Eu não acho o BTT perigoso - os betetistas é que definem o nível de perigo que querem correr no BTT. É como na estrada, podes ir a albarroar as faixas nas curvas, à queima nos vermelhos, a achares que a lomba não te afecta se passares a 100, fazeres as rotundas com o carro de lado...
No BTT vais encontrar todos os tipos de terrenos - rochosos, íngremes, barrentos, lamacentos, arenosos, alcatrão, cascalho, com caruma, sem caruma, com folhas/sem folhas, singletracks, drops, rocha, mato, estreitos, largos, rolantes, massacrantes... e muitas vezes, estes não vem sós... Existem aquelas combinações brutais que são alcatrão a descer com um pouco de areia numa curva, ou mesmo terreno íngreme a descer com muita lama/barro em que os travões da bicicleta pouco ou nada adientam....
Tudo depende como te fazes ao trilho... se fores devagar e com cautela... nada de mais te vai acontecer quase de certeza... Se fores mais arrojado, decerto farás zonas mais rápido mas a probabilidade da queda é maior - mas também ganharás mais técnica...
Nunca vás montado a medo!!! é um conselho... Se tens medo, desmonta! A quebra de confiança é meio caminho andado para não ires com o corpo relaxado na descida e caires...
A cena dos pedais de encaixe também fez com que eu caísse 7 vezes enquanto não me habituei... todas elas parado, quando ía para por o pé no chão -> esta queda é no mínimo estranho porque não te vais apoiar em nada e os teus pés ficam agarrados à bicla e normalmente o único instinto que temos é libertar a mão do guiador para o chão do lado que vamos cair para efectuar um pouco de amortecimento!!! Também não fui muito esperto porque podia ter libertado a tensão da mola dos spd540 para o minimo... Mas uma coisa é certa, depois de te habituares não queres outra coisa - mais confiança, maior rendimento, melhor desempenho...
Às vezes não depende só de ti... Já me aconteceu em sprints e curvas apertadas no início e fim das maratonas, em que o pessoal menos civilizado faz a curva por dentro e te empurra para fora da curva, obrigando-te a quase saires da curva projectado ou a agarrar-te ao guiador e aos travoes a unhas e dentes para não saires do trilho.
Mas tudo depende do ritmo que queres imprimir e do risco que queres correr...