Motivação precisa-se!!!!

JoaoPeixe

New Member
Boa tarde a todos,
Iniciei-me no btt já à uns bons anos (talvez desde 7/8 anos) sempre adorei bicicletas. Cerca de 3 anos atrás iniciei-me mais a sério neste mundo, fazendo maratonas, andando todos os fins de semana de bicicleta, e praticamente 3 vezes por semana, chegando a fazer cerca de 5 mil km num ano (sempre em BTT), era user assiudo neste forum. O ano passado tudo mudou, comecei a trabalhar e os horários são muito exigentes (praticamente não tenho fins de semana) e aí deixei abruptamente de fazer actividade fisica e deixei de vir ao forum. O resultado não foi muito bom, psicologicamente e fisicamente fiquei de rastos (a ansiedade aumentou, vieram as tonturas, mau estar, etc) pois não tinha tempo para fazer o que mais gostava que era andar de bicicleta e ir a maratonas. À 1 mês atrás inscrevi-me numa prova de XCO e senti a adrenalina no corpo, mas agora voltou tudo outra vez, sem objectivos, sem tempo para maratonas...Agora com o aproximar do verão o tempo começou a melhorar e a disponibilidade a aumentar, no entanto falta-me uma coisa essencial "MOTIVAÇÃO"...depois de praticamente passar de 5 mil km num ano para pouco mais que 500km falta-me a motivação para pegar na bicicleta, deixei de ter aquela "chama" e o que mais me deixei infeliz é ver que os meus horários deixaram de ser compativeis para me juntar ao grupo com quem dava as voltas de bike...Assim, o que antes era fácil de fazer (40/50km) com subidas agora é um "inferno", ou seja, é sofrer deste que saio de casa até que volto. Já tentei várias vezes obrigar-me a sair de casa e ir dar uma volta de bike mas o andar sempre sozinho tornasse um grande inimigo para mim "ando eu sozinho aqui a fazer o quê?" deixei de me sentir confortável na bicicleta e andar no meio do campo...
Após expor os meus sentimentos, pergunto se alguem já esteve nesta situação, porque ao deixar de ter tempo para andar de bike foi como perder uma parte da minha vida...

obrigado e desculpem o meu desabafo!
 

Mig31

Member
Boas,

Eu também tenho o mesmo problema, trabalho por turnos o que me obriga a pedalar sozinho 95% do tempo, arranjar motivação para andar sozinho não é fácil, principalmente quando o tempo está foleiro, no entanto obrigo-me a fazê-lo sempre que possivel é uma questão de hábito...para manter a boa forma fisica, corro cerca de 11/12 km por dia (sozinho), 5 dias por semana com 2 de descanso, esteja sol, esteja chuva, o que faz com que esteja sempre "apto" a pedalar mesmo que pare durante uns dias. Correr exige bastante mais esforço e sacrifício do que pedalar e é excelente para manter e melhorar a saúde física e mental!

Cumps,
 

ernez

Active Member
Amigo, o pessoal lá da P.... sabe disso e andam preocupados, mas como diz o amigo mig31, umas corridinhas fazem bem e mantem a forma, não sei qual são os teus horários, mas o pessoal junta-se todos os dias uteis na rotunda das bicicletas, ás 19h para umas corridinhas, aparece, e sempre que queiras andar de bicicleta, publica lá no face que a malta se poder vai.

Sabes o que é, não é só por isso que a malta desanima, é pá, também acontece com quem treina forte e feio, e depois não consegue os resultados a que estava proposto, por diversos factores, mas pronto, eu estou nesta faze agora, ehehehe, isto é mesmo assim, abraço.
 

TiagoMAIAC

New Member
Compreendo-te, e posso dizer que passei por uma frustração parecida.

No meu caso era mais o não poder derivado a uma condicionante física. E quando voltei fiz muito kilometro sozinho (ainda hoje o faço derivado aos horários). Vencer as condicionantes ''laborais'' em termos de horários é difícil, mas não é impossível. Todos temos responsabilidades mas todos precisamos de tempo para descomprimir.... e nisso o BTT é rei.

Aproveita que já estás inserido na modalidade e não vejas o BTT como uma ferramenta de sofrimento físico, mas ao contrario, levanta a cabeça e olha para a paisagem, saí do selim e tira umas fotos, senta-te e come um pêssego.
O que estou a tentar dizer é para saíres de bike a fim de passear e passar um bom bocado fora de casa em cima da bike, e não sair de casa com o intuito de chegar o mais rápido possível com o maior numero de kilometros feitos. Aprecia e foca-te no passeio, não só e unicamente a chegada.

