Merida Big Seven 27,5"

cayto

New Member
Bem, depois de muita pesquisa e muita indefinição acerca de que roda adquirir, depois de meio ano com a minha berg, andei a namorar algumas 29er. O plafond que tinha disponível oscilou bastante também, e tentei procurar algo que fosse de encontro tanto ao uso que pretendo dar à bicicleta, aos meus objetivos e também que se adaptasse bem à minha estatura. Li bastante sobre as 29er e as rodas 650b, experimentei ambas, e eis que surge a oportunidade de adquirir o novo modelo da Merida. Fui à loja, vi, gostei, experimentei, adorei.

Penso que este quadro tem uma capacidade de construção muito boa, a pintura é exímia, diria que ao nível das bicicletas de topo da Merida deste ano. A nível do material que equipa bicicleta, não é topo, mas preocupei-me essencialmente em encontrar um quadro que gostasse, que satisfizesse as minhas necessidades e que acima de tudo me permitisse uma boa evolução a longo prazo. Na minha opinião, a Big Seven reúne estas condições ;)

Vamos ao que interessa que é umas fotos da nova montada ;)

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Mais em pormenor o quadro

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O cockpit da máquina

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Aqui saliento o pormenor do novo símbolo da merida ser em relevo, que a meu ver fica espetacular ;)

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Hoje já não sei se consigo deixar aqui as características máquina, mas assim que possível venho cá atualizar este primeiro post ;)

Agora, estou em pulgas para ir para o mato com ela, ver o comportamento dela e após uns bons treinos já ter a bicicleta bem ligada a mim, que consiga uma boa evolução com ela. De futuro, já tenho algumas coisas pensadas, e prioridades são sem sombra de dúvidas, forqueta e rodas. O restante será aos poucos com o desgaste do material e conforme a troika permitir ;)

Espero conseguir criar com este tópico uma boa dinâmica com a malta do fórum e dar a conhecer esta bina :cool:

Abraço a todos ;)
 

cayto

New Member
Jocas obrigada ;)

sparky so amanha e que vou ter oportunidade de testar a Maquina mas estou em pulgas ;) já viste uma de perto? Gostei bastante da construção do quadro e dos acabamentos...
 

NVA

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Espectacular. Parabéns. A meu ver é bom haver esta escolha mais ampla, fora discussões que a nenhum lado levam cada um pode optar pelos componentes que mais lhe agradam. Aguarda-se uma análise mais detalhada no seu ambiente natural.
 

Dcyclesd

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N sei se é perguntar de mais :p , mas eu estou interessado em comprar exatamente a mesma maquina e gostava de saber quanto é que pagaste por ela, claro se quiseres dizer :)
 

sparky

New Member
and nao tive oportunidade de ver mas a loja onde compro o meu material ja me mandou umas fotos da maquina e gostei muito e o preço é simpatico por volta dos 800euritos
 

rjferraz

New Member
Boas cayto,

Parabéns pela máquina, muito bonita, sim senhor. Com o tempo, é um quadro muito fixe para os upgrades...:rolleyes: Compraste na Longusbike? Pergunto pois reparei que és de Valongo e deduzi que tivesses ido ao Nuno...lol
 

cayto

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Amanhã é dia de levar a máquina para o monte e vou tentar deixar aqui depois feedback ;)

rjferraz sim foi ao Nuno na Longusbike ;)

Obrigado pelos comentários pessoal ;)
 

MGanhao

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Boa máquina, gosto do design "racing" do quadro.

Mas para já alterava o guiador para um recto, assim que abri o tópico saltou-me logo isso à vista!

Falaste em alterar rodas e suspensão, em relação às rodas, umas ZTR Crest 650B ficavam aí que nem um mimo, bastava meteres uns autocolantes a condizer.
Suspensão, o que tens em mente? Um DT Swiss em preto fica sempre bem numa Merida, a de carbono então era a cereja no topo do bolo, se não tens também as Magura!

Isto claro que depende do orçamento que tens para gastar, é a minha sugestão para ficares com bom material na bike, a bicicleta fica mais leve, mais confortável e aumentas a tua performance ;)

Cumprimentos
 

cayto

New Member
Boas Miguel,

Antes de mais obrigada pelo teu comentário ;)

Sim, a curto prazo também vai ser essa a minha prioridade, um guiador reto. Mas queria primeiro testar a máquina mesmo com este, e aí optar pela troca... O que aconselharias? Ou melhor com que valores consigo encontrar no mercado de usados algo que seja um investimento a longo prazo? ;)

Quanto às rodas, essas seriam a minha escolha ;) Agora é preciso é tempo para encher o porquinho outra vez :rolleyes: eheh Mas quando as adquirir tenho em mente ficar com estas para uma montagem de estrada...

