Merida Matts 40 SE

RitxPT

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Pois. Ainda nao os fui desmontar para ver, amanha e que é dia da manuntenção da Bike mais ao detalhe :)

Mas já tive amigos a comer pastilhas em menos de 50km. Espero que não seja assim, que cada vez que andar for um jogo, fica algo caro-te.
 

RitxPT

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Bom, dia de vir dar novidades.

Domingo foi dia de ir a Estremoz, mas com muito azar.

Logo aos 7km, a subir, bicicleta trava de repente, pensei logo que já tinha saido a corrente. Muito Pior. Partiu o dropout, desviador entrou nos raios e entao travou.

Conclusão dos estragos. Desviador com a caixa partida, dropout novo, um raio com uma ligeira drobra e como tal roda de traz ligeiramente empenada.

Fui a loja onde a comprei de forma a proceder ao seu arranjo. Como tinha um desviador de um amigo aqui em casa, um Deore SLX optei por meter esse antes de comprar um novo, pois dinheiro nao ambunda de momento. Como tal parece que fiz um UPGRADE ;)

Aproveitei e pus tambem uns punhos da ESIGRIPS pretos, mas mais logo meto fotos.

O que vos venho perguntar é. Já e a segunda vez que a corrente parte apenas de um lado e como tal tenho que por um elo rapido. Isto acham que pode ser derivado do que? O mecanico da loja disse que nao viu nada de anormal e que suspeita que sou eu que ponho as mudanças a bruta e como tal pode tar a originar isto. Sinceramente nao sei se é a bruta ou não não faço a menor ideia pois sempre tive a mesma maneira de por as mudanças.

Já agora o que acham disto?

http://www*probikeshop*pt/maxxis-pneu-larsen-tt-26x2-flexivel-tb69-87/338.html

São bons para todo o tipo de terreno? Seco/Lama?

Estou a pensar tambem começar a comprar as peças uma nova transmiçao já de 10V, tipo, um desviador agora, uma cassete pos mes que vem. Mas deparei-me com uma coisa quando estava a ver os desviadores dianteiros. O que é a abraçadeira, tiragem do desviador, fixaçao? Fiquei com todas estas duvidas.

Cumprimentos
 
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magabarai

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Ahah NOOB!!! Estou a brincar, eu também sou xD

Mudanças à bruta é quando imagina, estás numa subida e engrenas uma mais pesada, o que acontece é k ela vai fazer a transmissão de prato sob muita força num só ponto, pronto de transição. Como toda a força fica aplicada nesse ponto a corrente é mais sacrificada, corrente e todo o resto. Tens k prever quando vais para uma subida e entrar com uma mudança que aches adequada ao teu esforço para assim ires diminuindo mas nunca fazendo muita força na pedalada aquando da mudança. Tipo, ir em pé ou aplicar muita força na pedalada.

Quanto aos pneus não te posso ajudar porque nunca tive esses, são demasiado caros para o meu orçamento :p, mas posso.te recomendar, Hutchinson Bulldog, Piranha, Geax Saguaro... São com os que lido mais frequentemente e estou satisfeito com eles...

Cumprimentos e trata as mudanças com carinho xD
 

RitxPT

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Desde já obrigado, e nem imaginas o quanto noob sou ;)

Quando falas nas transições para mudanças mais pesadas o mesmo acontece para as mais leves certo? É que e mesmo isso que eu acho que faço de mal, adapto a mudança ao esforço durante a subida e nao antes, tenho que treinar melhor este ponto.

Obrigado pela opiniao de marcas, vou investigar ;)
 

matz

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Na abordagem às subidas deve aproveitar o chamado "momentum".

Ou seja, deves aproveitar o balanço e ires trocando para mudança mais leves mantendo sempre a mesma cadência. Deves meter a mudança antes de a precisares e não quando já não consegues pedalar mais. Assim não perdes o movimento nem colocas mudanças em força. Quando não houver mais mudanças leves... Paciência lol
 

RitxPT

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Tenho então que começar a lembrar-me disso ;)

Obrigado aos dois.

Em relaçao aos desviadores ninguem me consegue dizer o que signinfica aquilo tudo?
 

hugorsky

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Boas,

Exacto, é tal e qual como nos carros. Convém meteres uma abaixo antes das subidas para depois não haja tanta pressão na mudança.
Eu tenho exactamente o mesmo "defeito" que tu, mas a pouco e pouco lá me vou habituando a trabalhar as mudanças antes das subidas (principalmente quando já conhecemos as subidas.

Um amigo meu comprou à pouco tempo um pneu igual a esse. Gostou tanto que teve de ir comprar o outro, para ficar com os dois iguais ;)

E em relação aos travões? Têm-se portado bem?

Abraço
 

RitxPT

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Boas Hugo.

Sim é uma questao de habito, hoje num passeio aqui na minha zona ja fazia esses calculos, e quando via que tenha que mudar a mudança simplesmente desmontava para não partir aquilo tudo :)

E até parece que correu tudo bem, amanha e questao de ir inspeccionar as coisas mais a promenor.

