NunoPascoal
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Olympia Nitro 29er - 2013
Abri este tópico com o intuito de ir partilhando a minha experiência no mundo das 29ers e em particular com esta Olympia.
Começando pela escolha, foi mais uma opção racional do que emocional...
Estava decidido a trocar de bicicleta. A Trek 8500 que me acompanhava à 4 anos já tinha cumprido bem a sua função e estava na altura de ter algum descanso!
Estava também decidido em relação ao tamanho das rodas... Só faltava escolher...!
Fiz bastantes pesquisas desde o momento em que tomei a decisão de trocar de bicicleta.
O meu orçamento não esticava e os olhos paravam sempre em maquinas a rondar os 5000€... Andei "in love" pela Bianchi, BMC, Cannondale, Lapierre, Rocky Mountain... Mas o orçamento não permitia..!
A única solução era ir descendo de patamar, ou encontrar um negocio melhor...
A pesquisa continuou e voltei-me para as marcas de venda directa onde os preços eram um pouco mais amigáveis! Esperei para ver as Canyon, mas não senti aquele click... Não estava fácil..!
Finalmente deparei-me com uma loja com uma boa promoção nas Olympia de 2012. Estava disposto a abdicar da "ultima moda" por um preço mais em conta e a decisão estava tomada!
Encomenda feita e restava esperar que a marca enviasse a bicicleta..
Aqui comecei a segunda parte da novela... Esta espera prolongou-se bem mais do que era de esperar...
Mas acabou por valer a pena!
Depois de um mês de espera, para além do previsto, eis que chega a bicicleta e estava justificada a razão da espera... Já não havia stock dos modelos de 2012 e vem o modelo de 2013...
Que chatice!! O mesmo equipamento e rodas melhores... Pelo preço acordado...!!!
Aqui fica a descrição dos componentes:
Quadro: Olympia Nitro 1.5 29 de 2013
Suspensão: Rock Shox Reba RL
Rodas:
Cubos Miche 960T
Aros ZTR Crest
Pedaleira: SRAM X.0 38/24
Travões: SRAM X.0 com discos de 160mm
Gripshift: SRAM X.0
Desviador trás: SRAM X.0
Desviador frente: SRAM X.0
Cassete: SRAM 1070 36/11
Corrente: SRAM 1070
Pneus: Schawble Rocket Ron 2.0
Guiador: Ritchey WCS alumínio 66cm
Avanço: Ritchey WCS alumínio 90mm e 17º
Espigão: Ritchey WCS alumínio
Selim: Essax Adrenaline
Pedais: BBB
Grades Bidon: KLS
Peso: 9,8kg
Após um mês de uso já posso fazer uma pequena analise à bicicleta e ao material!
Quadro:
Acho-o bastante bonito. Bem mais bonito que o de 2012, aquele que tinha sido a minha escolha inicial!
Quanto ao comportamento... É o meu primeiro quadro de carbono... Para já noto um aumento no conforto e absorção das irregularidades. A isto também se devem as rodas de maior diâmetro...
Parece-me ser bastante rígido e não noto que ceda quando aplicamos mais força na pedalada.
O seu desenho é racing QB. A passagem interna dos cabos é também um ponto positivo! Tem boas protecções para o proteger dos chain sucks e para a eventualidade da corrente cair para baixo do prato pequeno.
Gosto também do facto do travão de trás ficar entre as escoras! Não fica tão exposto e parece-me que aquela zona oferece maior rigidez.
Como pontos negativos, acho apenas que podia ter eixo de 12mm e assim dar mais rigidez na roda de trás.
Suspensão:
Venho de uma Magura Durin e desde que pensei em trocar de bicicleta este foi um componente que sempre que fez alguns suores frios... Estava habituado à suavidade de rigidez da Magura e pensei mil vezes se me devia desfazer dela...
Esta Reba não é tão suave como a Magura, no entanto as rodas acabam por absorver e compensar um pouco o comportamento da suspensão.
