opiniao btt com pneus de estrada

Não te preocupes com os que te chamam nomes, não vale a pena. Todos temos algo a aprender, uns mais do que outros, mas não nos devemos chatear num fórum.

O atrito de rolamento é marginal e faz muito pouca diferença, ou pelo menos não faz diferença suficiente para que a maioria consiga notar.

Se pesquisarem um pouco no Google encontram muita informação. Artigos a referirem que ao aumentar a largura e o diâmetro do pneu diminui a resistência ao rolamento.

A Schwalbe tem alguma informação interessante e fácil de ler.
http://www.schwalbe.com/en/rollwiderstand.html

“At 2 bar a 60 mm wide tire rolls as well as a 37 mm tire at 4 bar.”
Traduzindo : Um pneu com 60 mm de largura e com 2 bar de pressão, rola tão bem como um de 37 mm a 4 bar.
Isto é um facto. Não a percepção errada de um qualquer curioso.

Faz mais diferença o atrito aerodinâmico provocado pelo aumento da largura do pneu, do que o atrito de rolamento do pneu.

Como o autor do tópico vai de BTT, a parte aerodinâmica fica logo comprometida pela posição na mesma. O atrito aerodinâmico do pneu mais o atrito no asfalto vão ter bem menos importância do que o provocado pela resistência do ar.

Eu já tive umas rodas com os tais pneus finos, e lisos ( “slick” ) e o que notei foi que se esgotava muito rapidamente as mudanças e faltavam dentes.
Mas como muito bem referiram, chega uma altura que vais cansado e deixas de notar

Por último estes pneus são mais desconfortáveis, devido à maior pressão.

Independentemente dos pneus, o mais importante é ires ao teu ritmo logo desde o início.
 

klaser

Well-Known Member
Só esqueceu um detalhe,um pneu mais largo até pode rolar o mesmo que um mais estreito com mais pressão,mas não esqueça do tipo de pneu que estamos a falar,uns são de btt com "tacos" ou outros são slicks ou quase isso...além do mais pneus de btt são para outros pisos,só falta agora dizerem-me que ele não vai "derreter" os pneus de btt se andar essa distância toda no alcatrão....Outro facto,um pneu de btt nunca tem uma pressão máxima de utilização que um pneu mais fino slick,achas que consegues meter 7 ou 8 BAR num pneu de BTT para compensar a largura ? Dizer que um pneu de btt com a pressão no máximo (sim como disse atras há limite) quase não se nota em relação a um slick tenha a santa paciência,não sei que sensações q têm...
Mas vamos voltar ao início,vais devagar e ao teu ritmo e ainda sozinho,portanto não se preocupa com a geometria nem com esgotar a transmissão nem em acompanhar as finas....mas de derreter os pneus do trator não te livras...compra 2 pneus baratos de "arame" de estrada e seja feliz...
 
Pessoal,

Este tópico já existia e com referências muito mais objetivas do que muitas daqui.

É este:

http://www.forumbtt.net/showthread.php?44969-Pneus-e-c%E2maras-de-ar-de-estrada-29er


De qualquer modo, rapidamente, no google, dei com estes:
[h=1]MAXXIS HOOKWORM 29x2,50 Single Rígido TB96805000[/h]
[h=1]MAXXIS GRIFTER 29x2,00 Single Rígido TB96648000[/h]
[h=1]MAXXIS TORCH 29x2,10 Single Flexível TB96651100[/h]
Cor : Preto
Dimensões : 29x2,10
ETRTO : 52-622
Montagem Pneu : Câmara de Ar
Talão : Flexível
Terreno : Estrada
TPI : 60

Acho que qualquer um deles, principalmente o último (em que acrescentei as especificações), respondem perfeitamente ao compromisso ideal de ter uma bike de BTT a andar na estrada.

Mas já dizia alguém, para andar na estrada, é mesmo uma fininha!
;)

Boas pedaladas!
 

ELCUPRA

Member
Bem obrigado pelas dicas de todos ja andei haver se arranjava bike de estrada emprestada mas esta dificil por isso vou na minha epic 29 e vi uns pneus que estao na decathon 30 euros o par slicks devo comprar esses para fazer como manda a tradiçao eheh obrigado a todos tem sido interesante ler as opinioes de todos ....
 

balkaum

Member
Eu ando fazer voltas de 60kms+ em alcatrão com pneus 2.25 de tacos e transmissão 1x9 e não dou por falta de mudar nada.

E o desgaste dos pneus é quase insignificante.
 

ELCUPRA

Member
Tb faço voltas 100km e nao noto desgaste nenhum a rolar com pneu btt levo é 4.5 bares vai cheinho e rolo bastante bem , um amigo vai emprestar me pneus de estrada e vou fazer mesma volta e analizar no strava haver se fui mais rapido e dores etc..
 

RTC

Super Moderador
Se costumas fazer voltas de 100kms em estrada numa Epic, pondera seriamente adquirir uma bicicleta de estrada. Caso possas claro!
4.5 bares num pneu de btt é um abuso!
 

ELCUPRA

Member
Pois é mas rola mto melhor eheheh pois tou a pensar trocar ir buscar uma canyon mas esta mal as finanças e tenho que vender esta primeiro...
 

Agah Deh

New Member
ao teres 29" limita-te um bocado na escolhe de pneus penso que o minimo de largura que consigas encontrar é 2.0... os da decathlon 26x1.5 são mto porreiros.. e o "estoiro" não é elevado consegues o par por 32 euros e a borracha parece ser porreira (macia)
 
Top