Mudar suspensão com cursos Diferentes.

CRunners

New Member
Boas!

Estou apensar em mudar de suspensão, mas... tenho uma dúvida...

A bicicleta veio de origem com uma suspensão com um curso de 130mm. A bicicleta é de suspensão total.

Questão:

Existe algum problema em trocar a supensão original, de 130mm de curso, por uma de 120mm de curso?

Esta pequena diferença de 1 cm vai ter alguma implicação no comportamento do quadro ou na condução.

Obrigado pelas vossas opiniões.
 

Jepas

Super Moderador
Não existe qualquer problema "mecânico" em trocar uma suspensão de 130 por outra de 120mm.

Esta pequena diferença de 1 cm vai ter alguma implicação no comportamento do quadro ou na condução

Sim e não

Sim, se a distância entre a coroa e o eixo for diferente. Neste caso a frente vai baixar alterando os ângulos de direcção e do espigão de selim.

Não, se a distância entre a coroa e o eixo for igual, aí o comportamento será em tudo idêntico no que toca à geometria.
 

CRunners

New Member
Obrigado Jepas.

Penso que vai ficar mais baixo o tal cm...

...a questão é se essa ligeira diferença na altura, implica grandes consequências... tanto ao nivel estrutual do quadro, como no desequilibrio da condução.
 

Baba

Member
Eu posso estar a dizer uma alarvidade mas creio que não vai fazer grande diferença até porque parte dos quadros suportam, ou estão preparados para suspenções entre determinados valores. Por norma 80-100 ou 100-120 ou 120-140. Não me parece que isso altere mto a geometria do quadro. Tens por exemplo a rockrider 9.1 e a 9.2 em que quadros semelhantes vêm com suspensões de 120 e 130mm. Acredito é que essa diferença de 10mm na suspensão se faça notar a vível de comportamento da bicicleta.
 

maddog

Member
Essa alteração irá favorecer-te nas subidas em detrimento de algum curso para drops e saltos. A minha Bike originalmente vinha com 120, depois durante anos usei recon 130 e actualmente uma reba 120. Todas estas alterações corroboradas pela minha afirmação anterior.
 

CRunners

New Member
Olá.

Obrigado pelas vossas opiniões.

Já agora, para tomarem conhecimento fiz mesma pergunta directamente à marca. O que me foi dito é que só acima de diferenças de 25mm é que pode começar a haver algum problema, por isso neste caso a resposta será.. sim pode-se trocar porque a diferença de 1cm não vai influenciar o comportameto da bicicleta.
 

Hardskin

Well-Known Member
Só para reforçar.
Mudei a suspensação de 120 para curso variável 110-140, nas subidas tiro 1cm, a descer e em plano estou a dar 2cm em relação à configuração de origem.
O quadro aguenta na boa.:yeah:
 

Rodasepedal

New Member
Boas,

Malta aproveito o tópico para colocar uma questão idêntica.

Tenho uma FSR XC com uma Recon 335 SL com curso de 120, e estou a pensar aumentar o curso á burra, digamos que para pelo menos 140mm, ou eventualmente para 150.
Estou a ponderar trocar a recon por uma sektor 120-150 (u-turn) com eixo de 15mm, sei que para alem da suspa tenho que trocar tb o cubo, mas isso é o menos desde que o quadro não se lixe.

Acham que dá?

Cumps
RODAS
 

PMRR

New Member
rodasepedal: o teu quadro só faz 120mm de curso certo? eu no teu caso colocaria no máximo 140mm à frente, mais do que isso não me parece mto viável. além disso 140mm já é um curso que te permite fazer umas brincadeiras bem mais agressivas!

Boas voltas
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Rodasepedal

O curso das suspensão não é muito relevante para esta questão. O que tens que saber é a medida Axle-to-Crown da suspensão que tens e da que pretendes montar. Isto é, a distância entre o centro do eixo do cubo e a base da caixa de direcção de baixo. Sei de suspensões de marcas diferentes e que tendo ambas 100mm de curso uma tem 503mm de medida A-C e outra 475mm (medidas de suspensões para rodas 26).

É fácil procurar essas medidas online. Por norma as marcas até têm esses dados nos sites ou há sempre alguma discussão onde esses dados são postos por outros Bttistas. Por norma por cada 20mm que acrescentas à medida A-C a tua direcção perde 1º.

Mas lembro-me de ler há pouco tempo atrás alguém da Specialized dizer que tirar 1º no ângulo da direcção de uma bicicleta de XC era muito substancial pois vai torná-la menos ágil. Até pode acontecer que o teu quadro esteja preparado para aceitar uma suspensão mais longa. Isto é, viria com uma direcção a puxar para o rápida com os 120mm já a pensar na montagem de uma mais longa que a torna-se apenas um pouco mais lenta mas ainda aceitável. Se contactares a marca pode ser que te dêem essa informação se não a conseguires encontrar no site.

Lembra-te que elevares a frente também vai fazer com que o espigão de selim incline para trás tirando peso na frente nas subidas e isso implica uma adaptação na técnica, e vai encurtar a distância entre o guiador e o selim.

Quanto à questão de ser perigoso para o quadro, já li muitas opiniões. Uma delas dizia que nas situações em que a suspensão irá fazer mais pressão sobre o quadro é também quando ela está a sofrer pressão. Logo se a suspensão está a sofrer pressão, comprime. Se comprime, a distância A-C reduz. Se esta distância reduz, logo a pressão não aumenta pois nesse momento a suspensão está de facto mais curta. Não sei se me fiz entender. Penso que este raciocínio tem alguma lógica desde que não se entre em exageros, mas não me responsabilizo por ele... :D
 

Rodasepedal

New Member
Boas,
Obrigado pelas respostas rápidas.

Se usar por exemplo uma Sektor u-turn, que faz 120-150, posso manter a posição de subida, tal como tenho e a de descida mais agressiva, não?

Andei este fds com uma Enduro e fiquei doido com aquilo a descer... é uma segurança fora de série.

A coisa está assim, ou troco a suspa da minha ou vendo a minha e vou buscar a enduro. O ideal para mim era mesmo vender a minha, se alguém estiver interessado :)

Cumps
RODAS
 

Joseelias

Well-Known Member
Se usar por exemplo uma Sektor u-turn, que faz 120-150, posso manter a posição de subida, tal como tenho e a de descida mais agressiva, não?

Tenho algumas dúvidas no que diz respeito ao sistema u-turn. Quando passas de 120 para 150 as pernas da suspensão esticam para fora da bainhas esses 30mm extra? Ou ao contrário, quando passas de 150mm para 120mm as pernas ficam mais curtas 30mm? Isto é, há de facto uma mudança na medida A-C?

Ou o comprimento fica sempre na mesma, e apenas o curso da suspensão é que fica limitado/aumentado?

É que eu tenho neste momento uma suspensão onde mudando entre os dois cursos se verifica de facto uma mudança da medida A-C de 25mm entre os cursos, mas esta não pode ser feita em pleno andamento.

Também tens que ver que ao subir ou baixar a frente o selim vai mudar o ângulo. Imagina que regulas o selim em plano para os 150mm. Se baixares para 120mm a frente do selim vai baixar. Numa subida isso até pode ser bom, mas se te puseres a andar em plano a 120mm podes sentir-te a escorregar para a frente. Ou o oposto, afinado para 120 e depois a andares em plano a 150mm tens o nariz mais elevado e isso pode-te magoar entre as pernas. Isto, se houver uma mudança A-C nas duas medidas.
 
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