O codigo da estrada e os velocipedes

Joseelias

Well-Known Member
@ MarcoAntSimoes

E não te esqueças dos reflectores nas rodas pois é aquilo que te torna visível ao passares por um entroncamento ou cruzamento, e que evitará seres abalroado de lado. É que as luzes da frente e de trás não são visíveis de lado.

Sei que por razões estéticas o pessoal não gosta de andar com esses acessórios nas bicicletas de montanha, e para falar verdade muitas vezes nem precisam deles pois andam em trilhos e/ou durante o dia. Mas se tens uma bicicleta desdobrável pensada para andar em espaços urbanos faz todo o sentido cumprir com estas normas. E nem ficará sequer feio já que está dentro do espírito da utilização.

O facto de ires no passeio agrava o facto de não levares luzes pois se na estrada serias tu a pagar o erro (bicicleta vs. carro), já ao andares no passeio arriscas-te a atropelar uma pessoa, ou pior ainda uma criança, que saísse de uma casa de repente pois surgias de surpresa e sem aviso algum. Podias meter-te em sérios problemas legais e até criminais e grandes prejuízos. Basta imaginar que tornavas uma criança inválida com todas as indemnizações que isso acarretaria. Já para não falar no sentimento de culpa.
 

MarcoAntSimoes

New Member
Ok.
Pra já fui aos friends chinocas para ver o que dá. (Só espero que não gaste pilhas rapidamente).
Estou com luz branca à frente (5 leds) e um refletor branco, um refletor laranja em cada roda e atrás por baixo do selim, a luz vermelha, (tb 5 Leds).
A seguir a jantar vou dar uma voltinha ...
 

Joseelias

Well-Known Member
Se as luzes usarem pilhas normais (AA ou AAA) podes sempre comprar uma recarregáveis no Lidl quando surgirem de novo (+- 3€) e um carregador e andar com um par de reserva. Acabas por gastar pouco dinheiro. Mas as luzes Led (em especial a de trás no modo intermitente) quando usam pilhas normais costumam durar bastante.
 
Top