Pode ser que assim ganhes alguma motivação extra e venças esses "demônios" que tens à frente.

cumpz e força
 

Lanwolve

New Member
Primeiro de tudo há que ganhar forma para não andares a sofrer desde que sais de casa (como tu próprio disseste), por isso certamente que terás um pouco de tempo para correr ou fazer umas voltas pequenas. Sozinho pois claro, mas com a motivação de ganhares forma.

Depois é o que já aqui foi dito, há malta que anda durante a semana ou à noite, é uma questão de arranjares outro grupo. O exercício é muito importante para a nossa saúde mental, como já descobriste por ti, portanto a principal motivação é essa. Também ando muitas vezes sozinho e até sabe bem, o sossego, o barulho dos pneus a rolar na terra e a cabeça a arrumar algumas ideias soltas...

Eu já tive uma sensação parecida à tua quando treinava para competição, por isso deixei.

Quanto ao desabafo é normal, também estamos aqui para isso! ;)
 

JoaoPeixe

New Member
Obrigado pelas resposta, mas nunca tive objectivo de classificações, médias de km etc, mas sim objectivo de fazer maratonas grandes (70/80km) e consegui fazer 3 maratonas grandes (Arrábida, Serra da Estrela e Idanha-a-nova) não mas após a maratona da serra da estrela deixei de ter vontade de andar de bike (tal por ter ido completamente oa limite fisico (foram 74km com 2400m D+) terei ficado com esse "trauma"?!O facto de começar a ter responsabilidade no trabalho?!o que é certo é que a ansiedade voltou e a a boa disposição que tinha começa a desaparecer!!!
 

serrasdiogo

New Member
Faço fotografia, caminho bastante, geocaching e iniciei-me há pouco no BTT.
Faço tudo quase sempre sozinho. Não me incomoda.. Phones nos ouvidos com boa música, explorar uns estradões e olhar para a paisagem.
Por norma ao Domingo dou umas voltas com a malta ou combino com alguém que queira, o Facebook nisto é uma excelente ferramenta, basta um estado a dizer que vais passear e aparece alguém.
Não sei quais são os teus horários nem trabalho nem tão pouco a tua zona, mas todos passamos por isso.
Aproveita o tempo livre para praticares aquilo que gostes nem que seja só para arrejar a cabeça. ;)
 

tokimguedes

New Member
Não pares de andar, pensa em todas as pessoas que o gostariam de fazer e tendo tempo não podem.
Estive tres anos sem poder andar por problemas fisicos e sei bem o que me custou.
Hoje por problemas que não fisicos, mas psicológicos a bicicleta tem sido o meu grande escape e aliado para manter o equilíbrio mental.
Vai contra a tua vontade e impoe-te aos pensamentos negativos.

Boas Pedaladas.
 
Uma forma de teres tempo mas isso depende apenas dos teus honorários, eu trabalho em sistema de 4-2 ou seja trabalho 4 dias e folgo 2, sempre por turnos diferentes, e tenho dois filhos, uma com quase 8 anos e outro com 10 meses. É estes requerem grande parte do meu tempo. O que faço normalmente é andar com grupos diferentes, e por norma acompanhado e só em noturnos porque de dia raramente ando acompanhado. Amanha e o que vou fazer, as 22h tenho dois colegas que saem do trabalho eu vou la ter com eles e depois vamos dar umas pedaladas.Como motivação tens os 5000 km que fazias por ano.
 

maddog

Member
Todos nós passamos por isso mais cedo ou mais tarde, cabe nos a nós e com ajuda de poucos e bons amigos combater isso.
Se te aborreces-te do Btt, procura uma outra coisa, corrida talvez que ocupa menos tempo e tem bons resultados a nível físico e especialmente psíquico, falo por experiência própria.

A vida é feita de ciclos, eu próprio já tive numa situação parecida com a tua e estou actualmente na minha 3ªa fase de BTT, tive a 1ª doidice do bicho Btt em 97/98 a 01/02 depois "fartei-me" e durante uns anos apenas fiz outros desportos, voltei de novo em força gradual em 06 até 09, nova paragem e retomei em Out13 até a data, posso te dizer que desde Janeiro conto com 2600km e a somar.

