Medidas dos pneus - O que é isso?

Pedrosa

New Member
Olá

Muito se falou hoje sobre pneus. E toda esta conversa levou-me a fazer a pergunta que, apesar de não me tirar o sono, à algum tempo anda para aqui entalada.

O que é isso das medidas dos pneus?
Como é que se obtém a medida de um pneu?

(afinal foram duas perguntas)

Antes de escrever este tópico peguei num paquimetro (porque os olhos às vezes nos enganam) e fui medir os meus pneus.

resultado:
O pneu specialized enduro 26x2.00 é maior que o panaracer fire xc 26x2.10.

Estas medidas não deviam seguir uma norma qualquer?

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 

fg

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De uma maneira geral os pneus de BTT têm escritas nos flancos as informações técnicas que os distinguem de outros.

Por exemplo:

26 x 2.10 ---- diâmetro 26 polegadas , largura 2,1 polegadas (1 polegada =2,54cm)

120 TPI ---- números de fios por polegada (threads per inch)

inflate 40-60 psi ---- valores limite da pressão recomendada (pounds square inch ou seja libras por polegada ao quadrado)

front ou rear --- se é para a frente ou para trás

Normalmente os pneus para a frente têm um perfil mais "redondo" para facilitar o agarre nas inclinações em curva; os pneus traseiros são mais "quadrados" para melhorar a tracção.
rotating direction e uma seta - ---- indica o sentido de rotação aconselhado
 

Pedrosa

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A minha questão é:

Porque é que um pneu 2.00 é mais largo que um 2.10?

Qual é o critério?


Cumprimentos
Pedro Pedrosa

Apre! Outra vez duas perguntas?
 

MarcoB

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Pedrosa said:
A minha questão é:

Porque é que um pneu 2.00 é mais largo que um 2.10?

Qual é o critério?


Cumprimentos
Pedro Pedrosa

Apre! Outra vez duas perguntas?

Um pneu 2.00 tem que ser mais fino que um 2.10 se não o é é porque a medida indicada no pneu não é a correcta.
 

jmquintal

New Member
Boas
eu tenho uns tioga XC 2.1 que são sem duvida mais largos que os specialized 2.2 que vieram na Hardrock do meu irmão
Um abraço
JM
 

jppina

Member
Pedrosa said:
Olá

O pneu specialized enduro 26x2.00 é maior que o panaracer fire xc 26x2.10.

Estas medidas não deviam seguir uma norma qualquer?

Cumprimentos
Pedro Pedrosa

Querias dizer mais largo e não "maior", certo?

Isso acontece porque simplesmente as marcas não colocam a largura correcta do pneu. Eu já tive um Specialized 1.95 que era mais largo que um Ritchey 2.10.
E se pegares em pneus da Schwalbe então há ainda mais diferença... um 2.25 da Schwalbe será +/- um 2.0.

A norma a cumprir seria colocarem o tamanho exacto, mas infelizmente isso não acontece...

Há uns anos atras saiu um artigo interessante sobre pneus na VTT magazine (revista francesa) onde mediram precisamente a largura dos pneus com um paquimetro e praticamente não havia pneus com a largura correcta. Algumas marcas tinham pequenas diferenças compreensíveis outras grandes diferenças...


JP
 
Z

zeluz

Guest
Além da medida na maioria das vezes não ser correcta também a composição da borracha do pneu tem influência na medida quando montado.
Se a borracha de um pneu 2.00 for mais maleável que a de um 2.10, pode fazer mais barriga a pressões idêntidas, ter um comportamento inverso no terreno e parecendo mais largo que o outro supostamente maior.
 

ruimatias

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E tb temos casos em que os aros nao tem bem as mesma larguras :idea: :idea:

Penso que tb ai os pneus possam ficar mais gordos ou mais magros :? :? :?
 

Pedrosa

New Member
Até agora a justificação que mais me satisfaz é a do jppina.

