O codigo da estrada e os velocipedes

JMPF

Member
O preço inclui ser socio no caso fpcub e ser federado como betetista no caso fpc o preço anual é salvo erro 27, 5 € nos dois casos, este ano até se pode fazer só o seguro para o segundo semestre por 15 €, mas o melhor e verem nos sites ou ligarem para lá para verem as coberturas de cada a das opções.

A associação de ciclismo do Minho também tem www.acm.pt
 
Last edited:

jackyl

New Member
acho piada, a malta quer os direitos mas não os deveres:
esta imagem diz tudo


em relação ao seguro, querem circular nas estradas e não ter seguro?
se provocarem um acidente tipo, passar um vermelho/stop ou perda de prioridade e chocar contra um carro ou se partirem um espelho..., quem paga?

e não se admirem se voltarmos ao antigamente, pagar a licença para circular na estrada.
se os carros e motas pagam para circular, porque não as bikes? não tem cilindrada nem emissão de co, dai provavel ser um valor simbolico.

continuo a ver a malta passar os vermelhos e stops e nada de parar.
vejo pessoas a andar de bicicleta na faixa da esquerda (numa via com 3 faixas...)
e se alguem buzina ui... que ofensa...
 

FJSS

New Member
E so mais uma coisa, metam mas e o seguro num sitio que ca sei.... Nem que leve a bike para o mato de carro, mas pagar seguro deve ser verdade... E antes que venham dizer que tenho que ter responsabilidade para andar na estrada, ou se tiver um acidente quem paga, ect, digo mesmo: Pago eu, e tenho responsabilidade a andar na estrada, agora o seguro ser obrigatório e so pa rir mesmo...
 

jopedru

New Member
É sempre bom chegar aqui e ver pessoal que é mesmo ciclista, pessoal que realmente tem mentalidade e experiencia de ciclista.
Alguns mais valia estarem calados! Enfim.
 

green13

New Member
Estou a pensar fazer um seguro para circular como peão na estrada. Não vá bater com o cotovelo num espelho de um carro e partir... (ironia)

Eh pá, tenham calma - penso que pode ser opcional, agora, obrigatório não.
A responsabilidade ninguém a tira a nenhum ciclista ou peão, caso provoquem danos a terceiros.

Já agora, ando alguns km em ciclovias e vejo MUITA gente que não sabe ler nem interpretar DESENHOS bem visíveis no chão... andam em contramão. Há dias, estive para levar um casal (aparentemente bem formado e que sabia ler e até interpretar desenhos) à frente das rodas apenas porque ía em contramão e havia gente no lado certo da via a caminhar. Também deviam ter seguro, pois podiam provocar grandes danos físicos neles, em mim, no pessoal que vinha bem situado a caminhar e, pior de tudo, na bike...

Há que ser responsável, cumprir com as regras que nos regem e ser cauteloso - nas ciclovias, cidades ou passeios não se fazem "corridas" de bike, carrinho de mão, skate nem outro tipo qualquer...
 

CanyonLuz

New Member
Ainda ontem fui fazer 1 nocturno...
Eramos 14, fizemos os nossos trilhos e na volta viemos pelo belo do estradão porque muitos já cuspiam o belo do pulmão...
Por acaso achei piada a uma coisa, alguns vinham cansados mas não tinham civismo, circulavam a ocupar a faixa na íntegra, a malta avisava "CARRO" e eles na boa...
Por acaso também reparei no civismo dos condutores, não apitavam, não reclamavam, não faziam razias, e isto passou-se perto da 1 da matina...
Cada x + me admiro com a espécie humana...
Já apanhei alguns sustos a circular em estrada e com visibilidade a 1000%, sustos tais que até tinha de gritar "SUA ESTÚPIDA, SOU ASSIM TÃO MAGRINHO QUE NÃO ME CONSEGUES VER!!!!"...
Chego sempre à conclusão que temos de viver os 2 lados para atingirmos esse patamar de consciência para com os outros, o problema é quando só vemos o nosso "lado"...
Não me admirava nada que realmente algum "iluminado do estado" após uma análise cuidada da quantidade de bicicletas que circulam em Portugal não chegassem à conclusão que as bicicletas também deveriam ter seguro pelo facto de poderem provocar danos a terceiros...
Mas enquanto isso não acontece, vamos curtir a nossa volta, passeio, prova, sempre conscientes que podemos provocar um acidente ou até mesmo termos 1 acidente e este poder ser fatal...
CIVISMO MALTA, não custa e até nos faz sorrir porque sabemos que estamos a fazer o correcto, sejamos "role models" de quem começa... :yeah::yeah:
Saudações,
Lino Luz
 

FJSS

New Member
jopedru, faz like onde quiseres e mais gostares... Já agora esse boneco es tu a cavar? Se es continua vais bem, se não es acho que devias dedicar-te a isso...
 

jopedru

New Member
Expliquem-me os demais colegas que discutem aqui o código, como é qu ese pode pedir respeito pelo ciclista na estrada, quando aqui em pleno forum vem elementos provocar gratuitamente, rompendo com qualquer tipo de respeito que haja entre supostos colegas do pedal?!?!?
 

MarcoAntSimoes

New Member
Que este Tópico morreu !!
Procurei já por vários tópicos e não encontro nada sobre a iluminação.
É que hoje numa voltinha noturna, 2 GNRs abordaram me tipo filme, com direito a encostar à parede, nem em tempos de noitadas de caixão à cova tal me aconteceu, foi preciso chegar a velho para tal me acontecer. Meu Deus, que rídiculo.
Mas isto tudo, disseram me eles porque não tinha iluminação na bicicleta, disseram me que é obrigatório...
Alguém sabe se é verdade? Se é obrigatório? Se for, tem que ser iluminação homologada? À frente e atrás? Se é luz constante ou intermitente? Etc ...
 

