Novo Grupo SRAM "xx"

tkul

Utilizador Banido
Elá.........

Isso com o "Hammershit" é que vai ser trepar paredes! :lol:

Esses carretos dão para montar em cubos com o cepo em alumínio (por serem aço --> certo?) ?


PS - Então vamos lá ver... poupam na granny e parafusos! Mas depois instalam uma cassete mais pesada??? Não entendo nada disto de XC!
 

350plus

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Ze_zaskar,

Como bem sabes, já começam a aparecer umas bicicletas de roda 36'.

Se eu quisesse montar mudanças numa dessas essa cassete ia dar muito jeito.  :D
 

tkul

Utilizador Banido
Se usares 29/44 ou lá como se usa em 2x9, ou 2x10 (usando esta cassete!), ficarias com uma relação próxima de 22x28 (cassete 28-11).
Continua a não perceber... se for questão de peso, uma granny pesa e cassete de 9, pesa menos que uma cassete 10!

Uma coisa é certa, muitos ainda vão aderir à moda!
 

hmoreno

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Olá bttistas

Acho que já todos devem ter chegado à conclusão que quando tratamos de carros, roupas, mulheres, bikes, nunca há uma verdade absoluta.
Isto porque estamos a falar de gostos !
Naturalmente que não se pode comparar um Mercedes com um Kya, tal como não o fazemos entre um Alívio e um XTR.

Nunca poderemos esperar que as marcas injectem no mercado a ultimíssima evolução que fizeram....
Há que fazer render o peixe por forma a pagar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

Já aqui leio comentários de pessoal que gosta de rapidfire's e não gostam de gripshifts, pessoal que não se importava de voltar à relação 3x7, outros querem 2x11, alguns querem transmissões fechadas.

OK, o fórum é mesmo isto. Pessoal com paixão comum desenhada em traços diferentes (e ainda bem que assim é)
Gosto muito de ler as opiniões da malta. Mas gosto de lê-las quando são isso mesmo - Opiniões. Não quando são tentativas de mostrar a outros que isto é melhor e aquilo não presta !!

Não nos esqueçamos que a transmissão tem sempre uma relação importantíssima e muito directa com o rider pois há que faça provas / passeios com uma cadência média de 50 pedaladas/minuto e outros com 80 p/m.

Abraço para todos
Continuem sempre na discussão (acaba por ser saudável) mas não se esqueçam é de treinar muito e curtir ainda mais !
 

jccgold

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Eu na minha opiniao de leigo acho que 2x11 seria melhor que 3x7. A verdade é que numa cassete com 3x7 a 1ª das 3 quase nunca se usa. A nao ser que vamos pros Alpes subir a 2kms/h.
É preferivel termos 11 opcoes progressivas do que opcoes que nao se usam, nao sei se me fiz entender
 
NOVIDADES OFICIAIS!!!

Recebi um e-mail oficial da SRAM sobre o novo grupo XX....

diz: Vai haver um novo grupo de BTT chamado XX que estará acima do nível de topo, com a intenção de superar todas as necessidades do utilizador, mais detalhes serão divulgados em Junho de 2009, nunca antes, tudo o que lerem em qualquer meio de divulgação será pura especulação!

E com isto eles nos lixaram! querem mais? .... esperem! LOL

VT
 

Nuno Prazeres

New Member
Resta saber o que é para a SRAM "superar todas as necessidades do utilizador"...

Enfim... Paleiozinho comercial ao bom nível do TVShop ou coisa que o valha...

Quando oiço frases dessas fico logo com os pelos da nuca eriçados... Parece que nos estão a chamar estúpidos...
:eek:fftopic:
Neste mundo do ciclo anual Sea Otter - Interbike - Eurobike e das bicicletas do ano segunite que saem entre Julho e Setembro, parece é que o utilizador só fica a conhecer as suas "necessidades" quando sai um novo produto.

Enfim...

Para que não se pense que estou a dar para baixo na SRAM, tenho que dizer que possuo com grande satisfação algum material SRAM na minha menina.

Quanto às 10 velocidades, penso que qualquer solução fiável para passar o pedaleiro a 2 pratos é boa. Parece-me que em condições extremas é bem mais fácil ficar apeado com chupões de corrente ou com o desviador tão sujo que não passa para a avozinha à frente do que propriamente com a cassette inoperacional devido ao espaço entre carretos ter diminuido uma fracção de milímetro. Diziam-se coisas terríveis quando na estrada passaram de 8 para 9. Já vão em 11!

Se e a Shimano tivesse um XTR 44x29 era certinho que teria um com cassette de 11-34 atrás porque a mudança mais leve já fica muito próxima do limite do "vale mais ir a penantes". 44x28 ou mesmo 27 é que era na mouche... Essa é uma necessidade deste utilizador que o mercado não resolve...

Presumo que um 44x29 com 11-36 atrás e 10 velocidades seja em linha com o que temos hoje no que toca a disponibilidade de relações com a vantagem de se melhorar muito a fiabilidade da transmissão.

