o problema é meu ou do polícia???

anabananasplit

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nelsonasp said:
Neste caso especifico já foi dito que o colega teria que usar os reflectores, é o que diz a lei, eu também não uso... em suma o colega estava ilegar... agora o que levou a uma conversa de meia hora e os termos dessa conversa eu não os sei, não estava lá e por isso não me posso por aqui a dizer mal do policia...

Não, não estava ilegal, não havia lugar a multa, não é isso que diz a lei (convém ler o texto todo e não só aos bocados...).
 

jmrgb

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Diogo Santos said:
A frase que destaquei a negrito diz tudo, ou seja, de dia o uso de luzes e reflectores é opcional. Além disso, já me cruzei mais do que uma vez com carros da PSP, que me viram sem nenhum reflector (rodas incluídas) e não me mandaram parar. Portanto, conclui-se que é tudo uma questão de interpretação da língua portuguesa e que, por isso, o polícia que te mandou parar deve ter tirado uma negativa muito baixa a português para não saber interpretar convenientemente o Código da Estrada.

Desculpa la, mas antes de mandares bitaites sobre a literacia do agente, devias ler tu proprio com mais cuidado. Atencao que nao estou a insinuar que "deve(s) ter tirado uma negativa muito baixa a português". Apenas que nao leste com atencao ou que leste como te deu jeito.

"Os velocípedes, quando transitam na via pública, têm de ter dois reflectores, sendo um à frente e o outro à rectaguarda, e ainda duas luzes, também sendo uma à frente e a outra à rectaguarda."

Para mim e claro o que e exigido aos velocipedes quando transitam na via publica. Os 2 reflectores (por acaso o das rodas nao e mencionado) e luzes. Esta exigencia nao e condicional a ser de noite ou escuro.

A sua utilização é obrigatória desde o anoitecer ao amanhecer e sempre que as condições meteorológicas ou ambientais tornem a visibilidade insuficiente.

Aqui a utilizacao refere-se, como e obvio, as luzes. Nao basta ter as luzes, que e obrigatorio em qualquer altura do dia. A noite e, para alem disso, obrigatorio utiliza-las, vulgo acender as luzes.
 

fitty77

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anabananasplit said:
tec_fil said:
ia eu descansadinho a dar uma voltinha de bike sem capacete.
vou a fazer uma rotunda e quando saio da rotunda e já ia eu na minha via e vejo o carro da bt, sai de lá um sinaleiro e manda-me encostar. Tudo bem, eu encostei e ainda pensei que fosse implicar com o facto de eu não andar com o capacete de protecção mas não, implocou por eu não ter reflectores nos raios. pouco faltou para me pasar uma bela multa de 120€ por causa da porcaria duns reflectores que de dia nem sequer faz diferença usar como não usar...

ele começa pra lá a resmungar que eu devia usar os reflectores e eu lá lhe tentei explicar que tinha saído à pouco dum pinhal e que por lá não se usava disso nos trilhos. Só ao fim de + de 30min é que ele lá me deixou ir descansado e sem nenhuma multa para pagar

afinal de contas o problema é meu ou é do polícia???

Faltou dizer o mais importante: que horas eram quando isto aconteceu?

Não é proibido andar sem reflectores e luzes na bicicleta de um modo geral. O que é proibido é circular à noite na via pública sem isso. Se for de dia não interessa, não há lugar a multa nenhuma. É como para os carros.

Amigo, vai lá com um carro para a estrada, seja de dia ou de noite, sem os dispositivos de sinalização exigidos pela lei, a ver se podes....
 

jmrgb

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O pessoal que meta na cabeca que, no que toca a bicicletas na via publica, estamos quase todos ilegais. Quando era so um gato pingado a andar por ai, ninguem ligava. Agora que (e ainda bem) comecamos a ser em numeros maiores e ja razoaveis, comecamos a dar nas vistas, e nao me admira que daqui a uns anos comecemos mesmo a levar multas a toda a hora.

Pensem no caso de uma mota de motocross, que nao tem luzes, piscas ou sequer matricula. E para andar no mato, tudo bem. So que tem que ser transportada no reboque ate aos trilhos. E claro que depois da jeito as vezes andar com ela na estrada. Mas nesse caso nao se podem admirar de haver multas. Nos com as bicicletas e igualzinho. Temos as bicicletas preparadas para andar no mato e nao na estrada. Quando andamos na estrada sujeitamo-nos.

