On One Whippet carbon 650b

Marin Eide

New Member
Boas, respondi á tua PM e só agora reparei na quantidade de posts que tens, e a data de entrada (graças á posta do amigo Nogueira, a quem agradeço mais uma vez o tempo que me aturou nos mails e conversas fia redes sociais, NUNO, és 5*, mais uma vez obrigado.) E assim sendo, BEM VINDO Tiago, ao Fórum e ao Cantinho dos malucos ;)

Entretanto tiago, aqui nestas páginas encontras uma descrição de uma prova que fiz com umas 650b emprestadas e que nas fotos n se vê muito bem, mas lama era o que mais havia!!!!! Dá uma espreitada.( atenção ao nr da página pois eu n tenho o forum normal, está configurado para 40 post/página)

http://www.forumbtt.net/showthread.php?27305-On-One-Whippet-carbon-650b/page30
 

C.Orelhas

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"Não gosto desta bicicleta"... Cada vez a odeio mais, ainda para mais depois da conversa de ontem.... Estou "proibido" por mim mesmo de vir aqui! E tu sabes bem o porque :D
 

jmv

Member
Desculpa invadir o teu tópico com estas imagens, encontrei estas estas fotos e se ainda não tens assim a parte traseira, fica a ideia.
lrvz8rwez8re.jpg

nsvec7k1tgev.jpg

(furar assim um quadro!!!!)
 

Marin Eide

New Member
Ora essa, não invades nada, aliás, este Meu espaço não é Meu, é de Todos Nós... faço esta partilha porque sou apaixonado pelas bicicletas mas não só pelo andar, competir e brincar, mas também me fascina o sabor dos detalhes e da mecânica.

Quanto ás tuas sugestões, já as conhecia á muito tempo, mas deparo-me com isto no meu quadro..... e é em ambos os lados, mas o travão eu nunca o colocaria assim, quem me conhece sabe que troco muito de material e que desmonto muito a bicicleta. tenho muitos kms de competição por ano e isso requer muita manutenção e inspecções aos componentes. não me apetecia estar sempre a cortar tubo e comprar bicones e sangrar travões, etc etc etc... entendes????

Fica o exemplo das minhas escoras e porque não furei o desviador até trás ;) mas ele está com cabo interno, está é interno á fita cola que sempre usei como protecção de escora e sempre irei utilizar.

Atenta nos parafusos gigantes que seguram o drop out interno. acredita que estudei bem o caso e não dá!!!!



E não te esqueças que as bikes com estas bricolages são para passeio, e tal como eu e o mecânico do paladar estivemos a falar, a minha é tudo menos de passeio. Bikes com bricolage a este nível que têm muito de Artesanal a correr sério, conheço uma. a minha.
 

darckghost

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alem do que dissestes, na minha opinião um buraco para o tubo de travão pode já ser um pouco largo a não ser que leve algum reforço..
porque é que não trocas esses parafusos do drop-out por uns mais leves (se forem iguais aos que se usam nos pedaleiros) ;)
 

Marin Eide

New Member
Quem me dera que os parafusos fossem iguais... o diâmetro dos parafusos e o passe de rosca são iguais aos dos pedaleiras, mas o comprimento dos parafusos é mais do dobro dos das pedaleiras.
 

Huggoo

Member
e não consegues arranjar essa medida em titânio?

presumindo claro que esses serão de aço, sempre eram umas valentes gramas a ir embora penso eu.
 

ivan luis

New Member
Olá Duarte,
Fiz login no forumbtt só para comentar o teu tópico. Na minha opinião será dos raros tópicos que vale a pena ver no cantinho weight weenie porque és dos poucos que vai um pouco mais além. Não basta ter os bolsos cheios de dinheiro e comprar Schmolkes, AXs, Claviculas... Às vezes até acho que se confunde o conceito maluco do peso com maluco por querer mostrar o que se tem (vaidade).
Quanto à tua montagem, parece-me que a tua bricolagem tem melhorado e muito, pelo menos a nível de aspecto e acabamentos (talvez se deva em parte à ajuda do Mecânico e a troca de ideias com outras pessoas entendidas no assunto).
Relativamente a sugestões, vê lá se fazes o tratamento estético ao guiador, mas especialmente ao espigão. Não me venhas dizer que a cor do espigão combina com os autocolantes das rodas, isso é treta ;) Sempre perdias uns gramas e davas aquele toque final.
Por último, estou expectante para saber como vais meter a bike nos 9kgs. Podes sempre meter mais um Ashima Ai2 para trás e claro, nos pedais que podias sempre arriscar nos PM215Ti mas sinceramente não sei se vale o risco.

PS: Relativamente aos parafusos do dropout, tenta ver isto:
dqkya0.jpg

São os parafusos dos barends da KCNC. Sei que são vendidos à parte, assim como a MSC também os vende. Se não me engano penso que dá, só é pena este parafuso não ter rosca até à cabeça. Fica a ideia...

