nova bike 27.5

gtangas

Member
Boas pessoal

Vou comprar bike nova! Pensei numa 29" ou numa 27.5" mas estou a pender para as 27.5" que parecem reunir as vantagens das 26 e das 29

das 27,5 e que me agradou para o meu orçamento (400 aos 500) foi uma rock machine mas o quadro é um 16,5 e eu tenho quase 1.80 (nao sei se pelo facto de ser um quadro 27.5" o sentar nao sera equivalente a um 17/18 de uma 26") as quer crx e esticando um pouco mais a corda uma cube aim sl

sobre as 29"... hoje dei uma volta numa e nao me desagradou.... mas em estrada.... em trilho (nao é que tenha pratica de os fazer por agora) nao sei qual o comportamento

Pedia a vossa ajuda... que depois de uma rockrider das baratinhas... para um berg que vinha com algumas maroscas nao queria passar a vida a andar a trocar de bike! Queria uma coisa para durar uns tempos!

Obrigado a todos
 

Joseelias

Well-Known Member
O quadro para ti é um 19". É impensável comprares um 16,5" para a tua altura. Eventualmente um 18 e mesmo assim mexendo com alguns componentes como o avanço e o recuso do espigão de selim e selim.

O tamanho da roda em nada influencia as medidas dos quadros pois estes têm que servir de referência entre as marcas. As 16,5" referem-se à altura do tubo vertical onde entra o espigão e está pensado para pessoas com uma determinada altura.

Por vezes é referido que o tamanho X de uma marca equivale ao Y de outras. Mas isso tem mais a ver com o comprimento do quadro que com as polegadas de tamanho referidas. Por exemplo uma marca tem um quadro 18" mas como é curto e tem um slopping acentuado no tubo superior pode servir a quem normalmente use o 17" noutras marcas.

Com esse orçamento tenta comprar a bicicleta mais fiável e com melhores componentes que encontrares independentemente do tamanho de roda. É um orçamento curto e ainda estás dentro do equipamento classificado como "suficiente", o que significa que em algumas bicicletas ainda têm alguns componentes fracos.
 

jonyboy

New Member
Boas, epah parece-me a mim que tas um bucado a nora com tudo, tem calma nas tuas compras le o que o pessoal diz e para isso que ca estamos, primeiro querias comprar rodas, compraste agors ja queres comprar uma bike nova, afinal o que queres mesmo fazer com a bike?? Como tu proprio dizes nao tens muita experiencia, na minha opiniao devias ficar uns tempos cm essa 26 e entao depois comprar uma nova. Quanto a tamanhos 16.5 e muito pequeno para ti, o que interessa nao e chegar com os pes ao chao, e teres uma postura adequada em cima da bike. Eu tenho uma cube e tenho quadro 18 e meço 1,69 simplesmete porque num 17 ficava muito enrolado os quadros tem uma geometria um poco difrente da maioria das bikes, o tamanho entre eixos e reduzido.
 
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JRSB

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Se tens uma bike 26" e está em boas condições usa-a até conseguires um orçamento melhor para comprares outra, de nada te vale trocar de bike se não for uma evolução e com o teu orçamento actual dificilmente comprarás algo que faça a diferença, guarda o dinheiro e vai ganhando experiência com a bike que tens, daqui a uns meses o teu orçamento já aumentou e aí pensa em comprar uma coisa melhorzita... e esquece o tamanho 16.5, o teu tamanho tem que ser um 18 ou 19!
 

gtangas

Member
A compra das rodas foi precipitado é verdade lol mas depois de várias semanas com a bike à venda assumi que tinha que conviver com ela pelos próximos tempos. Esta foi comprada através de uma troca de alguns artigos que estava a vender e no cômputo geral foi bom negócio... Facto é que fui mal aconselhado por um amigo e claro que ao fim de uns qts klm começaram a vir ao de cima os resultados de um aconselhamento não o mais correcto e a minha própria falta de qq conhecimentos. Por exemplo este quadro é um 17"... A relação de mudanças é má... Por exemplo numa descida mais acentuada tenho que deixar só rolar pois os 14 dentes da 8v não permite pedalar (parece que vou numa relação 1x1)

Ora ao surgir um interessado na bike é uma hipótese de agora corrigir essa escolha e adquirir a tal bike que me permita dar de forma mais correta estes primeiros passos no btt... E ao fazer ponderei as 27.5"
 

gtangas

Member
A compra das rodas foi precipitado é verdade lol mas depois de várias semanas com a bike à venda assumi que tinha que conviver com ela pelos próximos tempos. Esta foi comprada através de uma troca de alguns artigos que estava a vender e no cômputo geral foi bom negócio... Facto é que fui mal aconselhado por um amigo e claro que ao fim de uns qts klm começaram a vir ao de cima os resultados de um aconselhamento não o mais correcto e a minha própria falta de qq conhecimentos. Por exemplo este quadro é um 17"... A relação de mudanças é má... Por exemplo numa descida mais acentuada tenho que deixar só rolar pois os 14 dentes da 8v não permite pedalar (parece que vou numa relação 1x1)

