Orbea Saphyr 2008

nelsonasp

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Saudações

Já usei os dois e há imensas diferenças... Os Deore pesam umas 268g e os XT 260g (pouca diferença) agora a nível de funcionamento os XT estão muito á frente... em primeiro lugar são muito mais rápidos, principalmente o manípulo do desviador da frente, nos Deore tens que empurar a manete com calma para a corrente subir sem problemas, nos XT podes ser mais rápido que eles fazem o resto. Depois no manípulo do desviador de tras podes meter tres mudanças de uma vez e nos Deore é uma à uma, resumindo, com os XT sobes a cassete toda com tres toques e nos Deore com tres toques ainda nem a meio vais. Depois há a função "2 Way Release" que te permite controlar as subidas e descidas de mudanças só com o polegar deixando os outros dedos livres para a manete de travão. Por fim, nos XT podes ainda remover o visor para poupança de peso.

Qundo mudei senti bem a diferença, senti muitas melhorias... é claro que são mais caros mas este não é claramente um dos casos em que apenas se paga uma mudança estética ou parafusos mais leves...

Abraço
 

sepviri

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Boas Nelson,

ok, estou a ver que existem diferênças significativas então.
No entanto tenho dúvidas do seguinte, no site da Chainreaction na descrição dos manípulos Deore têm lá essa tal funcionalidade "2-way release" também. E a questão de conseguir meter mais do que uma mudânça de cada vez, os meus Alivio tb o fazem e são um modelo abaixo, além do que já me tinham falado dessa diferênça e eu fui á Decathlon pessoalmente "carregar" nos Deore e tb eles conseguem meter mais que uma mudânça de cada vez... talvez os que tinhas eram um modelo anterior em que isso não era possível, não sei!

Mas de qq forma o preço é bastante diferente e não deixa de ser um factor de peso!!!


Abraço,
/Vitor
 

danielperes

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boas pessoal.

sou novo no btt e tou à espera que venha a minha Orbea Saphyr aqui numa loja em Olhão.

tou desenjando te-la!lol
 

jo@o cabral

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entao e se metesses na bicha uns grip shift sram attack so pra nao teres de mudar para sram, embora sram seja melhor ou entao muda tudo para sram e mete grip shifts
:mrgreen:
 

jo@o cabral

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basicamente o que eu quis dizer foi - sram é muito melhor que shimano e, grip shifts so tras vantagens na minha opinião, claro
 

nelsonasp

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jo@o cabral said:
na minha opinião, claro

Este remate de opinião foi a coisa mais importante que escreveste... Isso de dizer que algo é melhor que outro algo só porque sim é má colaboração para com o pessoal do fórum.

O colega está a ponderar bem a situação porque está a ponderar os euros e tu apareçes a dizer para ele mudar tudo... grande ajuda...

sepviri said:
Boas Nelson,

ok, estou a ver que existem diferênças significativas então.
No entanto tenho dúvidas do seguinte, no site da Chainreaction na descrição dos manípulos Deore têm lá essa tal funcionalidade "2-way release" também. E a questão de conseguir meter mais do que uma mudânça de cada vez, os meus Alivio tb o fazem e são um modelo abaixo, além do que já me tinham falado dessa diferênça e eu fui á Decathlon pessoalmente "carregar" nos Deore e tb eles conseguem meter mais que uma mudânça de cada vez... talvez os que tinhas eram um modelo anterior em que isso não era possível, não sei!

Mas de qq forma o preço é bastante diferente e não deixa de ser um factor de peso!!!

Não sei ao certo como funciona o novo Deore, mas acredito que mesmo entre o novo grupo Deore e o grupo XT as diferenças sejam algumas, que mais não seja em termos de fiabilidade e resistência.

Pondera bem a coisa...

Abraço
 

sepviri

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jo@o cabral said:
entao e se metesses na bicha uns grip shift sram attack so pra nao teres de mudar para sram, embora sram seja melhor ou entao muda tudo para sram e mete grip shifts
:mrgreen:

Boas amigo,

pessoalmente não gosto muito desse tipo de shifters talvez também porque estou muito habituado aos rapid fire, mas honestamente também não sei o que é melhor, se SRAM se SHIMANO, e nem creio que haja uma opinião consensual pois cada pessoa tem a sua preferência nisto...

Como o amigo Nelson disse, uma questão de peso que estou a ter em conta são de facto os euros... e nesse sentido, nesta altura do campeonato mudar tudo para SRAM... não é sequer uma hipotese!!! Mas agradeço na mesma a tua opinião.


Abraços,
/Vitor
 

sepviri

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Boas amigos,

recebi hoje a cassete SRAM PG-970 e a respectiva corrente SRAM PC-971, assim como os apertos da Fulcrum que não tinham sido incluidos quando mandei vir as rodas RM5 da fizz.

Amanhã bem cedinho vou-me dedicar a montar as rodas :D
Começo por transferir os discos das outras rodas para as RM5 (que será assim a única coisa que aproveito das rodas de origem), de seguida meto a nova cassete... e depois é só colocá-las na bike :D

As fotos já estão prometidas assim que montar a rodas...

Fica a faltar apenas comprar os manípulos que ainda não sei se vou ao ROM buscar uns DEORE SL-M530 por 30 euritos, ou se espero mais um pouco e tento ir buscar uns XT... a ver vamos!!!


Abraços e boa noite,
/Vitor
 

sepviri

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Também acho que ficava melhor servido com os XT... tenho bastantes dúvidas se notaria uma diferença tamanha como tantos falam... mas ainda assim acho que ficaria melhor.

O problema são mesmo os euros... que olhando puramente numa perpectiva preço/qualidade vs usabilidade (o uso que realmente dou á bike), em boa consciencia, os DEORE estão á frente... :s
 

sepviri

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jo@o cabral said:
se pensares assim todos os outros componentes "de topo" que puses te tambem nao faziam sentido.. :roll:

É verdade sim... mas por vezes temos de fazer compromissos...
 

sepviri

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Boas noites caros amigos,

já é um pouco tarde mas o prometido é devido :D
aqui ficam as fotos da minha bike com a sua mais recente transformação, uma Fulcrum Red Metal 5... e que bem que ficam na bike!!!

DSC_0077.jpg


DSC_0075.jpg


DSC_0078.jpg



Ah e já agora... está mais magrita tb, está com 12,6 Kg :D
Abraços,
/Vitor
 

sepviri

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Boas amigo Daniel,

a nova pintiura da Orbea está muito porreira também... já as tina visto na loja.
Parabéns pela aquisição :)

Abraço,
/Vitor
 

sepviri

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Amigos, uma dúvida existencial:

- quando meti a nova cassete SRAM, ao colocar a "rosca" que tranca a cassete no cubo da roda traseira, parece-me que chega a uma parte e já estou a apertar sem realmente estar a apertar mais, não sei se me estou a fazer entender. Ele roda mas faz um estadido como que se já estivesse todo apertado.
O que queria saber era se quando isso acontece não aperto mais, ou se devo continuar a apertar até essa rosca não rodar mais?


Abraço,
/Vitor
 
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