Meninas! Há ou não discriminação no BTT?

Paulo.Cabanas said:
Desculpa àesperadascale, o que é que quiseste mesmo dizer com essa conversa toda? :nsei:

Acabei por não perceber qual era a tua opinião sobre o assunto.

Este tópico não está a dar polémica nenhuma, acho eu. E também não se falou em Prize Money. Eu gosto mais de ouvir pémio monetário mas, não era sobre dinheiro. Era mesmo prémio, um almoço no final da prova, um chapéu uma chavena, qualquer coisa. Assim como os duches e outras particularidades. Ou até vou mais longe, haver mais respeito que as raparigas merecem, mais que não seja por serem seres humanos.

Cumprimentos.

É muita conversa, não é? :mrgreen:

Mas, o "haver mais respeito... mais que não seja por serem seres humanos", é genial. Aqui sim, temos opinião directa e curta (pouca conversa).

Para acabar, direi Prize Money como continuarei a dizer snack-bar, em vez de café de merendas, ou coupé, em vez de desportivo de 2 lugares... E, pior, continuarei a pensar não estar, com isso, a maltratar uma das nossas línguas oficiais.
 

Paulo.Cabanas

New Member
Nem o quis corrigir nem dizer que estava menos bem quando diz Prize Money. Se foi essa a idéia com que ficou, não era pretenção minha censurar.


Só continuo é sem saber o que quiz dizer com o resto.

Cumprimentos.
 

_riplas_

New Member
Esta questão dos banhos e outra historia...em muitas provas/eventos os balnearios, nao possuem condiçoes minimas para o efeito a que se destinam...neste caso concreto, eu entrava pelo balneario a dentro quer la estivessem gajos ou nao, e podes ter a certeza que eles ficam geralmente mais envergonhados que eu quando faço coisas destas!!!

Resulta, nao entra mais gajo nenhum, e os que la estao despacham-se num apice!!

Experimentem
Elisabete Vilas Boas


joana seco said:
Agora permitam-me que fale de outro tipo de descriminação!!
- na maioria das provas o nº de km é igual: acho k deveria ser mais adequado às mulheres... dou o exemplo de algumas provas de xc em que o nº de voltas a dar é diferente para as diferentes categorias (femininos, elites masc., veteranos, juvenis, infantis,etc);
- outra coisa muito importante para as mulheres são os BANHOS!!
Infelizmente existem algumas organizações que não se lembram de nós ou então deparamo-nos com condições péssimas! :grrr:

Para quem esteve na prova de abiul...
... tava tudo 5* à excepção desta questão dos banhos!
Quando terminei perguntei onde eram os banhos e indicaram-me o local... ao chegar à tal zona dos banhos vi um contentor k pelo k percebi era só para os homens, disseram-me então k para as senhoras era noutro sitio.
Quando finalmente encontro o tal sitio (3 divisões com 1 chuveiro cada 1ª) estavam lá cerca de 6 marias à porta!!

E porquê?
Porque como não sabiam a que horas as senhoras chegavam, deixaram os homens irem tomando banho não tendo a preocupação se deixar pelos menos 1 chuveiro livre!! :evil:

Estivemos à espera cá fora cheias de frio e sujas de lama e acabámos por tomar banho todas na mesma divisão, pois nas outras 2 ainda iam demorar, com 1 unico chuveiro tendo k tomar banho 2 a 2 para ser + rápido!!
 
Tens que começar a divulgar as provas onde participas. :lol: :lol: :lol:

Brejeirismos saloios à parte, a verdade é que se trata de mera dignidade. Um evento que não contemple condições de higiene iguais para homens e mulheres, não deve existir. Mas, cabe-nos a todos exigir.
 

Paulo.Cabanas

New Member
:back2topic: àesperadascale ainda não chegaste a responder à minha pergunta. Posso saber qual é a tua posição relativamente a este assunto, tenha ele ou não muita ou pouca conversa?

Desde já agradeço.

Paulo.Cabanas
 
Paulo.Cabanas said:
:back2topic: àesperadascale ainda não chegaste a responder à minha pergunta. Posso saber qual é a tua posição relativamente a este assunto, tenha ele ou não muita ou pouca conversa?

Desde já agradeço.

