Mini e Maratona Internac. da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor la Mayor -01/07/2006

Status
Not open for further replies.

penatabua

Active Member
NOTICIAS DE ÚLTIMA HORA:
Este evento vai ser objecto de uma reportagem na RTP2 Desporto, em 09/07/06, RTPN, no programa "Regiões" e passará tb nas emissões da Volta a Portugal em Bicicleta, em datas correspondentes, havendo negociações com outros canais dos dois lados da fronteira.


Olá caros amigos, venho aqui convidá-los a participar na primeira Maratona Internacional de Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor(Espanha)/Idanha-a-Nova.

A realizar em 1 de Julho de 2006, data da Feira Raiana, certame transfronteiriço que se realiza com a participação dos dois países.
A Maratona fará parte dos muitos eventos que se realizam nesta data.
Haverá a participação dos nossos "HERMANOS" espanhóis e claro de nós lusitanos.

O percurso irá cruzar as aldeias de Alcafozes, Toulões, Salvaterra do Extremo, Segura, Zebreira e a Vila de Idanha-a-Nova, percorrendo os locais de interesse histórico, pelourinhos, igrejas, capelas, fontes, etc.

Naturalmente que para além de trilharmos as nossas terras, iremos percorrer trilhos em Espanha, mais concretamente iremos atravessar o rio Erges que delimita a fronteira entre os dois países, seguindo na direcção de Zarza la Mayor, onde iremos ter a oportunidade de observar e testemunhar a existência de um Castelo Medieval "Castelo Penafiel " e um Pelourinho, de origem Portuguesa, mas que nunca foram conquistados pelos espanhóis, mas sim cedidos por trocas de terrenos a fim de limitar naturalmente a fronteira com o rio Erges.
Este castelo está localizado numa fraga granitica de rara beleza, como poderão observar em fotos mais abaixo, integrado no Parque Natural do Tejo Internacional, local de nidificação de várias aves de rapina, no fundo dessa fraga, encontramos o rio Erges, um "Canyon" de águas rápidas, quando as chuvas são frequentes, local idilíco, para os praticantes de canoagem de águas bravas e nos momentos de pouca água, formam-se belas piscinas (calção de banho)

Em Espanha iremos ter a oportunidade de ciclar pelo caminho da "Cañada Real" , caminho oficial secular que ligava todas as povoações á capital, durante aproximadamente 20 kms.

Descrever aqui todo o percurso seria para mim um prazer imenso, desde o inicío até ao final, mas endereço daqui o desafio e convite a todos os companheiros do Btt , a partilhar comigo, o prazer, a beleza das paisagens, as histórias(rotas de contrabandistas,etc), os monumentos(catedrais, igrejas, pelourinhos, castelos,calçadas, pontes e fontes romanas), barragens, ribeiros , o rio Erges, o Parque Natural do Tejo Internacional, com a sua fauna e flora 100% natural(observação de aves, de rapina e de outras especies, como a cegonha preta, etc), o desafio das subidas(calçadas romanas) e a adrenalina das descidas em calçadas romanas e os singletrackcs "virgens" das duas rodas.

Esta Maratona representa o empenho de muita gente que ama, a natureza, o desporto colectivo, o convivío em grupo, o seu património natural e histórico e não quer guardar só para si um potencial e uma beleza que é propriedade de todos os habitantes deste planeta.
Venham daí, não se vão arrepender, tragam o desejo de conhecer algo novo, belo e 100% natural.
Não se esqueçam, tragam a máquina fotográfica,apesar de haver reportagem audio visual (apresentação durante o jantar)com equipes profissionais habituadas à cobertura de eventos desportivos, pois, podem dar largas à inspiração que vos vai assaltar.....e o "FATO DE BANHO" depois explico porquê!!!!!!!!!!!

O percurso, tem aproximadamente 103 kms aproximadamente e 1800 m de altimetria, vai ter seis (6) postos de abastecimento que é o numero das localidades que vamos atravessar, onde irão ser disponibilizados reabastecimentos liquidos(água fresca) e sólidos.

