olear os bombitos do travao de disco

rsequeira

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boas ....alguem me pode ajudar? os meus bombitos tem alguma dificuldade em recuarem, e disseram-me que precisavam de levar um pouco de oleo....alguem me pode ajudar a dizer como se faz?

PS: o travao esta bem sangrado e sao uns avid elixir cr!

obrigado
 

guerras

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Se é o que eu penso é fácil!
Desmontas as pastilhas, apertas 2 ou 3 vezes a manete para os bombitos "sairem para fora" e metes spray lubrificante para cima deles. Depois tens é que ter cuidado a montar novamente as pastilhas para estas nao ficarem com gorduras do óleo.
cumps
 

rsequeira

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obrigado vou tentar dessa maneira...mas depois para recolher os bombitos antes de meter as pastilhas tenho de de os recuar à força certo?
 

batoca

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tem cuidado com o tipo de óleo que usas. corres o risco de deteriorar os vedantes dos pistons do bombito e provocar fugas, assim é que nao recuam mais.

em que estado estão as tuas pastilhas? se estiverem com bastante uso 50% ou mais, pode existir dificuldade em recuar, experimenta primeiro umas pastilhas novas, nem que seja só na loja para ver se resolve, ou então guardas porque é algo que estás sempre a gastar. pode ser que resolva.
De outro modo utiliza um óleo próprio que não seja agressivo contra borrachas. NADA DE WD-40!!!!!

boas ....alguem me pode ajudar? os meus bombitos tem alguma dificuldade em recuarem

A peça a que te referes não é o bombito mas sim os pistons, sendo que os bombitos são o corpo que recebe o circuito de óleo que empurra os pistons, e o bombito está "aparafusado" á suspensão/quadro/adaptador. Com esse teu erro induziste o resto do pessoal todo.
 
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RicardoCupra

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exactamente a ideia que eu tinha batoca, até porque a um conhecido meu, aconteceu isso que referiste, depois de lubrificar os pistons, houve uma fuga de oleo naquela maxila.

entao o que fazer no caso de nao haver recuo dos pistons suficiente por exemplo para afinar a aproximação das pastilhas/discos?

Esse esquema de meter a chave de fendas, só aconselho se puderem meter a maxila num torno, para que a força que exercerem para abrir os pistons nao abra tb uma fenda entre as 2 partes da maxila, provocando outra fuga.
 

batoca

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entao o que fazer no caso de nao haver recuo dos pistons suficiente por exemplo para afinar a aproximação das pastilhas/discos?
não percebi a pergunta. mas vou tentar responder, se queres afinar a aproximação das pastilhas aos discos, só com um parafuso próprio de afinação na manete. Neste caso em que os pistons não estão a recuar o que eu faria seria, nesta ordem:
-Experimentar pastilhas novas (nao perdes nada)
-Sangrar o sistema (podes ter ar no sistema e isso de alguma forma influenciar no recuo dos pistons)
-Levar o travão ao teu mecânico de confiança, porque concerteza ele saberá melhor que tu e eu o que fazer neste caso. e em caso de asneira quem tem de cobrar será ele (ou não)
-Reclamar garantia

Esse esquema de meter a chave de fendas, só aconselho se puderem meter a maxila num torno, para que a força que exercerem para abrir os pistons nao abra tb uma fenda entre as 2 partes da maxila, provocando outra fuga.
Não existe absolutamente nenhuma necessidade de colocar o bombito/maxila/pinça (credo tanto nome pra mesma coisa, simplificando é o corpo de fora) num torno. precisavas de ser meeeeeesmo muito forte para separar as duas partes, antes disso acontecer já os pistons recuram e partiste a chave de fendas. se assim nao fosse cada vez que travasses com mais força a maxila partia ao meio como resultado das forças opostas de dois pistons hidraulicos a esmagar pastilhas contra um disco...
 

guerras

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O que esta aparafusado ao quadro é bomba de travao e nao os bombitos! Para fazer recuar os bombitos usa um alicate de pontas.
cumps
 

RicardoCupra

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Por partes :)

em relação a primeira parte da tua resposta, era essa que estava a procura mesmo, a afinação de aproximação das pastilhas que me referia era caso estas não recuassem o suficiente para o disco entrar entre elas, já estou esclarecido, e era o que eu faria realmente.

em relação a segunda parte, penso que mesmo sendo muito difícil de afastar o 2 corpos da maxila, a força que se faz para recuar os pistons por vezes pode ser tal que não deve ser muito benéfica para os vedantes, e isto de manter o corpo num torno já li em qualquer lado online. No entanto a relação entre a força que aplicamos e a força da pressão no circuito que mencionaste tem lógica ;)

alguem tem algum tipo de manual sobre os internos das maxilas e manetes da avid ?
 
Eu já fiz essa operação varias vezes nos travões das minhas meninas, mas para fazer essa operação é preciso:

1º Não ter pressa, pois um momento com um pouco e descuido poderá significar um bombito completamente fora do seu sitio ou outro qualquer disparate similar.~

2º Ter algumas ferramentas e materiais a mão, tais como a chave de fendas um pano/papel/desperdício/(um absorvente), e óleo igual ao que está dentro dos travões em questão.

3º Tirar as rodas e as pastilhas, e em seguida por a chave de fendas entre os dois bombitos e lentamente ir apertando a manete do travão para que os bombitos saiam em simultanio.

4º Depois é altura de colocar menos de uma gota de oleo na parte do bombito que contacta com os vedantes, se o oleo for igual ao dos travões não vai danificar os vedantes.

5º Nesta altura a chave de fendas vai alavancar os bombitos para que estes sejam totalmente recolhidos, esta operação tem de ser efectuada com calma, pois para que ela demore menus tempo é normal que se faça mais força, mas isso pode levar a danos irreparáveis no travão, então é preciso calma e jeito.

6ª Os dois anteriores pontos teram de ser repetidos varias vezes para que o bombito seja bem lubrificado.

7º Com o tal absorvente retirar toda a gordura que possa vir a entrar em contacto com as pastilhas.

8º Montar as pastilhas e as rodas e dar umas travadelas para que as pastilhas se ajustem ao sitio do disco.

Saafffa.....
 

jginja

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Viva.
Utilizando o mesmo óleo que está nas tubagens dos travões pois creio que os DOT não darão muita saúde à pele das mãos. Será conveniente usar luvas.
 

bruno Duque

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Sim, utiliza óleo Dot 5.1 para lubrificar os Pistons, dentro dos bombitos. Ou então vai a um mecânico e se ele te conseguir arranjar isso, pelo sim, pelo não, pede para que te fassa esse trabalho de meter o óleo Dot.

Abraços
 
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