Medidas governamentais para combater a sinistralidade com bicicletas. O que virá aí?!

Jorge S

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Anunciaram recentemente nos noticiários televisivos que o governo se prepara para alterar o código da estrada com vista a combater a emergente sinistralidade envolvendo bicicletas.
Alguém já sabe alguma coisa sobre quais as alterações previstas?
 

nlconcept

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Conhecendo as abéculas pensadoras que por lá mora, vem aí mais um imposto de circulação para velocipedes ou proibição do mesmo circular na via publica em hora de ponta e tal....
 

ernez

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Deves, de levar com matricula, seguros e licença de circulação, ehehehe, porque actualmente as bicicletas, podem circular e tem já prioridade na maior partes das vias de circulação, como rotundas, etc.
 

juik

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De palermice em palermice vai o povo desabafando e disso não passando. É só fumaça e doses de inconsequência monumentais. E por tantos que assim somos, assim estamos, e piamente acreditamos que a culpa é dos outros.
 

froids

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De palermice em palermice vai o povo desabafando e disso não passando. É só fumaça e doses de inconsequência monumentais. E por tantos que assim somos, assim estamos, e piamente acreditamos que a culpa é dos outros.

Ora aí está em palavras aquilo que também eu realmente penso...

Abraços
:xau:
 

m.r.f.

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Boas, o uso de matricula e de licença de condução de velocipedes já foi obrigatorio à cerca de 20 ou 25 anos a trás, mas depois lá se conseguiu que o uso da bicicleta fosse considerado um utencilio ou um meio para a pratica de desporto e a lei foi alterada, por isso não tem logica que se volte a alterar a lei da matricula e da licença.

Sou mais a favor do uso de capacete obrigatorio e de luzes de presença à noite, pois ainda há muita gente a circular à noite e sem luzes.

Mas como as leis deste país são feitas por gente que não percebe dos assuntos debatidos em questão, de certeza que irá sair alguma coisa esquisita.
 

ric2009do

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Boas, o uso de matricula e de licença de condução de velocipedes já foi obrigatorio à cerca de 20 ou 25 anos a trás, mas depois lá se conseguiu que o uso da bicicleta fosse considerado um utencilio ou um meio para a pratica de desporto e a lei foi alterada, por isso não tem logica que se volte a alterar a lei da matricula e da licença.

Sou mais a favor do uso de capacete obrigatorio e de luzes de presença à noite, pois ainda há muita gente a circular à noite e sem luzes.

Mas como as leis deste país são feitas por gente que não percebe dos assuntos debatidos em questão, de certeza que irá sair alguma coisa esquisita.

em relaçao as luzes ja ha legislaçao para as mesmas, em relaçao ao capacete so e obrigatorio o uso do mesmo se for um velocipede com motor...
 

nlconcept

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Não percebo quais as palermices que foram acimas ditas.
Com tanta fumaça que este (des)governo nos atira para os olhos, nunca serão de esperar medidas para combater a sinistralidade mas sim mais burocracias e impostos a uma paixão que todos nós temos. Irei esperar pelo tal "combate à sinistralidade" e depois veremos se a "culpa é dos outros"...
 

m.r.f.

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ric2009do said:
em relaçao as luzes ja ha legislaçao para as mesmas, em relaçao ao capacete so e obrigatorio o uso do mesmo se for um velocipede com motor...
Boas, sim tens razão.
 

ernez

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Juik, então pá! se sabes de alguma coisa, posta aqui, já que dizes que de palermice em palermice vai o povo desabafando, força, diz ai qualquer coisa de útil, que não saibamos!
 

MrOverclock

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Tendo em conta que das pessoas que vão tomar estas decisões nenhuma ou quase nenhuma anda de bike, tenho algum receio do que possa aí vir!

Uma coisa que não me importava nada que aí viesse era prioridade igual à dos carros nos cruzamentos

Quanto ao capacete acho que deveria continuar opcional. A obrigatoriedade acho que iria voltar a tirar bicicletas da estrada e a voltar a lá colocar os carros que estas tinham tirado!

