Novos singles na Serra da Arrábida

Ricky Rock

New Member
Pessoal hoje foi com o pessoal Incha para a Arrábida, e como o que mais gosto é de descobrir novos caminhos, porque além de nos proporcionar novas emoções, não passamos sempre nos mesmos sitios. Então pos-me no google earth a desenhar uns tracks, em sitios que nunca tinha passado, e me pareceram ciclaveis. Pois realmente quando chegamos lá fiquei estupefacto com a situação, e a 1ª coisa que me lembrei foi deste tópico, pois o pessoal queixa-se que se destroi singles e arrasa-se com sitios cicláveis, mas existe ali um ST que pode ser dos mais bonitos do País, com cerca de uns 5km ou mais, com uma vista espectacular, com partes técnicas, rápidas, com piso de pedra polida, e de terra, a lembrar o do meio dos Cedros em Sintra, e simplesmente não se pode fazer grande parte, porque se encontra com arbustos e troncos de arvore a invadir todo o ST, que por mais treinos de Rangers que tenhamos nos arranham todos e não nos permite pedalar, apesar de o chão estar completamente limpo e pronto a receber os nossos pneus a alta velocidade e a descarregar toda a nossa adrenalina.

Será que não era mais simpático em vez de criticarmos a evolução que é necessária apesar de nos estragar ST que adoramos, tentarmos conservar e dar uso ao que existe!

Não seria bom por exemplo realizarmos um Á Borliu neste ST de Enxada na mão a desbastar e podar todo aquele matagal, para que este ST nos podesse proporcionar os momentos de prazer que ele está ali a dizer que nos pode dar, apesar de secalhar esta ser uma função secalhar para o estado, de manetr aquele ST limpo, porque permitiria um bom acesso em caso de incendio para os bombeiros, ou qualquer outra situação, pois não vi ali mais passagem nenhuma. Poderiamos dar o exemplo, e não sendo da zona, poderiam contar com a minha ajuda, e assim elevar o espirito Á Borliu a um nivel bem mais alto.

Em breve coloco aqui umas fotos e o track do local deste ST.

Abraços, e boas pedaladas para todos
 

Chinês

New Member
:arrow: ÁsDoPedal a tua ideia é fabulosa, já fiz uma intervenção parecida aqui na mata da machada (Barreiro) com limpeza de trilhos e construções de shores (pontes em madeira) por de cima de linhas de água que impediam a passagem, pois os trilhos não se conservam sozinhos, temos de tratar deles para eles tratarem de nós!

Alinho na ideia do ÁsDoPedal em tornar ciclavel aquele ou outro trilho que apareca pela frente na Arrábida! :mrgreen:
São muitos os que por ali pedalam na Arrábida MAS são poucos os que se preocupam em ali poderem passar Amanhã :shock:
 

meiabola

Member
Boas Ricardo,

Apesar de ficar derreado com o que fizeram ao single do tronco e, na minha modesta opinião, em 1º lugar não vou ser igual a eles e agarrar na enchada e abrir novos singles onde eles não existem....o mais que posso fazer é começar a passar de bike em locais por desbravar até abrir caminho (o que já está a ser feito :wink:)....quando estiver ciclavél logo se passa. Em 2º lugar o single do tronco, quando existia na sua totalidade, tinha cerca de 1200 metros na vertente Oeste daquela encosta da Serra de S.Luis dai que acho dificil...se não impossivél...existir um single com 5Km naquela encosta, ainda que desbravado...mas como estamos sempre a aprender..... :s :s :wink: :wink:..a não ser que se inclua o trajecto do tanque até lá... :lol:

Ainda á pouco tempo se fizemos um single de 5km na Machada..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Existem outros que percorremos entretanto como alternativa a este...o que, como referis-te e bem, nos vai aliviando a alma !

Assm sendo e repetindo-me, não contem comigo para abrir novos singles a enchada ou catana etc....deixo esse trabalho para os cursos de água, javalis, raposas e bikers que gostam de arranhar as pernas e furar em terreno virgem... :wink: :wink: :wink:

Abraço e obrigado :yeah:
 

Ricky Rock

New Member
Ola MeiaBola,

A minha ideia nunca foi ir abrir trilhos de pa e enxada, so acho mal o pessoal reclamar da destruição deste ou daquele trilho, quando me deparei com com aquele trilho espectacular e que pelos vistos ninguém utiliza. E como tenho as minhas duvidas que aquilo vá ao sitio so pela passagem do pessoal, é que sugeri de o pessoal ir desbastar os arbustos e ramos que invadem o trilho, poies ele está muito bem marcado no terreno, ou seja o piso está excelente, apenas não se consegue passar em metade dele pela vegetação.