Paulo.Cabanas

Respondo, sem ser necessário agradecer.
Os prémios são atribuídos em função de factores de competitividade e retorno para a organização, patrocinadores, etc. É natural que, sendo a secção masculina das provas mais competitiva e rentável, os prémios sejam maiores. E isso acontece, sem dramas, noutras modalidades.

Agora, se as praticantes entendem serem os Prize Money muito baixos, então, que protestem e, se necessário for, que boicotem as provas - desse braço de ferro se verá quanto elas valem, realmente, para as organizações.

Uma última nota para rebater o argumento de "ah e tal, as meninas até fazem os mesmo quilómetros". Por essa ordem de ideias, todos os que terminam deveriam receber prémio. E depois, será que a diferenciação de graus de dificuldade não conferiria competitividade à prova feminina? Em vez de maratonas de 80 Km, se elas fossem mais curtas 15 ou 20 Km para as meninas, estou certo que se iria atrair mais participantes, aumentando a competitividade, retorno, visibilidade, prémios...
 

bzynho

New Member
sinceramente acho que a discriminação começa quando têm uma area pra falarem entre vocês e ficam a parte do resto do forum...acho que também parte de voces sairem mais do canto...se aparecerem tantas mulheres como homens no BTT já ninguem fica a olhar pra voçes com olhar de troça ou qq coisa parecida..eu sei que não é uma atitude normal, mas as pequenas minorias são sempre olhadas de lado pelas ditas "maiorias"..
 

ASG

New Member
bzynho,
Eu acho que as meninas continuam a participar no fórum...
Mas, na minha opinião, este espaço fez com que mais raparigas se registassem no fórum, por se sentirem mais enturmadas!
Claro que isto é a minha opinão pessoal, não fiz estatísticas sobre isto.... ainda.... LOL :mrgreen:
 

_riplas_

New Member
Oh querido, tás com ciumes?? também querias uma secção chamada "pedaladeles", era? (nós temos uma secçao dedicada, porque simplesmente, nós merecemos!)

Tens de aprender uma coisa, ninguem olha para nós com olhar de troça!!! e nós gostamos de nos sentirmos observadas, da um ar de importante, nao sei se estás a ver, mas ser minoria é mt mais fixe que maioria!!! e a discriminaçao que temos vindo a discutir, não passa por ai (por sermos menos)!

Bete



bzynho said:
sinceramente acho que a discriminação começa quando têm uma area pra falarem entre vocês e ficam a parte do resto do forum...acho que também parte de voces sairem mais do canto...se aparecerem tantas mulheres como homens no BTT já ninguem fica a olhar pra voçes com olhar de troça ou qq coisa parecida..eu sei que não é uma atitude normal, mas as pequenas minorias são sempre olhadas de lado pelas ditas "maiorias"..
 

jpsantos

New Member
Re: Meninas! Há ou não discriminação no BTT?

Boas,

Para além do ponto que a ASG já referiu, este quadro existe também para focar a especificidade do pedalar no feminino, como deves de entender, bzynho, existe alguns detalhes neste aspecto em que nos homens passam um bocado ao lado :wink:


Portanto, não confundir alhos com bogalhos, estão todos convidados a participar no PedaDelas.


João Santos
 
Boas;

Para mim este tópico é dos mais importantes se não o mais importante deste fórum.
Um bom tema para ser “debatido” e para chamar atenção dos organizadores para a realidade que assombra a nosso sociedade.
Na minha opinião, a Mulher devia pagar sempre 50%(*) do valor da inscrição do Homem.

Deve também ter direito:

A fazer o mesmo percurso que os Homens.
A classificação final individual.
Ao respectivo prémio final, exactamente igual ao do sexo oposto.
A um balneário para banhos com as mesmas condições.

Enfim, tudo igual menos o valor da inscrição!(*)



(*) Na minha opinião o sexo Feminino deve ter sempre direito a um desconto na inscrição, em relação à dos Homens.
Somos sempre mais!!
A melhor maneira de equilibrar a balança no que à discriminação diz respeito, (neste tipo de desporto) é sermos o mesmo número de praticantes, tanto masculinos como femininos.
Para obtermos esse resultado, a melhor forma de fomentar o BTT e/ou outro desporto junto delas, é sem duvida facilitar-lhes na sua inscrição. Desta forma podemos diminuir a diferença do número de participantes entre ambos os sexos.
Julgo ser esta a melhor maneira de incentiva-las à sua participação.