Resumindo e baralhando...força e tenta juntar-te a novos grupos, compensa com umas corridas.

abç
 

JoaoPeixe

New Member
miguelcarromeu, por nem parecer ser de mim é que estou preocupado...antes era "estou mortinho por andar de bike" agora é "fogo não me apetece nada ir andar de bike"!!!
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Antes de mais parabéns por ter tomado a iniciativa de expor aqui este seu "caso".... desabafar, conversar faz muito bem. ;)

Creio que o ideal será mesmo "esquecer" a bike por uns tempos até que a vontade volte! Digo-o pq já pratiquei diversos desportos, alguns em que fui "viciado" ao ponto de me aborrecer com tudo e com todos quando por qualquer motivo não o praticava.... com o BTT foi +/- a mesma coisa... devido a uma lesão fui obrigado a deixar a bike de lado..... custou-me MUITO mas.... com o tempo pouco ou nada me lembrava da bike (mesmo tendo sido um mega investimento). Entretanto, num dia de verão, lá fui dar umas pedaladas, voltinha curta, percebi que estava "curado", aos poucos lá comecei de novo a pedalar como inicialmente!

Hoje não me vejo sem o BTT mas.... tenho que estar constantemente a fazer novos trilhos..... não me satisfaz pedalar sempre no meu quintal.. tenho que correr o País para ver trilhos/paisagens novas... senão satura-me.. será isso que lhe está a fazer falta?! Após tanta pedalada, não "nada" de novo para ver logo, falta de motivação... :s

...ou serão mesmo sintomas depressivos?!?!!? Sente-se a sua angustia..... anda meio à deriva, sem saber muito bem para "onde se virar".... cuidado amigo!

Já agora se permite, em termos profissionais, gosta realmente do que faz?! Em relação ao "amore", está tudo normal?!
E trocar de bike, tem pensado nisso?! Questiono por ex a troca da bike, pq conheço vários amigos que enquanto não trocaram de "montada" não apareciam "aos treinos"... eu dizia-lhes muitas vezes: "enquanto não comprares um 29er não voltas"!!!! E não é que foi real?!?!?! :D E era da tal malta que percorriam o país de Norte a Sul a pedalar. ;)

...posso parecer um tanto radical mas... há pequenas coisas que mexem com a gente.. temos que estar atentos, e tentar perceber o que realmente nos está a prejudicar. ;)

As "melhoras" caro camarada! E vá dando notícias. :cheers:
 

bb cunha

New Member
Iniciei-me no BTT há 1 ano e aos poucos a motivação para andar foi ficando maior. Contudo, neste último mês, uma lesão num pulso, trabalho em excesso e cansaço generalizado, tiraram-me uma certa pica. A lesão no pulso está melhor mais ainda longe de estar debelada e assim tenho andado menos e apenas em terrenos planos. De qualquer das formas em breve irei adquirir uma single speed citadina, só para as voltas mais pequenas. Acho que irá ser um novo incentivo para depois do Verão voltar de novo à carga com o BTT.
 

correiadias

New Member
Companhia para andar nao tens ? Ah pessoal que suporta bem o facto de andar sozinho, e tem uma grande força e tolerancia para com a dor e com o esforço. Conheço pessoas que fizeram 512km seguidos, 15h a pedalar, sozinhos ! (apoveito para dizer quem é, e vos dar a conhecer este fantastico SUPER HOMEM, MAIS CONHECIDO COMO SUPER MÁRIO ! Metam gosto na pagina do facebook "Mario Fonseca" e se puderem acompanhem as voltas deste homem. Ver alguem a fazer 512 km seguidos é motivação mais que suficiente pra tirar a bike de casa e ir pedalar) E conheço outros que vao andar, fazem 1 hora e aborrecem-se porque vao sozinhos... Exprimenta a desafiar outro pessoal para andar ;)
E podes exprimentar a começar um projecto de raiz, um á la carte ou outro parecido ! Em vez de comprares uma single speed, exprimenta comprares uma bicicleta antiga, aproveitares o quadro, decapares pintares, e contruires tu a tua single speed, tens todo o material de singles á venda na rodagira ! Começares tu a fazer 1 projeto, a decidires cores, a decidires as rodas (cubos) fixos ou flip-flops, etc... pode dar-te a motivação que precisas e abestrair-te da dor que tens no pulso ! ;)
Podes tambem ir mimando a tua bike, comprando-lhe 1 peça ou outra, isso pra mim é uma hiper motivação o facto de comprar 1 peçita pra burra :D
Podes empenhar-te em ires tirando peso na tua bike... WW ... ou podes simplesmente inscrever-te num passeio e ires pedalar com outra malta...

Força e que essa motivação apareça :D
 

Ismas

Member
Como ser humano que somos gostamos de variar e de diversificar, esse sentimento também existe no desporto e o conselho que te posso dar é iniciares a prática noutro tipo de desporto, futebol, corrida, ginásio etc.., e volta na volta pegares na bicicleta e ires dar uma volta com a malta.
 
Top