Novos formatos de provas de btt!!

maratonbiker

New Member
Ola pessoal ,
Ora aqui estou eu para vos lançar mais um topico ......
Desta vez sobre o tipo de provas que temos em Portugal. Como praticante e participante durante varios anos, em todo o tipo de eventos com varios formatos, cheguei á conclusão que algo está a mudar.
As maratonas da "fitinha na arvore", os passeios com guia, as provas de cross.........o pessoal já está fartinho disso.
Se houvesse uma estatistica para ver o nr de ciclistas que se desloca ás provas hoje e á uns 5 anos atrás , iriam ver a diferença.
Já para nao falar daqueles que ja foram a tantas que como é sempre a mesma coisa enjoaram...............eh eh eh ( o meu caso ).
Neste momento só existe um formato que me atrai, Geo-raid series .
Em primeiro lugar os cenarios escolhidos, segundo as regras do jogo, terceiro a componente Gps , que dá hipotse as equipas mais fracas fisicamente de se aproximarem na classificação daqueles que nada fazem senao treinar como se fossem ciclistas profissionais ( pois esta malta vai tao sega que se farta de enganar no caminho....eh eh eh ).
O que acham destes novos tipos de provas ???
Será que as maratonas tem os dias contados ???
Será que vai ser com em Espanha , 80km para que a malta nao tenha de gerir o esforço e possa ir sempre a fundo ???

Abraços
 
Last edited by a moderator:

Marko_Pinho

New Member
Infelizmente ainda não tive oportunidade de experimentar um Geo-Raid ou qualquer outra prova por GPS mas estou muito tentado a isso, provas de 100 e muitos km guiados pelo GPS deve de ser brutal, levar o corpo ao limite em termos de resistência....quem sabe um dia!!!!!!!


Mas realmente o teu ponto de vista esta muito certo, isto esta a mudar e ve-se menos gente nalgumas maratonas......
 

visiense

Member
Eu acredito que algo irá mudar, e que as provas de BTT não irão ficar limitadas às maratonas, sendo que novos formatos, principalmente aqueles que consistem em provas mais duras, mais longas, e por vezes, que duram mais dias, são apelativos. No entanto, são apelativos para quem tem capacidade física para isso, e também disponibilidade. A verdade, é que para a maioria, é mais cómodo as maratonas. Tanto são, que ao contrário do que dizes, na minha opinião, neste momento há um número bem maior de eventos que havia à 5 anos atrás, e uma grande adesão, mesmo às maratonas menos conhecidas.

Quanto a formatos diferentes, tens por exemplo o Uphill de São Pedro do Sul, uma prova diferente, bem dura mas muito aliciante, e que no entanto, e apesar da qualidade do evento, e do dia espectacular de btt que é, tem uma adesão muito baixa, na ordem dos 60/70 atletas. No entanto, noutras provas nas mesmas zonas, mais tradicionais, sem a mesma qualidade, têm sempre no mínimo 300 atletas.

Novos formatos é bom, muito bom, mas pensar que irão substituir as maratonas, não acredito.

cumps
 

Narciso Magalhães

Active Member
Na minha opinião o Geo-Raid Séries tem duas grandes limitações à partida, independentemente da capacidade fisica dos participantes, nomeadamente o uso do GPS (que ainda muitos de nós não temos) e a obrigatoriedade de fazer a prova em equipas de dois elementos.
 

jginja

New Member
Viva.
Já muita coisa mudou.

Quando comecei no BTT, por volta de 1994, os passeios e repito, passeios, eram guiados com guias e a quilometragem era muito baixa. Não havia muita coisa além dos 35 a 40km. Tinham um carácter mais descontraído. As bikes também não permitiam andamentos muito velozes.

Vai continuar a haver todo o tipo de eventos betetísticos. Com e sem carácter competitivos, com mais e menos quilómetros, com e sem gps, enfim, uma infinidade de temáticas.

Acredito é que cada vez mais os eventos de longa duração serão cada vez mais populares, visto que os equipamentos são cada vez mais evoluídos e permitem andamentos mais rápidos e mais confortáveis.
Além do mais o BTT, enquanto desporto, amadureceu e é natural que nós exigamos eventos diferentes. Talvez daqui a alguns anos estejamos a discutir o acesso aos trilhos bem como a criação / reconversão de parques naturais à prática do BTT.

