Novo método de treino: o empeno instantaneo

Status
Not open for further replies.

Songo

New Member
Não sei se esta é uma modalidade muito praticada (ahah)

Consiste assim rapidamente em encontrar uma bela descida nas redondezas, e depois faze-la em "sentido contrario".

(Isto são mtas vezes as minhas voltas sozinho..com mais pessoal queremos mais relax)

So csg comparar aquilo a uma corrida de sprint, mas neste caso a uma velocidade de 1m/s no máximo hehe.

Uma x experimentei fazer uma corrida de 400m a dar o máximo, e o feeling depois disto foi mto semelhante...1 gajo fica meio tonto (falta de O2 no cerebro? lol) e desta vez quase que ia chamar o gregorio...sera do yougurt liquido bebido prai 30min antes? lol

Agora, uma versão disto mas mais soft, de subidas tramadas, (seguidas de 10min de descanso lol) servem para mais alguma coisa do que ficar meio marado?



PS: Passada 1 horita disto ja tamos como novos.
 

JorgeSantos

New Member
:shock:
Lá sabes o que fazes da tua vida.......... :roll:

Mas olha que isso não é muito....................(saudável)
 

fg

New Member
Songo

As sensações que referes devem-se a teres chegado ao teu limite máximo de batimentos do coração.

Cuidado com essas "brincadeiras" :shock:

Se queres treinar como deve ser procura um treinador ou, no mínimo, procura informar-te sobre alguns principios básicos de metodologia do treino.
 

nasp

Member
è pá o songo, olha que as flores nas floristas tao muito caras, nao dá lá muito jeito ter de as comprar agora, enato ve lá se tens juizo e nao das trabalho ao pessoal. Ultrapassar tantas vezes o teu limite cardiaco nao é nada aconselhavel, e nao nao foi do iogurte liquido que ficaste maldisposto foi o teu organismo a preparar-se pra uma eventual paragem cardiaca, topas
 

Songo

New Member
Dasss :x

É melhor masé tar sussegado entao :evil:

E isto como é obvio não é sempre assim (foi a primeira vez),

depois de há primeira tentativa n ter csg fiquei um bocado chateado :s


---------------

Tenho de arranjar 1 dakelas cenas para medir os bpm :shock:

e obrigado plos conselhos, vou ter mais cuidado :roll:
 

penhasmac

New Member
Uma vez tambem fiz isso andar no limite da velocidade numa descida acentuada de 2 kilometros e depois quando cheguei lá abaixo andar no limite da velocidade a subir. Posso dizer que quando cheguei ao cume e parei e respiração era tão forte que tambem fiquei mal disposto e ia chegando a vomitar. Tambem nunca mais o fiz.
Mas tambem não vejo qual é o mal de vez enquando subir uma paredes a bombar para puxar pelos musculos e sentir todo o corpo no limite das forças, acho que isto tambem traz preparação para dar força na pernas e dar preparação á caixa toraxica, é assim que sabemos qual é o nosso limite de forças ou respiração para conhecer-mos melhor os limites do nosso corpo
 

GeoGama

Member
Ultrapassar tantas vezes o teu limite cardiaco nao é nada aconselhavel, e nao nao foi do iogurte liquido que ficaste maldisposto foi o teu organismo a preparar-se pra uma eventual paragem cardiaca, topas

Ah então é isso! De umas vezes para cá (especialmente neste dias que veio esta onda de calor) tem-me acontecido isso e especialmente depois de uma sessão na bike estática. Cerca de dois minutos após saltar da bike e após os alongamentos dá-me tamanha indisposição no estomago e começo a ver tudo a andar a roda por momentos, além de uns suores frios, pensei que era do calor , mas afinal..
Já encomendei um polar CS400, tenho de passar a contabilizar mais precisamente os meus limites pelos vistos.....
 

Abreu

New Member
Eu acho que para se ter boa preparação física, não é preciso treinar até à exaustão...
Não seria melhor treinar com regularidade e com moderação? Ir progredindo... digo eu. 8)
 

andrextr

Active Member
Cromos...

Vocês vomitam e sentem-se tontos porque essa parvoíce de andar no "red line" origina acidose (o sangue fica excessivamente ácido)... Uma forma de o organismo se libertar do excesso de ácido, é vomitar o ácido produzido pelo estômago (ácido clorídrico).

