mochila hidratação vs. bidon's hidratação

GUR

Member
Para mim sempre bidons. Pessoalmente seja passeios curtos ou longos, bebo pouca água, na prova da Fexpomalveira que fiz, só bebi um bidon de agua, eu sei que errado beber tão pouco, os meus camaradas estão me sempre a chatear com isso, mas é um hábito que tenho. Também tenho a mochila mas nunca a usei para transporte de água.

Para mim bidons 1-0 mochila
 
F

fuel100

Guest
Nos passeios de FDS por vezes levo a mochila.
Nas maratonas curtas ou longas ou nas várias provas de 24 horas que já realizei nunca levo a mochila. A água levo-a num bidon de meio litro já que pelo caminho há sempre reabastecimentos. O resto, como câmara de ar, ferramentas (que se resumem aos desmontas e ao multichaves) e 3 ou 4 geles, acondiciono-os numa bolsazinha de cintura.
Nas maratonas (sei que é uma imprudência) nunca levo telemóvel. Levo uma bomba muito pequena que cabe na jersey.
O factor peso em competição é fundamental. A mochila vazia, pesa sempre mais de meio quilo e com água iria para mais de 1,50kg às costas. É muito desconfortavel e passados 30 ou 40 Km começa-se a sentir e não é pouco.
Em estrada ou em passios curtos meto o que necessito nos bolsos da jersey. O telemovel, o multichaves, a chave de casa e do carro e o dinheiro vão num ovo de plástico de atarrachar daqueles das máquinas em que se mete o dinheiro e sai um brinquedo.
Reconheço no entanto que a mochila, em caso de queda, amortece a zona da coluna.
 

Johnny17

Member
Ando sempre com camelback, porque posso levar as ferramentas, comida e camaras de ar. Visto que costumo pedalar muitas vezes sozinho, se tiver uma avaria tenho de ter o material necessário.
Mas vou ver se me habituo levar só o bidon nas provas, para andar mais leve :mrgreen: e tirar melhor rendimento.
Não costumo beber muita agua, por isso a agua do bidon deve chegar.
 

betozeca

New Member
Inicialmente andava sempre de mochila as costas mas agora comecei a andar só de bidon,
mochila só para voltas superiores a 80 kms e sózinho,porque passeios e provas temos sempre os abastecimentos.
 

jrf

New Member
para os "maluquinhos do peso" mochilas nem pensar e bidon só se for mini.
Eu penso que um camelbak adequado e do qual faz sempre parte o básico para desenrrascar uma "panne" é essencial
É essencial que o camelbak (ou outra marca) esteja bem aplicado e justo na região dorsal, para ser confortável
Muitas vezes já remediei colegas desprevenidos
 

cosmo

New Member
No meu caso sem dúvida a mochila pois levo lá tudo o que necessito, mas acho que no verão derivado ao calor e nas voltas pequenas o bidon é boa ideia e continuamos a levar tudo pois uma bolsa por baixo do selim mais um suporte para a bomba tá feito e a malta vai mais leve nesses dias de calor que se sente cá para as bandas do Algarve.
 

Tremoço

Member
Eu uso uma mochila de agua, eu digo mochila porque leva para alem da agua uma câmara de ar, as chaves mais necessárias e o telemóvel, e por vezes leva uma bomba muito bem aconchegada, só leva isto e mesmo assim com alguma dificuldade.
Eu optei pela mochila porque antigamente a boca do bidão ficava sempre suja e eu evitava beber agora já não, dai optei por uma muito pequena que leve só mesmo o ideal nada mais que isso e ate agora estou muito contente.
 

Parkpre

New Member
boas...

tb já reparei nixo.... eu uso o k m dá mais jeito: moxila (com 1,5L) e um bidon com 625cc....

