nunca mas nunca facilitar

madfs

New Member
boas pessoal
vou relatar uma pequena peripecia de hoje
domingo não vou poder ir andar de bike por isso hoje as 18h decide ir dar uma pequena volta pela estrada , telemovel sem bateria então deixei-o a carregar , a bomba de ar não a encontrei então pensei a volta é rapida , deixa lá , dinheiro tambem não levei .....
então fiz-me a estrada andei andei andei até que num pequeno caminho de terra batida o pior aconteceu havia uma conduta de agua na qual tinha que a transpor (facil ja a passei imensas vezes) só que desta vez levanto a roda da frente mas a de trás calculei mal não levantei e zás bati na quina viva e rebentei o pneu ..............
lá tive eu que ir a pé com a bike na mão sem poder avisar ninguem a esposa em casa preocupada pois disse-lhe que demorava uma horita é já tinha passado 2 e eu sem sinal de vida ....
por issso não facelitem nunca nem que a volta seja pequenina ou seja só para andar em estrada ..............
 
Eu sei que o exemplo que irei dar não está bem dentro do assunto, pois trata-se de um desporto, mas diferente o alpinismo (apesar de que no filme ele até dá um bocado de espectaculo de Bicicleta), o filme 127 horas, é um exemplo de quando saimos de casa alguém tem de saber para onde vamos, e devemos a todo o custo levar o telemovél. Que no teu caso bastava para não chateares a tua senhora, ve lá ainda ficas de castigo :cadeirada:.
O que conta é que correu tudo bem.

Cumps
 

Mach 4

New Member
doh
Bem madfs, isso é que foi azar...

Relativamente ao filme "127 horas" - No meio de um deserto nem o telémovel iria valer de nada, muito menos se só tiverem um braço livre para o fazerem.
O ideal é avisarem para que local vão e por quanto tempo (sim, eu sei, o problema é que ás vezes o pessoal perde a noção das horas).

Mas é como dizes - nunca facilitar e fazer valer o velhinho ditado :

"Quem vai para o mar..."
 
Last edited:

cconst

Member
eu sou um bocado medricas...

Quando saio de casa tenho sempre o cuidado de levar comigo telemovel, dinheiro, identificação, cartão de dador de sangue E não saio sem dizer para onde vou e quanto tempo (estimado) vou demorar.

Aqui há uns meses aconteceu que me esqueci do telemovel... não consegui acabar a volta prevista... encurtei-a de modo a chegar a casa o mais rápido possível, não fosse acontecer algo, ou mesmo a esposa ligar e eu não atender... ia logo a ficar a pensar que o pior teria acontecido (tenho no meu histórico uma queda com perca de consciencia e outra com uma fractura no húmero)
 

Mach 4

New Member
Eu acho que não és medricas, mas sim homem prevenido.
E depois do que te aconteceu...

Leva também uns pensos rápidos (curitas) e um rolo de gase.
Os curitas dão sempre jeito pois no caso de teres uma queda e ficares com uma ferida aberta evitam a acumulação de pó e areias na ferida.
 

nasp

Member
Eu nunca saio sem telemovel, faz mesmo parte, e tipo sair de casa descalço seja em trabalho, lazer, viajem seja o que for.
Tambem sou um perfeito azarado, ora vejam a 2 semanas sai sem a bolsa de ferramenta, passados 30km a corrente parte, sem corta e sem elos rapidos, no meio disto sorte tinha um colega com 1, mas pior ainda quando parti o dropout com 1 casa esquecido quando anda sempre na bolsa, ai foi cortar a corrente e regressar a casa em ss. No domingo passado depois de perder a bomba de ar furei e azar dos azares todos os meus colegas contavam com a minha bomba, ai sim tive de fazer uns kmzitos pé até a povoaçao mais proxima de bike na mão e um colega com a roda as costas até encontrar alguem com uma bomba.
Por falar em feridas abertas costumo levar uns pensitos e uma dose de soro fisiologico para qualquer azar e mais uma vez quando precisei ele tinha ficado em casa, tá a lavar no rio o joelho e uzar a embalagem das barritas para proteger a ferida.
 

kuto

Member
Realmente o pessoal é muito azarado...

Eu costumo dizer: PAREÇO UMA GAJA (com todo respeito que as senhoras merecem) A PREPARAR-ME PARA SAIR DE BICICLETA!!!

Ou é porque faltam as luvas;
ou é porque não encontro o kit das chaves, que devia ter colocado no devido sitio quando a usei;
ou é porque me esqueço do bidão;
ou é porque me esqueço das barras de cereais;
ou é porque me esqueço da carteira;
....

Bens que uso no camelback (sem recipiente)
1 - câmara de ar
2 - kit de ferramentas BBB
3 - CO2 rápido (acho que disse bem)
4 - naifa
5 - fitas plásticas de aperto
6 - bomba de ar com indicador de pressão
7 - kit parafusos (para os pedais, sapatilhas de encaixe...)
8 - repara corrente
...

Já consegui furar 2 vezes no mesmo dia e calhou de gastar o CO2 numa câmara de ar com "recheio"... ESQUECE LÁ ISSO loool
 

vmiguel

New Member
Dica para quem precisar de usar o telemovel e estiver sem rede: enviem sms!

