29er Olympia Nitro 1.5

NunoPascoal

New Member
Olympia Nitro 29er - 2013

Abri este tópico com o intuito de ir partilhando a minha experiência no mundo das 29ers e em particular com esta Olympia.

Começando pela escolha, foi mais uma opção racional do que emocional...

Estava decidido a trocar de bicicleta. A Trek 8500 que me acompanhava à 4 anos já tinha cumprido bem a sua função e estava na altura de ter algum descanso!
Estava também decidido em relação ao tamanho das rodas... Só faltava escolher...!

Fiz bastantes pesquisas desde o momento em que tomei a decisão de trocar de bicicleta.
O meu orçamento não esticava e os olhos paravam sempre em maquinas a rondar os 5000€... Andei "in love" pela Bianchi, BMC, Cannondale, Lapierre, Rocky Mountain... Mas o orçamento não permitia..!
A única solução era ir descendo de patamar, ou encontrar um negocio melhor...
A pesquisa continuou e voltei-me para as marcas de venda directa onde os preços eram um pouco mais amigáveis! Esperei para ver as Canyon, mas não senti aquele click... Não estava fácil..!

Finalmente deparei-me com uma loja com uma boa promoção nas Olympia de 2012. Estava disposto a abdicar da "ultima moda" por um preço mais em conta e a decisão estava tomada!

Encomenda feita e restava esperar que a marca enviasse a bicicleta..

Aqui comecei a segunda parte da novela... Esta espera prolongou-se bem mais do que era de esperar...
Mas acabou por valer a pena!
Depois de um mês de espera, para além do previsto, eis que chega a bicicleta e estava justificada a razão da espera... Já não havia stock dos modelos de 2012 e vem o modelo de 2013...
Que chatice!! :D O mesmo equipamento e rodas melhores... Pelo preço acordado...!!!



Aqui fica a descrição dos componentes:

Quadro: Olympia Nitro 1.5 29 de 2013
Suspensão: Rock Shox Reba RL
Rodas:
Cubos Miche 960T
Aros ZTR Crest
Pedaleira: SRAM X.0 38/24
Travões: SRAM X.0 com discos de 160mm
Gripshift: SRAM X.0
Desviador trás: SRAM X.0
Desviador frente: SRAM X.0
Cassete: SRAM 1070 36/11
Corrente: SRAM 1070
Pneus: Schawble Rocket Ron 2.0
Guiador: Ritchey WCS alumínio 66cm
Avanço: Ritchey WCS alumínio 90mm e 17º
Espigão: Ritchey WCS alumínio
Selim: Essax Adrenaline
Pedais: BBB
Grades Bidon: KLS

Peso: 9,8kg


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Após um mês de uso já posso fazer uma pequena analise à bicicleta e ao material!

Quadro:

Acho-o bastante bonito. Bem mais bonito que o de 2012, aquele que tinha sido a minha escolha inicial!
Quanto ao comportamento... É o meu primeiro quadro de carbono... Para já noto um aumento no conforto e absorção das irregularidades. A isto também se devem as rodas de maior diâmetro...
Parece-me ser bastante rígido e não noto que ceda quando aplicamos mais força na pedalada.
O seu desenho é racing QB. A passagem interna dos cabos é também um ponto positivo! Tem boas protecções para o proteger dos chain sucks e para a eventualidade da corrente cair para baixo do prato pequeno.
Gosto também do facto do travão de trás ficar entre as escoras! Não fica tão exposto e parece-me que aquela zona oferece maior rigidez.
Como pontos negativos, acho apenas que podia ter eixo de 12mm e assim dar mais rigidez na roda de trás.

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Suspensão:

Venho de uma Magura Durin e desde que pensei em trocar de bicicleta este foi um componente que sempre que fez alguns suores frios... Estava habituado à suavidade de rigidez da Magura e pensei mil vezes se me devia desfazer dela...
Esta Reba não é tão suave como a Magura, no entanto as rodas acabam por absorver e compensar um pouco o comportamento da suspensão.
Para já não noto falta de rigidez, apenas aponto como ponto negativo o facto de não ver o modelo com eixo de 15mm e assim dar um pouco mais rigidez à roda da frente!
Como ponto bastante positivo aponto o novo bloqueio. Funciona ao contrario dos modelos anteriores o que deve ser melhor quando se acumula alguma lama na zona do bloqueio, na suspensão.