Convirá igualmente não esquecer que o ainda crescente mercado das 29 polegadas criou uma necessidade (sempre esta palavra) de relações mais leves. Os se tiram dentes ao pedaleiro ou então acrescentam-se na cassete... Penso que a SRAM e Shimano ainda não deram uma resposta muito boa ao pessoal da roda grande...
 

jm

New Member
Nuno Prazeres said:
Convirá igualmente não esquecer que o ainda crescente mercado das 29 polegadas criou uma necessidade (sempre esta palavra) de relações mais leves.
Nem mais, tenho uma 29" com 34 e a sensação a pedalar é como se fosse com 32 na 26", portanto se tivesse 36 atrás seria como na 34 na 26...
 

Nuno Prazeres

New Member
Rock Shox...

Não percebi se a tua resposta está em tom irónico ou não mas tenho seguido os teus posts e há ali muitíssimo valor acrescentado! Um dia destes chateio-te para ver se recupero um desviador X0 que é a menina dos meus olhos.

Por isso vergo-me perante a tua sapiência e atitude de ajuda e encaixo com humildade o teu comentário se este era irónico.

Se não, só tenho que agradecer e dizer-te que te esticaste ao meteres-me no mesmo campeonato que o Zip.

Eu tive o gosto de o conhecer (e à sua garagem) e foi provavelmente o momento de BTT mais gratificante que tive na modalidade "sem bicicleta por baixo de mim".

:back2topic:

Ainda tenho um desviador Sach Plasma de 1996 pouco antes da SRAM (que já fabricava os ESP) a comprar. Depois veio a Rockshox, a Avid e a Truvativ. Agora a Zipp. Ou seja... em cerca de 10 anos a SRAM fica em condições de fornecer todos os periféricos de um quadro com honrosas excepções (pedais, selim e pneus). Este grupo XX deve ser então um golpe comercial há muito esperado ansiosamente...

Ora isso dar-lhe-á um poder negocial face aos fabricantes que o pessoal da ilha do sol nascente não consegue ter. Não é de estranhar por isso a aliança da Fox com a Shimano a puxarem pelos tubos de direcção cónicos e pelos eixos de 15mm.

Em vez de andarem nessas batalhas podiam inventar um pedaleiro duplo para eu usar, raios... Ou então baixem as relações por causa do pessoal das 29 (que também é gente) e deixem-me aproveitar a onda porque sou daqueles que pedala mais em frequência do que em força.

Antes os pedaleiros vinham com 42 dentes. Agora é tudo com 44. Será que estamos todos mais fortes ou decidimos pedalar mais devagar? O 44x11 serve para quê? Para pedalar a descer um estradão? Já fiz o teste e se me deitar mais na bicicleta consigo ir à mesma velocidade... O 44x11 é uma "necessidade" que eu não tenho e duvido que alguém tenha.

Vamos então ver o que é esse XX. Se aponta para um duplo com relações para um mortal como eu acho muito bem. Depois é "só" convencerem-me a largar o pedaleiro XTR que para mim é de uma qualidade que não encontrei em mais nenhum modelo (e já testei alguns).
 
Olá,

Não era ironia... escreves bem, em contexto e com conteúdo!

O X0 para recuperar dá um trabalhão que nem te passa pela cabeça, levo mais tempo a mudar uma mola de um X0 do que a desmontar uma SID peça por peça.

VT
 

tkul

Utilizador Banido
A SRAM, anda com esta do... "temos uma coisa, FANTÁSTICA...mas só mostramos daqui a 6 meses!"

Foi o mesmo com o "Hammershit", com o qual, muitos referem o atrito interno da desmultiplicação, com um peso elevado, um preço fora de mercado, e a requere quadros desenhados para o mesmo (reposicionamento dos pontos de rotação real ou virtual!).
Na minha e de muitos outros é desilusão.

Tanta expectativa... e depois isto?

Agora vem o grupo XX (lembrando o nome do actual A380 que era o A3XX). Vão conseguir fornecer daqui a 6 meses, o produto que consiga igualar as expectativas dos "futuros clientes"?

Estrada pode ir com 11 velocidades, mas estes senhores rolam, e rolam durante muitos kms... e lama e ramos e tudo mais, são coisas que não entram no vocabulário (a não ser no Paris-Robaix... :lol:).
Em BTT, necessitamos de tantos mudanças?
Como já referido, hoje com 44 e 11 atrás, quem usa? Quantas vezes a usam?
E se tirassem a 11, ficando apenas com 8, iriam notar uma diferença assim tão grande?
E mesmo tirando a 12 ou 13... quantos usam? ficariamos apenas com 7... e qual é o problema?

Não gosto de ser o "Belho do Restelo", mas neste caso, e já não vendo nenhuma vantagem das 10 velocidades... com toda a problemática que isso envolve.
 

jm

New Member
tkul said:
Estrada pode ir com 11 velocidades, mas estes senhores rolam, e rolam durante muitos kms... e lama e ramos e tudo mais, são coisas que não entram no vocabulário (a não ser no Paris-Robaix... :lol:).
Em BTT, necessitamos de tantos mudanças?
Não gosto de ser o "Belho do Restelo", mas neste caso, e já não vendo nenhuma vantagem das 10 velocidades... com toda a problemática que isso envolve.

Eu muitas vezes ponho mais uma velocidade e ás vezes, tenho que voltar a meter a mudança que tinha porque a mudança que meti ou era demasiado pesada ou demasiado lenta.
Quando saírem estas mudanças não irei a correr a compra-las, quem quer que quem não quer...

Boas pedaladas
JM
 
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