Meeting Point - Matosinhos / Maia

Mgomes74

Member
Este sábado não há a saída habitual pois vamos até Vila Nova de Cerveira fazer o percurso do ano passado do NGPS Extremo Ibérico ....

Fotos do ano passado:



 

Mgomes74

Member
Rescaldo Vila Nova de Cerveira Round 2
ou Galiza “A conquista”
Esta volta tinha-nos ficado “atravessada” no ultimo NGPS – Extremo Ibérico – pois apanhamos um carga de água que só visto e ficamo-nos, com grande pena nossa, apenas pela parte Portuguesa, contudo ficou a promessa de um dia voltar e fazer a parte de Nuestros Hermanos
E assim foi, dia 18 de Maio lá estávamos nós tal qual 14 cavaleiros da época medieval, prontos para a conquista dessa província espanhola - Galiza … Mas como tudo deve começar pelo princípio aqui vai ….

Era uma vez um Evento no Facebook …. depois travou-se uma luta incessante com os sites da meteorologia, uns só viam sol onde aparecia chuva, outros havia que falavam em dilúvios, alguns agoiravam um dia de sol abrasador …… no entanto a verdade traduziu-se num manhã tristonha e uma meia dúzia de nuvens negras ameaçando uma carga de água monumental, já o resto do dia revelou um fantástico dia de sol com calor q.b e para todos os gostos …..

Ponto de Encontro PE -
7h30 da manhã lá estava eu à espera da malta no PE, logo de seguida chegou o Joel Santos e o Primo ( Joel dá-nos o nome do teu primo senão fica Primo-do-Joel para sempre ehehe) … pouco depois, lá estava o Vidal com a sua mochila que já vinha no aquecimento, a pedalar desde casa … pouco depois “aterrou” o Sr. Melro com o Carlos Saragoça … Bruno e Victor também aparcaram logo depois …. Mais trabalho tiveram o Gabriel e o Pedro Ferreira que apanharam um trânsito danado nos elevadores para chegar ao PE :) ok ok piada recorrente …
O restante pessoal Nuno e Fernando Moreira aquela hora já estavam a caminho de Vila Nova de Cerveira.
Após acondicionar as bikes, passamos pela Povoa onde já estava o Filipe Castanho, que era a primeira vez que saía com o pessoal, apresentações rápidas:
- Olá Filipe estes somos nós !! “Nós” digam Olá ao Filipe !!
- Oláááááááááááááá
…… e arrancamos com o Filipe e a Bike.

Convêm salientar que “meti” 4 Benfiquistas no mesmo carro … ia uma tristeza lá dentro que só visto ( desculpem mas não resisti eheheheh)

Vila Nova de Cerveira -
Parque de estacionamento dos Bombeiros de VNC, onde Fernando e o Nuno já por lá andavam “à séculos”, toca a aperaltarmos para tomarmos de assalto o “Reino Vizinho” … passamos a ponte a pisamos pela primeira vez solo “inimigo”, e tal como esperávamos foi uma agradável surpresa …trilhos limpos, com indicações nos locais mais recônditos …. Parecia que tinham acabado de limpar e organizado tudo para a nossa visita … numa só palavra - excelente.

Percurso –
Antes de tudo o resto, o track do NGPS é de repetir as vezes que forem possíveis tal a beleza que vamos encontrar e aqui, e realço TODO o trajecto … é simplesmente fantástico.
Agora o percurso propriamente dito é sempre a subir ….irra … depois de uma subida encontrávamos outra subida ….. e quando, finalmente encontramos uma descida valente o Melro atira-se ao chão por causa de uma cãibra ???!!!! … quem vinha atrás - como eu - pensávamos que tinha caído e que se tinha “esbardalhado” todo …quando o vi a sorrir e a dizer que era apenas uma cãibra deixei-o lá em cima das silvas … companheirismo e entreajuda acima de tudo …

Depois começaram os meus problemas com o GPS, definitivamente “temos” um problema, vou começar a usar um mapa do exército em papel …pelo menos não me irrita tanto …. Claro que também ajudava ter os mapas de Espanha.
Passado uma hora e meia de pedalar esgotei o Stock de barritas energéticas.

Numa outra subida …( sim volto a dizer que só havia subidas ) … o Melro deita-se no chão de pernas para o ar …- tipo frango no espeto - e o Luis agarra-lhe, com ternura diga-se, as coxas e o Gabriel dá o toque final e diz:
“- Luis faz força que se não doer faz nada !!!”
Nesta parte eu senti-me a mais e fui ter com o Vidal que estava a registar a estranha cena com o telemóvel no sopé do monte …
Nesta fase registo que o Victor começou a desesperar com a falta de alimento, e não era o único.
O Melro disse que logo depois do monte seguinte tinha um Tasco!!

