Normas Europeias de
Qualidade e Segurança para Bicicletas
Qualidade e Segurança para Bicicletas
O Jornal Oficial da União Europeia (edição de 22 de Julho de 2006) oficializa a aprovação das novas normas de qualidade e segurança, para bicicletas na Europa.
Essa aprovação corresponde a uma exigência decorrente do que ficou definido pela Directiva 2001/95, relativa a segurança de produtos no mercado europeu.
As normas relativas às bicicletas de montanha (BTT) definidas pelo Comité Europeu de Normalização entram em vigor no próximo dia 1 de Janeiro de 2007 e têm a referência EN 14766. Para bicicletas de criança é a norma EN 14765; para bicicletas de competição/estrada é a EN 14781; e para bicicletas de cidade é a EN 14764.
Não sei como irão ser observadas e controladas estas normas em Portugal, pois através do site da ABIMOTA ( entidade credenciada em Portugal) não encontrei a informação necessária...
Básicamente, a observância destas normas é um avanço, pois antigamente as normas eram iguais para todo o tipo de bicicletas. Agora, passam a ser realizadas provas de choque e testes de fadiga diferentes, em função do tipo de utilização que cada bicicleta vai ter. O que parece lógico.Daí as designações diferentes.
Prevê-se que algumas peças e acessórios super-leves actualmente existentes, principalmente guiadores e avanços venham a ter dificuldade em corresponder ao exigido....ou seja, alguns produtos procurados pelos weight-weenies, é possível que desapareçam do mercado !
Em França ( de acordo com a revista VTT Magazine de Nov 2006) surgem algumas dúvidas sobre estes novos testes. Nomeadamente no que respeita à definição de critérios e determinação de limites a aplicar a cada produto; na aplicação dos testes de torsão e choque a quadros com amortecedor , tendo em conta que será feita numa situação que nada tem a ver com a realidade : o amortecedor é substituído por um espigão rígido :shock: ; e ainda relativamente ao que irá acontecer aos modelos antigos em stock que ainda não estão de acordo com a nova norma.
Documentação com as normas referidas pode ser adquirida ( por cerca de 80€ ....) na net, se alguém tiver para aí uns cobres de que não precise...
Como “não me apeteceu” estar a dar umas massas a pessoal que não se digna colocar essa informaçãona net ( isto da UE é um bom negócio... :roll: ) refiro aqui alguns exemplos de novos testes, divulgados pela mesma revista francesa :
Teste dinâmico de fadiga para bicicleta completa:
Massa de 86 kg, repartida da seguinte forma – 36kg no selim, 18 kg em cada pedal, 6,5 e 6,8 kg de cada lado do guiador – a bicicleta deve rolar assim, durante 6 horas a uma velocidade de 8km/h sobre uma superfície que reproduza o efeito de tela ondulada.
Testes de Quadros :
Fadiga com força horizontal – 50000 ciclos, força 1200Nm à frente e -600 Nm atrás, força de pedalagem de 100000 ciclos com pressão de 1200 Nm sobre os eixos.
Choque – repartição de massas sobre o quadro e a forqueta : 30 kg sobre o tubo vertical, 10 kg sobre o avanço 50 kg sobre o pedaleiro – o quadro faz uma queda vertical de 30 cm e pode sofrer uma deformação máxima de 6 mm
Testes de Acessórios :
Pedais – teste de fadiga : 90 kg por pedal num ciclo de 200000 repetições
Guiador / Avanço – teste de fadiga em duas etapas : 100000 ciclos a uma frequência de 25 Hz e uma força alternada de 270 Nm a 5 cm da ponta do guiador e depois 100000 ciclos a uma frequência de 25 Hz e uma força em fase de 450 Nm a 5 cm da ponta.
Há por aí especialistas que consigam dar opinião sobre isto?
Alguém tem contacto directo com a ABIMOTA ? (http://www.abimota.pt/ )
Mais informação em :
VTTMagazine nº 198 Novembro 2006
http://www.bike-eu.com/news/article.asp?id=2068
http://www.cenorm.be/cenorm/index.htm
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/oj/2006/l_200/l_20020060722pt00350037.pdf
http://webstore.uni.com/unistore/public/productdetails?productId=UNIN1476600!EEN