Uma coisa eu sei, é que o evento dominical com direito a almoço, no futuro deverá ser repensado. Porque não eventos de fim de semana com opção do participante fazer o evento no sábado ou no domingo? Naturalmente o percurso seria o mesmo.
Mais eventos em linha e não só circulares. Quilometragens mais altas.

Tenho ideia é que as lojas de bicicletas são pouco dinâmicas na criação de grupos de pedalada. Podiam organizar voltas informais, como se fosse apenas um grupo de amigos que pedala, ao final do dia, à hora de almoço, ao sábado à tarde, ao domingo, nos feriados. Enfim, poderiam colher proveitos ao organizarem estas voltas informais e repito, informais.

Boas pedaladas
 

pirilampo

Member
Mas já começam a existir alguns "passeios" guiados por gps, a custo zero, e que pelo tenho visto e ouvido o pessoal tem adorado imenso...estou a falar do Arruda-montejunto-Arruda, ou o Arruda-Atlântico-Arruda...sem stress, sem tempos...um pouco diferente do geo-raid...mas com o mesmo objectivo...seguir um track de gps e chegar ao fim.
No que consta a não se ter gps...como tenho visto nestes percursos, quem não tem "agarra-se" a pessoal que tenha o mesmo andamento e vai por arrasto...eu por mim já tenho levado e trazido pessoal assim, e não vejo mal algum...
Também já vi(não me lembro onde), um passeio/maratona onde podias alugar o gps, o mesmo era fornecido pela organização...
Eu sou apologista deste tipo de prova...vou a duas ou trÊs maratonas por ano, em locais que eu sei que mesmo possuindo o track não conseguiria passar, porque são terrenos particulares e bem fecahdos, o resto vou á descoberta e agradecendo sempre ao pessoal que vai colocando os tracks na net para podermos conhecer este maravilhoso portugal.Aqui ficam aqui os meus "bitaques"...
 

Man_In_Blue

New Member
O que eu gosto é de pedalar e divertir-me com os amigos :)
Á dois anos atras eu e mais dois amigo iamos no minimo a uma prova/passeio, maratona/meia maratona (o que quer que fosse) queriamos era conhecer as serras de portugal e divertirmo-nos no entanto a moda pegou mesmo e os preços das inscrições aumentaram imenso e deixamos de ir. Actualmente vou a duas ou tres por ano e chega. As inscrições a meu ver estao muito caras.
Quanto a voltas diferentes eu pessoalmente adorava participar num Geo raid ou em travessias, é algo que acho que iri adorar mas tenho falta de disponibilidade para participar nesses eventos, talvez se pegar moda consiga conciliar um ou outro e participar.
O GPS ainda não está bem incerido na pratica do BTT, apesar de muita gente já possuir um aparelho á muitos mais que nao o têm e entao aquelas provas exclusivamente guiadas por GPS tornam-se mais complicadas.
 

mirkud

New Member
Na minha opinião o Geo-Raid Séries tem duas grandes limitações à partida, independentemente da capacidade fisica dos participantes, nomeadamente o uso do GPS (que ainda muitos de nós não temos) e a obrigatoriedade de fazer a prova em equipas de dois elementos.

além de que os Geo-raid tem outro senão o preço de participação não é nada acessivel,
se bem que pelo que tenho visto tem tido as inscrições esgotadas ou quase.

organizações tipo GEO-RAID sim, mas talves mais baratas,
 
Eu, por exemplo, não gosto muito do tipo de evolução que tem acontecido nas "Maratonas" nos últimos 3-4 anos:
- Dantes, uma maratona tinha 80-85 km, o tipo de terrenos era mais diversificado e equilibrado, e o vencedor fazia por volta das 3h00m de prova!
- Hoje a maior parte das maratonas têm cerca de 60km, mas o vencedor continua a fazer um tempo por volta das 3h00m de prova! Contudo os percursos são bastante mais extremos e perigosos, sobretudo com a "moda" das descidas tipo "downhill", em que cada vez mais participantes vão dar a sua visita ao hospital! São também muito mais destruidores de material! Acho que se confundem cada vez mais percursos duros e técnicos, com perigo e espatifar material!