Numa das poucas descidas, o Joel deu uma curva em drift e furou um pneu … muda-se o pneu, come-se mais alguma coisa – desta feita acabei com o Stock de Gel – e arrancamos …quer dizer, alguns arrancaram pois o Carlos Saragoça partiu o cabo das mudanças do desviador traseiro …. O Pedro Ferreira e o Luis Faria, à boa moda portuguesa, desenrascaram aquilo e o Carlos passou a ter 20 mudanças em vez de 30 … e “mamei” mais umas coisitas que trazia no camelback enquanto aguardava pela reparação – parecia uma boxe da formula 1 … toca a inventar mais uns percursos, atravessamos uma vinha, onde depois fomos parar a um rio em que a agua era tão límpida que dava vontade de tomar um banho ….mas alguém disse que era capaz de estar fria e voltamos à ideia inicial que era a de pedalar ….

E claro pedalar a subir como não podia deixar de ser …. Logo depois passamos por um restaurante que se chamava “A Pintora” …era um cheiro a assado que só visto ….Nesta fase eu e o Victor começamos a ter visões … víamos Bifanas penduradas nos arbustos, em cada árvore víamos cachorros especiais com batata palha a saltitar … enfim por causa disso enfardei a ultima barrita, afinal ainda havia uma que tinha escapado, e certo é que fiquei ainda com mais fome ….
O Melro disse que a logo depois do monte seguinte tinha um Tasco!!
Pouco depois o Joel teve a feliz ideia de furar novamente, …… excelente digo eu - toca a deitar no chão, eu e o Pedro Ferreira …. Nunca como ali o asfalto me pareceu tão confortável …
Mas, infelizmente estavam com “fogo no rabo” e mudaram o pneu enquanto o”diabo esfrega um olho” … hein dois aforismos populares numa só frase ... Lindo.
Toca a fazer uma descida - das poucas que encontramos - que parecia coberta por alcatifa …excelente …o entusiasmo foi de tal ordem que o Gabriel teve uma luta danada com a bike “ela” a tentar encavalitar-se e ele que não desmontava … o Fernando Moreira ainda passou a gritar:
- Desmonta da Bicicleta Gabriel !!!
Eu por outro lado eu distraído com a cena de cowboy do Gabriel, não consegui curvar e segui sempre em frente contra um arbusto …o Pedro que vinha no meu “cone de ar” quase que seguia o mesmo destino …

O Melro, voltou a dizer que a logo depois do monte seguinte tinha um Tasco!! Dassse

O Luis, para animar o Victor disse que caso nos tornássemos canibais o primeiro a “marchar” era eu !!!! Shame on you Luis …
No entanto alguém, que agora não me ocorre, com uma lucidez excepcional disse ao Luis que teria de ser alguém gordo para dar de comer aquela gente toda … eu estava fora do Lote …aliás como mais tarde descobrimos, a bike do Primo do Joel pesa mais do que eu :) por isso, Luis lamento mas vais ter de comer outro ehehehe.

A parte marítima, junto à costa num sobe e desce danado, tem tanto de bonito como de “parte pernas”.
Nesta fase, o Victor já matava por um pedaço de pão seco … o Bruno que olhava para o território “conquistado” tentava acalmar o Victor … o Nuno ia registando os momentos com a sua câmara XPTO …

O Melro disse, novamente, que a logo depois do monte seguinte tinha um Tasco!! …. E não era que tinha mesmo eheheh à 12ª acertou … aleluia ….

Chegando finalmente à civilização, iniciamos a operação “Tasco para Morfar” … e após alguma procura, e o Melro colocou em campo toda a sua “expertise” linguística e arranjou-nos um Tasco com garagem privada para as bikes … e melhor de tudo, pratos na ementa em que só tínhamos de dizer o numero … lindo …é que naquela fase falar em espanhol era difícil … alguns de nós com a fome já só produzíamos ruídos com a barriga …

Passado algum tempo o dono já achava que nós éramos os Tugas mais simpáticos do mundo …ok talvez do Mundo seja um exagero …. mas pelo menos dos últimos tempos … ok talvez os mais simpáticos do dia pronto ….. e começou a oferecer chupitos a toda a gente … a determinada altura tínhamos duas botelhas cheias de Chupito “normal” e outro de Café ……

Depois das despedidas toca a pedalar … mas agora as bikes pesavam para caraças …fartei-me de olhar em redor a ver se a bike estava presa a algum lado e por estranho que parecesse as pernas também, pesavam à brava ..chiça …. E a cabeça estava uma lástima… ao olhar para o GPS comecei a ver um track em 3D e FullHD e no Burkina Faso :) ….
Ok ok calma Miguel comeste muito estás com alucinações …………Adiante

......E toca a entrar na cena do pedal, no track e logo de seguida fizemos de conta que não vimos o Monte de Sta Tecla … ouvimos boatos que subia pouco …. e rumamos diretos a VN. Cerveira.

