Michelin Mountain A.T.

Jorgex

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Já à muito temo que não usava um Michelin. Pensem que o último foi o Hot-S Vermelho. Alíás, tive dois: o primeiro foi na Mega aventura e o segundo foi na Ciclovias por metade do preço. Não! Até foi menos, foi 25€ um par de Hot-S's vemelhos com 80km de uso. Até tinhos os bigodes no centro e tudo.
Enfim...

O que me levou a afastar-me da Michelin foi o próprio pneu Hot-S. O design do cardado era super como pneu de tracção mas a construção frágil do mesmo é que me assustou. Matei dois Hot-S´s a roçar as side-wall's nas pedras. Admite-se isto num pneu de 42€? É lógico que para tirar peso no pneu, tem de ser em algum lado. O cardado era super durável, furos: zero. A Michelin tornou-se muito cara para os comuns mortais. Pode-se dizer que a Michelin tem prestações do tipo Fórmula 1 e preços de Fórmula 1.
Durante muito tempo a Michelin virou-se para o DH, desenvolvendo pouco a gama de XC competição e de Enduro.
Mas os tempos mudaram!

Vamos lá? :pipocas:

Bacalhau: Giant escaper'92 (hardtail), Marzocchi MX Comp ETA 105mm'06, Hope Mono M4 183mm disc brake(f), Magura HS-11(r), Mavic XM 321(f) and Ritchey Rock WCS(r) mas na altura usava atrás um v-brake SRAM 7.0.

Michelin Mountain A.T.:
29.90€, tamanho 2.35(60-559), kevlar, 831g, 60TPI's


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É a mesma foto. Engraçado, diz Michelin no cardado.

Antes que me esqueça, há duas versões:
- Mountain A.T. 2.35, Reinforced
- Mountain A.T. 2.2, single compound ou dual compound


-Mountain A.T. à frente:
Tem alto aspecto! Dá aquele ar de matador de esquilos...
É largo e bastante confortável em vários tipos de piso. Para aqueles que usam uma bike HT com uma forqueta e single speed este pneu pode ser a salvação.

Para um pneu com 60mm de largura e tendo em conta o tamanho do cardado até que rola bem. Trava muito bem em quase todas as circunstancias mas o terreno compacto é onde o A.T. revela ter mais dificuldades para travar.

Quanto às curvas, mais uma vez o A.T. mostra-se estável em quase tudo. O terreno compacto é o problema. O pneu curva bem até um certo grau de inclinação. Este A.T. não permite fazer curvas "deitado".
Ao longo do tempo já reparei que há dois formas de pilotagem na hora de fazer as curvas: há o bttista que gosta de curvar inclinando o corpo ligeiramente e há o que puxa muito pelo pedal para fazer as curvas deitado, tipo MotoGP, tão a ver? O problema para os individuos que gostam de curvar deitados é que o A.T. é um pneu falso! A frente da bike escorrega sem aviso.
Para os individuos que conduzem normalmente, os mais calmos ao abordar a curvatura, esses dificilmente terão surpresas desagradáveis.

O pneu morde muito bem o piso misto, aquele piso móvel sobre o duro. Aguenta-se bem em areia, penetra bem em piso humido e lamacento. Por falar em lama, o pneu portou-se muito bem em trilhos com lama e alguma pedra húmida, portanto, agarrava-se e auto-limpava-se muito bem. Como em lama geralmente anda-se mais devagar, o A.T. não deu sustos, pelo contrário, até me deu bastante confiança.



-Mountain A.T. na rectaguarda:
Este foi o setup que menos experimentei, aliás, só usei uma vez e foi em 52km num reconhecimento do Extreme Sintra.

Uau! O chão parece seda... Super confortável para quem anda numa rígida. Isto se a roda passar bem nas escoras pois no Bacalhau os bigodes do A.T. raspavam nas escoras superiores e não podia usar o desviador da frente na posição mais para dentro do quadro senão, RACK, RACK no pneu...

Para um pneu desta largura, o A.T. rola bem. Lógico que o Continental Gravity ao pé deste anda mais rápido mas é 3mm mais estreito.

Assim que ganha balanço nas descidas, o A.T. ataca eficazmente o terreno. Tal como na roda da frente, o A.T. atrás trava sob todas as circunstancias. Tou muito satifeito pelos resultados na lama e em piso mole.