Em relação às novas tendências do BTT, estou a gostar das experiências, já com algum sucesso, que estão a ser desenvolvidas por empresas de aficionados, como a Nexplore e a Trilhos Vivos! Por enquanto a falta de apoios e a reduzida procura ainda tornam esses eventos um pouco caros, mas penso que terão futuro! Quem sabe se numa destas empresas (ou outra), não existirá o embrião para um hipotético futuro grande evento internacional em Portugal, por etapas?
Na minha opinião, gosto da filosofia de BTT da travessia calma de 120-150 km, para fazer em comunhão com cenários paisagísticos giros e diversos, durante umas horas; ao invés de andar a espatifar o corpo e a bicicleta durante 35-40km e duas horas, de forma furiosa e por vezes do "vale-tudo"!

Agora peço a atenção dos leitores, para explanar uma ideia pessoal!

O tipo de evento que eu gostaria de organizar aqui pela minha zona, seria uma volta de BTT/Safári Fotográfico, de divulgação das potencialidades da região e tentando fazer a lucro 0, com o valor da inscrição apenas a cobrir os custos!
A minha ideia seria a de um evento guiado com 120-175 km de extensão, para fazer durante as horas de sol de um dia de fim de Primavera, num grupo reduzido (50-75 pessoas), com umas 20/25 paragens em locais susceptíveis de dar bons motivos fotográficos, mas também com algum BTT puro incluído (zonas íngremes, single tracks, etc...)!

Da vossa parte, acham que este hipotético tipo de evento (BTT/Safári Fotográfico), de divulgação e não-competitivo, poderia ter futuro?
 

Patitos

Active Member
Na minha opinião, a moda dos georaids, são para um determinado tipo de pessoas com algum poder economico, pois inscrições, alojamentos, combustiveis, portagens, compra gps etc ,não são para todos.
Depois temos a vertente desportiva, e subjacente a altimetria e km, mais uma vez aqui não é para todos. Pois só quem está minimamente preparado consegue terminar e divertir.se ao mesmo tempo.
Provas longas????? para qué ? Qual o objectivo ? provar o qué a quem ? Voçes já repararam que 90% do pessoal pagante, é o pessoal que vai para se divertir ? Esses é que sustentam as provas, e não um numero reduzido de "ELITES" que participam para ganharem.
No entanto o que conta, é o que cada pessoa se divirta da melhor maneira possivel.
 

Nozes

Active Member
Ora eu achei o título deste tópico tão promissor,que me esqueci que o btt na vertente XC/Maratonas de hoje em dia é mais limitado do que nunca.
A segmentarização tanto das bicicletas como consequentemente dos utilizadores e provas tem-nos afastado uns dos outros,hoje em dia quem tem uma bicicleta com suspensões com muito curso não alinha em maratonas,assim como alguém que tem uma bike de XC não se mete por trilhos complicados (estou como é claro a generalizar).
Respondendo ao tópico,concordo plenamente que são necessários eventos competitivos diferentes do comum.A mim pessoalmente utilizar um GPS não me atrai,embora possa concordar com as potencialidades. Mas é mais necessário pensar nas provas de outra maneira,e por outros caminhos,na minmha opinião.
Enduro: Como alguns devem conhecer das competições motociclisticas,um Enduro é uma prova disputada num percurso em que apenas algumas das partes são cronometadas. Se adaptarmos isto ao btt de xc/maratonas,poderíamos ter por exemplo um passeio de 40km em que tivesse 10km a rolar+5 a subir+3 a descer cronometrados.Durante o resto do percurso podiam-se trocar peripécias e sensações com os adversários/amigos,nas calmas.Participei em 1996 numa prova nestes moldes,em Porto de Mós,e foi uma das mais divertidas em que participei.
Juntar várias modalidades na mesma competição: No próximo 5 de Dezembro realiza-se na serra da Lousã o primeiro Tribike,que é uma inovadora prova que junta XC,estrada e Downhill. É obrigatório o uso de 3 bikes diferentes,e a prova pode ser realizada por equipas de 3 atletas ou a solo. Eu estarei lá,e tentarei fazer a prova a solo ;) Informações aqui: http://www.montanha-clube.pt/index.php?option=com_ignitegallery&task=view&gallery=1&Itemid=6

Mas o que é necessário mesmo é arriscar,e pensar um pouco além da "rotina".Embora não concorde quando o autor do primeiro post diz que as pessoas estão fartas dos tradicionais formatos,penso que só temos a ganhar com novos eventos!

Boas pedaladas
 

Espigão

New Member
Será que as maratonas tem os dias contados ???