Pelo caminho mais algumas fotos para a posteridade, percurso sempre plano …a barriga agradece … e lá entramos novamente em Portugal …. E reconhecimento do território feito com uma agradável surpresa pela beleza do percurso ….
Toca a ir ao banho nos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira que gentilmente acederam ao nosso pedido ….

A notas dominantes a reter … a amizade, entreajuda, companheirismo e acima de tudo espírito de grupo “onde o todo foi sempre superior à soma das partes e o “eu” apareceu inevitavelmente depois do “nós”” … é tudo isto que me leva à seguinte questão:
– Quando é a próxima saída!!

 

Mgomes74

Member
Sábado 25 de Maio de 2013
Saída: PE - 08:30
Chegada Prevista: PE - 12:30
PERCURSO - A decidir pelos presentes ...
METEOROLOGIA - Sol "Bué" de Brilhante levem óculos de sol e protector solar:)
Temperatura Max - 20º / Min - 10º ..
 

Mgomes74

Member
“Vários distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o primeiro mais grave de uma escala de quatro, por previsão de “persistência de valores elevados da temperatura máxima”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.”

E foi assim que começou a nossa manhã de 06 de Junho, dia do tão aguardado passeio ao Gerês Rota da Mina das Sombras …Confesso que inicialmente o nome parecia-me um bocado larilas … assim a puxar para o filme de terror de 2º categoria mas veio a revelar-se uma agradável e inesquecível surpresa ….

Aqui vai o filme …ups o relato …. que o filme esse foi o amigo Augusto (Spielberg) Tomé que tratou e muitíssimo bem disso :cool:

06h30 da manhã … encontro-me com o Augusto Tomé que resolveu nos acompanhar nesta passeata e rumamos em direcção ao PE … como ainda era cedo resolvemos ir directo a casa do Carlos onde estava a carrinha e começamos a acondicionar as bikes …. Logo de seguida chega o Melro e o Nuno … e recebo um telefonema do Bruno, que não tinha confirmado a presença, a perguntar se é para arrancar e se lhe pago o pequeno almoço … e tudo isto ainda não eram 07h00 …. só reflecte a vontade com que esta malta estava para ir até ao Gerês …. Toca a ir para o PE, já na companhia do Victor e do Pinto, onde estava o Gabriel à espera …. logo de seguida chega o José Ribeiro e o Filipe Castanho…

Viagem sem grande historia mas com algum aroma … (o ar condicionado da carrinha devia estar avariado) lá chegamos ao Gerês … temperatura agradável para espanto de todos, toca a tirar bikes, equipar e siga a marinha ….. ou neste caso os ciclistas.

Primeiro contacto, a beleza do Gerês deixa, invariavelmente, o pessoal de boca aberta … não importa as vezes que lá vamos que ficamos sempre petrificados com toda a envolvência do local …. Primeira “subidita” digna desse nome e o Nuno, para não ouvir mais os queixumes do Melro - que estreava a burra nova - ligou a sua aparelhagem estereofónica e assim abafou os protesto do Melro que não se calava a elogiar a bike … que tinha ar condicionado, direcção assistida, jantes especiais, computador de bordo blá blá blá …… que grande ideia Nuno J tens de levar mais vezes o rádio.

Um pouco antes da Fronteira o Melro resolve encher o Bidon … e o camelback … passado uns kms reparou que circulava, há já algum tempo, com o rabo molhado … achava ele que era o sistema automático de refrigeração da Bike nova !!! … quando na verdade dava jeito apertar a tampa da mochila para não andar com o cú molhado ….

Portela do Homem e fronteira - eis-nos chegados uma vez mais a Espanha ….. mais um passeio internacional do Meeting Point …. Uma descida porreira e o Pinto resolve fazer uma avaliação do terreno … quem viu atribuiu nota 10 em termos acrobáticos …
Umas mazelas e o Gomes saca da maleta de 1º socorros, gel “dá-para-tudo-multiusos” e siga a caravana …. Passado uns metros, novamente o Pinto, voltou a fazer outra avaliação de terreno desta vez mais soft … é de referir que o Pinto está a tirar um curso de mediador imobiliário e dai as várias analises aos terrenos J J ….ou então gosta que lhe massagem a perna ehehee.


