Montagem Suspensão Marzocchi

jcj

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Olá a todos os betetistas, estou a pensar em comprar uma suspensão Marzocchi MX Comp ETA de 105mm de curso mas tenho algum receio. Pois disseram-me que as suspensões em relação ao curso, montam-se em função do angulo do quadro, no caso da minha bicicleta, esta tem um angulo de 71º, sera que posso comprar a suspensão?
Desde ja obrigado pela ajuda e boas pedaladas!
 

silvioferraz

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Penso que uma suspensão com apenas 105 mm de curso, "encaixa" em qualquer quadro :wink:. O problema está em suspensões acima dos 150mm de curso.

um abraço
 

jppina

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Não é bem assim...

Normalmente os quadros são feitos com determinada geometria a pensar numa suspensão de determinado curso. Ao colocar uma suspensão de curso diferente daquela para que o quadro foi pensado, a geometria é modificada.

Há quadros que são feitos para levar suspensões de 65mm, outros de 80, outros de 100, outros de 80 a 100 (acho que por exemplo o Specialized M5 tem precisamente esse curso recomendado, entre 80 a 100, salvo erro)

Se neste momento o teu quadro tem uma suspensão de 80mm, poderás concerteza colocar-lhe a MX comp, vais é notar diferença aquando da próxima vez que subires em cima dela.
 

sacramento

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Deparei-me com esse problema quando montei a minha Marzocchi Marathon Sl, passei de uma suspensao com 80mm de curso para uma que faz 100-120. Notei diferença a subir, mas consegui resolver este problema alterando as anilhas na direcção e o ângulo do avanço.
Boas Pedaladas
 

P.M.

Member
Só para complementar a resposta do Jppina, a grande questão de se usar uma susp. de maior curso ou não em determinado quadro, tem principalmente a ver com o angulo da testa. Outro factor é a capacidade ou não de o quadro resistir às maiores cargas aplicadas na testa do quadro. Eu pessoalmente acho este ponto de menor importancia, e na realidade o que acontece é que o pessoal com mais curso, abusa mais e acaba por partir a testa do quadro.

O aumento de 25mm de curso, corresponde aproximadamente ao aumento de 1 grau nesse angulo.
Um maior angulo, mais tornar a bicla mais controlável a descer, devido à maior altura e lentidão de resposta da direcção. No entanto, vai tornar a bicla mais lenta a virar, com maiores problemas a subir e menor controlo (perceba-se perca de sensibilidade na direcção).

Normalmente não vem nenhum mal ao mundo aumentar em cerca de 20mm o curso de uma bicla. Os ganhos neste caso costuma ser bastante superiores à pequena perda de controle.

P.M.
 

Honda

Member
A meu ver até 120mm todos os quadros de XC "para uso XC" aguentam
De 120 a 150mm quadros all mountain
De 150mm para cima quadros FR\DH

Claro que a utilização tem de condizer com o material que tens quadro\suspensão... senão uma delas vai ceder :s
 

silvioferraz

New Member
P.M. said:
Normalmente não vem nenhum mal ao mundo aumentar em cerca de 20mm o curso de uma bicla. Os ganhos neste caso costuma ser bastante superiores à pequena perda de controle.

P.M.

:clap:
 
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