E va la que ja acabaram com a obrigatoriedade de matricular as bicicletas com as matriculas municipais, tal qual as motorizadas, como acontecia ate ha uns anos atras.

PS: a minha opiniao sobre a conduta incoerente do BT mantem-se. Ou fechava os olhos por ser uma coisa menor, ou se parava era para cumprir a lei e multar. Tambem nao precisava de meia hora para passar um sermao. Parece mais uma atitude de exibicao de poder perante os outros.

PPS: enquanto nao levar umas multas a doer, nao faco a minima intencao de por luzes e reflectores nas bicicletas. Se bem que os reflectores tambem nao fazia mal nenhum la estarem. E assim como o capacete, parece ridiculo, mas se todos usarem ate nao fica tao mal.
 

nelsonasp

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Saudações

"O Artigo 93 refere que sempre que, nos termos do Artigo 61, seja obrigatório o uso de dispositivos de iluminação, os velocípedes só podem circular na via pública utilizando os dispositivos fixados em regulamento. Assim, é obrigatória a utilização de tais dispositivos «desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó». A infracção correspondente implica uma multa de € 60 a € 300 (Artigo 93) e constitui contraordenação
grave pelo Artigo 145."


Resumindo temos que andar sempre com os reflectores porque nunca se sabe o clima que vamos ter pela frente...

Como já foi dito e muito bem, um carro também não pode andar sem luzes ou uma mota de cros, nem uma acelera que seja...

Espreitem aqui...

http://portal.codigodaestrada.net/content/view/62/2/

Abraço
 

jmrgb

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A infracção correspondente implica uma multa de € 60 a € 300 (Artigo 93) e constitui contraordenação
grave
pelo Artigo 145.

Ou seja, ao fim de umas quantas destas ficamos sem a carta e nao podemos andar de bicicleta :lol:

Agora mais a serio, se tivermos carta de ligeiros, esta contraordenacao grave conta para nos ser tirada a carta, como as outras contraordenacoes graves tipo excesso de velocidade? Nao faria grande sentido, mas tambem desde quando e que ter sentido e requisito numa lei?
 

José Martins

Administrator
nelsonasp said:
A infracção correspondente implica uma multa de € 60 a € 300 (Artigo 93) e constitui contraordenação
grave pelo Artigo 145."[/color]

Abraço

Provavelmente, a questão de estas situações poderem contribuir para a perda da carta ainda nem foi colocada, mas se os nossos governantes se lembram disso, uiii, nem quero pensar.
Mas pessoalmente, nem vou necessitar disso. Mesmo que seja a pagar por metade do minimo (pagamento voluntário), estar a fazer "transferências" de 30€ para os cofres do estadode vez em quando, vale mais andar com aquelas tretas todas na bicicleta.
 

jccgold

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Os refletores vejam bem a palavra refletem luz. E qdo é que é preciso luz? À noite. Se foste parado de dia, só tinhas de dizer boa tarde ao agente e ir embora. A lei obriga a ter isso de noite nao de dia.
 

fitty77

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jmrgb said:
A infracção correspondente implica uma multa de € 60 a € 300 (Artigo 93) e constitui contraordenação
grave
pelo Artigo 145.

Ou seja, ao fim de umas quantas destas ficamos sem a carta e nao podemos andar de bicicleta :lol:

Agora mais a serio, se tivermos carta de ligeiros, esta contraordenacao grave conta para nos ser tirada a carta, como as outras contraordenacoes graves tipo excesso de velocidade? Nao faria grande sentido, mas tambem desde quando e que ter sentido e requisito numa lei?

Para conduzir um velocipede não é necessário habilitação de condução. Logo, se fores abordado por um agente, basta mostrares o BI (aqui começa logo o problema, pois a maioria da malta não anda com ele nas suas voltas) e se tiverem algo fora da lei, levam uma coima. A questão da carta de condução não se coloca, porque simplesmente não é necessário para conduzir uma bicicleta...

jccgold said:
Os refletores vejam bem a palavra refletem luz. E qdo é que é preciso luz? À noite. Se foste parado de dia, só tinhas de dizer boa tarde ao agente e ir embora. A lei obriga a ter isso de noite nao de dia.