Só no passado dia 19 de Setembro do corrente ano:

- VI Maratona Rota do Presunto - Chaves (percurso sinalizado) - 900 participantes

- 5ª Maratona ATV55 - Torres Vedras (percurso sinalizado) - 500 participantes

- 3.ª Maratona BTT Rota da sopa de pedra - Almeirim (percurso sinalizado) - 730 participantes

- III Maratona bttGardunha / motobrioso (percurso sinalizado) - 300 participantes

- IV Maratona BTT "Cidade de Évora" (percurso sinalizado) - 600 participantes

- 5º Raid BTT de Gatões – Gatões / Montemor-o-Velho (percurso sinalizado) - 500 participantes

- 24 Horas BTT Parque do Jamor (circuito sinalizado) - 400 participantes

Isto só num fim de semana...

E por acaso nesse fim de semana, também aconteceu um evento "guiado" por GPS, o Raid GPS GL70 Grândola > Lousal - Grândola com a participação de 19 atletas...

Ou já neste fim de semana o Sudoex - Caldas de Monchique com 33 participantes...

Acho muito bem que existam várias opções de escolha e que todas elas possam ir ao encontro dos gostos de cada um o que não percebi muito bem, foi mesmo a parte das "maratonas terem os dias contados"...

Se alguém me puder explicar, agradecia... isto é, perante os factos que acontecem a cada fim-de-semana...

Cumprimentos

Hugo
 

visiense

Member
Hugo, foi o que disse logo inicialmente. Estão, é verdade, a aparecer novos formatos, e até alguns deles muito interessantes, mas a verdade é que nunca houve tantas maratonas e com tanta adesão. Por isso, colocar esses formatos a "subjugar" as maratonas é pura ilusão. Eu dei o exemplo do Uphill SPS, e tu deste mais dois, e mostra bem a popularidade dos vários formatos. E aqui nem se discute o que é melhor ou não, pois tudo é uma questão de gosto e de disponibilidade.

Bruno Santos, ao contrário do que dizes, a maioria das maratonas têm entre os 70/80km, e não os 60 que disseste. Também existem, mas basta ires à promoção de eventos e veres a informação sobre as maratonas. e ficas elucidado.


Cumprimentos
 

Fario

New Member
Eu sou da opinião que os eventos de hoje têm os dias contados.
Não tanto pelo seu conceito e formato, mas sim pela qualidade que as diversas Organizações empregam nelas.
Hoje em dia qualquer grupo de amigos que dá umas voltas ao Domingo Organiza uma Maratona lá na Aldeia. Basta para isso conhecer uns trilhos e falar com a clube de futebol lá do sitio para disponibilizar os balneários e o refaitório, e ainda por cima não são nada meigos a cobrar a inscrição.

Pois bem, mas isto está longe de agradar o Povo e contam-se pelos dedos as Organizações capazes de Organizar um evento como mandam as regras. (Ainda agora se viu a vergonha que foi as 24H do Jamor... 40 euros por cabeça)

Por estas e por outras, é que este ano pôs os pés numa Maratona apenas, que está enquadrada no tal grupo dos que sabem Organizar alguma coisa, Évora.

Cada vez mais procuro o tipo das provas Geo-Raid com GPS e prácticamente em autonomia.
Na minha opinião são sem dúvida o formato que vai vingar muito em breve. (Só tenho uma coisa a apontar, os valores da inscrição são muito altos e não justificam esse valor)
 
Last edited:

clms

New Member
Na minha opinião, a moda dos georaids, são para um determinado tipo de pessoas com algum poder economico, pois inscrições, alojamentos, combustiveis, portagens, compra gps etc ,não são para todos.
Depois temos a vertente desportiva, e subjacente a altimetria e km, mais uma vez aqui não é para todos. Pois só quem está minimamente preparado consegue terminar e divertir.se ao mesmo tempo.
Provas longas????? para qué ? Qual o objectivo ? provar o qué a quem ? Voçes já repararam que 90% do pessoal pagante, é o pessoal que vai para se divertir ? Esses é que sustentam as provas, e não um numero reduzido de "ELITES" que participam para ganharem.
No entanto o que conta, é o que cada pessoa se divirta da melhor maneira possivel.

não podia estar mais de acordo

e concordo também com o espigão

agora como na nossa natureza só se aguenta os mais fortes, logo à primeira todos podem ser enganados, agora a 2.ª já só vai quem quer, e o que não falta aí são maratonas já com vários anos

conheco n. pessoal a andar de bike e entrar em maratonas e competições, e desses só conheço meia duzia a fazer geo-rides, é preciso, tempo, dinheiro, treino e muito mais

cump
 

Espigão

New Member
Amigo Espigão, no sudoex, não são 33, são mais......são 34

Sim... e na Maratona de Évora não foram 600... foram 601...

