Normas Europeias de Qualidade e Segurança para Bicicletas

fg

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Normas Europeias de
Qualidade e Segurança para Bicicletas


O Jornal Oficial da União Europeia (edição de 22 de Julho de 2006) oficializa a aprovação das novas normas de qualidade e segurança, para bicicletas na Europa.
Essa aprovação corresponde a uma exigência decorrente do que ficou definido pela Directiva 2001/95, relativa a segurança de produtos no mercado europeu.

As normas relativas às bicicletas de montanha (BTT) definidas pelo Comité Europeu de Normalização entram em vigor no próximo dia 1 de Janeiro de 2007 e têm a referência EN 14766. Para bicicletas de criança é a norma EN 14765; para bicicletas de competição/estrada é a EN 14781; e para bicicletas de cidade é a EN 14764.

Não sei como irão ser observadas e controladas estas normas em Portugal, pois através do site da ABIMOTA ( entidade credenciada em Portugal) não encontrei a informação necessária...

Básicamente, a observância destas normas é um avanço, pois antigamente as normas eram iguais para todo o tipo de bicicletas. Agora, passam a ser realizadas provas de choque e testes de fadiga diferentes, em função do tipo de utilização que cada bicicleta vai ter. O que parece lógico.Daí as designações diferentes.

Prevê-se que algumas peças e acessórios super-leves actualmente existentes, principalmente guiadores e avanços venham a ter dificuldade em corresponder ao exigido....ou seja, alguns produtos procurados pelos weight-weenies, é possível que desapareçam do mercado !

Em França ( de acordo com a revista VTT Magazine de Nov 2006) surgem algumas dúvidas sobre estes novos testes. Nomeadamente no que respeita à definição de critérios e determinação de limites a aplicar a cada produto; na aplicação dos testes de torsão e choque a quadros com amortecedor , tendo em conta que será feita numa situação que nada tem a ver com a realidade : o amortecedor é substituído por um espigão rígido :shock: ; e ainda relativamente ao que irá acontecer aos modelos antigos em stock que ainda não estão de acordo com a nova norma.

Documentação com as normas referidas pode ser adquirida ( por cerca de 80€ ....) na net, se alguém tiver para aí uns cobres de que não precise...
Como “não me apeteceu” estar a dar umas massas a pessoal que não se digna colocar essa informaçãona net ( isto da UE é um bom negócio... :roll: ) refiro aqui alguns exemplos de novos testes, divulgados pela mesma revista francesa :

Teste dinâmico de fadiga para bicicleta completa:
Massa de 86 kg, repartida da seguinte forma – 36kg no selim, 18 kg em cada pedal, 6,5 e 6,8 kg de cada lado do guiador – a bicicleta deve rolar assim, durante 6 horas a uma velocidade de 8km/h sobre uma superfície que reproduza o efeito de tela ondulada.

Testes de Quadros :
Fadiga com força horizontal – 50000 ciclos, força 1200Nm à frente e -600 Nm atrás, força de pedalagem de 100000 ciclos com pressão de 1200 Nm sobre os eixos.
Choque – repartição de massas sobre o quadro e a forqueta : 30 kg sobre o tubo vertical, 10 kg sobre o avanço 50 kg sobre o pedaleiro – o quadro faz uma queda vertical de 30 cm e pode sofrer uma deformação máxima de 6 mm

Testes de Acessórios :
Pedais – teste de fadiga : 90 kg por pedal num ciclo de 200000 repetições
Guiador / Avanço – teste de fadiga em duas etapas : 100000 ciclos a uma frequência de 25 Hz e uma força alternada de 270 Nm a 5 cm da ponta do guiador e depois 100000 ciclos a uma frequência de 25 Hz e uma força em fase de 450 Nm a 5 cm da ponta.



Há por aí especialistas que consigam dar opinião sobre isto?
Alguém tem contacto directo com a ABIMOTA ? (http://www.abimota.pt/ )



Mais informação em :
VTTMagazine nº 198 Novembro 2006
http://www.bike-eu.com/news/article.asp?id=2068
http://www.cenorm.be/cenorm/index.htm
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/site/pt/oj/2006/l_200/l_20020060722pt00350037.pdf
http://webstore.uni.com/unistore/public/productdetails?productId=UNIN1476600!EEN
 

Satnad

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Boas.

Eu não sou nenhum especialista mas posso dar a minha opinião:

Acho que é uma boa ideia.

1º a segurança!
 