Sim reflectem a luz, seja de dia ou de noite. Se está na lei que tens que andar com eles, é porque tens que andar. Não é chegares e dizeres bom dia ao policia. Se durante um belo dia de sol entrares dentro de um tunel, por exemplo daqueles que existem por baixo de uma auto estrada, num primeiro instante, deixas de ver em condições, verdade? As mesmas dificuldades se colocam igualmente ao condutor de um carro. Agora imagina que esse condutor entra no tunel, mas tu já lá estás. Ele não te conseguirá ver e pode acontecer um acidente. Se tiveres um reflector, este vai reflectir a luz ambiente que entra pelos extremos do tunel, e dessa forma o condutor do veiculo consegue-te ver. Este é apenas um dos inumeros casos que justificam o uso dos dispositivos de sinalização exigidos. Porque senão os carros também não precisavam de luzes durante o dia. Para quê? Se é de dia....
 

BikeBrother

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Re: o problema é meu ou do polícia???

Viva!

Já tardava estas cenas por parte da policia...ás vezes não sei de que é que é feita a cabeça destes caramelos...para além de não estarem onde são precisos não sei o que sabem eles fazer melhor!!

Onde é que já se viu isto, eles ainda nos haviam de agradecer por não sermos mais uns a andar aí na estrada a poluir e a congestionar o trânsito, em vez disso não põem -se com estas cenas.

Esse policia deve ser mais um que deve ganhar pelo número de multas que passa...é nestas pequenas coisas que se ve como anda este país..ai e tal não está a cumprir a lei..deixem de ser mais Papa que o próprio Papa!!! Esse rigor que alguns apregoam do policia e da lei é muito bonito, só é pena é que as leis só se apliquem para alguns e para outros não...

"As leis são para ser cumpridas"...este país anda cheio de retórica é por isso que de dia para dia estamos mais na cauda do mundo, por sermos escrupulosos cumpridores de todas as leis.

Concordo que as leis têm que ser respeitadas, mas não vamos entrar no ridiculo...

Enfim!!
 

fitty77

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BikeBrother said:
Viva!

Já tardava estas cenas por parte da policia...ás vezes não sei de que é que é feita a cabeça destes caramelos...para além de não estarem onde são precisos não sei o que sabem eles fazer melhor!!

Onde é que já se viu isto, eles ainda nos haviam de agradecer por não sermos mais uns a andar aí na estrada a poluir e a congestionar o trânsito, em vez disso não põem -se com estas cenas.

Esse policia deve ser mais um que deve ganhar pelo número de multas que passa...é nestas pequenas coisas que se ve como anda este país..ai e tal não está a cumprir a lei..deixem de ser mais Papa que o próprio Papa!!! Esse rigor que alguns apregoam do policia e da lei é muito bonito, só é pena é que as leis só se apliquem para alguns e para outros não...

"As leis são para ser cumpridas"...este país anda cheio de retórica é por isso que de dia para dia estamos mais na cauda do mundo, por sermos escrupulosos cumpridores de todas as leis.
Concordo que as leis têm que ser respeitadas, mas não vamos entrar no ridiculo...

Enfim!!

WTF...... :s

Ainda bem que disseste essas palavras de incentivo. Eram as palavras que eu necessitava. Concordo contigo, estamos na cauda do mundo porque cumprimos todas as leis. Não pode ser assim. Amanhã mesmo vou pegar numa pistola, e vou assaltar um banco. Porventura farei até alguns reféns. E a seguir vou meter uma bomba num centro comercial, mesmo depois de ter entrado numa escola com a mesma arma com que entrei no banco e despachado 2 professore e 15 alunos só porque não gosto deles. E se os policias aparecerem para me passar uma multa quando eu estiver a fugir do assalto a 220km/h eu digo-lhes que eles estão na caça à multa e que por isso são uns cab**es. Que vão mas é ajudar velhinhas a passar passadeiras e deixem-nos a nós, donos do mundo, conduzir a essas velocidades porque de facto somos os melhores condutores do mundo e não matamos ninguém (sem ser nos assaltos). Aliás as estatisticas falam por si. E deixem-nos atormentar à vontade a vida das outras pessoas, isto para que o nosso querido Portugal possa andar para a frente. E se quando eu fugir deles, eles me enfiarem um tiro no vidro do carro depois de eu os ter tentado atropelar, podem ter a certeza que ainda levam um processo em cima para pagarem o arranjo. Obrigado pelo teu incentivo....

