Novos manípulos sram X9 3x9 2013 vs antigos

njsfer84

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Boas pessoal.
venho aqui pedir a vossa ajuda para uma questão:
Tenho a transmissão toda Sram X9 modelo de 2010 e acontece que já é a terceira vez que tenho um problema (não sou o único ao que parece) no manípulo do lado direito (o que controla o desviador traseiro) em que quando meto uma velocidade, a patilha não recua. Já resolvi o problema 2x (a primeira com sucesso e a segunda consegui desenrascar) mas voltou a acontecer o mesmo e acho que está na altura de mudar o manípulo. Isto porque aquilo é muito difícil de montar e creio que não ia ficar a 100% de novo e como numa loja não me farão isso com um preço que compense, estou a pensar em comprar um manípulo(s) novo(s).
Pensei em comprar o par Sram X0 de punho ou então os X9 Trigger parecidos com os meus, mas o modelo de 2013.
A minha primeira pergunta é a seguinte: alguém sabe se os X9 Trigger de 2013 são melhores que os meus actuais (creio serem os de 2010) e que não tenham o problema crónico dos meus?
A segunda pergunta é qual acham que é melhor opção: os X0 de punho ou os X9 trigger, visto que o preço entre os dois é semelhante?
Eu nunca usei os X0 de punho, mas tanto ouço falar bem, como vejo pessoal reticente, por isso venho pedir a vossa opinião...

Cumprimentos e obrigado
Nuno Fernandes
 

TeZz

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Quando dizes a patilha nao recua, é depois de meteres a mudança certo?
Isso em principio nao tem a ver com o manipulo que sera peça inocente, mas falta de tensao no cabo, logo o problema vem do desviador , ve se esta td bem com a tensao da mola, e cheka a corrente, se esta com o tamanho adequado para as relaçoes que tens
 

njsfer84

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Sim, é depois de meter a mudança, mas o problema não é do desviador nem de algum problema nas bichas "que por acaso são novas" nem com o cabo.
Eu sei isso porque já experimentei fazer tirar o cabo e a patilha não recua na mesma.
O problema é este: http://www.youtube.com/watch?v=4e7nZNbP_7U
E a solução é esta: http://www.youtube.com/watch?v=qskSMBamxsU
A questão é que é complicado fazer o que explica no vídeo, apesar de o gajo no vídeo o fazer na boa.
No meu caso, ao enrolar a mola na maior parte das vezes ela fica entalada no vedante de borracha e naquela chapinha redonda e tenho de voltar a tirar tudo e meter tudo de novo.
Os shifters têm um funcionamento exemplar e sempre tiveram até eu ter este problema, mas acho que são feitos para quando avariarem, um gajo ter de comprar outro.
Primeiro porque numa loja eles não se dão ao trabalho de andar a montar e desmontar o shifter todo para ficar em condições (ou se fazem isso têm de levar caro porque dá muito trabalho) e depois porque se fôr uma pessoa a fazer em casa precisa de muita perícia e sobretudo de muita paciência.
Simplesmente acho que podiam ter um funcionamento bem mais simples.
 

TeZz

New Member
olha amigo quanto ao titulo da thread, o que te posso dizer, é que estou a meter agora uma transmissão sram x9 , (como podes ver na minha thread) de 2013 , e espero que nao tenha esse problema, se tiver, darei feedback
preço semelhante? o manipulo direito x9 é no maximo 40 euros arranjando por 37 ..etc o XO é um manipulo de 80.. é o dobro.. dai ter optado por x9 ..
 

flipper

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O responsável pela prisão dos Shifter's X-9 é o parafuso que aperta do lado da alavanca que se encontra muito justo no casquilho de nylon da peça de baixo, impedindo que a mola conseguisse vencer a prisão.
Vê este topico" http://www.forumbtt.net/showthread....-Man%EDpulo-SRAM-X7-0-%96-9-Velocidades/page4 "

Para resolver o problema não é necessário desmanchar o shifter basta apenas retirar o parafuso que aperta do lado da alavanca e passar com uma lixa fina para retirar algumas rugosidades e voltar a montar o parafuso, este deve entrar sem esforço (este trabalho têm de ser feito por duas pessoas, uma segura no shifter para este não se desmanchar e a outra desaperta e repara o parafuso).
Eu resolvi o problema assim e agora tenho os meus shifter X9 a funcionar como novos
 
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njsfer84

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Pessoal, obrigado pelas dicas, mas acontece que eu já tinha aberto o shifter e desta vez não ficou a funcionar.
Acho que vou comprar uns novos.
Portanto se puderem opinar sobre o primeiro post meu (manipulos sram X9 2013 vs 2010 ou X0 de punho) agradecia.

Cumprimentos
 

demorider

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Boas,

Eu tive um x9 de 2012(penso eu) é igual a da imagem em baixo e tambem me aconteceu o mesmo que aconteceu ao teu a patilha de meter mudanças por vezes não recuava mas como estava na garantia foi reparado e no resto do tempo que o tive (cerca de 4 meses) não voltou a acontecer, depois troquei-o por um x0 de 2013 apenas porque foi um excelente negocio senão ainda hoje andava com o x9 porque alem daquele pequeno problema sempre foi um reloginho suiço a trabalhar..

Se é melhor que os de 2010 não faço ideia, nunca andei com nenhum x9 de 2010.. Quanto ao x0 de punho já experimentei um numa bike de um colega e não gostei, prefiro os trigger mas acho que isso vai do gosto de cada um, pode ser uma maravilha para uns e pessimos para outros..
 

njsfer84

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Pois, é diferente do meu de 2010, pelo menos no design.
Se o teu tinha o mesmo problema, suponho que os de 2013 não serão excepção.
Muito mau para uma marca como a Sram, ainda pra mais numa gama média/alta.
Os meus sempre funcionaram 5* mas com este problema deixa-me a pensar seriamente.
 
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