Os travões parece que com as pastilhas que lhe pus, as outras ja tavam gastas, tem se estado a aguentar minimamente, pelo menos nao tem comprometido, quando nao para totalmente da se um cheiro com o da frente mas tambem ah descidas em que e mesmo impossivel parar logo, por isso agora isto vai ser um upgrade que vai ficar em standby.

MAs se surgir ai uma boa opurtunidade e se poder invisto sem pensar ;)
 

acores1979

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Viva,

Também sou um iniciante nestas andanças...comprei uma Rockrider 5.2 em 2006 e só no final de Novembro de 2011 é que lhe comecei a dar uso à séria... Já vou com alguns km's nas minhas pernas e menos 30 kgs no buxo! :)

Resumindo andei com a Rockrider muito sofreu ela sem grandes avarias... apenas um desviador traseiro partido, mas mesmo assim muito se aguentou a minha "bixinha"!...Apesar de achar que o guiador estava muito baixo.... estes modelos vieram com a suspensão suntour SR muito baixinha... enfim...

Ao fim quase dois anos optei por fazer um upgrade e na 3ª feira passada fui buscar a Merida Matts 40 SE 2013... igualzinha à tua RitxPT, e foi me recomendada pelo David, mecânico da Kombina a onde a comprei. Estive a ver em termos de relação Preço/qualidade e pareceu-me justo o valor que paguei por ela. (o Gaspar tb não me deu muita margem de manobra... :))

Ainda não a estreei à séria, mas uma coisa notei quando desmontei a roda da frente para a arrumar no carro e voltei a montá-la em casa comecei a ouvir um roçar do disco num dos calços... Já falei com o David e é uma questão de afinação, mas em conversa com um amigo ele disse-me que isto acontece n vezes... e tem a ver com o apertar mais ou menos o lock da roda na forqueta... Logo antes de ir à loja vou tentar fazer isso.

Mas a minha questão é: estás satisfeito com a "bixinha"?... Os travões ainda não tive oportunidade de os testar à séria e preciso também de me habituar a eles... (vim de uns v-brakes...).

Boas pedaladas!!
 

RitxPT

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Boas Acores.

Compras-te no mesmo sitio que eu, e do Sr.David, bem como o colega que lá costuma estar com ele( não me recordo o nome) só posso dizer bem. Sempre atenciosos e explicam o que fazem e o porque, por vezes não dá para conversar muito porque felizmente tem sempre trabalho.

Em relação aos travões, na minha opinião é o mais fraco componente que a bicicleta traz de origem bem como a corrente. Como já viste aqui já em duas provas parti um Elo, mas também admito que pode ser defeito meu a por as mudanças.

Os travões, tem que ser bem afinados, mesmo ao pormenor pois por vezes eles próprios dão a sensação de não travarem nada porque a maneta chega a encostar ao fundo mas nos minutos seguintes já está a trabalhar bem. No meu ver este é um dos pontos que quero fazer o upgrade mas só quando encontrar um bom negocio, pois não me posso dar ao luxo neste momento de adquirir uns novos.

Esse pormenor da roda da frente também me acontece sempre. Sei que basta afinar no aperto, pois um colega meu já me o fez e resolveu, mas eu ainda não consegui lhe apanhar o jeito para a por, mas como é algo que a andar não se sente nem se nota por vezes até me esqueço deste promenor.

Num resumo: Estou extremamente satisfeita com ela, penso que para o que nos custou, temos uma excelente base a nível de quadro para poder ir fazendo Upgrades conforme as necessidades. Por isso, fico contente por também já teres uma ;)

Qualquer coisa comenta por aqui ou PM.

Cumps
 

acores1979

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Viva RitxPT...

Este fim de semana que passou foi dia de teste à séria... resumindo: 60 KM no total, 40 em estrada e 20 em trilhos (Monsanto)... e confesso que estou muito agradado... quando aos travões também estava com receio, 1º pq vinha de uns v-brake(nunca tive de disco fossem eles mecânicos ou hidráulicos), 2º porque era a primeira vez que estava a rodar em terrenos "complicados", mas acabaram por não comprometer...

Estou bastante agradado, quadro resistente, e os desviadores, traseiro bem como o dianteiro, rolavam como um relógio suíço... certinhos certinhos. O q
 

acores1979

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Viva RitxPT...

Este fim de semana que passou foi dia de teste à séria... resumindo: 60 KM no total, 40 em estrada e 20 em trilhos (Monsanto)... e confesso que estou muito agradado... quando aos travões também estava com receio, 1º pq vinha de uns v-brake(nunca tive de disco fossem eles mecânicos ou hidráulicos), 2º porque era a primeira vez que estava a rodar em terrenos "complicados", mas acabaram por não comprometer...

Estou bastante agradado, quadro resistente e os desviadores, traseiro bem como o dianteiro, rolavam como um relógio suíço... certinhos certinhos. O que me irritou um pouco foi os pedais... os S-Track que meti, para encaixar em terrenos acidentados eram um inferno... mas assim que encaixavam parecia que tinha ganho energia! Mas isso parece-me que é falta de práctica e de uso... Deixa ver como corre as próximas voltas...