:p

Get real.....

Desculpa estar com um tom irónico, mas o que disseste...... Lembra-te que estamos aqui apenas a discutir o facto de um colega de pedaladas ter sido alertado por um policia pelo facto de não trazer aquilo que deveria trazer. Nem sequer houve multas nem nada, foi apenas um aviso, a meu ver didáctico. Se o tivesse multado, eu diria que seria exagerado, embora legitimo. Mas não. Daí não ter conseguido perceber esse desabafo de "porrada" que fizeste nas forças policiais....
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Tal como diz o Código da Estrada, Art 93, é obrigatorio ter refelctores nas rodas

Como sabem, a lei é que manda e o sr. soldado da GNR BT teve de implicar com ele, menos mal, não lhe passou a respectiva multa, apenas lhe deu uma lição de moral :mrgreen:

Eu sou agente da PSP e nao ando com reflectores, sou ilegal :oops: :oops:
 

fitty77

New Member
Exactamente, eu também não tenho, mas tenho noção de que estou mal, e estou sujeito a que um agente de autoridade me chateie por isso. Mas tenho que admitir que a razão está do lado dele, e sou eu é que estou mal.
 

Univega

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Antes demais deviam de todos penasr que a Policia é formada por cidadãos comuns como todos nós, por isso, e não tem a ver com a formação a que estão sujeitos, vão lá parar todo o tipo de pessoas uns com melhor caracter outros com pior, tal e qual como em todas as empresas, nas vossas também há ovelhas negras, não?

A lei existe e á partida é para cumprir, é claro que existem Policias mais rigorosos que outros, tal como existem alguns mais sensatos que outros.

No que diz respeito ao Código da Estrada, ao Artigo 93º está associado a seguinte Portaria:

Portaria n.º 311-B/2005
de 24 de Março
Publicado no DR 59, Série I-A, 2.º Suplemento de 2005-03-24
O n.º 3 do artigo 93.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, na redacção conferida pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, prevê que a circulação de velocípedes esteja condicionada à utilização dos dispositivos de sinalização luminosa, a fixar em regulamento, sempre que seja obrigatório o uso de dispositivos de iluminação nos restantes veículos.
Considerando a necessidade de promover a segurança rodoviária dos utilizadores destes veículos, medida considerada prioritária no Plano Nacional de Prevenção Rodoviária, define-se, no presente diploma, os sistemas de sinalização luminosa bem como os reflectores cujo uso é obrigatório nos velocípedes destinados a circular na via pública.
Assim:
Manda o Governo, pelo Ministro de Estado e da Administração Interna, nos termos conjugados da alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, e do n.º 3 do artigo 93.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 23 de Maio, na última redacção conferida, o seguinte:
1.º O presente diploma aplica-se aos dispositivos de sinalização luminosa e reflectores dos velocípedes, quando circulem na via pública, com excepção da circulação no âmbito de provas desportivas devidamente autorizadas.
2.º Os velocípedes referidos no número anterior, quando circulem na via pública nas condições a que refere o n.º 3 do artigo 93.º do Código da Estrada, devem dispor, à frente e à retaguarda, de luzes de presença que obedeçam às características fixadas no presente regulamento.
3.º Sem prejuízo do disposto no número anterior, com a finalidade de assinalarem a sua presença, todos os velocípedes devem dispor de reflectores, à frente e à retaguarda, que respeitem as características fixadas neste regulamento.
4.º O uso dos dispositivos referidos no n.º 2.º é obrigatório, desde o anoitecer até ao amanhecer e sempre que as condições meteorológicas ou ambientais tornem a visibilidade insuficiente.
5.º A luz de presença da frente deve ter as seguintes características:
a) Número: uma;
b) Cor: branca;
c) Posicionamento:
i) Em largura: deve estar situada no plano longitudinal médio do veículo;
ii) Em comprimento: deve estar colocada na zona frontal do veículo;
iii) Em altura: deve estar colocada a uma altura do solo compreendida entre 350 mm e 1500 mm;
d) Intensidade: feixe luminoso contínuo tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
e) Orientação: para a frente.
6.º A luz de presença da retaguarda deve ter as seguintes características:
a) Número: uma;
b) Cor: vermelha;
c) Posicionamento:
i) Em largura: deve estar situada no plano longitudinal médio do veículo;
ii) Em cumprimento: deve estar colocada à retaguarda do veículo;
iii) Em altura: deve estar colocada a uma altura do solo compreendida entre 350 mm e 1200 mm;
d) Intensidade: feixe luminoso tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
e) Orientação: para a retaguarda.
7.º A luz referida no número anterior pode ser emitida continuamente ou apresentar emissão intermitente com frequência regular.
8.º O reflector da frente dos velocípedes deve ter as seguintes características:
a) Número: um, sem prejuízo do disposto no n.º 5.º;
b) Cor: branca;
c) Posicionamento:
i) Em largura: deve estar situado no plano longitudinal médio do veículo;
ii) Em comprimento: deve estar colocado na zona frontal do veículo;
iii) Em altura: deve estar colocado a uma altura do solo compreendida entre 350 mm e 1500 mm;
d) Orientação: para a frente.
9.º Para além do reflector referido no número anterior, os velocípedes devem possuir à retaguarda, no mínimo, um reflector com as seguintes características:
a) Cor: vermelha;
b) Posicionamento:
i) Em largura: deve estar situado no plano longitudinal médio do veículo;
ii) Em comprimento: deve estar colocado à retaguarda do veículo;
iii) Em altura: deve estar colocado a uma altura do solo compreendida entre 350 mm e 1200 mm;
c) Orientação: para a retaguarda.
10.º Em complemento do reflector referido no número anterior, é autorizada a instalação de um reflector adicional, colocado do lado esquerdo, delimitando a largura máxima do veículo.
11.º Os veículos devem ainda possuir, nas rodas, reflectores com as seguintes características:
a) Número mínimo em cada roda: dois se forem circulares ou segmentos de coroa circular ou apenas um se for um cabo reflector em circunferência completa;
b) Cor: âmbar, excepto se for um cabo reflector, caso em que pode ser branca;
c) Posicionamento: colocados na jante simetricamente em relação ao eixo da roda, excepto se for um cabo reflector, devendo então ser colocado entre os raios da jante, circunferencialmente, com o maior diâmetro possível;
d) Orientação: para o exterior, com a superfície reflectora paralela ao plano longitudinal médio do veículo.
12.º Os velocípedes de três ou quatro rodas com largura superior a 1200 mm devem dispor, à frente e à retaguarda, de reflectores que obedeçam às características e se encontrem colocados de acordo com o estabelecido nos n.os 8.º e 9.º do presente diploma, salvo no que se refere à colocação em largura, em que os reflectores devem estar colocados o mais próximo possível das extremidades do veículo.
13.º Podem ser utilizados dispositivos de sinalização luminosa ou reflectores que correspondam a modelo aprovado num Estado membro da União Europeia, desde que apresentem a correspondente marca de aprovação.
14.º Sempre que as disposições relativas à instalação dos dispostivos de sinalização luminosa ou dos reflectores se mostrem incompatíveis com as características dos veículos, a Direcção-Geral de Viação pode aprovar soluções causuísticas que se mostrem adequadas.
15.º O presente diploma entra em vigor 90 dias após a publicação.


Quanto aos Policias não estarem onde são precisos????
Já viram algum ladrão roubar em frente ao Policia?não é muito normal, pois não?
Com os meios de que dispõem já fazem muito, muitas Esquadras não tem condições de trabalho nem de atendimento ao público, a farda tem de acomprar, as algemas tem de a comprar, muitos tem de fazer centenas de kilometros , sim centenas, todos os dias para estarem com as suas familias durante anos e ao contrário do que muitos pensam nem por isso ganham bem (pelo menos para quem á noite recebe chamadas via rádio para resolver desordens em bairros sociais, onde não sabem o que vão encontrar, como por exemplo armas ilegais aos tiros contra inocentes e fardas, muitas vezes saem de casa e não sabem como vão chegar...enfim....
 

BikeBrother

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Re: o problema é meu ou do polícia???