Tb depende da distância que vou fazer.... se so der pa fazer uma voltita rapida de 30 km so levo bidon e rezo pa k não fure.... talvex adquira um dakeles estojos de colocar debaixo do selim para colocar uma camara e uns desmontas.... (a bomba tb vai no kuadro) e axim talvex m comexe a libertar da moxila aos poucos... mas k dá jeito dá.... (tenho la o meu estojo d 1º socorros) :D

Abc

http://www.bullriders.pt.vu/
 

DiBTT

New Member
Eu cá prefiro o bidon, ando com menos peso às costas e mais livre, mas por outro lado a mochila posso levar a ferramenta e tenho mais capacidade de água.

Cumprs
 
Para mim fica 1-1 porque ambos têm vantagens e desvantagens! A mochila porque permite maior capacidade de água (às vezes, muito importante), pode-se levar alguma comida, ferramentas etc. (não tão importante, porque uma bolsa na bike pode resolver este ponto) por outro lado seja de verão ou de inverno torna-se chato porque fico com as costas todas molhadas! De verão devido ao calor começo a transpirar imenso, de inverno mesmo com muito frio acabo sempre por ficar com as costas molhadas e se estiver mesmo frio torna-se desconfortável quando desencosto a mochila sente-se mais o frio. Quanto à capacidade de água às vezes é mesmo necessário uma mochila ou às vezes até uma mochila e bidon! Imaginem 80/90km sem passar em zonas com água, se calhar um bidon não chega!

Para mim voltas até 50km, bidon chega perfeitamente, para cima disto mochila! Mas por exemplo para os 200km do troia-sagres levei os dois ;)
 

simaooliveira

New Member
Viva!

Inicialmente usava bidon, mas com o passar dos tempos rendi-me à mochila. O bidon passava o tempo a cair...

Na mochila cabe tudo, água, barras, telemóvel, ferramenta, impermeável, máquina fotográfica e o que for necessário...

Obviamente que para quem anda atrás da melhor classificação possível o bidon será a melhor opção, agora para quem anda a curtir uns trilhos e não se importa de fazer 60 km em 4 horas a mochila é imbatível.

Até breve
 

Songo

New Member
Eu nao uso camelback, mas a minha bike tem muito pouco espaço pros bidon (é preciso alguma ginastica para sacar o bidin do suporte, mesmo os mais pequenos) e tou a pensar em arranjar 1 camelback.

Vi um topic sobre rodas e o beneficio extra que era reduzir peso nelas (a comparar com diminuir o peso dos restantes componentes "nao rolantes") e essa pessoa colocou 1 relação do tipo:

1Kg nas rodas equivale a 2Kg nos restantes componentes (n rolantes) e equivale a 5Kg no rider.

Não duvido que isto são valores empiricos, mas devem ter alguma verdade neles. O factor importante para este topic é que um bidon acrescenta peso no quadro enquanto que o camelback é no rider, e segundo aquela teoria é uma vantagem para o camelback.

Presumo que a diferença mais importante seja em zonas mais tecnicas, em que como temos aquele peso extra nas costas, é mais facil variar a posição do centro de massa global, ou entao nao..que acham?

Quando andar com um depois deixo aqui o feedback =)
 

Lunatic_Lover

New Member
Podes estranhar no inicio, quando experimentares, mas depois acabas por naturalmente compensar a variação do centro de massa... convém é tê-la justo ás costas, senão nada feito. Acaba por ser um conjunto só, o ciclista e a mochila!

Uma vantagem, é que te dá sempre (mesmo que ligeira) protecção às costas, no caso de queda.
 

depinho

New Member
Reconheço que não gosto de andar com mochilas às costas. Principalmente quando está meio cheio ou meio vazio, é incomodativo e barulhento, e como já disseram nem sempre se utiliza a agua toda é pesado etc.
Gosto mais do bidão.
Mas quando há lama, e agora há muita, o bidão serve para tudo menos para beber :mrgreen:.
Já tentei uns que têm uma tampa, mas como são térmicos levam pouca água. Já tentei retirar o interior, mas não veda bem a água.
Solução: camara de ar desmonta, chaves, elo rápido cola e tapa-furos na bolsa por debaixo do selim. bomba, telemóvel e chaves nos bolsos Agua na Bike ou no bolso do jersey, água com sabor a lama :oops:.
 
Top