É nas curvas que se sente a diferença em relação à concorrencia. Como já foi descrito anteriormente, a partir duma certa inclidação, o pneu escorrega. Não escorrega tanto quanto usado à frente mas também não posso falar muito sobre o assunto pois não testei o A.T. tão exaustivamente como o Conti. Gravity. Sei que o Gravity escorrega gradualmente e é fácilmente controlado. Por ter pedalado em lama, nunca consegui puxar muito pelo A.T. mas posso afirmar que este pneu atrás é para quem gosta da técnica "Drift". Pessoalmente eu detesto esta técnica. Acaba sempre mal para o meu lado. É aqui que devo cantar uma versão dos Mamonas? "Ser côxo ou não ser, eis a minha indagação..."


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É bem giro!


Conclusão:
A Michelin entrou a matar em duas coisas: novas técnicas de contrução e design.

A tecnologia "Reinforced" funciona! Ainda não furei, excepto daquela vez que tinha a pressão à frente muito baixa e a válvula ficou decapitada mas isso não conta. Posso dizer que o Reinforced mete no bolso
a tecnologia ProTection da Continental. Não só fura menos com é altamente resiste a Snake-Bytes.
Segundo a própria Michelin, o 4-ply e os 60TPI´s aumenta a resistencia em 50%.

No que toca ao design, a Michelin optou pelo desenho clássico. Formas simples como cubos, retângulos e trapézios... Nada de forma complexas como a Continental, Specialized ou Maxxis.

Design funcional, novas tecnicas de folding fiáveis, só falta falar da goma. A Michelin para a gama Reinforced optou pela goma 60a o que começa a ser algo macia. Se for usado à frente, ele dura bastante mas se for usado atrás, ele desgata-se mais mas a qualidade da goma é melhor que a goma da Continental. Eu ainda tenho todos tacos no pneu apesar de ter andando a travar em cima de pedra, cascalho e alguns tijolos partidos.

Peso 105kg e uso o A.T. @35psi(f) & @40psi(r) com câmaras de ar normais, daquelas de 1.5 a 2.1.

Parabéns Michelin! Este é um pneu para categoria de Enduro. :podio:



Recomendo este produto para a roda de trás em FR , Urban Assult, Enduro e XC Amador(em caso de lama e nas duas rodas). Excelente pneu para Drifters!



Ora cá está o nosso amigo esquemático:
atgraficotz5.jpg

Legenda:
1 - Mau
2 - Faz apenas o serviço / é indicado mas revelou-se ser abaixo do normal
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Faz mais do que devia / acima da média
5 - Transcende / uau!
Hardpack - piso seco e duro
Loose - piso solto, piso misto, piso móvel sobre duro
Wet - piso molhado mas sem ser necessáriamente lama



Positivo:
- bom na lama
- preço é bestial
- leve e resitente para Enduro
- goma 60a com qualidade
- se fores drifter...
- tem um sticker de cada lado do pneu!

Negativo:
- se não fores drifter
- potencialmente perigoso à frente

Uma análise mais profunda ao A.T.:
Será um problema no meu estilo de pilotagem? Não. Eu já previa isto quando comprei o pneumático. Vamos analizar a foto em baixo. Estão a ver o cardado lateral(os Side-knobs ou Shoulder-knobs)? O A.T. tem um, dois e no lugar o terceiro taco tem nada! Depois volta um, dois, nada, um, dois, nada... Esse nada traduz-se no terreno como escorreganço e um possível tralho.
michelinat02ih1.jpg

Há alí um "buraco" que não ajuda muito...

Devo lembrar que este pneu em particular teve a colaboração do Nicolas "E.T." Vouilloz. Actualmente já não faz DH mas participa em todos os Megas com bons resultados. Curiosamente ele faz os Megas com este Mountain A.T.. Resta saber se é esta versão ou a versão dual compound.


O "E.T." a demonstar o A.T..

Não posso deixar de reparar que curvar assim com relevê é fácil. Queria ver esta inclinação numa curva a seco! Aí vão ver o que é "patinar". :twisted:
 

Jorgex

New Member
Costumo fazê-los no excel.

Por acaso tenho este g´rfico mal feito. Ele deveria ir do zero ao cinco e não do um ao cinco.

Todos os meus reviews têm esquemáticos(gráfico radar) e já tão disponíveis.