Mig31

Member
  • Utilização das luzes

Artigo 93.º
Utilização das luzes

3 - Sempre que, nos termos do artigo 61.º, seja obrigatório o uso de
dispositivo de iluminação, os velocípedes só podem circular com
utilização dos dispositivos que, para o efeito, forem fixados em
regulamento.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 60 a € 300, se sanção mais grave não for aplicável.

Nota: para que não restem dúvidas, o ponto 1 do artigo 61.º define as Condições de utilização das luzes: “Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó (...)”

Artigo 94.º
Avaria nas luzes

2 - Em caso de avaria nas luzes, os velocípedes devem ser
conduzidos à mão.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de
€ 30 a € 150.


Mesmo que a lei a isso não obrigasse, é uma questão de segurança, haja bom senso!!!

Cumps,
 

Jocas22

Active Member
Pra mim a unica coisa ridicula ai é alguem sair pra estrada de noite sem luzes, fosse ou nao obrigatorio. E é como é óbvio. Nao precisa ser homolgado.

Assim realmente é complicado. Não digas que ainda reclamaste pra ter acabado como acabou.

Enfim....

E ainds me furtaste o avatar
 

Joseelias

Well-Known Member
Complementando a legislação mencionada acima acrescento que as obrigações relativamente à quantidade e características das luzes são as seguintes (e são para ter todas, não são opcionais nem exclusivas umas das outras):


  • 1 luz branca de presença, colocada na zona frontal e central da bicicleta, a uma altura do solo entre 350 e 1500 mm, e orientada para a frente. Deve ter um feixe luminoso contínuo tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;


  • 1 luz vermelha de presença, colocada à retaguarda e no centro da bicicleta, a uma altura do solo entre 350 e 1200 mm, e orientada para trás. Deve ter um feixe luminoso contínuo ou intermitente tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;


  • 1 reflector branco à frente e ao centro da bicicleta, a uma altura do solo entre 350 e 1500 mm, e orientado para a frente;


  • 1 reflector vermelho atrás e ao centro da bicicleta, a uma altura do solo entre 350 e 1200 mm, e orientado para trás;É autorizada a instalação de um reflector adicional complementar ao último, colocado do lado esquerdo, delimitando a largura máxima do veículo.


  • reflectores nas rodas, orientados para fora. Duas alternativas:
    1. circulares ou segmento de coroa circular:
      • mínimo de 2 por cada roda
      • cor âmbar
      • colocados na jante simetricamente em relação ao eixo da roda
    2. cabo reflector em circunferência completa
      • mínimo de 1 por cada roda
      • cor âmbar ou branca
      • colocado entre os raios da jante, circunferencialmente, com o maior diâmetro possível
 

MarcoAntSimoes

New Member
ok ok, Agradeço o esclarecimento. Erro meu.
Pensei que fosse uma questão opcional e que não estivesse implentado como obrigatório no código da estrada. Sempre que vou de carro e me cruzo com um "companheiro de pedais" sem luzes faz me logo alguma confusão, é verdade...

@Jocas22
Toda a razão em relação ao avatar, pura coincidência; situação resolvida. lol.
Epá não reclamei, mas mostrei que não fiquei lá muito satisfeito. Saí na máquina dobrável para uma voltinha noturna pequena "o bicho de dar à perna atacou", isto é uma zona histórica, calma, a partir das 22h o trânsito é quase nenhum e tem iluminação para dar e vender. Andei sempre pelo passeio, não me meti na estrada e os tipos abordaram me como se eu estivesse a fazer algum mal. ***** para eles.

Mais uma vez, obrigado malta pelo esclarecimento.
 

Jocas22

Active Member
temos de nos por nos sapatos dos outros, ir num carro e ver de repente um tipo numa bike sem luzes é um desatino. Ias no passeio ainda pior, não podes andar no passeio pá (imagino que tenhas mais de 10 anos lol), mas depois podias acabar na estrada acho que eles fizeram bem em te avisar, o resto epá não sei o que aconteceu, como em tudo á sempre dois lados pra qualquer história.

Arranja umas luzes, dos chineses, ou daquelas da decathlon de 4 euros, branca pra frente e vermelha pra tras que apesar do aspecto dao uma bela luz. Boas pedaladas. E o avatar era uma brincadeira, nao precisavas de mudar.
 

PowerMAx

New Member
MarcoAntSimoes, pelos vistos foram 2 transgressões, circular em cima do passeio e sem luzes.

Pela descrição parece-me que abordagem pelos dois senhores da autoridade foi intimidatória em vez de ser informadora.
Desde que saiu o novo código da estrada não vi acções de sensibilização nos meios de comunicação social e aqui tanto se aplica a ciclistas como a automobilistas, ou melhor vi mas acho que foram muito poucas, pois a falta de informação é generalisada de parte a parte.
Não generalizando mas o portugues fia-se nas "conversas de café" e não se preocupa em informar, lendo as alterações / novas as leis nos locais adquados. E depois assiste-se a situações como as que se vêem nas estradas, ciclistas a fazer uso da permissão de circulação a pares (quando não é a 3) como se fosse um dado adquirido e de uso continuo, esquecendo todas as restantes indicações relativas a esta regra.
Automobilistas que continuam a não respeitar a regra do 1,5 de distancia na ultrapassagem, não reduzindo a velocidade na ultrapassagem dos velocipedes e isto são apenas alguns exemplos do que infelizmente vejo diariamente na estrada.

Por isso o bom senso e respeito de parte a parte é o que devia imperar. Por isso e visto que continuamos a ser os mais vulneraveis na estrada o melhor protegerem-se ao máximo e fazerem-se ver quando circulam na estrada.
 
Top