Logo de seguida o Filipe ( que trouxe o tupperware mas esqueceu-se dos Rissóis – Shame on you ) resolveu furar … o Tomé e eu ajudamos …o Melro deu apoio institucional …O resto do pessoal arranjou uma sombra e o Dj Nuno deu-lhes musica J.

Siga a voltinha …
Chegamos a Lobios, e às famosas piscinas de água quente …. Como Tugas que somos saltamos para a piscina - de agua fria claro e vestidos - … umas bombas para água, umas “toladas”, braçadas de costas e de óculos de sol - para ver bem debaixo de água - já o Victor deu uma chapa para que não houvesse duvidas que a agua estava boa … e pelo meio esconderam-me as botas em cima de uma arvore …. Ainda não sei quem foi o “espertinho”.

Finalizados os banhos seguimos viagem, e aqui é que começou a verdadeira dureza …. A serra começou a mostrar-nos o que é realmente duro …. Começamos a trepar, a trepar e quanto mais subíamos, mais duro o terreno se mostrava … por vezes era impossível pedalar a única opção era subir com a bike às costas … o terreno era agreste, árido … com vegetação rasteira sem sombras e com o sol a mostrar-se impiedoso … foi muito duro, a moral estava ficar em baixa …… a água que transportávamos parecia sopa quente e começava a escassear rapidamente … chegou mesmo a passar-me pela cabeça a frase “ - Onde eu me vim meter ?” … mas voltar para trás seria igualmente penoso pois nem para descer o caminho se mostrava apetecível …… mas como se costuma dizer “a sorte protege os audazes” quando terminamos a penosa subida eu e o Bruno, que nos arrastávamos na frente do pelotão encontramos um verdadeiro Oásis … uma lagoa …. Foi a primeira vez que vi o Bruno em modo “fight” - como ele costuma dizer – mas fora da bike … encostou a bike saltou a ponte e só houve tempo de tirar o lanche que trazia no bolso e zás agua …. Todos quanto chegavam seguiram o mesmo ritual encostar a bike e agua … 11 gajos dentro de uma “bacia” de agua … soube-nos pela vida …. O Filipe, a determinada altura, achou que a água era pouca e fria e assim resolveu acrescentar algum liquido quente aahahha … O Bruno que foi o primeiro a lá entrar ficou sentado todo o tempo “ a presidir” ao Brefing até à ida embora, e deixou o lanche como forma de agradecimento aos deuses que nos brindaram com aquele Oásis.

Depois de devidamente refrescados e de o Melro nos ter finalmente “apanhado” :confused: voltamos à estrada … e adivinhem ……. Voltamos a subir … e apesar de o terreno ser mais simpático não deixava de ser a subir … do km 18 ao 40 …. A paisagem era espectacular … mas o sol brilhava que era uma coisa implacável … até que começamos a apanhar a sombra das montanhas e assim rolamos algum tempo … foi muito bom rolar sem ter o sol a cozer os nossos cérebros em lume brando … Pelo caminho houve vários tipos de delírios, desde logo o Bruno que queria uma Francezinha …. Ou o Gabriel que só falava na Mini gelada …. O Tomé que o que queria mesmo era uma Coca-Cola fresquinha com pedras de Gelo ….

Entretanto, numa das várias paragens, o José Ribeiro saca de um ovo e começa a descascar … só ali reparei que ele vinha preparado para o pior …2 laranjas, umas sandes do que parecia ser carne, um ovo cozido …aquilo parecia a mochila dos SEALS quando vão para a guerra …. Fome não passava :)

Depois a cereja no topo do bolo, uma descida interminável … foram kms a sempre, sempre a descer …. Alucinante …ainda aguentei alguns kms com os 29’ers Bruno e Pinto e ainda o Gabriel, que como eu numa 26’ dava-mos o litro para acompanhar os tipos da roda grande …. Comecei a ficar cansado e com dores nos braços e desisti de os seguir e resolvi então esperar pelo Carlos … quando este chega à minha beira e numa curva a baixa velocidade olhei para trás e “esbardalhei-me” no chão, mas …sim há um mas … a Bike não caiu …consegui segurar a bicha com o pé e o Carlos “deitou-lhe” a mão… espectáculo …. De realçar que sempre que um gajo cai o Carlos vem atrás …. Humm isto cheira-me a Macumbeiro ….