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Grupo X.0:

Tenho sido fiel à Shimano, mas estava decidido em testar a SRAM. Este grupo X.0 tem um comportamento fenomenal!
Nunca tinha usado GripShifts e estava um pouco reticente, mas até agora não me arrependo. As mudanças entram muito rapidamente e é muito fácil meter ou tirar 3 ou 4 de uma vez! A rotação é bastante suave, certamente devido aos novos rolamentos internos!

Vinha dos Formula R1 e a mudança para estes travões X.0 foi bastante natural. Não perdem nada em potencial e são mais robustos.
É claro que são um pouco mais pesados, mas não me custa ter mais essas gramas numas manentes que transmitem bastante segurança!

A pedaleira é bastante rígida e, com mais alguns protecções, tem passado bem pela lama sem riscos de maior..!
Tinha pensado em montar a relação 39/26 mas acabou por vir com 38/24... Não me importei muito pois estava mesmo indeciso na relação a usar... Para ja não me arrependo!
O prato 38 é bastante polivalente com a cassete 11/36 e o 24 é bom para as subidas mais íngremes em que é necessário aplicar mais cadencia para meter as rodas grandes a andar!


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Rodas e pneus:

Estas rodas foram a grande surpresa... Quando tinha encomendado a bicicleta, no modelo de 2012, as rodas vinham com cubos Novatec e aros DT Suisse XR400, com umas boas gramas a mais!
Só aqui foram umas 300g à vida, sem me chatear nada, o que numa zona tão critica nestas bicicletas foi sem duvida um grande upgrade!!

Por agora estas rodas têm-se portado bastante bem! Têm boa rigidez e rolam que é uma maravilha!!!
Quanto aos pneus, ja conhecia o Rocket Ron em tamanho 26. Usava-o à frente na Trek. Tem um bom comportamento à frente, mas a trás não tanto... Desenrasca e até tem um bom perfil para escoar a lama agora neste tempo, mas quando chegas o tempo seco será certamente trocado!


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Periféricos:

O material Ritchey WCS não precisa de grandes apresentações... São bastante agradáveis à vista e cumprem bem a sua função, sem um peso excessivo
O guiador de 66cm transmite um grande segurança e estabilidade.
O Avanço e Guiador têm cumprido com o que lhes é devido!
Para chegar ao primeiro objectivo de peso (9,5kg), estes devem ser os primeiros componentes a ser trocados, em conjunto com o selim. Mas não será para já!

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Em resumo, estou a gostar bastante da mudança para 29! Noto um razoável aumento do conforte, uma maior confiança a descer, maior facilidade a rolar e até algumas vantagens a subir, devido ao aumento de tracção.
Nem tudo são rosas e perde um pouco em trilhos mais apertados e técnicos, mas nada que mais uns tempos de habituação não resolva!

Fiz um teste num pequeno percurso perto de casa para comparar a Olympia com a Trek, e o resultado foi mais ou menos o que esperava...
Num circuito de 2,4km onde cerca de 30% é a subir, 30% a descer e 40% a rolar a Olympia fez menos 15segundos. Este tempo parece pouco mas, contas feitas, em 80km dá 10min...
É claro que isto é tudo muito teorico... Ao longo do tempo vou fazendo mais alguns testes e repetir percursos que tenha feito com a Trek para ter termo de comparação.

O que é certo é que não parece que me vá arrepender da troca!! :D

Deixo-vos também um vídeo que fiz em conjunto com outro colega que comprou também uma Olympia! Uma espécie de apresentação!
[video=youtube_share;7477-IaD1jE]http://youtu.be/7477-IaD1jE[/video]

Espero que gostem!
Vou partilhando as minhas experiências convosco!

Abraço,
Nuno Pascoal
 
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petiagos

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Estéticamente está muito bem.
Parabéns pela nova aquisição ...
Anda tudo doido com as 29" :eek:

Explica melhor a tua afirmação da passagem dos R1 para o X0, por favor ?
Mais robustos e com a mesma potÊncia ?
 

tinric

Super Moderador
Boas Nuno...

Só te digo uma coisa...

Espetaculo, espetaculo...

Não tivesse os componentes na mesma gama da minha e dos meus gostos pessoais...

Falas de um orçamento mais modesto... mas pergunto eu... para que queres tu (ou alguêm) mais que isso!?

Que maquinão... e que linda...

Comecei a ler e pensei... a Canyon 29 também está bonita... mas esta está linda... e com estes componentes, está simplesmente divinal.

Muitos parabéns pela máquina e pela análise...

Muito bom, mesmo.