As sms são enviadas na onda portadora (acho que é isto) e esta é mais "potente" que o 2G ou 3G das chamadas de voz.

Para além disso, se a sms não conseguir ser enviada, o telemovel vai sempre tentando, gastando menos bateria do que tentar fazer uma chamada sem rede.

Já testei isto numa subcave, onde nunca tive rede, e a sms foi enviada.
 

jmdcfigueiredo

New Member
vmiguel, embora estude engenharia telecomunicações e informática não me quero fazer passar por artista, mas essa das sms parece-me treta quase de certeza...

Os telemóveis trabalham normalmente numa das 4 bandas existentes, sendo elas 850/900/1800/1900 Mhz. São estas as frequências usadas para transmissão de voz e dados, portanto se estiveres sem rede é estares sem estar ligado à antena retransmissora, portanto não podes transmitir nada!
 

vmiguel

New Member
Li isto há uns anos, e testei eu mesmo, numa subcave onde nunca se apanha rede e nunca consegui fazer uma chamada. Sms são enviadas e recebidas. Podem demorar, mas acaba por dar.

Não sou desta àrea, pelo que não te consigo justificar técnicamente. Mas fica o "desafio" ao pessoal: este fim de semana, quando estiverem no mato sem rede, tentem fazer uma chamada, e enviar uma sms. Depois reportem aqui. :)
 

vmiguel

New Member
Acabei de googlar "no network sms". O link para "sms" da wikipedia pareceu-me promissor. Não o consigo colocar aqui porque estou num pda sem copy paste, mas é facil de encontrar.

Num dos primeiros parágrafos explica como são transmitidas as sms. E o ultimo parágrafo explica que em alguns país se pode enviar uma sms para o serviço de emergência (112), em vez de ligar, em situações onde não haja rede. Dão o exemplo dos alpinistas.

I rest my case. ;)

EDITADO: agora no pc, deixo o link: http://en.wikipedia.org/wiki/SMS

The key idea for SMS was to use this telephony-optimized system, and to transport messages on the signaling paths needed to control the telephony traffic during time periods when no signaling traffic existed. In this way, unused resources in the system could be used to transport messages at minimal cost

In some countries SMS messages can be used to contact the emergency services. In the UK, SMS text messages can be used to call the emergency services after registering with the emergencySMS service. This service is primarily aimed at people who by reason of disability are unable to make a voice call but has recently been promoted as a means for walkers and climbers to call emergency services from areas where a voice call is not possible due to low signal strength.
 
Last edited:

Jorge S

Member
Também já estive em situações em que o sinal de rede era insuficiente para manter uma comunicação e em que recorri ás mensagens que mais cedo ou mais tarde acabaram por ser enviadas. Na altura atribui-o ao facto de apesar de o sinal ser fraco e demasiado instável para uma chamada, no meio dessa instabilidade existirem picos em que se atinge o minimo de potência para que o SMS saia numa fracção de segundos uma vez que, como já foi dito, o telemóvel continua a tentar ininterruptamente durante algum tempo.
Em dias de vento nota-se bem que quando este é favorável a rede é melhor em pontos em que de outro modo seria muito mais difícil. Também ajuda se, além de procurar-mos o local mais alto possível, manter-mos o telemóvel entre o nosso corpo e a antena para que se evite mais essa interferencia.
 
Last edited:

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Também sou de acordo que nunca devemos deixar de informar onde vamos e estar contactáveis. Os imprevistos acontecem sempre quando não estamos prevenidos ou fazemos uma escapadinha á "socapa". Um telemável (que até não pesa nada e se não tiver bateria, 15 minutos de carga dá para aguentar bastante), informar onde vamos ou com quem vamos e principalmente andar acompanhado ou então em caminhos onde passe gente, andar com equipamento sobresselente (camara de ar, desmontadores, bomba, chave de corrente), senão ................ arriscamo-nos a ter uma aventura "para mais tarde recordar".

Fiquem bem.
 

abelha2

Active Member
Eu sempre que saio sozinho evito andar no monte, mas se por alguma razao o fizer, alem de levar sempre telemovel, faço um percurso, que os meus colegas conhecem. Ou seja se me acontecer alguma coisa, que fique inconsciente, sabem o percurso que faço, e onde me procurar.

Quanto ao ser possivel enviar sms, é verdade sim, porque a quantidade de dados do sms, é muito mas muito inferior ao de uma chamada, ou seja a potencia do sinal, pode ser suficiente para enviar um sms e nao para faer uma chamada.

Tambem existe um programa para os nokia, que permite que as pessoas que autorizem da vossa lista, ao enviarem uma sms com um determinado texto, o vosso telemovel envie automaticamente uma sms com a vossa localização. (a precisao é muito baixa, penso que raio de 1km) mas é melhor que nada, para telemoveis sem GPS.


Fica a sugestão, se por exemplo fizerem um percurso acompanhados ao fim de semana, e depois forem andar sozinhos durante a semana, tentem fazer o mesmo percurso, e deixem o contacto de quem conheça o percurso, aos vossos pais, namoradas, mulheres etc, porque assim sabem o percurso que fazem, e em caso de problemas, a assistencia é mais rápida.
 
Last edited:
Top