Corrijam-me se tiver errado SFF. :wink:
 

bzynho

New Member
_riplas_ said:
Oh querido, tás com ciumes?? também querias uma secção chamada "pedaladeles", era? (nós temos uma secçao dedicada, porque simplesmente, nós merecemos!)

Tens de aprender uma coisa, ninguem olha para nós com olhar de troça!!! e nós gostamos de nos sentirmos observadas, da um ar de importante, nao sei se estás a ver, mas ser minoria é muito mais fixe que maioria!!! e a discriminaçao que temos vindo a discutir, não passa por ai (por sermos menos)!

Bete

off-topic: bem, parece que o meu primeiro post foi uma especie de "queda"aparatosa..

Então se gostam de se sentir observadas e de ser a minoria não há muita coisa para mudar.. :mrgreen:
contudo acho que as organizações devem procurar cada vez mais dar igualdade de tratamento, entenda-se prémios, condições de banho, etc ao público femenino...contudo também compreendo porque não o fazem..o retorno é m€nor..
e espero não ter sido mal entendido, afinal o que seriam os meus passeios sem a minha cara-metade...
 
Estou actualmente envolvido numa organização e vejo que culpam muito as organizações por não darem condições ou por não baixarem os preços das inscrições etc...

Não existe discriminação nenhuma para com o sexo feminino no BTT. Sou da opinião de que se deve fomentar a prática do desporto para as senhoras que durante anos atrás por razões de mentalidade da sociedade foram sempre colocadas de parte na prática do desporto. Mas nesse tempo atrás o mesmo acontecia com os homens, pois também lembro-me que quando corria na rua a treinar levava com muitas bocas do tipo "vai trabalhar malandro".

Actualmente há abertura da sociedade na compreensão de que faz bem praticar desporto e aceitam-se as imagens de atletas a praticar desporto na rua. Contudo no meu entender agora existem muitas mais diversões e comodidades que atraiem muito mais o sexo feminino, infelizmente e isso verifica-se logo nas escolas dos primeiros ciclos que as meninas não são dadas ao desporto e mais uma vez aqui insisto que tudo passa por aí no ensino básico.

Estou envolvido agora no Interfreguesias de BTT da Maia (podem consultar o blog: http://bttmaia.wordpress.com/) onde não existem as preocupações de retornos e as inscrições são simbólicas para todos, contudo a participação feminina nos anos anteriores foi práticamente nula, este ano a organização resolver abrir mais outra classe para as meninas até aos dez anos para incentivar mais meninas a aparecer já que as mais jovens nem pensam sequer pôr lá os pés.

Tudo se resume ao interesse e participação do sexo feminino, por exemplo é raro ver organizações em que as senhoras estejam envolvidas e empenhadas do princípio até ao fim numa organização de um evento de BTT ou que liderem a gestão de um evento deste género ou que façam um simples passeio organizado...

No meu entender não culpem as organizações da não participação das senhoras, elas são apenas vitimas delas próprias de serem poucas a participar e a gostar de BTT, digo eu, e na minha opinião infelizmente.

E aproveitando esta mensagem e arriscando um offtopic, acho é que as organizações deviam de pensar em descontos para os casos de participação de famílias ... Acho que aqui conseguem ver onde quero chegar... :wink:
 

Ghozt

New Member
A resposta é NÂO.
Não há discriminação no btt, explico porquê:

Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas são tão poucas que às vezes, mesmo que cheguem em último, sobem ao pódio e levam prémios pra casa.

Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas são tão poucas que têm um balneário só pra elas enquanto nós temos meia dúzia de chuveiros para várias centenas de gajos.

Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas têm, muitas vezes, inscrições mais baratas ou mesmo gratuitas.

Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas, ficam muito melhor em cima de uma bicicleta que qualquer um de nós, mânfios em calções de lycra... isto porque andar de bicicleta faz muito bem aos glúteos, queima toneladas de calorias e sai mais barato que ir ao ginásio andar aos saltinhos.