A recepção dos participantes, começar-se-à a efectuar no dia 30 de Junho numa hora a combinar, nesse dia haverá um briefing (regras do evento, etc) , credenciação e entrega de dorsais aos presentes, que decorrerá no Pavilhão Municipal, no qual irá ser possivel pernoitar 2 noites, os participantes que assim o desejarem, também será possivel acampar, numa área adjacente ao mesmo.
Naturalmente, o concelho de Idanha-a-Nova, possui infrastruturas hoteleiras(incluindo um belo parque de campismo sobre a barragem Marechal Carmona) com nivel e dignidade para receber os muitos visitantes de fora do concelho, mas como o evento da Feira Raina já tem créditos firmados a afluência de visitantes poderá ultrapassar essas mesmas capacidades, como tal aconselhamos a decidirem-se atempadamente e fazerem as sua reservas.

Informo que para chegar a Idanha-a-Nova, saindo de Lisboa sao necessários percorrer 245 km , utilizando a A1 durante +- 100 kms, saída para Torres Novas e tomar a A23(de borla) durante aproximadamente 125 kms(sempre em frente) e depois sair em Lardosa, seguir as placas(bem visiveis, 4 cruzamentos) de Idanha-a-Nova, após 20 kms .
O percurso á média de 120 a 140 kms( velocidade permitida) demora aproximadamente 2h15 m a chegar a Idanha-a-Nova.
O Acesso SUL, de quem venha do Alentejo e Algarve pode-se efectuar tb pelas autopistas espanholas que são todas de borla, tomando a direcçao de Cáceres»Alcántara»Piedras Albas»Segura»Idanha-a-Nova, evitando passar em Lisboa e a quilometragem inferior e menos dispendiosa em portagens.
O Acesso NORTE pode-se utilizar a A1»IP5 até á Guarda e depois entrar na A23 que é de borla e sair na placa de Lardosa-Idanha-a-Nova e seguir as indicações.
o Acesso CENTRO pode-se utilizar a A1» saida Condeixa sentido IC8 sentido Pedrogão Grande; Sertã; Proença a Nova »A23 sentido Castelo Branco, saída Lardosa/Idanha-a-Nova»seguir sempre esta direcção.

Está quase finalizado e disponibilizado ,toda a informação, no site, www.ludeventos.pt e para esclarecimentos pessoais podem contactar o telemovel e email de:
Carlos Magro 933292348 / penatabua@gmail.com
Jorge Cardoso 968062418 / jorgecardoso@ludeventos.pt

Até breve, boas pedaladas é o desejo de Carlos Magro :D :D :p :p

NOVIDADES
Meus caros amigos, como o interesse pelos "bttistas" tem sido grande, está programado, um passeio mais curto, de 45 kms, acompanhando o percurso da Maratona, até Alcafozes, optando os interessados nesse local pela distancia, mais curta, que seguirá pelo seguinte itinerário, aldeia Museu, Idanha-a-Velha,Barragem Marechal Carmona,Calçada Romana e Idanha-a-Nova.


A malta, depois de terminar participação na Maratona, pode usufruir da Piscina Municipal,"À BORLIU" relaxar e esperar pelo jantar, já que o mesmo se irá lá efectuar.
A ementa será Porco no Espeto.

Havendo, interessados, haverá uma exposição de representantes nacionais de bicicletas, assunto em desenvolvimento.



Aos interessados em participar na MARATONA, brevemente irei indicar, unidades hoteleiras da zona, desde, hotéis, pousada, albergaria, turismo rural, parques de campismo e em Confraria da Srª de Almortão, com os respectivos preços, por noite para participantes da Maratona. Não esqueçam, que se não preferirem esta modalidade, podem optar pela já anunciada, dormida no Pavilhão Municipal.
Alguns locais como a Confraria da Srª do Almortão(20 euros por duas pessoas, por quarto) convém marcar quanto mais cedo melhor, contacto telefónico 277202190 e falam que são para a Maratona das bicicletas.
Para mais informacoes www.cm-idanhanova.pt, e clicam em unidades hoteleiras, as povoações são todas muito perto de Idanha-a-Nova, as mais distantes encontram-se a 30 kms de distância, servidas por boas estradas.
Atenção, a maioria destas unidades fazem descontos aos participantes de eventos promovidos pela Câmara MUnicipal, por isso refiram esse facto.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: Maratona Internacional de Idanha-a-Nova

Viva Carlos, sê bem vindo ao fórum, já agora podes fazer a tua apresentação e também mostrar a tua menina ao pessoal :)

Com uma descrição dessas, só podia dizer que quero ir, se tudo correr bem lá estarei dia um de Julho para uma experiência memorável.
A ver se não me esqueço dos calções de banho, porque a maquina fotográfica já anda sempre comigo :)

Cumprimentos e boas pedaladas.
 

