O que é que é melhor um quadro em Aluminio, Escandio ou em carbono?

Gerinaites

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Tenho algumas duvidas a esclarecer, gostava de saber a aceitação e a experiencia do pessoal, em relação a estes 3 materiais, já exprimentei dois, Aluminio e o Carbono, os comportamentos são diferentes mas a sensação que tenho é que no caso de quadros de topo, o peso do carbono numa suspensão total não difere muito do aluminio, agora sobre o escandio, não tenho referencia nenhuma....é bom, não é....digam de vossa justiça.

Boas pedaladas
Gerinaites
 

Gerinaites

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Pois, eu tambem ainda não tenho o meu quadro, é obvio que esta pergunta traz água no bico, mas tenho um primo que está agora em Nova Yorque e vai-me trazer um quadro Kona The King em escandio, honestamente nem era o que mais desejava, pelo menos antes de me falarem e de pesquisar por ele, nem sequer conhecia,até porque esse quadro não entra no catálogo de 2008, só no de 2007, mas foi um achado devido aos conhecimentos dele, e vou ficar com o quadro, pesa cerca de 5.5lbs o que dá cerca de 2450kg com um amortecedor Fox RP23 e tambem um espigão de selim Race face. Não tenho referencia mesmo nenhuma sobre este material, vai dando noticias sobre as experiencias que vais tendo com ela...flexibilidade...fiabilidade...soldaduras...


Gerinaites
 

leobxb

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Que raio de materiais são esses? só conhecia alumínio, aço, carbono e titanio, agora escandio e zirconio :shock: onde é que posso saber mais sobre esses materiais?
 

ICC

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"What is Scandium?

Scandium is an element known for its extreme lightness, strength and hardness. It was originally used in aerospace and missile technology. In bicycle fabrication Scandium is a perfect material because the builder can use thinner wall thickness without sacrifice in strength and the structure is not deformed by welding. Scandium frames have a much smoother feel than typical aluminium frames resulting in less fatigue in longer races. In conjunction with zirconium, scandium forms very fine AL3(SC,ZR) microstructure that improves strength and serve to inhibit recrystallization during welding. Improved hot cracking during welding – much better fatigue properties."

Espero ter ajudado!
 

leobxb

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ICC então porque disseste "mas comprei-a com "esperança" que seja bom material..."

é mais leve que o carbono e o titanio?
 

ICC

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Por m3 é mais leve que o titanio e mais pesado que o carbono, mas não se pode tornar tão linear, os pesos acabam por ter a ver com a dureza... quanto mais capacidade de "carga" menos quantidade de material é necessário utilizar.
 

Gerinaites

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Boas, que grande definição, epá eu já nem falei no titanio porque não é para a carteira de qualquer um, sei algumas coisas sobre esse material mas nunca andei, tenho um conhecido que foi a USA comprar uma Seven por medida, é como dizes por ser tão rigido o material torna-se desnecessário tubos tão largos, e quando eu olho para a bike dele parece ....nem sei o que é que parece, talvez o quadro da pasteleira do meu avõ. Quanto ao carbono, é engraçado porque tem alguma flexibilidade, o que da maior parte das vezes é engraçado, antigamente os quadros em carbono tinham apenas os tubos principais em carbono e os trangulos de união em aluminio, tive uma Giant Cadex 3 de 1993 com este sistema, e nunca tive problemas com ela, mas ouvi relatos de que os tubos descolavam do aluminio, tudo evoluiu e hoje tenho desde o selim passando pelo avanço até ao guiador em carbono, e não tenho a minima razão de queixa, torne-se bastante confortavel, o problema quando passamos isso para um quadro de suspensão total é que é muito caro, nem todos tem hipoteses de ter uma bike em carbono, o que nos leva a procurar outros materiais igualmente leves e fiaveis, por isso volto ao mesmo, és a primeira pessoa que conheço que tem uma bike em escandio...é uma Lapierre não é? Nem sabia que era em escandio, sempre achei essa marca com quadros lindos, vi-os a primeira vez a 3 anos na Festibike e fiquei apaixonado, na altura só havia representação de uma casa de Braga, não sei quem vende mais no pais. Mas como disse daqui a 15 dias já ca devo ter o meu quadro, é uma daquelas coisas que ainda não decidi o que fazer porque, não é o nome que gostaria de ter como nome na bike....da aso a muitos trocadilhos, as cores tambem não são as mais felizes, mas gosto da geometria do quadro e o RP23 tambem é fixe. Vamos ver o que faço, quero-lhe sentir o peso e montar o material que tenho, gostar fico com ela, se não gostar....daqui a umas semanas vai existir mais um item para venda na secção de usados. De certeza que vais andar este fim de semana, se for uma volta mais bem tirada, depois diz o que achas dela e se o escandio é o que dizes na definição.

cumps
Gerinites
 

ICC

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O meu quadro é da Progress, a Lapierre também tem um quadro em Escândio, mas a Lapierre que eu tenho é uma "asfaltica" em aluminio.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

após uma leitura atenta do tópico, deparei com várias erros técnicos, que gostaria de esclarecer:

o Alumínio, o Ti, o Scandium, e o Zircónio são elementos químicos. Contudo, o Scandium e o Zircónio não são elementos estruturais, são apenas elementos de liga (1 a 2% do total).

O Scandium que foi tão elogiado, é menos resistente que uma vulgar liga de aluminio 7005. Assim sendo, creio que se devem referir a quadros de Alumínio com Scandium e com Zircónio (um, outro ou ambos).