De volta à civilização e ao asfalto, um caloraço imenso e o primeiro tasco que encontramos, eu o Tomé e o Melro abancamos de imediato e bebemos o que estivesse mais estupidamente gelado … excepto agua que já estávamos meios enjoados … já devia ter sapos no estômago…

Como era cedo resolvemos ir dar umas “toladas”, como esta malta gosta de dizer .. e depois tomamos o caminho em direcção ao parque de campismo, onde paramos todos no bar … e assisti aos pedidos mais estranhos … Cerveja com garrafa de agua, café com cerveja, cerveja com cerveja preta … Calipo com coca-cola :cheers: … bem o Bar ganhou o dia … até as batatas fritas do Gabriel marcharam ….

Toca a meter as bikes nas carrinha e rumar a casa … pelo caminho já se sentia alguma tristeza pelo dia ter passado a correr e depois ao ver as fotos na internet … até a subida mais difícil deixou saudades ….

Venha o próximo que este já era ……
 

Mgomes74

Member


Faz um ano que abrimos este espaço. Foi um ano cheio ….. cheio de provas, passeios, saídas de fim de semana ou nocturnos …foi um ano em que fizemos novas amizades e reforçamos as velhas … o grupo cresceu … uns são mais frequentes outros menos, uns gostaram outros nem por isso …. Ficam histórias das voltas a solo, dos nocturnos frios, das voltas à chuva, dos nocturnos quentes, das voltas de sábado sem destino ou que o destino quis que não encontrássemos o caminho …ficam gravadas nas nossas memorias os pequenos almoços de sábado, as viagens para as provas, os almoços os sorrisos, as piadas, o companheirismo e a boa disposição .... as fotos e os filmes são testemunhas … ficam ainda registadas as subidas “impossíveis” que no final e com esforço e apoio do companheiro do lado, afinal eram “possíveis” … das descidas a fundo e das voltas com muitos kms e poucos kms ...
….PARABÉNS

1 Ano Meeting Point BTT
 

luisfaria68

New Member
Grande relato da vossa ida ao Gerês, pena minha não poder ter ido nesta altura, mas quem sabe mais para a frente não fazemos outra ida lá.
 

tekzz

New Member
Por momentos pensei que o grupo tinha acabado pois a ultima mensagem desde ontem foi no dia 24 de maio :s

Mas ainda bem que está tudo em ordem pois eu ainda quero dar pelo menos uma volta convosco quando esta minha lesão me tiver passado :D

Espero que continuem a contar os anos do grupo ;)

Cumprimento tekzz

 

nmt

Active Member
Caro tekzz, é bem verdade que os posts não têm abundado aqui no Fórum, em grande parte por se ter privilegiado a plataforma Facebook como meio de comunicação entre todo o pessoal. Cura-te depressa que estamos à tua espera.
 

Mgomes74

Member
Amigo tekzz

Não só não acabou, como cada vez tem mais gente no grupo o que por vezes, confesso, torna as saídas um desafio para controlar tanta gente ...

As melhoras rápidas ....e quando puderes aparece ... se tiveres Facebook "passa" por lá para uma visita virtual :)
 

tekzz

New Member
Quando as minhas pernas quiserem por-se ao activo outra vez, não hesitarei a passar por ai ;)

Cumprimentos tekzz
 

Mgomes74

Member
[h=5]Sábado 13 de Julho de 2013
Saída: PE - 08:30
Chegada Prevista: PE - 12:30
PERCURSO - A decidir pelos presentes ...
METEOROLOGIA - Céu limpo.... :)
Temperatura Max - 24º / Min - 16º ..
[/h]
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Não, não está de modo algum abandonado (muito pelo contrário). Sigo pelo face este grupo, e posso afirmar-lhe que está bem atualizado (tem havido as saídas normais de fim de semana, e os noturnos à 4ª feira). Passando esta fase das férias e tal e coiso, voltará ao normal. :)
 

Mgomes74

Member
[h=5]Saída . SÁBADO :: 31 de Agosto de 2013
Saída: PE - 08:30
Chegada Prevista: PE - 12:30
PERCURSO - A decidir pelos presentes ...
METEOROLOGIA - Sol brilhante .....
Temperatura Max - 29º / Min - 16º .

até ao momento estão 8 pedalantes ....[/h]
 

Mgomes74

Member
ROTA DO LEÇA II

25/01/2014

O Ponto de encontro ou PE, é no sítio do costume - Confeitaria em Ponte de Moreira - e o arranque pelas 8h30, o percurso decorrerá em regime de passeio e em autonomia, ou seja, vamos e regressamos pelos nossos próprios meios. São cerca de 80 kms com 1600 de acumulado, paragem a meio para o reforço - umas sandes e respectiva “bejeca” – os mais esfomeados não desesperem, pois pelo caminho vamos encontrar vários cafés, tascos e mercearias, no entanto podem sempre levar uma “buxa”.



 
Top