Está respondido, alguém que encerre este tópico. :mrgreen:
 

ASG

New Member
Ghozt said:
A resposta é NÂO.
Não há discriminação no btt, explico porquê:

Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas são tão poucas que às vezes, mesmo que cheguem em último, sobem ao pódio e levam prémios pra casa.
Gostava de te ver a competir com a nossa Zazas...

Ghozt said:
Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas são tão poucas que têm um balneário só pra elas enquanto nós temos meia dúzia de chuveiros para várias centenas de gajos.
Devias querer que os banhos fossem todos à mistura não? ahahah :p

Ghozt said:
Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas têm, muitas vezes, inscrições mais baratas ou mesmo gratuitas.
É para que passes a ver mais meninas nas provas, não?

Ghozt said:
Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas, ficam muito melhor em cima de uma bicicleta que qualquer um de nós, mânfios em calções de lycra... isto porque andar de bicicleta faz muito bem aos glúteos, queima toneladas de calorias e sai mais barato que ir ao ginásio andar aos saltinhos.
Mas é bem mais duro, e é bem mais fácil andar aos pulinhos no ginásio, ou não? Ou se anda por paixão ou é muito fácil desistir!!!

Ghozt said:
Está respondido, alguém que encerre este tópico. :mrgreen:
E ainda por cima terminas cheio de prepotência... Tens cá uma lata!!!
 

VeraTiago

New Member
Realmente... que lata !!! :evil: :evil: ...a ASG já respondeu à altura a cada uma das afirmações, e eu faço minhas as palavras dela ... tenho ainda a acrescentar, que quanto ao ficar mais barato que um ginásio, só podes estar a gozar ou então não praticas o mesmo btt que eu pratico, principalmente agora no inverno em que o desgaste do material aumenta consideravelmente!!!

no hard feelings , mas vê la se aprendes a controlar esse machismo :twisted: :twisted:
 
Bem, apesar de tudo, consigo encontrar um ponto de contacto entre todas as opiniões, inclusivé estas últimas:

Todos queremos ver mais meninas a praticar. :wink:

E, estou em crer que, embora aos poucos, isso vai acontecendo.
 
Ghozt said:
A resposta é NÂO.
Não há discriminação no btt, explico porquê:

Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas são tão poucas que às vezes, mesmo que cheguem em último, sobem ao pódio e levam prémios pra casa.

Boas; :)

Gostava só de dizer, se houve-se prémios para elas como há para nós, certamente elas preocupavam-se mais em chegar no primeiro lugar. Ora como não há premio para quê desgastar material??? :wink:

Ghozt said:
Porque as meninas que (raramente) vejo nas provas, ficam muito melhor em cima de uma bicicleta que qualquer um de nós, mânfios em calções de lycra...

Quanto a elas ficarem melhor de lycra do que nós, tenho de concordar contigo! :D

Ghozt said:
... isto porque andar de bicicleta faz muito bem aos glúteos, queima toneladas de calorias e sai mais barato que ir ao ginásio andar aos saltinhos.

Está respondido, alguém que encerre este tópico. :mrgreen:

Só o preço da bike da para andares 2 anos num ginásio. Já para não falar no desgaste do material, das inscrições em passeios/maratonas e a sua deslocação para a mesma!! :twisted:

Pelo seu comentário, tenho serias duvidas que tenha uma mulher na sua vida, com o desprezo que fala delas...... :evil:
 
PernasPraKteKero said:
Pelo seu comentário, tenho serias duvidas que tenha uma mulher na sua vida, com o desprezo que fala delas...... :evil:

Uuuuuuuuuuiiiiiiiiiiii!!! Também não é necessário entrar por aí.

Como disse acima, há um ponto em que todos concordamos. Venham daí mais mulheres para o btt. É a modalidade que sai a ganhar.
 

Ghozt

New Member
Nunca disse que não há meninas que chegam à minha frente.
Nunca disse que queria a malta a tomar banho à mistura, não tenho esse tipo de discurso.
O resto não percebi e lamento que as reacções tenham sido tão acesas (os especialistas chamam-lhe SPM).

'Discutir num fórum de Internet é como correr nos jogos para-olímpicos, ainda que se ganhe continua-se a ser um deficiente.'

PS: Guardem essa raiva para as subidas da Maratona do Mondego no dia 27 (como se lá fossem mesmo aparecer...)
 
Top