A acidose acontece porque vocês estão a trabalhar em anerobiose e o oxigénio que consomem não é sufeciente para a energia que estão a gastar.

Basicamente estão a puxar pelo motor, e o turbo não consegue injectar mais ar para queimar....

Isso como podem ver é optimo para a saude, e se não fossem as nauseas, a acidose seria mais severa ainda e vocês entravam em coma, o que é fantástico.... :tungas:

Caso algum de vocês tenha um pequeno defeito cardiaco, acho que este tipo de actividade pode ser util para o identificar, na pior das formas.... :s
 

penhasmac

New Member
Mas quando digo subir uma parede a bombar no limite das forças e naqueles dias que vamos no passeio sempre a andar devagar e fazemos 20 ou 30 quilometros mas no meio do percurso aparece uma subida inclinada mas pequena digna de ser subida a abrir
 

andrextr

Active Member
pois, mas não é isso que faz vomitar... isso também eu faço.... pequenos sprints não fazem mal... mas quebram o ritmo todo, e ficas a arfar meia hora para eliminares o acido láctico que produziste...

agora quando andas no red line durante bastante tempo, sai fumo..... neste caso, sai o iogurte... :roll: :greg: .... e isso é sinal que exageraste!
 

nasp

Member
Eu acho que para se ter boa preparação física, não é preciso treinar até à exaustão...
Não seria melhor treinar com regularidade e com moderação? Ir progredindo... digo eu.


Pois é isso mesmo, e para alem disso nunca nenhum treinador oi coisa que o valha aconselha a treinar ou andar sempre no redline, convem forçar sempre mas sem reds, tal como nos carros o motor ressente-se e algum dia dá o estoiro.

Acho boa ideia comprarem um pulsometro, mas têm se o saber usar senão é mais peso na bike sem necessidade, mas pra alem disso voces nao conhecem os vossos limites :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: porra eu conhecios logo na 1º ves de btt e a partir dai tenho vindo sempre a melhora-los mesmo sem pulsometros.
 

Songo

New Member
Calma que o yougurt n saiu, n kero exagerar o que aconteceu, mas sem duvida que não é eficiente fazer aquilo (NEM SEGURO plos vistos) porque ainda fiquei uns 5 minutos a descansar bem...

Depois disso como disse tava como novo quase, era o tipico cansaço "na respiração" e não "nas pernas" que passa mais rapidamente..

Uma coisa que também pode ter influenciado pode ter sido a água que bebi (andrextr explica la que de H2O percebes tu :D ) o bidon que normalmente me dura para voltas de 2-3 horas hoje foi despachado em 30min. Claro que também não tava muito fresco, mas eram prai 9:30.

Espero que este topic sirva tb para algumas pessoas (como eu) terem mais cuidado, e é o que vou fazer daqui para a frente sem duvida.


Ps: Quanto ao treino..so meti a palavra "treino" no topic porque achei que ficava engraçado (parece que nao) apenas fiz isto porque, claro, toda a gente gosta das descidas, e plo menos eu acho as subidas muito longas um bocado secantes, sozinho especialmente, e em subidas mais "dificeis" tem uma pica extra.

Ps2: tou decidido a comprar um pulsometro ou assim para controlar o bpm mas "live" fui agora ver uns e (para alem de ter descoberto que sao bem mais caros que online.."no shit sherlock") parece que tem todos uma cena para usar a volta do tronco...que deve ser chato..n há nenhum com 1 braçadeira no pulso?

Ps3: Curiosidade, consigo contar as minhas pulsações so a olhar pro coração a bater, isto é normal? (mesmo em repouso) :D
 

GeoGama

Member
Cromos...
Vocês vomitam e sentem-se tontos porque essa parvoíce de andar no "red line" origina acidose (o sangue fica excessivamente ácido)... Uma forma de o organismo se libertar do excesso de ácido, é vomitar o ácido produzido pelo estômago (ácido clorídrico).
Sim, mas nem sempre isso é obvio, sinto-me optimo a puxar até ao ponto em que começa custar e aí hà que parar ou abrandar, a questão é que a relação causa efeito está ainda desfazada e por isso há que ter esse intervalo em conta, coisa quem nem sempre é possivel contabilizar precisamente..

Eu acho que para se ter boa preparação física, não é preciso treinar até à exaustão...
Não seria melhor treinar com regularidade e com moderação? Ir progredindo... digo eu.