Abraço e parabéns pela montagem stealth ;)
 

nogueira.nuno

Active Member
Eu troco quase sempre esses parafusos nas minhas Bikes, nem que seja por um em cor ;)
Sobre serem mais compridos há á venda por aí dos compridos até porque ainda se usam em algumas pedaleiras.
Com essa dica desses MSC/KNCN então ainda melhor ;)


Ivan Luis ou já nem sei se és o Tiago a quem dei as Boas vindas ao Forum.
Aqui tenta-se claro mostrar o que se fez e claro muita das vezes o que se conseguiu ter, falando por exemplo por mim trabalho e faço muitos sacrifícios para ter o que tenho e se o mostro é por uma questao de partilha. Noutros casos até pode ser diferente mas é um bocado injusto na minha opinião vir criticar e como quase dividir " os ricos dos pobres" quando no final somos todos iguais ;) e principalmente gostamos todos desta bricolage de tirar peso, seja com pecas novas ou furos ;)


Os furos num quadro se bem feitos, se bem reforçados, se bem pensados são uma mais valia numa montagem, parabéns principalmente pela iniciativa, já tenho saudade destas invenções ;)
 

Marin Eide

New Member
Bom dia, Antes de mais agradeço as visitas e os elogios ao tópico ou ás doideiras que nele mostro.

Quanto aos parafusos, sim, vou tratar de mandar vir estes da MSC ou KCNC, mas quase que aposto que vou contactar o importador de ambos e apenas o da KCNC vai se despachar, mas isso já são outros 500 ;)

Quanto ao tópico em si e ao que foi dito em cima, eu posso partilhar as minhas opiniões com o público em geral (pessoas que vêm ler e nunca escrevem, mas mandar pm´s a pedir ajuda é com farturinha) e com os amigos (pessoas como o Nuno Nogueira que sempre que via internet o contacto, mal tenha 2 minutinhos me responde e partilha a opinião acerca da minha dúvida para me ajudar, sempre pronto).
Pois bem, a minha opinião sobreo o meu post, e volto a referir A MINHA OPINIÃO é a seguinte: podia ser uma bicicleta leve com muito peso a menos? podia, tivesse eu €€ para comprar AX´s e coisas demais e tinha um avião, e garanto que era para correr como o faço com esta. Correr,para mim é a palavra chave deste projecto, além de uma bicicleta bonita( na minha opinião) tenho que a conseguir deixar leve pois ela tem funções a cumprir, foi e está a ser continuamente aperfeiçoada segundo as minhas impressões dela dia após dia no terreno, com o objectivo de nunca me deixar apeado, coisa que por culpa de duas roldanas de marcas distintas me aconteceu 2 vezes esta época, uma num XCO e outra numa XCM, onde seguia num top 10 e abandonei a 15km da meta, foi frustrante e quase me apeteceu partir isto á patada( confesso que lhe dei 2 ou 3 na hora).

Em suma e para não alongar muito o OFF topic, esta minha humilde bicicleta, nunca será uma WW puro sangue pois o maior pecado é os 1450gr do quadro, mas que quanto a mim compensa pois é um tanque de guerra e tem uma posição muito mais racing que outros de 1000gr que por aí andam e em vez de 380€ custaram 1500€ ou mais.

No entanto, agradeço todas as intervenções e agradeço que continuem a cá vir pois sem vocês por cá, esta partilha deixa de fazer sentido. Não fossem 2 ou 3 membros mais activos e isto tinha sumido faz tempo. Nuno, quanto ás saudades destas invenções, tu vê lá o que desejas, pois pode ser que te chateie de novo ;) ando com umas ideias e não sei não.......

Abraços
 

ivan luis

New Member
Claro nogueira.nuno, não quis de forma nenhuma generalizar nem atacar ninguém em particular e sei que o Duarte partilha inteiramente a minha opinião.

Falo sim de algumas pessoas que foram aparecendo pelo fórum e que se limitaram a mostrar o que tinham, revelando poucos conhecimentos, dando pouco uso (ou nenhum) ao material, sem darem qualquer tipo de feedback do material e por vezes "escondendo" alguns casos de falha no material. O teu caso em concreto é bem diferente, pois tens montagens de grande nível que demonstram conhecimento, já para não falar no feedback que dás às pessoas, sempre imparcial e sem medo de criticar algumas das tuas escolhas caso isso aconteça.
No fundo sinto falta de pessoas como o Vitorzip... Visionárias e com um conhecimento profundo deste mundo, onde mais do que ver belas montagens, se aprendia algo :wink:

Peço desculpa pelo offtopic.