Pensava que era mais importante o review que o esquemático. :mrgreen:
 

Dave

Member
Ois...

Usei o Michelin AT 2.0 UST o cinza no ano passado de setembro a março de 2007...

O pneu para inverno é excelente, larga muito bem a lama e agarra muito bem em pisos molhados....

O pneu com pressao um pouco mais alta torna-se muito falso a curvar mas mesmo assim para mim torna-se um pneu de eleição...

Ele a frente quase nao se gasta e 0 furos......


Durante o mesmo periodo usei o Michelin Mud atras......
 

nunog2006

New Member
Viva,

Também utilizo este pneu, mas na medida 2.00 e sem ser dual compound,

Reafirmo tudo o que já foi dito, rola muito bem para um 2.00 bem gordo, agarra bem, desde que com valores de pressão abaixo dos normais, o que neste pneu não afecta o rolar. Muito confortável e bem silencioso.

Também, como foi dito, no limite e sobretudo com as pressões normalmente recomendadas os flancos escorregam um pouco tornando o pneu algo inseguro (tipo raizes ou pedras de lado em monsanto depois da chuva).

Em relação ao preço, a decathlon costuma ter (voam logo) o pack de 2 por cerca de 35€ e que aliado ao relativo baixo peso (600 g) e performance é muito equilibrado.

PS. Notei que na Decathlon este pneu está montado nas 8.2 e que o pneu de tras é montado no sentido inverso ao da frente, ora apliquei a mesma receita, e notei que a tracção nos limites melhorou muito visivelmente, um verdadeiro tractor e com menos desgaste nos tacos durante as travagens sem prejuizo a rolar. Como não vi nenhuma indicação expressa sobre o sentido de rotação do pneu faço a partilha empírica da minha experiencia.

Saudações,
Nuno G.
 

Jorgex

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Nos meus reviews vem sempre ou quase sempre descrita a direcção da rotação nas duas rodas mas quando omito esses dados é porque usei os pneumáticos no sentido descrito nas paredes(sentido direcional).

Porque é que não usei o pneu de trás no sentido de tracção? Simples! Este pneu tem 60mm de largura e é uma brutalidade! Fiquei a saber que a Michelin é daqueles fabricantes que tipo Tioga, que são maiores que a concorrência.

Vou dar vos um exemplo que devia ter escrito no review(mas a cabeça é fraca...):
75-559 - Nokian Gazzaloddi 3.0
62-559 - Continental Diesel(2.5)
62-559 - Schwalbe Big Betty 2.4
62-559 - Intense EX DC 2.35
60-559 - Panaracer Fire DH 2.35
60-559 - Michelin Mountain A.T. 2.35
58-559 - WTB WeirWolf 2.5
57-559 - Nokian Gazzaloddi G 2.35
57-559 - Continental Gravity(2.35)
55-559 - Ritchey MotoVader Pro Sticky Compound 2.4
54-559 - Maxxis HighRoller Dual-Ply 60a Compound 2.35
54-559 - Nokian Gazzaloddi Core 2.1

Destes pneus só não tenho o WTB, Nokian Gazza G e 3.0, Panaracer DH, Intense e Schwalbe.

Como podem ver, o A.T. é maior que muitos 2.35, logo, optei pelo sentido direcional na roda de trás. Assim faço pouco esforço para rolar e ganho em poder de travagem.
 

Nori77

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oi!

eu tenho 1 par de michelin all-mountain duplo composto, versão não tubless.

não consigo perceber como é que o pneu de trás está com os tacos praticamente arrancados. e foi logo à segunda volta que notei.
são muto frágeis para uso na roda de trás. a borracha pura e simplesmente começa a saltar!
na roda da frente parece novo.

de resto acho que tem bom desempenho. pena é de facto não durarem mesmo nada a trás.

acho que não vale os € que custam.

boas pedaladas
 

nunog2006

New Member
Nori77, os meus AT também ficaram quase nesse estado depois da PTG este ano, e foi quando reparei no facto descrito mais acima do sentido de rotação, o que me levou a inverter a direcção o pneu traseiro.

Depois disso o desgaste é bastante inferior.

Logo deves montar o pneu traseiro ao contrário do que se vê na foto.
F < T > em vez de F < T <

Saudações
Nuno G.
 
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