Chinês

New Member
Re: Maratona Internacional de Idanha-a-Nova

Bem eu por mim vou , qualquer coisa até tenho por ai familia por essas bandas para dar de comida e dormida ao pessoal que precisar
! Apesar de teres um texto grande, é muito nice de se ler, mais nice só mesmo participar!
 

Speças

New Member
Re: Maratona Internacional de Idanha-a-Nova

Viva Carlos,

só de ler já apetece participar. Ainda por cima, eu até sou "birdwatcher".

Juntar bike e pássaros(concretamente essa zona doTejo Internacional) é um evento que vou anotar e, muito provavelmente, participar.

Mais, profissionalmente, tb tem tudo a ver comigo... sou prof de Espanhol :roll:

Só um senão... Falamos de Julho, zona interior, extremadura espanhola :?: :?: Pelo menos, tb já deste a dica :lol: Levar o calçanito de banho ;)
 

Ray Bonga

New Member
Maratona Internacional de Idanha-a-Nova ::: Fotos

Para complementar o convite feito pelo meu amigo Magro, aqui fica uma galeria de fotos para o pessoal ter uma noção de que tipo de paisagens estamos a falar e de que tipo de terreno!

DSCN8751.jpg

DSCN8738.jpg

DSCN8736.jpg

DSCN8729.jpg

DSCN8717.jpg

DSCN8711.jpg

DSCN8708.jpg

DSCN8702.jpg

DSCN8691.jpg

DSCN8690.jpg

DSCN5848.jpg

DSCN5840.jpg

DSCN5817.jpg

DSCN5801.jpg

DSCN5799.jpg

DSCN5775.jpg

DSCN5755.jpg

DSC03740.jpg

DSC03551.jpg

DSC02375.jpg

DSC02370.jpg

DSC02006.jpg

100_0013.jpg

13_2_2002j.jpg

01.jpg


Ajudem a divulgar esta zona de beleza rara e de potencial extremo para o desporto de aventura!
 

Phalhas

New Member
Re: Maratona Internacional de Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor, a 1 de Julho de 2006

Epá deixaram-me om água na boca.
Já marquei a data no meu calendário, a ver se posso ir.
Rui Ermitão
 

jaime rodrigues

New Member
Re: Maratona Internacional de Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor, a 1 de Julho de 2006

Eu a dizer bem das maratonas Alentejanas mas aqui temos uma para o norte e de muita qualidade.
6 za´s, bonitas paisagens e muito mais.
As fotos não enganam, se eu la chegar contem comigo.

Parabéns pela maratona pelo traçado, e ja agora gostei de terem incluido a ajuda de nuestros irmanos
.
 

fg

New Member
Re: Maratona Internacional de Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor, a 1 de Julho de 2006

doh 1 de Julho é um sábado... o que me complica a vida.... lá terei que arranjar uma balda nesse dia, :wink: para ver se estou presente. O texto e as fotos deixaram, de facto, grande vontade....

Com internacionalização garantida, ainda por cima.... 8)
 

bike_man

New Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

Estou tentado a ir!!!!! méqé artas7, koala_boy, morpheus e companhia??? um sabado bem passado nao acham?
se tiver companhia tou la!!!!! :p :p :p :p
 

kazakinhus

New Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

:aiui:
também estou tentado a ir conhecer essa zona.
pena ser tão longe...e no pico do calor... (lembro-me logo do Al-PC-Al)
 

Bytes

Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

Belas fotos, deve ser um excelente passeio, pena ser tão longe.
 