Isto porque:
- no meu caso, a bicileta tem os aros da frente e de trás iguais logo anula a hipotese do ruimatias;
- quando eu medi os pneus com um paquimetro a bicicleta estava pendurada, portanto não fazem barriga e eu medi tanto a largura como a distância do aro ao rasto e o pneu 2.00 é 'maior' que o 2.10;
- o meu pneu specialized enduro é o de origem da minha hardrock xc de 2003 ou 2004 (não sei precisar) e o que lá está escrito é realmente 26x2.00.

As polegadas variam de tamanho de marca para marca. Já não se pode confiar em nada. :lol: :lol:

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 

José Carlos

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Para quem tiver paciência, a explicação do mestre, guru, supra-sumo, entidade máxima das bicicletas: Sheldon Brown

http://www.sheldonbrown.com/tire_sizing.html

wtb-gms.gif
 

Amukinado

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Fiquei um bocado mais esclarecido uma vez que tinha uns continental explorer 2.10 e troquei para scwalbe 2.10 e realmente os schwalbe parecem ser uns 1.95. O da frente é um Jimmy e o de trás Little Albert e o da frente também parece ser ligeiramente mais fino que o da trás mesmo tendo um 2 ou 3 PSI a mais de pressão.
Então e uns Tioga 2.30? vi uns ontem e fiquei numa de os levar para me ir divertir um bocado. Faço muito mais esforço com eles? O quadro pode ficar de alguma maneira danificado ou mais esforçado se eu puser um pneu mais largo?
ptt [[]]
 

amarelo

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penso que o quadro até será "benificiado" com uns pneus mais largos uma vez que não leva tanta porrada, mas provavelmente isto sou só eu mandar um "bitaite", :mrgreen:
o que vai sofrer bastante mais sao as tuas pernas ;)
isso sim deve-se notar bastante principlamente a rolar a velocidades razoáveis, mas é da forma que ficas com mais power :D
 

Amukinado

New Member
lol essa parte das pernas sofrerem mais um bocado eu já sabia, para alem de não ganhar tanta velocidade e os pneus fazerem muito mais barulho em alcatrão quando cortam o vento. Mas por outro lado estrago menos os aros e uma vez que uns 2.30 em principio devem ser tubeless também são mais confortáveis e têm mais estilo.
 

shark

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Boas ppl desculpem la tenho uma pequena duvida pois tenho uma factor r e estive a reparar nos pneus e aparecem la uma setas e front---»e rear««----- isto e o sentido em que devem estar tanto a frente como atras.....

Por Favor digam alguma coisa pois estoua desconfiar q os pneus estao montados ao contrario......



Desde ja obrigado e boas pedaladas.....
 

fg

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front - a seta indica o sentido de rotação do pneu se estiver montado na roda da frente

rear - a seta indica o sentido de rotação do pneu se montado na roda traseira
 

indy

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É o sentido de rotação do pneu aconselhado pelo fabricante conforme o pneu seja montado à frente ou atrás. Não é uma regra rígida... :wink:
 

shark

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Entao se estiver montado atras deve dizer rear----» ou front -----» e se estiver montado a frente os pneus em questao sao os mibro irc expliquem melhor pois estou um pouco baralhado .......

Desculpem a insistencia mas estou completamente as aranhas......
 

biculas

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As setas indicam o sentido em que a roda deve rodar, mais nada.

:arrow: se diz front ----> , significa que quando rodas a roda para a frente ela deve rodar na direcção da seta.

:arrow: se diz rear ----> , significa que quando rodas a roda para trás, esta deve rodar na direcção da seta.

Ou seja com o pneu montado na bicula, a seta front ----> deve apontar para a parte da frente da bicula e a seta rear ----> deve apontar para a parte de trás da bicula.

É só isso, tão simples quanto isso.

Não tem nada a ver com o facto do pneu estar montado á frente ou atrás, a rotação é sempre a mesma.
 
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