Ainda bem que existe gente como voce, é bom sinal...gostava de poder partilhar uns trilhos na sua companhia, já vi que teria muito para dialogar consigo (fitty77) e não estou a ser irónico, pode ter a certeza, estou a falar a sério!!!

Mas infelizmente face ao dia a dia deste país, penso desta forma!!

Fico por aqui nas minhas observações neste tópico, com a certeza de que pelo menos hoje valeu apena dizer o que disse, pois ainda existem vozes que não se calam por termos atitudes que por certo não vão ao encontro da verdadeira cidadania.

Abraço e boas pedaladas!

The end.
 

fitty77

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BikeBrother, é assim, compreendo que a opinião que cada um tem acerca de determinado assunto, deve-se às experiências pelas quais todos passamos no dia a dia. O que foi dito, revela porventura alguma experiência menos boa que tiveste (não sei se posso tratar-te por tu, já que me trataste por você, o que não é necessário... mas se assim entenderes eu respeito isso e mudarei o meu tratamento para contigo) com as forças da autoridade. Confesso que quando li, me chocou um bocado, daí ter feito aquele comentário. Mas o problema é este, todos nós, onde trabalhamos, nos deparamos com bons e maus profissionais. Eu considero-me um bom profissional (passo a modestia), mas também sei que tenho colegas que deveriam ser melhores profissionais do que o que realmente são. Mas ficava lixado se aparecesse alguém a meter-nos a todos no mesmo saco, bons e maus, a dizerem que eramos uns incompetentes e maus cumpridores do nosso trabalho, porque não me revia nessas criticas. Agora imagina um agente de autoridade, que é um bom cidadão, um bom profissional, com valores morais e cumpridor do dever, a ler a tua resposta.... O que fizeste, e continuo a achar que fizeste mal, foi meter tudo no mesmo saco. Todos nós sabemos que existem muitos que não têm formação moral ou civica para desempenhar o cargo, mas temos que respeitar aqueles que não são assim, e a forma de honrarmos esses, que nos defendem no dia a dia, é respeitá-los e darmos-lhes valor, e orgulharmo-nos deles, muitos ou poucos, não está em questão. O que está em questão é que, nem que haja um merecedor desse crédito, esse tipo de criticas não deve ser feito dessa maneira por respeito a essa pessoa. Garanto-te que se isso se passasse em relação à tua actividade profissional, agiria da mesma maneira. É o meu ponto de vista. E espero que um dia possamos nos cruzar algures por esses trilhos para umas pedaladas e para trocarmos pontos de vista. Teria todo o prazer nisso. Abraço
 

MAMM

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É teu e do Polícia. É teu porque não te proteges , no pinhal com o capacete e na estrada com dito e com os reflectores. Aqui neste fórum há relatos de acidentes graves com ciclistas (quem sabe se alguns poderiam ter sido evitados por causa dos reflectores e as suas consequências terem sido menos graves devido ao uso do capacete).
É do Polícia porque não cumpriu o seu dever multando-te. Esta atitude do Polícia só vai servir para te gabares junto dos teus amigos e vais ficar com menos respeito pelas autoridades. Multiplica os teu sentimento por milhares fica = ao sentimento de impunidade que hoje se sente na sociedade.
Pior, um dia que precises, por exemplo se te roubarem a bicicleta, vias perceber quão importante é cumprir a lei e quão importante é respeitar quem a deve fazer cumprir.
Bota lá os reflectores, não andes sem capacete e acima de tudo não leves a mal o meu comentário.
 

tec_fil

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MAMM eu não levo a mal o teu comentário nem o de ninguém, afinal de contas cada um só está a responder ao que eu perguntei e a ar a sua opinião

quanto ao me gabar, esquece lá isso, é das coisas que nãogosto de fazer e ainda por cima dos polícias porque tambémjá tive os meus acidentes, nada de "muito" grave mas alguns com intervenção de polícia e não tenho nada contra eles

eu apensa não usava refletores porque a minha bike nem sequer os trazia de origem e como eu ando mais dentro de pinhais e em trilhos do que em estrada propriamente( foi aqui onde tive todos os meus acidentes) eu não lhe cheguei a colocar reflectores. Quanto ao capacete eu nã usava pois ainda não comprei nenhum...
esse também é um dos meus males, andar sem pretecções nenhumas, nunca me habituei a isso...
 
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