eliseu

New Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

Há pois é... há pois é!
Amigo Magro conta comigo fiquei convencido.
Vou ter de arranjar sitio para dormir lá e aproveito levo a familia, e claro alguns amigos com vontade de pedalar. Nós falamos este sábado no passeio de Sintra.
Abraço
 

penatabua

Active Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

Ola caro companheiro, quando as coisas merecem o longe faz-se perto e não são duas horas e picos de viagem, que te vão tirar o prazer de adormecer a recordar os belos trilhos por onde passaste, no final conversaremos, pergunta ao Artur Ferreira , ex. director da Bike Magazine ou ao Pedro Vilanova , o organizador do Avalanche da Lousa, se eles recusam um desafio para voltarem a pedalar naquela zona, citarei as palavras do Artur Ferreira... "estas são das mais belas paisagens que já vi neste país....temos de organizar aqui um passeio....(Maio de 2002, vespera de um passeio Bike Magazine),
Infelizmente só agora reuni condições e inspiração para efectuar o desejo destes meus amigos, não querendo continuar com o egoismo de ter só para mim estas imagens e sensações que se apoderam de mim ao adormecer depois de mais um dia agitado nesta cidade de Lisboa.Podes acreditar que até me arrepio de imaginar a cara de satisfação daqueles que optarem por participar nesta Maratona.
Com isto termino, como começei, do longe faz-se perto.


Ola Pedro, para minimizar o calor temos programado, nada mais nada menos , do que SEIS locais de REABASTECIMENTO com arcas frigorificas, onde teremos disponiveis água fresca e sólidos, para repor liquidos e energias, pois, vamos passar, para além de Idanha-a-Nova, em seis localidades, Alcafozes, Toulões,Salvaterra do Extremo, Zarza la Mayor, Segura e Zebreira e em alguns destes diversos locais podes utilizar o teu "calçãozito" que "vais levar debaixo do braço", para baixar a temperatura. Boas pedaladas e um abraço de Carlos Magro
 

penatabua

Active Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

Ola amigo Zica, obrigado pela tua observação, para mim é um prazer proporcionar aos amigos bons momentos de convivio, de divertimento, adrenalina e de fuga da rotina e stress. Mas a minha maior satisfação era ter contribuido para conseguires vencer a luta contra o tabacoooooooo, força amigo vais vencerrrrrr.Um grande abraço e até Sábado.
 

silbas

New Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

MAL POSSO ESPERAR
MALTA O LONGE FAZ-SE PERTO
CARLOS MAGRO ATE QUE ENFIM QUE ALGUEM TEM A CORAGEM DE FAZER UM PASSEIO POR AS PAISAGENS LINDAS DE IDANHA E ZARZA MAYOR SO QUEM NAO CONHECE E QUE NAO SABE O QUE PERDE
PODES CONTAR COMIGO
1 DE JUNHO LA ESTOU COM A MINHA FAMILIA E BICLA VAI DANDO NOTICIAS DE PREÇOS E ESTADIAS
UM ABRAÇO
PAULOSILBAS
 
A

aquelhas

Guest
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

A prova realiza-se a 1 de Julho, integrada na feira Raiana.

A data do logotipo era a inicial, tem que ser alterada.

REPITO. REALIZA-SE DIA 1 DE JULHO.

cumps
 
G

Gine Bissau

Guest
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

Bem, pessoal, podia vir para aqui dizer que tenho umañão sei das quatas, com amortecedores não sei de onde, uma pintura XPTO, um guiador que vira não sei quantos angulos, etc, etc Não, o que eu tenho a dizer a este pessoal "bacano" :D que a zona onde vai decorrer o envento é um espetaculo, BOE da FIXE!!! Ja agora, Ha, ja agora e por falar em modelos de bicicleta, eu tenho uma :mrgreen: "PASTELEIRA" hehehe :p que herdei de um familiar, hehehehe :mrgreen: :mrgreen:
Bem, pessoal, não pensem duas vezes, vão e boas pedaladas!!! atenção aos "RADARES" hehehe)
 

Dragan

New Member
Re: Maratona Internacional da Raia/Idanha-a-Nova/Zarza Mayor -01/07/2006

já coloquei a data no calendario, conta com +um
Boas pedaladas
 
Status
Not open for further replies.
Top