José Martins

Administrator
Também não sou especialista, mas ainda bem que vão surjindo estas normas.
Reflectem uma preocupação por parte das autoridades competentes em relação à qualidade final de um produto e em relação aos consumidores.
Por outro lado, penso que o simples facto de existirem estas normas vai obrigar os fabricantes a terem ainda mais atenção à qualidade dos seus produtos, com vantagens óbvias para nós, consumidores.
Se isso poderá dar origem a um aumento de preços, pois agora é moda imputar ao custo final todos os encargos, não me parece, visto a concorrência ser muita e nenhuma marca ter interesse em perder quota de mercado.
Vamos aguardar para ver, mas é sempre uma boa noticia.
 

Alf

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Bravellir said:
E a seguir vamos ter de ir ao IPO :shock:

schhh!! não dês ideias! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Até é boa ideia, mas até que ponto não ditará o fim de algumas marcas mais pequenas?

Talvez até acabe com dezenas de guiadores, pedais, etc. que apesar de serem resistentes, poderão não estar de acordo com as regras...
 

CD

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Só espero que as normas, não vão fazer aumentar os preços das bikes e restante material.

CD
 

shaitan

New Member
CD said:
Só espero que as normas, não vão fazer aumentar os preços das bikes e restante material.

CD

Ora isso é que é bem verdade!!

"ah e tal esta bike da marca x está de acordo com as normas europeias portanto mais não-sei-quantos€ em cima!"

damn!
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Normas Europeias de Qualidade e Segurança para Bicicletas

Pelo que vejo dos testes não são assim muito exigentes :roll: As cargas aplicadas principalmente no da bicicleta completa não refletem muito as condições reais de utilização, mas já é um progresso!
 

calhau

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Estas normas estão feitas a pensar na segurança de todos os utilizadores de bicicletas.

Devido a não existir este tipo de normas é que em competições como o tour ou o giro existe limite mínimo de peso nas bicicletas (penso que por norma da UCI).
Pois a procura de bikes cada vez mais leves comprometia a resistência e por consequência a segurança de todos os ciclistas do Plutão.

Com estas normas as marcas podem continuar a sua busca pelos componentes “pluma”, com a certeza de que quando compramos esse tipo de material compramos uma coisa boa e “segura”.

O selo de qualidade será mais uma ferramenta de marketing e mais um motivo de “cravarem” €’s.
 

pratoni

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calhau said:
Pois a procura de bikes cada vez mais leves comprometia a resistência e por consequência a segurança de todos os ciclistas do Plutão.

Plutão? :shock: mas pensava que o tour, o giro e isso era feito cá na Europa agora em plutão nunca tinha ouvido falar.... :twisted: :twisted: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

calhau said:
O selo de qualidade será mais uma ferramenta de marketing e mais um motivo de “cravarem” €’s.

Sim, tipo ao estilo das 5 estrelas do euroncap, neste caso será mais euronbike.... hehehehe.... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
 

cioe7

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boas resolvi desenterrar este tópico pois hoje ao responder a um colega do tópico sobre uma bicicleta surgiu me umas duvidas e espero que me possam responder se souberem ....
bem depois de uma pesquisa sobre quais as marcas que utilizavam a norma en 14766 deparei me com o facto de muitas marcas conhecidas não terem qualquer informação sobre a mesma norma .....
o que queria saber se é obrigatório submeter as bicicletas a esse teste para serem comercializadas ou se fica ao critério das marcas submeterem as mesmas a esse teste ?

obrigado
 

adelinoaraujo

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A minha RockRider 8.1 tem esse autocolante 14766! Fui reparar hoje precisamente por causa deste tópico e tem!!!!!! UIIIPI!!!! Certamente anda muito mais com esta certificação e eu tenho menos sede.
Obrigado Decathlon!
 

fernanrei

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Sem dúvida que é o princípio de algo que ainda ninguém sabe como vai acabar. É bom que se comece a dar a devida importância a um meio de transporte e diversão cada vez mais utilizado,que em portugal ainda sofre um pouco com a pouca aceitação popular. Não se admirem que num futuro próximo seja exigido documento que comprove as qualificações necessárias para conduzir a bicicleta, o que não seria mau,talvez o código da estrada passe a qualificar a bicicleta como mais um veículo que ao ser conduzido mereça o devido respeito.
 

cioe7

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exacto tambem estou de acordo fernanrei. ........
adelino durante a minha pesquisa sobre as bicicletas que tinham esse certificado (norma) uma das que encontrei foi as rock raider mas para meu espanto ficaram a faltar algumas marcas conhecidas (não estou a dizer que não tenham esse certificado mas pelo menos não fazem qualquer menção sobre o mesmo dai a minha pergunta no post anterior) é que na altura de voltar a investir dinheiro não quero ponderar marcas que não submetam os seus artigos a testes nas identidades competentes ......
 
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