faço cerca de 300km e não noto diferença de andamento no carro, ele até gasta pouco
Se colocar 20€ na Galp, são menos quase 1,5L e faço cerca de 200km, 100km de diferença nota-se bem..

Cumprimentos
 

MrOverclock

New Member
Eu acho que também estás a exagerar um bocdo! :p

Tá bem que esse carro possa ser bastante económico.. mas 100Km por cada 1,5L? xD Que faças menos 20~30km ainda acredito... agora 100? :p
 

ny12xx

Super Moderador
...1.4TDI de ...

Se colocar 20€ na Galp, são menos quase 1,5L e faço cerca de 200km, 100km de diferença nota-se bem..

Companheiro

Há qualquer coisa errada na tua "matemática".

O meu carro tem um motor igual ao teu, é do mais económico que há, mas 1,5 litros aos 100 kms nunca consegui fazer.

Um abraço

NY
 
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0-killed

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O pessoal vai juntar-se numa reunião extraordinária, com o objectivo de reflectir sobre a tua situação e decidir se perdoa ou não.

eheheheh
 

MrOverclock

New Member
Já iniciei a experiencia e já colhi uma amostra de Gasolina Sem Chumbo de 95 Octanas do E.Leclerc

Tem tonalidade azul smi-transparente.

Era capaz de jurar que da ultima vez que fiquei sem gasolina que esta mesma bomba me tinha dado uma gasolina com tonalidade mais esverdeada :\
 

zykon

Super Moderador
Essa história da humidade que falam em cima, também tem muito que se lhe diga...
A água assim que cair na gasolina ou gasóleo vai logo para o fundo do tanque. São completamente imiscivéis e imagino que as bombas não tirem os combustíveis do fundo do tanque, pois ia apanhar tudo o que era sujidade. Acho altamente improvável que entre água para um tanque de um carro.

O meu carro também só leva gasóleo do Inter e não se queixa. Recentemente mudei filtro de combustível e estava impecável. Desmontei os injectores e também não tinham sujidade nenhuma. Os kms e o rendimento do carro é mais ou menos a mesma coisa.

Cheguei a fazer análises cromatográficas ao gasóleo da galp e do inter e os meus equipamentos não detectaram diferenças significativas na composição dos mesmos. O ponto de inflamação dos dois também era semelhante. Na altura também medi o teor de água e andava por volta de 0.008%
 

Rufa

New Member
Ola caros colegas!

Falando por experiencia propria cá vai:

Peugeot 106 a gasolina. Ao fim de varios enchimentos no Jumbo eis que a minha maquina morre ao relanti. Tinha de estar sempre a dar acelerador para n se ir abaixo.

Explicação: a lei Portuguesa determina um intervalo para a percentagem de aditivos nos combustiveis entre 2,5% e 18%. O Jumbo mete 2,5% a Galp mete 16%.
Os aditivos estão lá para uma melhor combustao do combustivel no nosso motor, sem eles a queima n era tão rentável, ou seja a energia libertada é menor consoante menor é a percentagem de aditivos. Por isso é q os carros "arrastam", "n respondem tao bem", ou "morrem" mesmo!

Cuidado que poupar não é só nos combustiveis! As bombas injectoras podem ser bem caras!!! às vezes o barato sai caro!

A minha solução após o meu problema foi por o dobro da quantidade na galp..Parecia outro! ;)

Assim foi a minha aventura nas bombas jumbo...

Cumprimentos ciclisticos!
 

MrOverclock

New Member
Não sei se percebi, Rufa... Metias tipo X do Jumbo e depois ias meter mais 2X de marca? é isso.. tinhas portanto um total de 3X no dempósito?
 

Rufa

New Member
sim!
imagina meti 20€ no jumbo, aquilo começou a correr mal, fui meter 40€ na Galp.
foi a maneira rapida que arranjei pa resolver o problema. e tive sorte! sei de uma pessoa q teve de ir trocar a bomba injectora, 250€!
 
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