Nova bike - BH Ultimate RC 8.9 - duvidas

Xande

New Member
Boas pessoal, tenho uma Rockrider 5.3 com que começei no BTT há um ano e como apanhei o gosto desta modalidade tinha pensado em ir fazendo umas melhorias à medida que as coisas se iam desgastando/partindo até ter uma bike melhor, só que tenho visto que bikes completas saem mais barato.

Então vi esta BH Ultimate RC 8.9 (***.bhbikes.***/web/es/mtb/cross-country/ultimate-rc/ultimate-rc-8-9.html) que me chamou a atenção e que está com um excelente desconto de 30% colocando-a em 2100€. Só que há algo que queria perceber melhor quanto às mudanças dela.
A minha RR tem 22/32/42 à frente e 11/34 atrás e esta BH tem 28/40 f e 11/36 t, o que me deixa um preocupado com a situação das subidas com uma forte inclinação em que precise meter a avozinha. Na verdade nem tenho utilizado muito a mais leve de todas a não ser em subidas muito inclinadas e compridas.

Será que a mais leve da BH é significativamente mais pesada que a da RR?
Fazendo umas contas na RR a mais leve seria 22(f) / 34(t) = 0,647 e na BH é 28/36=0,777 agora não sei é interpretar isto quanto à força necessária. Seja como for será que a leveza da BH (-4Kg) equilibraria a tal diferença da mudança mais leve?

Desde já agradeço.
 

Jepas

Super Moderador
Fazendo umas contas na RR a mais leve seria 22(f) / 34(t) = 0,647 e na BH é 28/36=0,777 agora não sei é interpretar isto quanto à força necessária. Seja como for será que a leveza da BH (-4Kg) equilibraria a tal diferença da mudança mais leve?

As contas estão bem feitas. Para saberes a força necessária basta fazer 22/0,777=28,3 isto quer dizer que se tiveres uma cassete com 28 dentes em algum dos carretos (as 11-32 têm o 2º maior com 28 dentes) poderás ter uma ideia da relação mais leve que terás nessa BH.

Seja como for será que a leveza da BH (-4Kg) equilibraria a tal diferença da mudança mais leve?

Um ciclista que pese 80kg (com bicicleta incluída) se perder 4kg (só no peso da bicicleta) reflecte-se em -5% de esforço.

Ora 0.777/0.647 = 1.2, ou seja, a relação mais leve da BH é 20% superior à da RR.

Assim sendo, mesmo que se percam 5% de um lado, vão ser necessários +20% noutro. Isto, com um peso total de 80kg (ciclista+bike), se o peso for superior, a diferença será ainda maior. Nesta realidade a BH irá sempre exigir +15% de força por ter uma relação mais pesada.
 

Xande

New Member
Até sou um gajo leve, com 65Kg e 184cm.

Então a segunda mais leve da RR seria 22/28=0,786 enquanto a mais leve da BH seria 28/36=0,777 o que faria a mais leve na BH mais leve que a segunda mais leve da RR (ai que confusão).

O que até nem é mau porque se me aguento nas subidas com a segunda mais leve da RR, com a BH na mais leve ainda melhor.
 

Jepas

Super Moderador
Atenção que eu fiz as contas a 80kg para o conjunto todo: ciclista+equipamento+bicicleta. Não adianta fazer as contas só com 65kg, se depois a bike vai acrescentar cerca de 10kg ao peso final.

A 2ª mais leve da RR é 22/30=0,733 porque se trata de uma cassete 11-34 o segundo carreto tem 30 dentes e não 28. Nas cassetes 11-32 é que o segundo tem 28 dentes. Por isso o melhor que tens a fazer é começares a fazer as tuas subidas mais difíceis em 1x3, ou seja, pedaleira pequena e 3º carreto. Assim podes ter uma ideia da "dureza" que a nova transmissão vai exigir nas subidas.

Se tivesses uma cassete 11-32 usarias 1x2 para teres a mesma relação da nova BH, mas como tens 11-34 (devido aos maiores saltos entre carretos) tens de usar 1x3 como a relação mais leve.
 

Xande

New Member
Sim, estou a ver. Hoje vou fazer um treino e vou tentar não baixar da 1-3 para ver como corre.
Eu até tenho força nas pernas pois costumo dazer agachamentos já com um peso respeitável, o problema é que ainda não tenho a resistência necessária para aguentar muito tempo, mas isto com treinos vai lá de certeza.
Obrigado pelos esclarecimentos.
 
Top