Patitos não andei a contar ao pormenor os participantes de cada evento. Só quis apresentar factos e comparar os mesmos.

E os factos são os seguintes:

Nos tempos em que organizei algumas maratonas e outros eventos, lembro-me bem de uma das coisas que me davam mais trabalho e até quase mais despesa que qualquer outro aspecto do evento: sinalização e desmarcação do percurso. Despesas em logística, viaturas no terreno, o grande tempo dispendido na sinalização de longas distâncias e na desmarcação das mesmas e isto tudo, muito devido ao facto de apenas sermos meia-dúzia de elementos da organização.

Quem organiza este tipo de eventos e passa pelas mesmas dificuldades, sabe do que falo.

Por isso não compreendo muito bem, o porquê de nos eventos guiados por GPS, "tomem lá um track... e boa prova" e toca a pagar em média, uns 60/70€ por cabeça. Quando não é bem mais caro...

Não quero com isto dizer que não existe o trabalho que existe nas maratonas. Existe e até bem mais, até porque geralmente, tratam-se de eventos de vários dias o que implica um bom trabalho no terreno quer antes, durante e após o evento. Não compreendo é os valores disparatados de alguns eventos mesmo falando de alguns exemplos de empresas com fins lucrativos...

Mas como já disse, ainda bem que existem novos formatos de eventos e que todos eles, possam ir ao encontro de todos os gostos de cada um e acima de tudo, só vai quem quer.

Da minha parte, enquanto puder continuar a dar 15/20€ e ser bem recebido e bem servido, fazendo o que mais gosto e acima de tudo, conhecendo novos lugares, novas pessoas, novas experiências, óptimo! Só posso louvar todas as organizações que dedicam o seu tempo, o seu amor à camisola e grande parte das vezes, a sua carolice em prol da promoção desta modalidade e das suas terras.

Por isso e também da minha parte, as maratonas não terão de certeza os dias contados.

Quanto ao uso de GPS, ainda hoje usei "um" aqui pela zona de Tavira. Não conhecia nada da zona e fiquei hoje a conhecer o Cachopo. Que belas paisagens! O GPS "chama-se" Bruno e conhece bem aqui a zona. Aliás, desde que estou de férias por aqui, já recebi o convite de "n" GPS´s! Para nocturnos, diurnos, etc. Tenho a certeza que todos eles não se importarão desta comparação porque são profundos conhecedores da zona. Quando quiserem um GPS com todos ou quase todos os tracks da Arrábida, digam alguma coisa. ;) :lol:

Existem melhores GPS´s? :lol:

Cumprimentos

Hugo
 
Bruno Santos, ao contrário do que dizes, a maioria das maratonas têm entre os 70/80km, e não os 60 que disseste. Também existem, mas basta ires à promoção de eventos e veres a informação sobre as maratonas. e ficas elucidado.

Eu sei que ainda existem muitas maratonas com 70/80 km! Contudo a evolução que eu tenho notado por parte de muitas organizações nos últimos 3 anos, tem sido no sentido da redução progressiva da quilometragem, enquanto os percursos escolhidos se têm tornado mais extremos e menos amigos do material!
 

pre_historico

New Member
as maratonas que se vão safar são as maratonas que se adaptam ao típico bttista pagante
- aquele que vai para mostrar a bike
- aquele que vai para fazer o seu desporto mensal
- aquele que vai para pedalar 2 horas sem se matar porque 2ª feira é dia de trabalho e a mercearia não se paga com os prémios das maratonas de btt
- aquele que vai para se divertir sem gastr arios de dinheiro (até 70km de casa e com inscrições a 15€ ou menos, ou 25 com jersey)

e com isto reunem-se 90% dos bttistas e 90% das maratonas

reparem bem que Portalegre não conseguiu preencher as vagas para os 100km. Como é que um gajo que trabalha até às 7 da tarde vai treinar para conseguir fazer aquilo em menos de 7 horas?

e - posso estar enganado - mas a Festibike de Santarém com 53km e se chover muito até lá, vai ser um grande empeno para muitos...para quê?
 
Top