Por aqui me fico,
Ivan Nascimento
 

essence_s

New Member
Todos têm direito a dar a sua opinião, mas acho que é tempo de voltar a falar da excelente montagem do Marin eide!
Sem duvida que as fotos colocadas com os cabos a sairem nas ponteiras do quadro estão mesmo qualquer coisa de fantastico!
Acho que a passagem dos cabos de mudança internas é sempre uma mais valia em qualquer bike, desde que bem feita e sempre com a preocupação de deixar a passagem de mudanças com o menor atrito possivel.Se a isto conseguirmos juntar o aspecto estetico, é a cereja no topo do bolo!
 

nogueira.nuno

Active Member
Ivan ;)

Marin, é tudo uma questão de eu ter tempo e me emprestares a tua Bike, eu invento que nem tu imaginas :)

Amanha estou de folga e mais não digo, preço hora, melhor não te dizer! Hahaha
 

Marin Eide

New Member
Boas, a pedido de várias famílias venho esclarecer que a principal causa para os cabos não estarem cruzados na frente do quadro é a mesma razão pela qual na montagem da Podium eles saíram por uns meses, as vezes as bichas deste género ganham uns contornos esteticamente muito desagradáveis e ficam tipo enguias a contorcer-se, já para não falar que se engrenar velocidades em que o cabo não fique sob tensão, as bichas (i links) batem um no outro, esmurrando e fazendo uma chinfrineira que me tira do sério ;)

Bem, posto isto posso adiantar que essa tua "boca" me está a tirar do sério Nuno ;) não tarda recebes um caixote com o meu quadro lá dentro...
agora a sério, apenas estou a ponderar anular a passagem do cabo de tubo pelo tubo diagonal e aproveitar os furos dos passadores antigos de mudanças, reposicionando assim o tubo de travão, libertando esteticamente o tubo diagonal adjacente á grade de bidão para permitir maior harmonia visual, o que me dizem????
claro que isso iria me obrigar a segurar o cabo na escora, mas isso nem que seja feito com a mesma coisa que utilizo na escora FITA cola pretinha é uma coisa tão leve, simples, clean e pelo peso/preço para utilizar sem preocupação não me parece difícil ;) claro que se alguém me conseguir dizer se é possível colar alguma coisa na escora com epoxi ou alguma coisa própria para o carbono eu agradeço e faço a coisa noutros moldes.
Quanto a estas alterações, vão ficar um pouco em stand bi pois preciso de descobrir uns passadores que não sejam em metal como estes devem ser mas que sejam em nylon ou algo assim leve. Na pior das hipóteses, em vez de cravar os passadores, corto uns pequenos pedaços de 1,5cms de plástico (tipo as zip ties) e cravo as nos locais dos passadores, vai certamente ser bem mais leve e posso prender os cabos na mesma com zips como até então nos referidos passadores convencionais ;) será louco demais???? Mas pelo menos será a custo zero, pois zip ties n me faltam, são pretas e as pontas que se cortam após prender as coisas reciclam-se para este efeito ao invés de irem para o lixo ;)

Vamos a ver o que consigo... E amanhã já deverei saber se terei matéria prima para tapar os buracos dos cravos que seguram os actuais passadores, aquando da vinda de um amigo que vem a minha casa "remendar" um Tune SN de um colega aqui do fórum ;)

Tenho também os punhos MSC para colocar desde ontem, mas se os colocar não posso depois desmontar o guiador para uma possível lavagem facial. Na verdade nem sei se a irei ou não fazer, quanto á do espigão da token, também não sei se será ou não feita. Confesso que tenho muito jeito para trabalhos manuais e que as melhorias estéticas nessas pequenas coisas a que o Ivan se refere, não se devem tanto a influências de outros, mas sim porque noto ter mais calma e menos nervosismo em mim enquanto pessoa e levo as coisas com calma, mas adianto já que ser eu a lixar estes 2 componentes com calma e envernizar não me passa pela cabeça ou melhor, passa, mas só ainda não fiz pois não tenho calma suficiente para tal.... entendem???? gosto de os ver decapados mas eu n me sinto com confiança de o fazer com as minhas mãos.

Em termos de aspecto stealth, lembro-me que ao retirar os autocolantes das podium MMx foram á vida cerca de 8gr se não foram mais..... se estes autocolantes que medem o dobro do comprimento e largura saírem quantas gramas sairiam??????

Vamos a ver o que se desenvolve esta semana. Ajudem com as vossas opiniões se assim o entenderem ;)
 

Huggoo

Member
bem depois deste discurso é difícil opinar, parece que já tens quase tudo definido, agora só falta por mãos a obra, eu pessoalmente gostei do que li

enquanto aos decapados, também gosto de ver as coisas com a sua cor natural e realmente acho que já deste aqui muitas provas que tens jeito para a bricolage

por isso acho que devias avançar, da trabalho, mas como tudo na vida é preciso é calma e no final a sensação de dever cumprido é sempre gratificante :)

força com isso
 

Marin Eide

New Member
Huggoo, o que vocês se esquecem é que para eu ter calma, tenho que ter tempo e passo a explicar o porquê de eu não a ter:

acordar ás 9h15 para treinar pois não se corre sem treinar, chegar do treino e trabalhar as costas para prevenir lesões, alongar, almoço, banho, e relaxar uns minutos para seguir para o trabalho, regressar ás 02h00 da madrugada a casa do trabalho e deitar, vou ter calma quando???? ainda por cima preciso da bicicleta de btt 2x por semana para treinar!!! entendes agora????

Cumps ;)
 
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