Deixo aqui uma localização dele, e umas fotos que tirei, não sei se é nessa serra que falas, pois ainda não distingo muito bem as zonas da Arrabida.

st2gh5.jpg


Umas fotos:

pic000232dn7.jpg


pic000282fr3.jpg


pic000292bt9.jpg


pic000312xo6.jpg


pic000342hl5.jpg
 

Barney

New Member
Esse trilho e pouco utilizado pelo fgacto de ir acabar no alcatrao e a unica soluçao e voltares no sentido contrario tambem por alcatrao, esse trilho e mais utilizado para passeios pedestres.
 

Ricky Rock

New Member
Barney said:
Esse trilho e pouco utilizado pelo fgacto de ir acabar no alcatrao e a unica soluçao e voltares no sentido contrario tambem por alcatrao, esse trilho e mais utilizado para passeios pedestres.

Boas Barney,

No fim daquele trilho existe outro que te leva até a zona das praias, só não o fizemos por ter medo que estivesse na mesma como aquele, e do fim desse pode perfeitamente ir-se junto das praias até á Secil e dali voltar a embrenhar na Serra. Mas é apenas uma opinião. Se este trilho fosse na minha zona, acaba-se no alcatrão ou não, não desperdiçava a qualidade dele por isso. 5 km de pura adrenalina com aquela paisagem não se encontra em qualquer lado.
 

huppy

Member
Boas Pessoal

De facto vou ter que concordar com o AsDoPedal, fui um dos pouco felizardos que no sabado teve o prazer de por ali passar, o trilho deveria ser 1 pouco desbastado, nada de abrir novos trilhos, só mesmo cortar umas "ervinhas" aqui e ali, porque de facto a arrábida e fantástica, mas com a vista que aquele trilho tem não deve haver mais nenhum vos garanto!
Ate diria mais, acho que a malta deveria ir la toda ver o trilho e perceber do que falamos, e então ai argumentar e tirar suas conclusões!

Abrazzi
 

meiabola

Member
Boas Ricardo,

O single do tronco que estávamos a falar fica na Serra de S.Luis dai que na altura tenha dito que single de 5km ali seria dificil, e este maravilhoso single que fizeste fica em plena Arrábida. Fi-lo uma vez até á zona do convento mas foi em pleno Julho com o sol a bater de chapa nessa encosta Sul e estava tão fechado a mato que grande parte foi feita a pé...já para não falar dos arranhões.... :lol: :lol: :lol:

Mas se a tua ideia é apenas cortar uns ramos, a malta até organiza ai um passeio ao Domingo e vamos para lá tipo "fazendeiros" abriri um pouco mais aquilio. Existe de facto um single até á zona do Portinho mas, pelo menos no sentido ascendente, está ainda mais fechado do que esse que fizeram.

De qualquer forma parabéns pela volta e fotos :yeah: :yeah: .

Abraço.
 

huppy

Member
Boas

Óptimo meia-bola, a ideia era mesmo só isso, que como tu próprio dizes é maravilhoso, e feito nesse sentido também comentamos que seria a forma mais correcta!
Siga la então servir de "limpa-mato" porque só com a passagem como tu sugeriste, "o corpo e que paga" :evil:

Abrazzi
 

frafael

New Member
Contem comigo para esse passeio. Não há nada melhor que pedalar em trilhos novos.

Já agora, que estamos numa de desbastar mato, junto aqui um single que não sei se já experimentaram, mas que vai dar ao início do trilho da falésia, evitanto atravessar a vinha, ou pior ainda, dar a volta pelo alcatrão.
São apenas 550m, que permitem evitar os 3,2km passando pela vinha.
Tem um início técnico, e depois é sempre single, mas muito cerrado, daí necessitar do desbastamento. A grande vantagem é a vista gloriosa que se obtém da Arrábida no final, e também o tempo que se poupa.

Track para quem tem GE: http://www.box.net/shared/epbjyigoj6

Para quem não tem GE: http://www.box.net/shared/qr9etn1ztd
 

jpsantos

New Member
Boas pessoal,

Achei por bem, dividir as mensagens do tópico inicial pois já estava em off-topic, conto assim também que haja mais mobilização para estes descobrimentos e ajudas na manutenção dos trilhos.

Algumas mensagens podem estar fora do contexto, por isso pedia a vossa compreensão.

Acho que temos ai novos "Vascos da Gama" no BTT :mrgreen:


João Santos
 

frafael

New Member
Ah, já para não falar do percurso pedestre de azeitão até à estrada alcatroada lá em cima, que feito a descer (de bike) tem a possibilidade de ser o trilho mais espectacular da Arrábida.