A Trek tem a série ZR e não são quadros de Zircónio, apenas têm uma pequena percentagem de ZR misturada com o alumínio.
A Kona usa Scandium como um dos elemento de liga nos seus quadros de alumínio.
Tal como as marcas de quadros em Ti usam o alumínio e o vanádio como elementos de liga presentes em pequenas percentagens.

Jepas
 

Gerinaites

New Member
Boas

No fundo o que me estão a dizer é que ao misturar os escandio ou o zirconio com o aluminio estou a tirar peso ao ultimo, mas tambem estou a tirar resistencia estrutural ao quadro?
Não sei até que ponto quero isso, tive que meter dois autocolantes grossos em borracha nos tubos posteriores do meu quadro porque só na arrábida fiquei com duas mossas no quadro, se tivesse um em escandio se calhar, por essa ordem de ideias tinha furado o quadro, as bikes evoluiram muito nos ultimos anos, mas se quisermos retirar peso prejudicando a resistencia e por conseguinte a segurança do biker, acho que não é por ai o caminho. Esta é para já a minha opinião, claro que daqui a 15 dias já vou ter hipotese de comprovar tudo e mais alguma coisa.

cump
Pedro
 

Jepas

Super Moderador
Não tens de te preocupar (em demasia).

Qualquer fabricante faz quadros com margens de segurança para que aguentem o uso pretendido. Pelo que li, o Scandium foi introduzido pela Easton com intuito de fabricar quadros mais "macios". Em vez dos rígidos tubos "oversized", o Scandium permitiu à Easton desenvolver tubagens mais finas com propriedades mais próximas do aço. Assim sendo, a Easton diz que o Scandium garante mais conforto consequente de tubagens mais estreitas. Outra vantagem do Scandium é o facto de ser mais resistente à soldadura (apenas as ligas 6000 e 7000) são soldáveis.

Jepas
 

Silvas

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O Scandium por si só é muito frágil. Mas quando se junta scandium a uma liga de aluminio, esta fica mais resistente logo precisa de menos quantidade de material, levando a quadros mais leves.
Por outro lado a mesma introdução de scandium nas ligas de aluminio vão tornar a liga mais "macia".

A função do zircónio é precisamente a de introduzir mais resistência à liga de aluminio.
 

ICC

New Member
Jepas said:
o Alumínio, o Ti, o Scandium, e o Zircónio são elementos químicos. Contudo, o Scandium e o Zircónio não são elementos estruturais, são apenas elementos de liga...

Parece que há alguma confusão instalada, ou então sou eu que não percebo o termo "estrutural"

Zircónio:

"É um metal duro, resistente a corrosão, utilizado principalmente no revestimento de reatores nucleares"
"É um metal material branco acizentado brilhante e muito resistente a corrosão. É mais leve que o aço com uma dureza similar ao cobre."

Escândio:

"É um metal mole, muito leve, resistente ao ácido nítrico e ácido fluorídrico diluidos , mas reage rapidamente com outros ácidos. Apresenta coloração branco prateado adquirindo uma coloração ligeiramente rosado quando exposto ao ar."
 

Silvas

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O que o Jepas deveria querer dizer é que o scandium e o zircónio são utilizados apenas como elementos de liga e não como elemento principal de uma estrutura como é o caso do alumínio.
 

kronnuz

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Não vou entrar muito na discussão do tipo de ligas nem as suas quantidades na constituição dos quadros. O Jepas e o Silvas e o Zykon já falaram (e bem) sobre esse assunto.
O que te posso dizer é que neste momento possuo uma Podium com quadro com Scandium, e antes tinha uma bike com aluminio 7005!
A diferença no peso dos quadros é por demais visivel e a diferença de agilidade entre as bikes também!
A minha opinião relativamente ao Scandium é a melhor possivel, e neste momento não trocava por qualquer outro materal. Só se fosse mesmo por ma uqestão de estética!
No problem com o Scandium e tem confiança!!
 

Doctor

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kronnuz said:
Não vou entrar muito na discussão do tipo de ligas nem as suas quantidades na constituição dos quadros. O Jepas e o Silvas e o Zykon já falaram (e bem) sobre esse assunto.
O que te posso dizer é que neste momento possuo uma Podium com quadro com Scandium, e antes tinha uma bike com aluminio 7005!
A diferença no peso dos quadros é por demais visivel e a diferença de agilidade entre as bikes também!
A minha opinião relativamente ao Scandium é a melhor possivel, e neste momento não trocava por qualquer outro materal. Só se fosse mesmo por ma uqestão de estética!
No problem com o Scandium e tem confiança!!

Tenho exactamente a mesma experiencia e a mesma opinião!
Acredita que não vais ficar mal servido no que se refere a qualidade de material. O resto já depende do teu gosto pessoal!
 

xiko

New Member
bem,comprei ha 3 semanas a MONDRAKER PODIUM PRO 2007 q tem quadro em scadium.

estou bastante contente com ele,nao só pela levaza,mas tbm pelo conforto..pah..experimentem..as opinioes podem mudar..

Cumps!
 

Doctor

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Eu tenho uma Podium de 2006 e também estou muito, mesmo muito contente com ela. O quadro é absolutamente fabuloso e excelente nos seus pontos fortes: Peso, agilidade e estética. Mas no que toca ao seu grande ponto fraco: Conforto, ui, o seu desempenho é muito fraco.

Mas mesmo assim vale bem a pena ter uma Podium!!

Viva o Scandium
 
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