O Crime da Arrábida

schwinn

New Member
Boas pessoal, Amantes da Natureza em geral.
Foi com uma enorme tristeza que no fim de semana passado, 11 Agosto 2007, fui fazer um passeio para a Arrábida, zona dos Picheleiros/Azeitão. Já lá tinha passado um ano depois do grande incêndio que infelizmente "levou" a nossa Serra e gramde parte da sua vegetação mas já hà algum tempo que para ali não ia. Foi um enorme choque que vi nas zonas ardidas, máquinas em movimento e em alguns locais, já Grandes casas construídas nas zonas ardidas que na altura diziam que ainda assim não seria permitido construír :evil: Mas o que é isto?????!!!!!!!! Com este cenário claro que todos pensamos, que coincidência as zonas onde deflagrou o fogo :grrr:
Não haverá nada que possamos fazer?? :( Ao ver aquele cenário fiquei com uma sensação de impotência e desolação :grrr:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Fotos para quê ?

Eu conheço a zona, e o que aqui foi descrito não me surpreende nem um bocadinho, no ano passado, pouco tempo depois de tudo ter ardido já lá andavam a cortar a madeira.

95% de Área total do Parque Natural da Arrábida é privada, logo são "eles" que mandam naquilo que é deles... acho inclusive que já é apanágio deste parque, tolerar todo o tipo de atrocidades, veja-se a Secil que já comeu metade da serra, e não satisfeitos querem afincar com a co-incineração. Se situações tão graves quanto estas passam sem punições porque é que umas brutas vivendas iam levantar chatice? :roll:

Há alturas em que é particularmente revoltante ver o tipo de atrocidades que a "nossa" serra sofre, mas o dinheiro fala sempre mais alto... e quando podíamos fazer alguma coisa, a maioria de nós anda demasiado ocupado a olhar para o próprio umbigo, "ah, não tenho tempo, senão ajudava..." ...

Ao ver aquele cenário fiquei com uma sensação de impotência e desolação

Welcome to the real world :(

O que me consola um pouco é a força da natureza, que luta contra todo o tipo de acções invasivas que "nós" fazemos, por exemplo o single que passou a estradão, que é novamente single ao pé do tanque :) Valha-nos isso.

Desculpem lá o desabafo :roll:
 

70s

New Member
... palavras para quê... Portugal no seu "melhor"... os interesses, compadrios, favores, jeitos... é assim em todo o lado... vejam-se outros exemplos, Malveira (vivendas espantosas viradas para o Guincho), Costa Alentejana (betão a crescer nas falésias), Sagres (o Parque natural encolheu para dar um ajuda à nova marina do Burgau)...
o que podemos fazer... basicamente... nada... qum "manda", "paga de qq forma para ter"... o que manda são os interesses... lamentável mas real!
olha-se para o futuro a curto prazo... quando não existir um palmo de areia nas nossas praias e tudo for vivendas e condomínios, então talvez se coloque uma cancela nas fronteiras e se cobre entrada como se faz em troia ou na costa da caparica (Praia de S. João) por exemplo...

um desabafo...

Bons trilhos
70s
 

prophet

New Member
Conheci na "diagonal" a serra da Arrábida muito recentemente e fiquei deslumbrado.. depois de visitar muitos locais nacionais fiquei encantado com o que alí ví.
É um crime.. mas não há solução. O povo português é assim: sempre à procura do dinheiro, da cunha, dos tachos.. e isso acontece em todas as classes sociais.
 

KLUCA

New Member
Ludos said:
Fotos para quê ?

Tens toda a razão, todos sabemos da triste realidade! Aliás, nem todos, pois a maior parte nem saem de casa e só vÊm mesmo o que lhes entra pela televisão.

Mas se não houver uma foto ou outra coisa qualquer, ainda "eles" vêm dizer que é tudo mentira, na maior cara de pau!
 
Top