Mudança/Upgrade de "Shifters" Deore - Deore XT

omeuc3

New Member
Boa tarde pessoal
Quero pedir uma opinião.
Descobri que tenho uma artrose no polegar esquerdo e custa-me meter as mudanças...
Se fizer um "upgrade" de Deore para Deore XT, acham que as mudanças entrem mais facilmente (mais leves) ? Terei de mudar cabos e bichas?
O que acham?
Obrigado
 

omeuc3

New Member
Foi a primeira hipótese mas sei de duas pessoas que já se arrependeram de colocar mono-prato. SRam está fora de questão, não gosto e muito menos punho rotativo...
obrigado na mesma pela dica ;)
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Para "meteres" as velocidades de forma mais suave, podes investir nuns cabos/bichas melhores.. tipo jagwire ou assim

Olha que se experimentares uns bons rotativos(sram XX/ XO ou Attack(estes para os desviadores shimano) ) secalhar ficavas a gostar :) mas não sei se já andastes com estes que referi, por isso se mesmo assim não gostas-te, ou mudas para 1 prato ou fazes o que disse acima.
 

omeuc3

New Member
Shimano XT atrás e Deore à frente...
Bichas já são Jagwire mas ao ler as vossas opiniões também me lembrei, e se mudar também o próprio desviador da frente, ou seja, ficar tudo XT (desviador e shifter) ?
 

fabio viana

Well-Known Member
É assim ter o desviador da frente xt ou não, não vai ajudar as mudanças a serem menos "agressivas" para o polegar..

Por isso ou metes rotativos ou 1 prato.. fora isso, não estou a ver outra alternativa.
 

SeteGu

Active Member
Eu passei de um Alívio para um SLX e notei diferença no funcionamento... até cheguei a comparar com um amigo do pedal que ficou com o meu Alivio.

Agora a nível de pressão no manipulo acho que não há diferença alguma.

Também acho que as alternativas são essas: ou o rotativo ou apenas um prato na frente.
 

Baba

Member
Mas estão apenas a falar do desviador da frente? E qual é o shifter que tem montado? é um deore ou um XT? De quantas velocidades? Eu tive uns slx de 9v montados na minha e o movimento que tem que se fazer com o polegar para se meter a mudança nunca mais acaba. Ou novos (slx/xt) de 10v são muito mais curtos a meter a mudança, seria uma questão de experimentar. Quanto à questão dos sram atack já aqui mencionada, dizer categoricamente que não é apenas sinal que nunca experimentou, aquilo é efectivamente muito bom, não tem que se fazer força nenhuma com o polegar, permite uma afinação/ajuste da mudança que os trigers não permitem. Já tive alivio, deore, slx, e agora sram atack, e depois de experimentar não volto aos shifters, inclusive uma das razões de ainda ter 9v é o facto dos rotativos de 10/11v só serem compatíveis com sram e custarem uma pequena fortuna.
Abraço
 

fabio viana

Well-Known Member
Lembrei-me agora de uma coisa...

Quando ainda andavam ai as 26'' nas provas do mundial de cross o Ralph Naef usava um shifter para as mudanças traseiras e um manipulo rotativo para as dianteiras...

Por isso se não quiseres investir muito, podes sempre comprar um Rotativo Sram XO(25€) e não tens mais problemas com o polegar esquerdo ;)
 

omeuc3

New Member
Obrigado mais uma vez pelo vosso tempo :)
Já uma vez experimentei uns punhos rotativos e não gostei...não gosto da sensação...opinião...é como os pedais de encaixe...nesta bike que tenho, já lá vão 3300 Km e ainda tenho medo em certos percursos de ir com os sapatos encaixados...manias, é mesmo a minha cabeça (cada um com a sua pancada) e quando caio é sempre para o lado direito porque ao parar desencaixo sempre o esquerdo primeiro (talvez hábito da mota, descanso do lado esquerdo e sair da mesma)...
Tenho XT atrás e Deore frente e são shifters Deore e seria para mudar XT à frente e shifters XT...
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu também tinha receio de meter uns rotativos na minha bicicleta, porque tinha experimentado uns shimano de gama baixa..

Mas quando tive oportunidade de comprar um desviador Sram XO com Rotativos Sram XO por apenas 60€, decidi comprar e até agora com um bom numero de passeios e treinos, tenho a certeza que foi o melhor investimento que fiz!

Não penso voltar tão cedo aos Shifters!
 

Baba

Member
Como já foi dito, mudar o desviador da frente não compensa, já o shifter é outra conversa. Um XT terá um movimento mais curto e será mais suave que um deore. Mas nada como passar numa loja e tentar experimentar um que esteja montado numa bicicleta. Tentar sentir se lhe é mais fácil de utilizar do que o que tem.
 

Alewx

New Member
Bem pode colocar um cambio braçadeira baixa (pega por baixo) não sei como chama ai em Portugal :confused: , eles normalmente costumam subir a marcha com menos esforço, mas tem menos pressão pra descer a marcha também, pelo menos com minha experiencia. Bem no cambio dianteiro pode arriscar Sram?!! Eu prefiro eles aos shimano, sinto que passam a marcha com menos esforço e são compatíveis com trocadores shimano
 
Top