Ora ao surgir um interessado na bike é uma hipótese de agora corrigir essa escolha e adquirir a tal bike que me permita dar de forma mais correta estes primeiros passos no btt... E ao fazer ponderei as 27.5"
 

jonyboy

New Member
neste momento pra sentires alguma difrença tinhas que mudar pra uma bike mais leve com componentes melhores, comprares uma bike com o mesmo peso ou semelhante e componentes da mesma gama so por ser 27.5 e deitar dinheiro a rua...
 

gtangas

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Claro que sim, a minha Berg em termos de equipamento não é mesmo nada de especial. Em termos de transmissão tenho um pedaleiro Berg, shifters sram x4 (3x 8 ) desviador traseiro sram dos mais baratos, o frontal shimano sem referência... Roda livre (carreto)
Ou seja até uma quer cxr com equipamento de entrada deve tipo sistema acera oferece um pouco mais.. E o investimento a fazer seria de +/- 130€
 

IceWolF

New Member
Se é roda livre... certamente será uma bike já bem antiga não?

Qual é a bike mesmo?

É que se der para aproveitar o quadro (se for razoavel), pode-se fazer uma bike porreira com o orçamento disponível.... trocando os componentes mais fracos por superiores.... no final resulta numa redução de peso e numa melhoria substancial a bike....
 

gtangas

Member
esta é minha companheira das minhas saidas diarias (15/20klm assim que saio do trabalho)
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[/URL][/IMG]
 

IceWolF

New Member
O preço dessa CXR, já é outro... vai para os €600 +-


Eu sinceramente, essa Berg está muito estimada....

Com o dinheiro disponivel trocava-lhe a transmissão toda (pedaleira, k7, corrente, desviadores, manípulos), travões são mecânicos (parece-me) pode-se trocar por hidraulicos (visto que ao trocar manípulos das mudanças, aproveita-se o balanço) reduzia-lhe o peso, se fosse necessário trocava-lhe a forqueta.... ficava impecável, gosto bastante desse design do quadro....
 
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gtangas

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sim o quadro foi o que me encantou qd a vi! O tramanho podia ser maior... é um tamanho 17

O orçamento que falo é conseguido com a venda desta e mais umas moedas que tenho juntas.... hehhe

contas feitas e na prespectiva de mudar shifters, pedaleiro, K7, corrente e uns travoes gastaria muito perto dos 150€... estou a tentar a tal cxr por 450€

mas nao desgosto nada da minha amiguinha!!!
 

gtangas

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era ja! hehe a seguir era apretechar!!

esta efectivamente esta muito mal de acessorios.... mas é um quadro que ainda me encanta mais que o da CRX!
 

Joseelias

Well-Known Member
A Quer CXR 3 ER29 num site que a vende tem-na em promoção por 699€. Muito longe dos 500€ que pretendes dar. Mas primeira coisa que tens que pensar é no tipo de uso que queres dar à bicicleta.

Se o uso que lhe dás é essencialmente em estrada ou estradão não vejo problema nenhum nessa bicicleta. Se o que te falta é velocidade em plano compra uma pedaleira com um prato grande com mais dentes. As 8 velocidades também chegam para isso e para andar nesses pisos uma suspensão nem sequer é importante e essa chega e sobra.

A foto não é muito boa para avaliar isso mas pelo espigão que se vê até diria que a bicicleta estará ao teu tamanho se a altura do selim estiver bem regulada.

Se o uso que lhe dás é em Btt os 14 dentes na mudança mais pesada não é mau de todo pois raramente se atingem velocidades altas e quando se atingem são normalmente em descida e aí mal se pedala. Mas nesse caso podes fazer algumas alterações na transmissão e eventualmente nas rodas e com relativo pouco dinheiro consegues torná-la numa bicicleta mais apta para Btt.

A verdade é que com +-200€ és capaz de transformar essa bicicleta em algo muito próximo daquilo que com 500€ ias comprar. Porque 500€, como já disse, apenas te permitem comprar uma bicicleta suficiente. Que é o que essa bicicleta é...

O quadro parece-me estimado, até o acho giro, e com um bom slopping do tubo superior e escoras superiores curtas para serem mais rígidas e a menos que veja mal os travões até são hidráulicos.

Por isso pensa bem que tipo de uso dás à bicicleta e que pretendes vir a dar, e se vale a pena comprar uma nova mas quase igual a essa. Para sentires uma verdadeira diferença para essa bicicleta tens que gastar pelo menos uns 1000€ porque aí irás ter uma bicicleta mais leve e com uma suspensão um pouco melhor.
 
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