Merida Matts-40D – A verdinha

hugorsky

New Member
Merida Matts-40D – A verdinha

Boas,

Iniciei-me no BTT, mais propriamente dito, com uma BH Sierra Nevada que comprei em 2.ª mão em Junho de 2012, com intuito de analisar a minha disponibilidade para as voltas, mas também se o meu joelho direito se aguentava (sofri um entorse grave a jogar futsal), daí não ter apostado logo em algo mais €laborado.

Com o passar do tempo, comecei a ganhar algum “ritmo” e o gosto também começou a crescer. Contudo, o quadro da BH resolveu dar o berro e, como os componentes que tinha lá também já estavam com muito desgaste, decidi apostar na compra de uma bike nova, em fez de andar a fazer remodelações.

Como não estava à espera desta “despesa” extra e como não queria ficar sem bike, pois já estava inscrito em algumas provas aqui da região, optei pela que se enquadrava melhor no orçamento e lá escolhi uma Merida Matts 40.

Velocidades - 24
Tamanho - 16" (S) – o mais adequado para mim, uma vez que o tamanho do quadro anterior era um M
Quadro - Merida Matts 6061 Butted, technoformed and Heat Treated Alloy frame.
Suspensão - SR XCT MLO 100
Desviadores - Shimano Alivio
Travões - Tektro HDC-300 160
Pedaleiro - Shimano M131 42-34-24 CG
Cassete - Sram PG820 11-32
Pneus - Merida Race 2.1

Já dei alguns passeios com ela, o mais recente foi o percurso da Meia maratona de Portalegre (2007) que contou com uma excelente subida pela Serra de S. Mamede. No geral a bike está muito bem equilibrada, sendo que o que aponto à primeira vista como o elo mais fraco é mesmo a suspensão.
Os travões têm sido impecáveis, mesmo quando precisei de travar a fundo em zonas complicadas, molhados ou com lama, não falharam nada.

Aqui ficam duas fotos, tiradas antes e durante o passeio do último domingo (só faltou tirar uma com a bike cheia de lama, eheh):





Opiniões e sugestões de melhoria, serão sempre bem vindas.

Abraço
 

PFCJ

Member
Assim à primeira vista, que era o que fazia na minha BH se não tivesse já com outra comprada, trocava a suspensão para uma ar e as rodas para tubeless. Depois guiador, avanço e espigão para algo mais leve e mais resistente.

Quanto tivesse de trocar corrente e cassete fazia upgrade para 3x10 (fica mais barato 10 nesta altura que 9).

Preços, não sei, mas só na suspa e rodas diria 400€ e compradas em promoção numa certa loja online...

Cumps
 

hugorsky

New Member
Boas,

Muito obrigado pelo comentário.
Realmente, no topo de itens a mudar, está mesmo a suspensão. Mas para já ainda não me é possiv€l e também preciso que esta dure uns bons tempos e assim aproveito e faço um bom estudo de mercado.

A nível de rodas concordo, prefiro logo umas tubeless a sério do que estar a fazer conversões de última hora que não me inspiram grande confiança.

Obrigado.

Abraço
 

MGanhao

New Member
Boas, tens aí uma boa bicicleta para começares a alterar isso de modo a ficar melhor, mais bonita e mais leve...

Eu começava por mudar essa transmissão toda, se não quiseres gastar muito podias meter 9 velocidades, desviadores Sram X9, cassete XT, manípulos rotativos Sram X0, corrente KMC X9 SL Silver e a pedaleira uma XT das novas ou até mesmo uma X9...

Se quisesses uma maior evolução podias meter logo 10v mas sai mais dispendioso...

Depois disso saltava logo essa suspensão e entrava uma DT Swiss, ias notar toda a diferença e só depois disso então mudava as rodas!

Todo esse material arranjas bem barato com descontos numa certa loja online, se quiseres saber qual é envia mensagem que eu ajudo-te nisso!

Deixo-te aqui a minha montada que era mais ou menos a tua e agora está um canhão, dá uma olhadela :)
http://www.forumbtt.net/showthread.php?39792-RCZ-Race-quot-%C0-la-carte-quot-gt-Beone-Black-Beauty
 

hugorsky

New Member
Boas,

Muito obrigado pelo comentário.
Estive a analisar as suspensões DT Swiss e, tendo em conta que não percebo muito pouco de componentes, acho que este modelo é o mais indicado para o tipo de percursos e provas que faço (e que irei fazer):
DT Swiss XMM 120 - 1640 g (para além da sua construção, tem várias opções de funcionamento).

Quanto à transmissão, essa será o 2.º item na lista de alterações, e vou mesmo guardar as rodas para o fim.