Para já não noto falta de rigidez, apenas aponto como ponto negativo o facto de não ver o modelo com eixo de 15mm e assim dar um pouco mais rigidez à roda da frente!
Como ponto bastante positivo aponto o novo bloqueio. Funciona ao contrario dos modelos anteriores o que deve ser melhor quando se acumula alguma lama na zona do bloqueio, na suspensão.
Grupo X.0:
Tenho sido fiel à Shimano, mas estava decidido em testar a SRAM. Este grupo X.0 tem um comportamento fenomenal!
Nunca tinha usado GripShifts e estava um pouco reticente, mas até agora não me arrependo. As mudanças entram muito rapidamente e é muito fácil meter ou tirar 3 ou 4 de uma vez! A rotação é bastante suave, certamente devido aos novos rolamentos internos!
Vinha dos Formula R1 e a mudança para estes travões X.0 foi bastante natural. Não perdem nada em potencial e são mais robustos.
É claro que são um pouco mais pesados, mas não me custa ter mais essas gramas numas manentes que transmitem bastante segurança!
A pedaleira é bastante rígida e, com mais alguns protecções, tem passado bem pela lama sem riscos de maior..!
Tinha pensado em montar a relação 39/26 mas acabou por vir com 38/24... Não me importei muito pois estava mesmo indeciso na relação a usar... Para ja não me arrependo!
O prato 38 é bastante polivalente com a cassete 11/36 e o 24 é bom para as subidas mais íngremes em que é necessário aplicar mais cadencia para meter as rodas grandes a andar!
Rodas e pneus:
Estas rodas foram a grande surpresa... Quando tinha encomendado a bicicleta, no modelo de 2012, as rodas vinham com cubos Novatec e aros DT Suisse XR400, com umas boas gramas a mais!
Só aqui foram umas 300g à vida, sem me chatear nada, o que numa zona tão critica nestas bicicletas foi sem duvida um grande upgrade!!
Por agora estas rodas têm-se portado bastante bem! Têm boa rigidez e rolam que é uma maravilha!!!
Quanto aos pneus, ja conhecia o Rocket Ron em tamanho 26. Usava-o à frente na Trek. Tem um bom comportamento à frente, mas a trás não tanto... Desenrasca e até tem um bom perfil para escoar a lama agora neste tempo, mas quando chegas o tempo seco será certamente trocado!
Periféricos:
O material Ritchey WCS não precisa de grandes apresentações... São bastante agradáveis à vista e cumprem bem a sua função, sem um peso excessivo
O guiador de 66cm transmite um grande segurança e estabilidade.
O Avanço e Guiador têm cumprido com o que lhes é devido!
Para chegar ao primeiro objectivo de peso (9,5kg), estes devem ser os primeiros componentes a ser trocados, em conjunto com o selim. Mas não será para já!
Em resumo, estou a gostar bastante da mudança para 29! Noto um razoável aumento do conforte, uma maior confiança a descer, maior facilidade a rolar e até algumas vantagens a subir, devido ao aumento de tracção.
Nem tudo são rosas e perde um pouco em trilhos mais apertados e técnicos, mas nada que mais uns tempos de habituação não resolva!
Fiz um teste num pequeno percurso perto de casa para comparar a Olympia com a Trek, e o resultado foi mais ou menos o que esperava...
Num circuito de 2,4km onde cerca de 30% é a subir, 30% a descer e 40% a rolar a Olympia fez menos 15segundos. Este tempo parece pouco mas, contas feitas, em 80km dá 10min...
É claro que isto é tudo muito teorico... Ao longo do tempo vou fazendo mais alguns testes e repetir percursos que tenha feito com a Trek para ter termo de comparação.
O que é certo é que não parece que me vá arrepender da troca!!
Deixo-vos também um vídeo que fiz em conjunto com outro colega que comprou também uma Olympia! Uma espécie de apresentação!
[video=youtube_share;7477-IaD1jE]http://youtu.be/7477-IaD1jE[/video]
Espero que gostem!
Vou partilhando as minhas experiências convosco!