Na minha opinião a nossa legislação não é assim tão má quanto isso, falta é que todos a respeitem. De momento, a unica coisa que discrimina as bicicletas na estrada ainda é a regra da prioridade num cruzamento... De resto, ou desconheço parte da legislação ou então eu é que já me habituei mal às regras existentes.
 

m.r.f.

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MrOverclock said:
Na minha opinião a nossa legislação não é assim tão má quanto isso, falta é que todos a respeitem. De momento, a unica coisa que discrimina as bicicletas na estrada ainda é a regra da prioridade num cruzamento... De resto, ou desconheço parte da legislação ou então eu é que já me habituei mal às regras existentes.
Boas, mas atenção que não é só nos cruzamentos as regra da prioridade pela direito, actualmente pela lei todo velocipede ou veiculo de tração animal perde a prioridade para um de tração a motor, mesmo que o automovel tenha sinal de stop.
A unica excepção é se o automovel estiver a sair de um estacionamento, nas rotundas e nas passagens de nivel.

Penso que deveria ser igual para todos veículos (com sinais ou sem eles).
 
eu tenho esperança que seja dada a prioridade aos velocípedes nos cruzamentos quando se apresentem pela direita ou a outra via tenha sinal stop ou cedência de passagem...

eu a rolar na fininha a 40kmh preciso de uma ou duas dezena de metros para parar... são 120kg lol

mas o que provavelmente vai acontecer é uso obrigatório capacete e luzes mesmo durante o dia e agravamento das multas para quem não cumprir.
 

BikeTrepaTudo

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m.r.f.
Não tenho conhecimento que um veículo que tem sinal de stop pela frente possa ter prioridade sobre outro, qualquer que este seja.
Qual o artigo do Código da Estrada em que te baseaste ?
 

MrOverclock

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Eu não percebo muito deste tipo de textos, mas tentando resumir vi coisas interessantes:

iii) A revogação da obrigatoriedade do ciclista circular o
mais próximo possível da berma, bem como a alteração de
regras de prioridade, de forma a conferir maior importância
à bicicleta em algumas situações particulares;

iv) A introdução de regras gerais de defesa da mobilidade
suave das vias públicas (designadamente de peões e
de ciclistas), que é hoje manifestamente prejudicada face
aos veículos a motor, prevendo expressamente o especial
dever de prudência, de manutenção de distâncias e de
abrandamento dos veículos a motor;

v) A autorização da utilização dos passeios para a condução
de velocípedes por crianças com idade inferior a
10 anos, desde que prossigam à velocidade de passo e não
ponham em perigo ou perturbem os peões;
O meu filho com 6 anos já anda na estrada junto a mim, no entanto. No entanto nunca vi nenhum policia levantar qualquer problema por uma criança andar de bicicleta num passeio ou coisa do género!

vi) A possibilidade de os velocípedes transportarem
passageiros com idade inferior a 8 anos, desde que
estejam equipados com cadeiras homologadas para o
efeito.
Até agora não havia regulamentação para isto, penso eu!


4 — Reconheça a necessidade de promover uma maior
adaptação dos edifícios e do espaço públicos, de forma a
potenciar a utilização de meios de transporte alternativo,
nomeadamente da bicicleta.
Like!
 

froids

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Depois da leitura atenta, recomendada pelo proque, fiquei com as ideias mais esclarecidas, mas para já parece-me apenas uma "carta de recomendações"...
Resta saber que medidas concretas tomará o governo ao legislar. Já todos vimos várias "recomendações" cheias de boas ideias e melhores intenções ficarem por isso mesmo, boas ideias e melhores intenções, porque depois na prática alguém "fecha" os olhos e legisla "ao lado" e fora do ambito do que é realmente necessário.

Vamos esperar para ver que medidas serão postas em prática para salvaguardar os pontos referidos na Recomendação.

Posto isto, resta-me apenas agradecer o trabalho dos envolvidos no assunto por estarem a trabalhar em prol da nossa comunidade (ciclista, entenda-se).

Abraços
:xau:
 

Morpheuspt

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iii) A revogação da obrigatoriedade do ciclista circular o
mais próximo possível da berma, bem como a alteração de
regras de prioridade, de forma a conferir maior importância
à bicicleta em algumas situações particulares;

Gosto mais desta!
 
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