mudança da cremalheira e travões a prender

lazy

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Ola a todos,

Ja fiz uma procura no forum e google, mas esta dificil encontrar a ajuda, normalmente é por não fecharem.
Tenho uma RR 8.1 desde Janeiro, já foi fazer a """revisão""" de oferta da decathlon a 2 meses atrás. Mesmo após essa revisão, tenho dificuldades em por a mudança mais pesada da cremalheira, tenho sempre de carregar 2 vezes no manipulo e na segunda ficar la com o dedo a fazer pressão até passar, é normal?!?! o "mecânico" diz que sim.
O segundo problema aconteceu-me hoje, ontem a pegar nela reparei que tinha um furo, então virei-a ao contrario para tirar a roda da frente e trocar de câmara de ar. Voltei logo a colocar a roda passados 20 minutos, na altura não reparei em nada, mas hoje ao tirar a bike do carro, tinha as duas rodas a travar, fiz 5 km e voltei para o carro porque era impossível. Se levantasse a roda e rodasse a mão, ela parava logo... Que pode ser? Os travões sãos uns elixir 3

obg e cumps
 

Jovim

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acredito que essa questão da mudança custar a entrar possa ser resolvida. mas isso só vendo, pode ser problema do materiale sinceramete nem estou a entender muito bem o que acontece porque aco estranho teres que carregar duas vezes...

quanto ao travar... por acaso nao carregaste nos travoes com as rodas removidas? se foi isso vais ter que tentar recuar os pistoes dos travoes, aconselho a retirar as pastilhas dos travoes e a utilizar alguma ferramenta que nao danifique os pistoes para os tentar recuar...

espero que isto ajude

abc e boas pedaladas
 

brandão

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eu acredito que a questão da cremalheira seja só uma afinação, dos travões acho estranho serem logo os dois a ficarem travados se só mexeste na roda da frente.

também eu tenho uma rr 8.1 e nunca me aconteceu nada disso, os meus travões também são uns elixir 3 e até hoje não deram qualquer problema.
 

Jovim

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Mas pelo que percebi ele tinha a bicicleta no carro mas não explica se dentro ou fora, e se foi dentro se tirou alguma Rosa ou se tirou as duas... Se tiver tirado as duas pode ter acontecido carregar nos travões e as partidas terem ficado muito saídas
 

lazy

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Obg pelas respostas.
so tirei a roda da frente, mas bloqueia as duas. e transportei nas barras. quando cheguei a casa ao fim do dia, a de tras ja estava mais solta. ja li algures que pode ser ar, pide?
A mudança custa sempre a entrar, se estiver no ar, entra bem, mas a rolar no chao pelo menos tenho sempre se insistir a ficar la com o dedo.
Passo hoje na decathlon para fazer a reclamaçao e assinar o livro e vou deixar a bike num mecanico a serio para resolver isto.

Cumps
 

Jovim

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Acho estranho ar ter esse efeito... Mas também não acho normal ganhar ar do por ter a bicicleta de pernas para o ar... Mas realmente acho que isso é daquelas coisas que o melhor mesmo é ver o que se passa e se podes levar a outro sítio será o melhor na minha opinião
 

Insignia

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Tenho impressão de já ter ouvido uns problemas como esses, de quando de vira a bicicleta ao contrario entrar ar para os Elixir.
 

Rei do BTT

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A minha bicicleta tem uns Elixir 3 e sei que não é boa ideia virar a bicicleta ao contrário, porque já o fiz. As manetes ficam com um tacto estranho, parece que não têm óleo, mas uns minutos depois volta tudo ao normal. Por isso, duvido que seja de virar a bicicleta ao contrário que os travões bloqueiam as rodas. Pode ser de carregar nas manetes com as rodas fora da bicicleta, pode ser travagem prolongada numa descida longa e inclinada, pode ser discos empenados, entre outros problemas.

Aquilo que sei é que quando uns Elixir 3 estão desafinados é que é difícil afiná-los. E também sei que desafinam muito facilmente, especialmente pelas causas descritas anteriormente.

Em relação ao desviador, por aquilo que li, parece-me ser desafinação.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
 

coolmike

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se o sistema nao tiver completamente purgado, ao virar ao contrario durante alguns minutos o ar vai subir para as bombas e vai afectar a travagem, certamente que foi isso que aconteceu. Se assim for deve ficar +- passado umas horas, no entanto deve ser revisto porque é sinal que anda ar no circuito
 

oliana

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Os travões hidráulicos têm um circuito fechado e não devem ter ar caso estejam em boas condições. Novos nem têm nenhuma razão para isso. Não há qualquer problema em colocar a bicicleta de pernas para o ar, inclusive só beneficia a suspensão na sua lubrificação interior. Não há problema algum para os travões em colocar a bike em qualquer posição. Nunca se deve é apertar as manetes sem as rodas colocadas porque o disco não está entre as pastilhas e isso pode colocar alguma dificuldade na montagem posterior. Ainda assim também não é nada de preocupante. A sua afinação depende muito é da centragem do disco corretamente, e quando acertamos na boa centragem, dura até á colocação de novas pastilhas. As dificuldades de afinação dos elixir 3 parece que é mais difícil segundo experiências de amigos meus.
O facto da ultima mudança custar a entrar não é nada normal. O principal motivo para que isso possa acontecer é que o limitador de curso do desviador, que são os dois parafusos, H e L, estejam mal afinados. Se o desviador não tiver "liberdade" suficiente para abrir até ao centro co carreto pequeno de certeza que estará sempre em esforço para saltar para o outro mais acima.
Esse mecânico que disse que é normal, deve ser mais um "mexânico" assim tipo eu sou ás vezes.
 

demorider

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Essa questão dos travões li algures (acho que ate foi aqui no forum) que era feitio dos elixir 3, vá-se lá saber porque mas parece que não gostam de ser virados de "cabeça para baixo"..
 
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