Abraço,
Nuno Pascoal
Abri este tópico com o intuito de ir partilhando a minha experiência no mundo das 29ers e em particular com esta Olympia.
Começando pela escolha, foi mais uma opção racional do que emocional...
Estava decidido a trocar de bicicleta. A Trek 8500 que me acompanhava à 4 anos já tinha cumprido bem a sua função e estava na altura de ter algum descanso!
Estava também decidido em relação ao tamanho das rodas... Só faltava escolher...!
Fiz bastantes pesquisas desde o momento em que tomei a decisão de trocar de bicicleta.
O meu orçamento não esticava e os olhos paravam sempre em maquinas a rondar os 5000€... Andei "in love" pela Bianchi, BMC, Cannondale, Lapierre, Rocky Mountain... Mas o orçamento não permitia..!
A única solução era ir descendo de patamar, ou encontrar um negocio melhor...
A pesquisa continuou e voltei-me para as marcas de venda directa onde os preços eram um pouco mais amigáveis! Esperei para ver as Canyon, mas não senti aquele click... Não estava fácil..!
Finalmente deparei-me com uma loja com uma boa promoção nas Olympia de 2012. Estava disposto a abdicar da "ultima moda" por um preço mais em conta e a decisão estava tomada!
Encomenda feita e restava esperar que a marca enviasse a bicicleta..
Aqui comecei a segunda parte da novela... Esta espera prolongou-se bem mais do que era de esperar...
Mas acabou por valer a pena!
Depois de um mês de espera, para além do previsto, eis que chega a bicicleta e estava justificada a razão da espera... Já não havia stock dos modelos de 2012 e vem o modelo de 2013...
Que chatice!! O mesmo equipamento e rodas melhores... Pelo preço acordado...!!!
Aqui fica a descrição dos componentes:
Quadro: Olympia Nitro 1.5 29 de 2013
Suspensão: Rock Shox Reba RL
Rodas:
Cubos Miche 960T
Aros ZTR Crest
Pedaleira: SRAM X.0 38/24
Travões: SRAM X.0 com discos de 160mm
Gripshift: SRAM X.0
Desviador trás: SRAM X.0
Desviador frente: SRAM X.0
Cassete: SRAM 1070 36/11
Corrente: SRAM 1070
Pneus: Schawble Rocket Ron 2.0
Guiador: Ritchey WCS alumínio 66cm
Avanço: Ritchey WCS alumínio 90mm e 17º
Espigão: Ritchey WCS alumínio
Selim: Essax Adrenaline
Pedais: BBB
Grades Bidon: KLS
Peso: 9,8kg
Após um mês de uso já posso fazer uma pequena analise à bicicleta e ao material!
Quadro:
Acho-o bastante bonito. Bem mais bonito que o de 2012, aquele que tinha sido a minha escolha inicial!
Quanto ao comportamento... É o meu primeiro quadro de carbono... Para já noto um aumento no conforto e absorção das irregularidades. A isto também se devem as rodas de maior diâmetro...
Parece-me ser bastante rígido e não noto que ceda quando aplicamos mais força na pedalada.
O seu desenho é racing QB. A passagem interna dos cabos é também um ponto positivo! Tem boas protecções para o proteger dos chain sucks e para a eventualidade da corrente cair para baixo do prato pequeno.
Gosto também do facto do travão de trás ficar entre as escoras! Não fica tão exposto e parece-me que aquela zona oferece maior rigidez.
Como pontos negativos, acho apenas que podia ter eixo de 12mm e assim dar mais rigidez na roda de trás.
Suspensão:
Venho de uma Magura Durin e desde que pensei em trocar de bicicleta este foi um componente que sempre que fez alguns suores frios... Estava habituado à suavidade de rigidez da Magura e pensei mil vezes se me devia desfazer dela...
Esta Reba não é tão suave como a Magura, no entanto as rodas acabam por absorver e compensar um pouco o comportamento da suspensão.