Eu já o fiz a descer, ou melhor tentei, porque a vegetação além de ser cerrada, um gajo tem de ir o caminho todo agachado para não ficar sem cabeça. Mas é um trilho lindíssimo... talvez se passarem por lá, tal como eu fiz, aquilo vá abrindo... São 2,5km, sempre a descer (com algumas desmontagens pelo meio, pelos motivos já referidos, e tb por dificuldades técnicas)

Inicio: http://www.box.net/shared/g1p1f5eed1 fim: http://www.box.net/shared/ve4sjyzdux
 

pratoni

Active Member
Quero só fazer um alerta geral e que não quero aplicar só a este caso.

Penso que esta questão de abrir novos trilhos é preciso ser muito bom senso e sensibilidade, ou seja, nem 8 nem 80.

Não convém começar a abrir/alargar trilhos uns atrás dos outros, porque a serra, para além de ser muito sensível em termos de fauna e flora, é uma área protegida.

Lembrem-se que podem estar em terrenos privados e que os donos possam não gostar mesmo nada de ver pessoal a cortar ramos e outras coisas nos terrenos deles!

A reacção pode ser imprevisível ou mesmo haver casos de depois pagar o justo pelo pecador...

Lembrem-se também que esses ramos que estão a cortar, poderão ser algumas das espécies protegidas no parque...

Não estou a dizer que no caso específico relatado pelo ÁsDoPedal se apliquem as premissas anteriores mas, sinceramente era desagradável eu ou outro gajo ir muito bem a passear na serra em trilhos "novos" e levar com um dono furibundo porque outros gajos quaisquer, que também andavam de bike, andaram a destruir mato nos terrenos dele.

Pensem um bocado nisso e se quiserem desbravar mato, façam-no só para reabrir trilhos e usem apenas as bikes e o corpinho... :wink:
 

frafael

New Member
pratoni said:
Pensem um bocado nisso e se quiserem desbravar mato, façam-no só para reabrir trilhos e usem apenas as bikes e o corpinho... :wink:

Bom, eu compreendo o que pretendes dizer, e não tenho a certeza no caso relatado pelo ásdopedal, mas nos restantes, trata-se concretamente de reabrir trilhos existentes, tanto que a maior parte deles até está marcado nas cartas militares.

Quanto ao facto de serem terrenos privados... bom, nesse caso então nem vale a pena irmos para a arrábida, já que aquilo é 80% privado. Mas sim, concordo que mexer em terrenos privados é sempre uma questão sensível.

Bom, mas tb não tenho intenção de ir com uma moto-serra cortar ramos ou arvóres ou espécies protegidas. Acho que estamos a falar daquela vegetação que bem conhecemos e que dá cabo das pernas. Acho q isso não é protegido.
 

jpsantos

New Member
Boas Sinais,

Eu sublinhei a palavra "manutenção" para tentar evitar este tipo de discussão, tudo o que passe disso, como é obvio estou totalmente contra, penso também, que as pessoas intervenientes neste tópico tenham a mesma ideia.


João Santos
 

huppy

Member
Boas

Volto a friziar a ideia que sábado nos surgiu era só mesmo devastar as ervinhas que impediam a passagem, e que nos arranhamos todos completamente, nada de alargar ou abrir singles novos, tipo apenas limpeza superficial!

Abrazzi
 

Barney

New Member
pratoni said:
Quero só fazer um alerta geral e que não quero aplicar só a este caso.

Penso que esta questão de abrir novos trilhos é preciso ser muito bom senso e sensibilidade, ou seja, nem 8 nem 80.

Não convém começar a abrir/alargar trilhos uns atrás dos outros, porque a serra, para além de ser muito sensível em termos de fauna e flora, é uma área protegida.

Lembrem-se que podem estar em terrenos privados e que os donos possam não gostar mesmo nada de ver pessoal a cortar ramos e outras coisas nos terrenos deles!

A reacção pode ser imprevisível ou mesmo haver casos de depois pagar o justo pelo pecador...

Lembrem-se também que esses ramos que estão a cortar, poderão ser algumas das espécies protegidas no parque...

Penso que a zona do single do tronco tambem é zona protegida como tantos outros e no entanto e ver maquinas a lavrar mato sem o minimo de cuidado para com essas especies protegidas, penso que uma catanada ou duas nao fazia grande mal.
 

pratoni

Active Member
barney, concordo contigo que ver aquilo a ser feito no single do tronco causa, no mínimo, uma certa "indigestão"...

Aquilo parece-me, claramente, um futuro acesso a mais uma casinha "recuperada" para mansão em pleno parque... :s
 
Top