obrigado pela resposta.
Já agora se não fôr pedir muito sabes as equivalências?
de 44/32/22 com cassete de 9V com 11-34 para um setup de 2x10?
qual o mais semelhante em pedaleira? 42-26? se é que há?
E cassete de 11-36?
Bom dia companheiro
É muito simples fazeres o cálculo.
Divides o nº de dentes do prato pelo nº de dentes dos carretos.
Ex:
22 : 34 = 0,647
32 : 16 = 2,000
44 : 11 = 4,000
Estes valores podem não te dizer muito, mas basta multiplicar pelo perimetro da roda (que deve ser aproximadamente 2,00m) para saberes quanto avanças em cada pedalada (completa).
Nos exemplos que te dei acima, podes ver que avanças 1,294 metros em cada pedalada (completa) em 22/34, AVANÇAS 4,00 metros em 33/16 e por ai a diante.
Para mudades de 3x9 com 22/34 para 2x9 e manteres a (quase a) mesma desmultiplicação, tinhas de meter um prato de 23 ou 24dentes.
No teu caso específico não encontro vantagens. Este setup é vantajoso para quem usava carretos de estrada com o maior carreto até 28.
Para usares 2x10 tens mesmo que ter pernas, visto que a relação mais curta do XX (29/36) equivale a andares no prato de 22 e num carreto de 18, o que numa cassete de 34 é a quarta mudança mais pesada (longa).
O que podes começar a fazer é o "desmame" do prato pequeno.
Eu explico:
- metes uma cassete 12/34 (ex: SLX)
- metes um prato 40 ou 42 (no grande)
- Metes um prato 29 (no meio)
- continuas com o prato 22
Vais andando com este setup até (quase) dispensares o prato pequeno. Quando tiveres "pernas" para tirar o prato pequeno, podes fazer a troca por um de 26; tiras o de 29 e passas o de 40 (ou 42) para o lugar central da pedaleira.
Com tudo isto o que tu vais ter que comprar é:
- Cassete 12/36
- Pratos 40 ou 42 + 29 e depois 26
Não acho que seja um investimento muito elevado, tendo em conta a possivel eficácia que possas obter deste setup.
O que deves ter em atenção é o seguinte: vais ficar com mais peso com um setup de 2x9 do que 3x9. Pode parecer que não, mas, o prato de 22 (desde que seja em alumínio) é sempre mais leve do que o acréscimo de dentes na cassete.
Já me esquecia. Não podes usar 11 ou 12 / 36 com um desviador de caixa curta, até mesmo o de caixa média não é muito aconselhavel (mas mesmo assim funciona).
CS HG 61 (29er) 12/36
Demorei tanto a responder a este tópico, que quando o ia "postar" já haviam mais respostas.
Caro ny12xx
Esta enganado!
Caro Vascor, eu não estou enganado. Qualquer desviador de 9v (e provavelmente de 8v) funciona com 10v.
Se assim não fosse, eu não teria andado 2 anos com um desviador Alivio (8v) numa cassete Deore (9v - 11/32) e shifters LX.
Desde que um desviador consiga ter amplitude de movimento lateral desde o carreto maior ao menor da cassete, pode ser operado nessa cassete. No caso do XX isso não se aplica e eu explico porquê: o XX tem um rácio de desmultiplicação diferente do habitual (Sram 1/1 - Shimano 1/2) e é 1,33 (acho eu).
Desde que consigas arranjar um shifter com o rácio correcto em relação ao desviador que tens mas para 10v, podes operar esse desviador com 10v ou com 8 ou 7 ou 3, o shifter é que manda.
O que se passa com a cassete de 10v é que o espaçamento entre carretos é inferior ao de 9v. Só existe uma dimensão comum a 9v e 10v, que é a distância entre o carreto grande e o pequeno.
O facto de se falar em 10v não implica o uso de um desviador de caixa longa; o "comprimento" da caixa do desviador tem a ver com a disparidade no tamanho dos carretos da cassete. Qualquer desviador de estrada para 10v, comparativamente com um de BTT é de caixa curta. A caixa longa é necessária para "acomodar" a corrente mais longa que será necessária no caso de 11 ou 12/36. Não é o numero de "carretos" que influencia o tamanho da caixa do desviador mas sim o comprimento de corrente que sobra entre o carreto pequeno e o grande.
Espero ter sido útil de alguma forma.
Um abraço
NY