Suspensão, ainda não tenho nada pensado e aceito sugestões ;)

Vamos a ver como esta suspa se porta também, mas quando trocar queria por algo que me desse uma boa fiabilidade...
 

fabio viana

Well-Known Member
Uma suspensão que também fica mesmo bem para além da dtswiss, é uma rockshox sid toda preta, ou seja, coroa, bainhas e pernas da suspensão tudo preto :D
 

Unknown_Rider

New Member
Linda, se ponderasse voltar a ter uma HT, este seria um dos modelos em equação.

Muita pedalada e bons km's que isso agora quer é uso e abuso!!
 

cayto

New Member
Primeira voltinha com a nova montada, curta mas que tentei levá-la a todo o tipo de situações, rolar, subida e descidas técnica e menos técnicas por assim dizer.

Queria primeiro salientar que vou falar um pouco em relação à minha bicicleta anterior, uma Berg Trailrock 2.2, e não queria que interpretassem que os pontos positivos que possa indicar atribuo exclusivamente e somente ao facto de ser uma 27,5" ;)

Bem, a rolar, aqui já esperava que fosse notar uma boa melhoria, vinha de uma FS pesadita com 24 velocidades, que me conseguia limitar um pouco no sentido que exigia muito mais de mim comparativamente com outros colegas na sua 26er HT. Aproveito para dizer que como vinha de uma FS, em algumas situações tenho de me adaptar melhor e conhecer melhor a bicicleta para atacar o terreno de outra forma ;)

Em trilhos técnicos, senti diferença principalmente nas subidas que em alguns sítios com a minha 26er passava com maior dificuldade e com a Big Seven procurando atacar a subida da mesma forma, consegui superar os obstáculos com maior facilidade. Neste aspeto penso que tenho margem para melhorar, porque se num primeiro treino senti-me bem comparativamente com a minha 26er neste tipo de subidas, penso que o tempo/ experiência que for adquirindo com ela me vai permitir evoluir. As descidas, para mim foi uma surpresa, porque, apesar de indiscutivelmente perder algum conforto, não perdi uma coisa que tinha algum receio com esta mudança: diversão nas descidas! Senti-me bem em todo o tipo de descidas que encontrei, e eu gosto bem de descer ;) Os próximos tempos vão certamente permitir que me adapte de uma forma progressiva à bicicleta.

A suspensão, não é topo, e responde bem aquilo como foi e para que foi construída. É um componente que espero melhorar de futuro, mas penso que esta bem tratada, bem regulada, ainda tenho muito por onde lhe dar coça :cool: eheh

Depois da voltinha, como não podia deixar de ser, lavar a máquina lubrificar e deixa-la prontinha para o próximo treino :clap:

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MGanhao

New Member
Boas cayto :)

Guiador recomendo-te o Easton EC70 XC em carbono.

De resto é o que te recomendei, o Fábio Viana referiu as novas RS, mas sinceramente uma DT Swiss ou uma Magura funcionam melhor que uma Reba ou uma Sid, mas se tiveres um bom orçamento podia meter uma Lefty ;)
 

cayto

New Member
Uma lefty era top, ficava impecável de certeza! Agora tudo depende do quanto a troika me vai permitir juntar nos próximos tempo :p eheh

Possivelmente o guiador reto vai ser a primeira alteração, e a partir daí juntar para a suspensão.

Entretanto vou continuar a disfrutar da máquina :cool:
 

MGanhao

New Member
Tens aí uma boa base para ires fazendo upgrades, gosto bastante do quadro :)

A suspensão pondera essas que te disse, eu já tive uma Rock Shox Tora, uma Rock Shox Sid, uma Rock Shox Reba e agora tenho uma DT Swiss XRM 100 Twin Shot e uma Fox 32 F100 RL e posso dizer-te que nenhuma chega à DT Swiss!

Agora apenas depende do que quiseres gastar e do que gostares mais ;)
 

fabio viana

Well-Known Member
as rockshox que eu referi, so mudam na parte estetica, porque em funcionamento continua igual, ou seja, tem um funcionamento um pouco seco, enquanto que as dtswiss e lefty tem mais sensibilidade
 

cayto

New Member
Características que por sinal me agradam ;) Já tive oportunidade de experimentar uma cannondale com uma lefty e adorei aquilo! Agora...os €'s para esta suspensão é que...mas nunca se sabe, não fecho a porta a hipótese nenhuma :wlcm:

Até porque o objetivo é que esta Merida me acompanhe um bom tempo, e pretendo construir um projeto interessante. Tenho a certeza que muitas dificuldades se avizinham, isto não está propriamente fácil, mas nada que com dedicação e esforço não se consiga ;)

MGanhao o quadro é realmente bonito, e ao vivo conseguimos ver alguns pormenores bem interessantes. Um deles, que já referi, é a qualidade da pintura que a Merida não apresentava nesta gama e é sem dúvida mais um ponto positivo ;)
 
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