Montar pedaleira.

Eurico Maia

New Member
Pessoal sou novo por aqui, andei a pesquisar mas ñ encontrei nada que me tirasse esta dúvida.
Tenho folga no rolamento direito da minha pedaleira deore e pelo que tenho lido por aqui ñ deve dar para tirar, só trocando aquilo.
Se estiver enganado expliquem-me como fazer.
Outra dúvida que tenho é se os rolamentos teem de ficar encostados ao crank e pratos.
Estou a preguntar isto porque dá-me a ideia que aquilo ganhou folga por ñ estar encostado apesar de ter anilhas de ambos os lados.
O quadro em questão é um Berg Dirt Pro 902 :oops:

Obrigado
 

floopi

New Member
Viva colega do pedal, bem-vindo ao FórumBTT.Net.

Descobre tudo acerca de bicicletas de montanha aqui, dos componentes aos passeios e maratonas, descobre o calendário de actividades, as novidades, os acontecimentos, descobre esta forma de estar na vida que é o btt.

Sugerimos que assim que possível consultes alguns dos tópicos que foram criados para acolher os novos utilizadores.

As Regras, claro ;)
Regras Gerais do Fórum
Classificados
Colocação de eventos
Segurança

E outras coisas interessantes :D

A tua apresentação
A apresentação da tua bike

Guia do comprador Bikes de iniciação
Guia para comprar a bicicleta perfeita...

O calendário de eventos

Glossário de BTT

Como colocar imagens
Como colocar videos

Boas pedaladas!!
 

ESTIMA

New Member
Qual a largura do centro pedaleiro do quadro?
Quantas anilhas é que tens no movimento pedaleiro (eixo com rolamentos)?
 

Eurico Maia

New Member
Tenho 2 de cada lado e mesmo assim parece-me que os pratos e crank ñ ficaram encostados, daí ter a ideia de que talvez a folga tenha sido provocada por isto.
Se bem que aquilo já deve ter cerca de 1000km.

Quanto á largura ñ sei, nem estou agora em casa para ir medir.

Estou a ver que tenho de ir comprar os rolamentos novos e colocar mais 1 ou 2 anilhas para aquilo ficar encostado, isto será viavel?


Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

viável é somente usar o que está definido no manual e isso é: 2 anilhas na direita + 1 anilha na esquerda para quadros com 68mm de largura de caixa pedaleira ou 1 anilha na direita para quadros com caixa de 73mm. Tudo o resto não é lá muito viável.

Jepas
 

klaser

Well-Known Member
A mim parece que quem instalou essa pedaleira não introduziu todo o eixo como deve ser e apertou mesmo assim ol lado esquerdo.É preciso dar um leve pancada para que o lado dos pratos vá até a sua posição correcta junto ao rolamento direito.Depois o lado esquerdo é ajustado com a tampa plástica e finalmente apertado com os
dois parafusos...Por isso não ficou encostado e sim com folga.Mais estranho é ter 4 anilhas,a pedaleira só é fornecida com 3,teria de ser muito desconhecimento por parte de uma oficina montar assim,porque só tou a ver uma oficina ter anilhas de "sobra" pra meter a mais na pedaleira.
Outra coisa estranha é que se o lado dos pratos ficasse mais pra fora do que deve ser,essa pedaleira já tem uma linha de corrente muito afastada do quadro,dessa maneira mais afastada ficaria e quase de certeza se teria problemas num funcionamento perfeito do desviador dianteiro....
 

Eurico Maia

New Member
Pois, ñ sei!

Esquecime de contar que numa das minhas voltas, aquilo desapertou-se por completo.
Possivelmente enquanto se foi desapertando, ñ dei conta fui pedalando e a fazer asneira.

Quanto as anilhas de um dos lados tenho a certeza que tem 2, do outro poderá ser só uma, mas com a largura das 2 juntas do lado oposto.
Agora fiquei na dúvida...

De qualquer forma até agora ñ tenho razões de queixa de quem me tem arranjado a bike, pena é ñ estar satisfeito da mesma forma com o quadro.
 

klaser

Well-Known Member
Então se calhar tem 3 anilhas como deve ser,desapertou e o eixo deslocou-se para a direita,quando notou que tava desapertado limitou-se a reapertar,sem colocar o eixo todo no sítio...Daí a história começa a fazer mais sentido....Agora o melhor mesmo é tirar tudo,meter dois rolamentos novos e voltar a montar correctamente.
 

Eurico Maia

New Member
Pois é isso que vou fazer.

Quando se desapertou fui logo á loja e ele tirou aquilo tudo, limpou e voltou a apertar.
Também o vi a medir e conferir com o manual por isso e pelo que disses-te o procedimento foi o correcto.

Estou a chegar á conclusão que aquilo estragou-se quando se desapertou e como só dei conta passado uns km´s fiz asneira!!!

Tira-me só mais uma dúvida.
Meço o meu quadro, meto 2 anilhas na direita + 1 anilha na esquerda se o meu quadros tiver 68mm de largura de caixa pedaleira ou 1 anilha na direita se tiver 73mm.
Depois dou a pancada no lado direito até ñ ir mais e aperto o crank esquerdo.
E depois disto ñ deve sobrar nenhum espaço entre os rolamentos, os pratos e crank. Certo?

Se assim for ñ haverá movimentos da esq para a drt e vice-versa, logo fica perfeito.
Então e se sobrar algum espaço?

Obrigado
 

klaser

Well-Known Member
Se não me engano aquilo tem uma anilha em borracha ou uma pequena saliência pra dar um poquinho de folga entre o lado dos pratos e o rolamento,não dá pra ver muito bem porque os pratos depois daquilo devidamente montado encobrem o rolamento.No lado esquerdo nota-se uma ligeira separação,também devido ao desenho do conjunto,aquilo encosta na parte de dentro do rolamento e não poderia ficar a raspar na parte exterior do mesmo,por isso a tal folga é necessária.Mas não há com o que se preocupar,se se empurrar bem o eixo nota-se que se chegou ao "sítio".Depois no lado esquerdo regula-se com a tampa de plástico,facilmente chega a posição certa,não se deve apertar com muita força.
O que o pessoal esquece é que depois da primeira montagem,passados uns quilómetros,devem rever se os dois parafusos do crank esquerdo estão apertados com o binário correcto pq é normal eles darem um pouco de si e ficarem folgados,é um reaperto necessário.
 

ndionisio

New Member
Boa Noite,

Gostaria de ver aqui, uma questão respondia, na minha ultima saida de BTT, perdi a tampa de plástico do eixo pedaleiro, que referem no tópico. Agora reparo que pedal ficou com uma ligeira folga depois de ter perdido a peça.

Existe algum inconveniente em continuar a pedalar sem esta tampa, ou tenho mesmo que resolver a situação?

Obrigado
 
Top