Agradecia imenso se me conseguires disponibilizar o link desse loja (por MP, por favor).
Quanto ao tópico, vou ler com toda a atenção, todos os pormenores, as 92 páginas merecem :)

No próximo domingo vou levar esta menina pela primeira vez a uma prova (Castelo de Vide – 40km) e vamos ver como se porta mesmo com a muita lama que irá encontrar pelo caminho, eheh.

Abraço
 

PFCJ

Member
Eu ando com a minha suspensão que é uma SRS xct V4 de 80mm há quase 1 ano. De facto noto que a descer e em certos obstáculos seria muito melhor com uma de 100mm a ar e que lê-se melhor o terreno, mas até agora não me tenho negado a fazer nenhum trilho, um bocado a pé outro andando, lá se vai :D

Digo-te por experiência própria, juntas os €€ e aproveitas em Dezembro/Janeiro que é quando escoam stocks de anos anteriores das lojas e consegues uma suspa muito boa por menos 60% no mínimo.

Tens de ter em atenção ao teu eixo. Suponho que deva ser de 9mm. Se fores trocar as rodas talvez não fosse má ideia fazeres upgrade para 15mm, mas aí terias de comprar as duas coisas de uma só vez. Não sei se existem adaptadores de 9 para 15 na roda frente para a suspensão ser de 15mm.

Boas pedaladas
 

MGanhao

New Member
Boas,
para a tua bike como o Mauro já disse tem de ser 100mm de curso portanto tinha de ser a DT Swiss XRM (igual à minha)...

Ficarei à espera de ver os upgrades que lhe vais fazer :)
Depois dá a tua opinião sobre o meu tópico. Qualquer ajuda que precises avisa :)

Vou-te enviar mp com o site.

Cumprimentos
 

hugorsky

New Member
Boas,

Muito obrigado pelo reparo.
De facto foi mesmo erro meu, pesquisei os valores errados.
Para a minha bike será mesmo uma de 100mm.

Agora é ir fazendo o mealheiro para a suspensão e esperar que não haja investimentos de última hora ;)

Mas antes disso, acho que ainda vou apostar nuns pedais de encaixe.

Obrigado a todos.

Abraço
 

hugorsky

New Member
Boas,

Ontem foi dia da primeira prova a sério com a Merida ;)
E nada melhor do que os terrenos circundantes da fantástica Vila de Castelo de Vide.

Com muita (e quando digo muita é muita mesmo) lama e água, deu para ver o comportamento dos componentes que tenho aqui.
- travões: mesmo com água e lama, não falharam nunca e em duas ou três ocasiões tive de os usar a fundo. Nunca comprometeram. Mas acho que as pastilhas não ficaram bem tratadas, eheh. Tenho de as analisar brevemente.
- transmissão: nos primeiros km ainda me causou um susto, pois pensava que tinha partido a corrente por causa de uma mudança de pedaleira mal metida (culpa minha). De resto portou-se muito bem e o pedaleiro, em certas zonas do percurso, parecia um cortador de relva ;) Agora precisa é de uma boa limpeza e lubrificação.
- suspensão: o elo mais fraco deste conjunto. Respondeu bem, mas nas descidas técnicas (bastante acentuadas e acidentadas) dava jeito algo “diferente”.

Aqui fica uma foto já depois da mangueirada (esqueci-me de tirar foto antes, eheh).



Abraço
 

hugorsky

New Member
Boas,

Já instalei um pequeno "upgrade" na minha Merida, branquinhos, claro:



Nunca tinha experimentando e, tal como me disseram, é completamente diferente. Muito mais estável, muito mais seguro e com muito mais rendimento.

Abraço
 

cayto

New Member
Sempre um bom upgrade como é claro, e não te esqueças...agora as 3 primeiras quedas são de borla ;) eheh
 

hugorsky

New Member
Boas,

Eheh, foi logo o que me disseram quando comprei os pedais ;)
Até agora correu tudo bem, mas ainda não tive oportunidade de experimentar a sério, em subidas a sério.

Abraço
 

essence_s

New Member
Não te preocupes, quando menos esperares, malhas!eh,eh!
Mas faz parte da evolução tambem, o subconsciente poe-se logo a funcionar e isso fica mecanizado no sistema.
 

hugorsky

New Member
Boas,

Obrigado pelos comentários pessoal ;)

Pois também acho que vai ser mais ou menos assim, quando mal esperar lá vou ver se o chão é duro, eheh.

Neste momento tenho o pedal esquerdo mais “solto”, pois utilizo mais o pé esquerdo para parar/sair da bike. Estes pedais têm uma cena fixe pois como têm duas molas de aperto em cada pedal, dá para controlar melhor a tensão.

Abraço
 
Top