O David e o João, são impecs!... Sempre disponíveis, mesmo quando têm a loja "atolada" de clientes... Saio sempre de lá satisfeito!

Relativamente aos travões, vou continuar atento...

Há, e quanto ao "roçar" da roda, levei-a lá e uns dos donos é que ma "desenroçou"... era mesmo dar um "jeito" com o aperto e ficou OK.

Tenho é que trocar os punhos.... o que vêm de origem deixaram-me as mãos num 8... Devo optar pelos Easy-grip de esponja.

Mas vou postando mais info por aqui :)

Um abraço
 

RitxPT

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Boas acores.

Ainda bem que estás a gostar ;)

Sim os punhos de origem sao um pesadelo, ao fim de 10km ja nao se pode.

Pus uns desses que falas mas em preto.
 

RitxPT

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Boa Tarde.

Hoje foi dia de instalar uns mimos e de por a bicicleta mais a minha medida.

Desde já quero-vos perguntar, qual é a medida correcta desde o avanço até ao selim que voces aconselham? Sei que depende de cada um mas como a medem?

Bom, passando as fotos, foi instalado um banco novo. Um Ozone XC12, gostei bastante e acho confortavel, mas só Domingo irei testar numa volta a sério.
Tambem implementei uma corrente nova, uma Shimano XT 9V e pus um elo rapido que tinha Sram.

Fotos então.
[img=http://imageshack.us/a/img40/4697/dsc0146zuu.jpg]


[img=http://imageshack.us/a/img607/944/dsc0145rn.jpg]


[img=http://imageshack.us/a/img560/1514/dsc0144pb.jpg]


[img=http://imageshack.us/a/img534/87/dsc0148kl.jpg]


[img=http://imageshack.us/a/img853/1761/dsc0147nj.jpg]

Os pneus ainda não foram montados, estou a pensar adquirir umas jantes novas e agora tambem não vou a prova vou gastar os da merida mais um pouco.

A corrente, é de 114L e tirei 2 elos, acham que ta boa? Ela está com uma folga, nada demais.

Em relação ao desviador da frente, não sei de que tipo é, do genero, abraçadeira, pull nao sei que, etc. Podem me ajudar neste aspecto?

Cumprimentos
 

hugorsky

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Boas,

Gosto bastante do selim, fica muito bem na tua bike. Agora só falta testar o conforto nas voltas maiores.
Em relação aos outros componentes, lamento mas não consigo ajudar-te nessas questões.

Abraço
 

RitxPT

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Realmente é bastante giro e combina bem. No FDS já conto fazer uns 20/30KM e depois comento o que achei dele.
 

acores1979

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Boas RitxPT...

Belos upgrades.... Também ando à procura de um selim novo... o que veio de origem é uma tortura ao fim de 50 km's...

A onde compraste o teu?

Olha outra coisa... reparas-te se a tua caixa de direcção ganhou algum folga?? A minha sim... notei uma folga na caixa e tive que a apertar... vamos ver ser fiz bem ou não, até tou com receio...

A minha Rockrider 5.2 velhinha nunca apanhou folgas... :(

De resto tem se portado bem a tua "bixinha"??

Abraço
 

RitxPT

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Comprei aqui na loja de Ciclismo da zona, Ribapedal.

A minha caixa de direcção não reparei se esta com folga, o que notei sim é que tenho a "direcção desalinhada", ou seja, com a roda alinhada com o quadro tenho ligeiramente o volante para a esquerda. Mas isto e mesmo uns milímetros apenas, ainda não desapertei o avanço e pus direito.

Mas quando falas em folga na caixa falas exactamente do que? Se poderes por foto agradecia. No entanto vou estar atento a este promenor.

A minha "bixa" tem estado mais parada do que desejo, não tenho conseguido tempo ao FDS para lhe pegar devido a alguns projectos de faculdade e também algum cansaço no entanto já tive aqui a ver uma rota perto de mim e no Sábado sou capaz de ir fazer uma subida de um monte para ver se ainda não me esqueci como se anda de bicicleta. E a tua como está?
 

acores1979

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Viva,

A folga é algo do género... http://www.youtube.com/watch?v=juJk4OuDOkE...e este http://www.youtube.com/watch?v=1P4dYsxazTU

Fiz como dizia o filme e confirmei que tinha feito bem com o David... No entanto hoje mesmo bloqueei a suspensão e reparei que continua com uma folga minima, não sei se é suposto... Vou levá-la ao David para ver o que ele acha...

De resto rola fina!.... quero ver se arranjo um selim melhor, o teu é confortável certo?

Abraço
 

RitxPT

New Member
Epa, sinceramente ainda nao notei nada das folgas que ai fala no video, mas sinceramente tem estado parada.

Epá só sabado te conseguirei confirmar o banco, pois e quando vou andar com ele e ver realmente o quao confortavel ele é. Mas a primeira vista parece-me mais confortável que o de origem sim.

Cumps
 
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