Abraço
 

lucelima

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Boas,
Ora ai está uma bike que não se vê todos os dias! Parabéns! O quadro está bem conseguido na questão estética gosto do pormenor do apoio do travão traseiro e dos "códigos de barras". Boas pedaladas.
Cumps.
 

NunoPascoal

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Viva,

Obrigado pelas vossas respostas!!

É verdade Ricardo, não sendo o topo de gama, é mais que suficiente para não nos deixar mal, com um funcionamento brutal e com um excelente peso!!
Tenho que admitir que estecticamente foi das que mais me agradou, e com os componentes que tem... nem hesitei! :D

petiagos,
Parece que as 29" são uma febre que veio para ficar!!

Uma coisa que me irritava um pouco nos R1 eram as manetes de carbono "a tilintar"...
Têm, desde novas, uma ligeira folga e trepidam um pouco... São uns travões com um grande poder de travagem, mas conseguimos dosear bem a força aplicada!
Nestes X.0 não noto grande diferença a nível de poder de travagem e sinto-os igualmente doseáveis. As manetes são mais sólidas e por isso os considero mais robustos! Acho que a diferença de peso é justificada nestes pormenores que considero importantes!

CUBE_LTD,
Sim, já conhecia essa análise! Foi também importante na minha decisão!
O modelo que tinha inicialmente encomendado era igual a esse, mas felizmente já não havia em stock!! :D

Abraço!
 
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BV

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Parabéns, bela maquina e grande peso. Quanto é que ficou?
Não me leves a mal pela observação, mas parece que já vi este tipo de quadro com outras marcas!
 

NunoPascoal

New Member
Obrigado BV!

Pelo que sei, a Olympia tem produção própria em Itália, mas não me admiro que hajam por aí quadros idênticos...!
Quanto ao preço, ficou a baixo dos 3000€, o que para este equipamento não consegui encontrar em mais lado nenhum!!!
 
A primeira nitro que vi ao vivo foi justamente a do Espigão e gostei muito do aspeto do quadro, e parece-me que a versão de 2013 ainda está mais bonita :)
 

RTC

Super Moderador
Realmente, estéticamente essa versão de 2013 ainda está melhor.
Gostei bastante das fotos pormenorizadas. Dá para perceber a qualidade de acabamentos do quadro.

E o preço é muito bom!

Agora é gozá-la por essas serras e planícies! ;)
 

SeteGu

Active Member
Está bastante porreira! A trek também não ficava atrás. ;)
Em relação à suspensão, porque não uma SID (ou fox)? Se calhar já seria mais suave bem como umas gramas mais leve...

De resto, se fosse eu, não lhe mudava mais nada... ;)
 
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NunoPascoal

New Member
Gun_Hugo_Dale,
Quando dizes Nitro 2 referes-te à Race 2 ou Team 2? Com Sram X.9 ou Shimano XT?
São boas maquinas!

Podem consultar todo o catalogo aqui:
http://olympia-cycles.com/catalogos/Olympia 2013.pdf

SeteGu,
A escolha da Reba foi mesmo porque era o que vinha de fábrica e não quis estar a gastar mais dinheiro... Acredito que para a SID não perca grande coisa a nivel de peso, acho que são mesmo idênticos, e o comportamento também o será... Daqui a uns meses talvez pense em trocar, mas aí a Magura volta ao leque de hipóteses!!


Mais logo coloco uma foto da estreia, junto com mais 2 primas e outra do tunning de inverno "ao estilo Nozes"!!
 

SeteGu

Active Member
Alguma diferença tem de haver... caso contrário não faria sentido existir a gama SID. Quanto ao funcionamento não sei mas no que toca ao peso ainda são aproximadamente 150g a favor da SID (se não estou em erro).
 

NunoPascoal

New Member
costaricardo,
Isso é mesmo o mais interessante... Conforme referi a cima, não chegou aos 3000€ e ainda aceitaram a minha Trek de retoma!!!

Estou bastante contente com a troca e acho que foi um bom investimento! :D
 

NunoPascoal

New Member
Conforme prometido, aqui fica uma foto de 3 Olympia no dia de estreia das duas Nitro de 2013, no Frade de Cima!

Da esquerda para a direita:
Olympia Nitro 2013 - L
Olympia Nitro 2012 - XL
Olympia Nitro 2013 - M

olympiasnitro.jpg



E aqui fica o novo guarda-lamas com base no DIY do Nozes! Desde já o meu obrigado pela partilha!!
Funciona bem e evita que salte lama para a nossa cara! Impecável e com um custo de 60cents!

guardalamas.jpg
 
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