Depois da boa experiência do Nokian Gazzaloddi Core à frente, continuava sem um pneu rápido para trás para condizer com o da frente.
Passado um mês ou dois, voltei à Ciclovias e sai de lá com o Boazobeana X pensando que o pneu era demasido Pro para um amador como eu. Já lá vão 2 anos!
Este review está também presente no famoso site MTBR.COM:
http://www.mtbr.com/reviews/Tire/product_23287.shtml
Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(om), travão Hope M4, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r). Na altura usava atrás o Mavic D521.
Nokian Boazobeana X:
30€, tamanho 1.9(47-559), kevlar, 420g
Desgraça! Eu só fui comprá-lo na Ciclovias porque o El Corte já tinha vendido o par de Boazobeanas Azul Cueca e já não tinham sequer os normais(preto).
Boazoneana X à frente:
Como só tinha pneus direcionais e eu estáva a arder sem pneus de tracção...
Boazobeana X atrás:
É super lowprofile e é misteriosamente confortabilíssimo para um non-tubeless!:woohoo:
Rola acima da média e para um pneu 1.9 XC agarra estupidamente nas curvas, mas muito mais que o Python. Os sideknobs funcionam a alta velocidade(20km/h ou mais) na perfeição.
Tracção suficiente nas subidas mas requer alguma técnica, um certo jogo de cintura em cima do selim se tivermos um quadro hardtail. Penso que este pneu revela-se um trepador nato nos quadros fully, uma vez que o amortecedor empurra o pneu para baixo para tracção ser máxima.
Desenrasca-se na areia e é ok na lama.
Conclusão:
Finalmente um pneu XC super estável para acelerar pelos trilhos fora e que permite "deitar-nos" nas curvas e sair rápidamente delas. O Bacalhau parecia que estava possesso!
Infelizmente, como qualquer outro pneu de competição, o cardado central desaparece a olhos vistos. Do tipo 300km's para ficar centralmente slick. Ainda assim, os sideknobs estavam como novos e a borracha slick no centro agarravam muito nos trilhos secos e compactos de Portugal.
Pesava +100kg e usava câmara de ar Nokian 2.1-3.0 @ 40psi.
Mais uma vez, porque é que a Nokian não faz publicidade? Porquê?:blink:
Recomendo para XC, maratonas e enduro naqueles trilhos poeirentos e piso compacto. É, basicamente, Portugal durante 6 meses.
Cá está o boneco:
Positivo:
-é super nas curvas em tempo seco
-imparável para XC e mais além
Negativo:
-todos os defeitos dos pneus competição
-é uma experiência diferente do Boazoneana R, o X é mais abrangente
-OOP(out of print) em 2004
Mesmo careca no meio e como todos sideknobs, ainda diverti-me muito até ao dia que explodiu na casa dos 1000km's. Felizmente estáva a meio kilómetro de casa mas acho que os velhotes da paragem do autocarro sujaram o Limdor e os cães não paravam de ladrar. O primeiro e último furo que tive com o X.
Passado um mês ou dois, voltei à Ciclovias e sai de lá com o Boazobeana X pensando que o pneu era demasido Pro para um amador como eu. Já lá vão 2 anos!
Este review está também presente no famoso site MTBR.COM:
http://www.mtbr.com/reviews/Tire/product_23287.shtml
Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Manitou Axel Elite 100mm(om), travão Hope M4, Mavic XM 321(f) and Ritchey rock WCS(r). Na altura usava atrás o Mavic D521.
Nokian Boazobeana X:
30€, tamanho 1.9(47-559), kevlar, 420g
Desgraça! Eu só fui comprá-lo na Ciclovias porque o El Corte já tinha vendido o par de Boazobeanas Azul Cueca e já não tinham sequer os normais(preto).
Boazoneana X à frente:
Como só tinha pneus direcionais e eu estáva a arder sem pneus de tracção...
Boazobeana X atrás:
É super lowprofile e é misteriosamente confortabilíssimo para um non-tubeless!:woohoo:
Rola acima da média e para um pneu 1.9 XC agarra estupidamente nas curvas, mas muito mais que o Python. Os sideknobs funcionam a alta velocidade(20km/h ou mais) na perfeição.
Tracção suficiente nas subidas mas requer alguma técnica, um certo jogo de cintura em cima do selim se tivermos um quadro hardtail. Penso que este pneu revela-se um trepador nato nos quadros fully, uma vez que o amortecedor empurra o pneu para baixo para tracção ser máxima.
Desenrasca-se na areia e é ok na lama.
Conclusão:
Finalmente um pneu XC super estável para acelerar pelos trilhos fora e que permite "deitar-nos" nas curvas e sair rápidamente delas. O Bacalhau parecia que estava possesso!
Infelizmente, como qualquer outro pneu de competição, o cardado central desaparece a olhos vistos. Do tipo 300km's para ficar centralmente slick. Ainda assim, os sideknobs estavam como novos e a borracha slick no centro agarravam muito nos trilhos secos e compactos de Portugal.
Pesava +100kg e usava câmara de ar Nokian 2.1-3.0 @ 40psi.
Mais uma vez, porque é que a Nokian não faz publicidade? Porquê?:blink:
Recomendo para XC, maratonas e enduro naqueles trilhos poeirentos e piso compacto. É, basicamente, Portugal durante 6 meses.
Cá está o boneco:
Positivo:
-é super nas curvas em tempo seco
-imparável para XC e mais além
Negativo:
-todos os defeitos dos pneus competição
-é uma experiência diferente do Boazoneana R, o X é mais abrangente
-OOP(out of print) em 2004
Mesmo careca no meio e como todos sideknobs, ainda diverti-me muito até ao dia que explodiu na casa dos 1000km's. Felizmente estáva a meio kilómetro de casa mas acho que os velhotes da paragem do autocarro sujaram o Limdor e os cães não paravam de ladrar. O primeiro e último furo que tive com o X.