Sim claro, o treino é sempre visto nessa perspectiva de progredir... mas uma das melhores maneiras para progredir é de vez em quando quebrar barreiras e objectivos estabelecidos 8)
 

usaralho

Member
Uma vez aconteceu-me algo parecido quando recomecei a andar mais de bicla. Puxei numa subida de alcatrão, que nem era muito inclinada mas ao cimo tinha a minha casa. Parei logo depois do esforço e não me senti muito bem. Sentei-me e as pernas começaram a ficar dormentes, depois os braços.. alias, ficou tudo dormente e os dedos das mãos atrofiados, não os conseguia mexer. Estava a ver que a coisa ia dar para o torto mas passou. Desde ai tenho tido muito mais cuidado com o "deitar os bofes de fora" e nunca mais aconteceu mas também já tenho mais resistência :mrgreen:
 

andrextr

Active Member
Songo said:
porque ainda fiquei uns 5 minutos a descansar bem...

Depois disso como disse tava como novo quase, era o tipico cansaço "na respiração" e não "nas pernas" que passa mais rapidamente..

Depois de um sprint qualquer um fica a arfar 5min... é para fechar o chamado Ciclo de Cori ! :D

cori.gif


Ora aí está ele! Que beleza! :D
O que isso significa é que a energia em sprints é obtida por glicolise em anaerobiose (ausência de Oxigenio). Este metodo de produção de energia é muito pouco eficiente e produz apenas 2 ATPs no musculo por cada molecula de glucose (ATP é a molecula da energia). Durante o sprint, produzes como consequencia o ácido láctico (lactato), que vai ser convertido pelo figado a glucose à custa de 6 ATPs !! :shock:
É este consumo brutal de ATPs para eliminares o ácido lactico que te fazem arfar que nem um cavalo durante 5 minutos! Por isso é que um maratonista nunca sprinta a meio da maratona e mantem a velocidade constante em aerobeose, porque se passa o limiar da aerobiose, começa a produzir ácido láctico, e xau ... fostes :mrgreen:

Como podem ver, a bioquimica é um espectáculo ... basta ver o reclame da RedBull:
http://www.youtube.com/watch?v=4CjUudF3DJE
:mrgreen:
 

Songo

New Member
Nice,

Ainda me lembro de falar disso em biologia, dos 2 ciclos em que o que tinha O2 produzia (obviamente) mais ATP e com um "custo" mais baixo.

.....

Realmente é muito fixe teres um curso que trata de coisas relacionadas com (tudo) o btt neste caso, e mandares uns ensinamentos ao pessoal :D

.....

Eu so posso dizer isto:

uma estrutura fechada (suspensao tradicional) tem uma relação torção/flexão em relação ao peso tão grande a comparar com estruturas abertas (leftys) que é abismal. A lefty deve ter sido desenhada por um arquitecto sem duvida :D

E pronto, agora vou ser linxado por Cannondale fans hehe


.....


Ultimo ponto, e acho que não é preciso ir ao "estou a pensar em comprar" criar outro topico.

Quais os medidores de ppm que usam? E aquela cena a volta da cointura, modelos alternativos não há? Tive a ver nuns sites mas n falam da maneira como a medição é feita :x
 

fg

New Member
A medição é feita por um sensor existente nessa banda que se coloca à volta do tronco. Essa informação é depois enviada para o "relógio" que podes colocar no teu pulso ou num suporte apropriado, preso ao guiador. Há várias marcas, desde os mais "famosos" POLAR até aos da DECATHLON.

Se pesquisares um pouco vais encontrar alguma informação sobre pulsómetros (ou medidores de frequência cardíaca) aqui no Forum.

Experimenta começar, por exemplo, por este tópico :
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,30096.0.html
 

Override

Member
Em 99% dos pulsometros a leitura é feita a travez de sensor de peito, isto é, uma fita que poes a volta do peito, junto ao coraçao.

em relaçao ao topico. Ja me aconteceu duas vezes em que o esforço era tanto que parecia que nao entrava ar suficiente e tambem me deu assim dois vomitos mas nessa altura meti logo o pe no travao para o conta-rotaçoes descer :mrgreen:
Ja cheguei tambem a andar mais de uma hora acima dos 90% da capacidade cardiaca maxima, sem picos, no final estava bem de pernas e a nivel cardio-respiratorio mas no que toca a gasolina... estava na reserva :mrgreen:
 
Status
Not open for further replies.
Top