Para já não noto falta de rigidez, apenas aponto como ponto negativo o facto de não ver o modelo com eixo de 15mm e assim dar um pouco mais rigidez à roda da frente!
Como ponto bastante positivo aponto o novo bloqueio. Funciona ao contrario dos modelos anteriores o que deve ser melhor quando se acumula alguma lama na zona do bloqueio, na suspensão.
Grupo X.0:
Tenho sido fiel à Shimano, mas estava decidido em testar a SRAM. Este grupo X.0 tem um comportamento fenomenal!
Nunca tinha usado GripShifts e estava um pouco reticente, mas até agora não me arrependo. As mudanças entram muito rapidamente e é muito fácil meter ou tirar 3 ou 4 de uma vez! A rotação é bastante suave, certamente devido aos novos rolamentos internos!
Vinha dos Formula R1 e a mudança para estes travões X.0 foi bastante natural. Não perdem nada em potencial e são mais robustos.
É claro que são um pouco mais pesados, mas não me custa ter mais essas gramas numas manentes que transmitem bastante segurança!
A pedaleira é bastante rígida e, com mais alguns protecções, tem passado bem pela lama sem riscos de maior..!
Tinha pensado em montar a relação 39/26 mas acabou por vir com 38/24... Não me importei muito pois estava mesmo indeciso na relação a usar... Para ja não me arrependo!
O prato 38 é bastante polivalente com a cassete 11/36 e o 24 é bom para as subidas mais íngremes em que é necessário aplicar mais cadencia para meter as rodas grandes a andar!
Rodas e pneus:
Estas rodas foram a grande surpresa... Quando tinha encomendado a bicicleta, no modelo de 2012, as rodas vinham com cubos Novatec e aros DT Suisse XR400, com umas boas gramas a mais!
Só aqui foram umas 300g à vida, sem me chatear nada, o que numa zona tão critica nestas bicicletas foi sem duvida um grande upgrade!!
Por agora estas rodas têm-se portado bastante bem! Têm boa rigidez e rolam que é uma maravilha!!!
Quanto aos pneus, ja conhecia o Rocket Ron em tamanho 26. Usava-o à frente na Trek. Tem um bom comportamento à frente, mas a trás não tanto... Desenrasca e até tem um bom perfil para escoar a lama agora neste tempo, mas quando chegas o tempo seco será certamente trocado!
Periféricos:
O material Ritchey WCS não precisa de grandes apresentações... São bastante agradáveis à vista e cumprem bem a sua função, sem um peso excessivo
O guiador de 66cm transmite um grande segurança e estabilidade.
O Avanço e Guiador têm cumprido com o que lhes é devido!
Para chegar ao primeiro objectivo de peso (9,5kg), estes devem ser os primeiros componentes a ser trocados, em conjunto com o selim. Mas não será para já!
Em resumo, estou a gostar bastante da mudança para 29! Noto um razoável aumento do conforte, uma maior confiança a descer, maior facilidade a rolar e até algumas vantagens a subir, devido ao aumento de tracção.
Nem tudo são rosas e perde um pouco em trilhos mais apertados e técnicos, mas nada que mais uns tempos de habituação não resolva!
Fiz um teste num pequeno percurso perto de casa para comparar a Olympia com a Trek, e o resultado foi mais ou menos o que esperava...
Num circuito de 2,4km onde cerca de 30% é a subir, 30% a descer e 40% a rolar a Olympia fez menos 15segundos. Este tempo parece pouco mas, contas feitas, em 80km dá 10min...
É claro que isto é tudo muito teorico... Ao longo do tempo vou fazendo mais alguns testes e repetir percursos que tenha feito com a Trek para ter termo de comparação.
O que é certo é que não parece que me vá arrepender da troca!!
Deixo-vos também um vídeo que fiz em conjunto com outro colega que comprou também uma Olympia! Uma espécie de apresentação!
[video=youtube_share;7477-IaD1jE]http://youtu.be/7477-IaD1jE[/video]
Espero que gostem!
Vou partilhando as minhas experiências convosco!
Abraço,
Nuno Pascoal
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