medida das alavancas

camy7

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boas pessoal,

preciso deste assunto um pouco aprofundado. quais as razoes, o porquê,e a diferença que as alavancas da pedaleira têm medidas diferentes?

e tambem tem a ver com a altura do ciclista? eu tenho 1,70cm e as minhas alavancas têm 170mm.

outra dúvida, se eu colocar umas alavancas mais curtas posso subir o selim certo?

obrigado pela ajuda e cumprimentos...
 

jol8485

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Tem mais a ver com o comprimento das pernas. Mas a altura pode dar uma ideia.
A altura do selim é para o acerto final.
O comprimento das alavancas influencia também a altura minima ao solo (quando a alavanca está na vertical).
Resumindo os factores são comprimento das pernas e altura ao solo.
 

nelsonasp

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Saudações

Essas alavancas são mais conhecidas por cranques e existem nas medidas de 165mm, 170mm, 175mm, 180mm. esta medida é a que vai do centro do eixo pedaleiro ao centro do eixo do pedal...

Usar cranques excessivamente longos pode resultar em lesões nas articulações dos joelhos pelo excesso de esforço no inicio da pedalada por se levar a perna muito dobrada...

A escolha da medida além da "medida de tabela" também varia um pouco de acordo com o tipo de cadência de cada um. Cranques 2,5mm ou 5mm mais longos que o recomendado pela tabela são mais adequados para ciclistas que pedalam em força e o contrário para ciclistas que pedalam em rotação...

A medida usada para calcular a medida certa de cranque é a medida de entre-pernas. Para tirar esta medida o ciclista encosta-se a uma parede (calcanhares, rabo e nuca a tocar na parede) com os sapatos que vai usar na bike calçados e os respectivos calções vestidos, afasta os pés uns 15cm ou 18cm, e mede a medida do centro das virilhas ao chão, pode-se usar um esquadro ou mesmo um livro para isso e se tiver ajuda de uma segunda pessoa melhor...

Tendo a medida de entre-pernas é só consultar a tabela... ela aqui fica...

Altura de Entre-Pernas - Medida do Cranque
menor que 74cm - 165/170mm
74 a 86cm - 175mm
maior que 86 - 180mm


Grande parte das bicicletas vem equipada com cranques de 170mm ou 175mm...

camy7 said:
outra dúvida, se eu colocar umas alavancas mais curtas posso subir o selim certo?

Não confundam as coisas... a altura do selim deve ser tirada assim... em cima da bike e com o pedal em baixo, ao colocar-se o calcanhar sobre o pedal a perna deve encontar-se esticada, para que quando se pedala (usando a parte da frente do pé) a perna se encontre ligeiramente flectida...

Se tiveres a medida adequada de cranque e tiveres a altura do selim certa, terás a coisa bem regulada e o resto é conversa, poderás experimentar imensas coisas que até poderão vira resultar como vir a dar chatises, o risco é teu... uma bike mal regulada pode dar problemas...

Abraço

PS: Que grande testamento...
 

indy

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Desconfio que este tema (que considero interessante :) ) é um pouco mais complexo do que uma simples tabela que relaciona comprimento do entre-pernas com o comprimento do cranque...

Mas binários e afins nunca foram a minha especialidade, daí que já tenha desafiado em privado o 350plus (já tás entalado :mrgreen: ) para vir aqui dar uns palpites :lol:
 

350plus

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Uma vez que fui desafiado aqui pelo Sr. Moderador  :twisted:, vi-me obrigado a deitar as mãos ao Excel, para analisar esta questão, que admito, também me deixava um pouco curioso.

Comecei por fazer umas contas simples, partindo do princípio básico que relaciona Binário com Potência:

Potência = Binário X Velocidade Angular

O binário é a variável deste problema, pois cada comprimento de alavanca permite binários máximos diferentes para forças de perna iguais. Fazendo um gráfico com valores genéricos obtive isto:

4lpzrs.jpg


Deste gráfico constatamos que para uma mesma cadência somos obrigados a desenvolver potências mais elevadas se optarmos por cranques mais longos. Este efeito acentua-se com o aumento da velocidade de rotação. Para velocidades baixas o tamanho de cranque é pouco importante, mas para quem prefere cadências mais elevadas o tamanho do cranque é importante. Um tamanho de cranque grande usado a grande RPM vai requerer cada vez mais potência, a qual pode não estar disponível nas pernas do atleta.

Em seguida fiz um modelo geométrico da pedalada de uma perna para ver a influência do comprimento de cranque na curva de binário e na extensão da perna.

wcmyp3.jpg


Na curva de binário nota-se que cranques mais longos proporcionam binários de saída significativamente mais generosos. Este binário extra é importante numa disciplina como o BTT com constantes acelerações e é por isso que os cranques de BTT tendem a ser de comprimento superior aos de estrada.

Para finalizar fui verificar se existe uma variação muito significativa na extensão da perna. 100% neste gráfico representa a Tíbia e o Fémur alinhados, enquanto que um valor proximo de 0 % representa a perna completamente dobrada.

35b5xf7.jpg


O meu modelo mostra que existe uma diferença muito reduzida na extensão de perna entre os 3 comprimentos de cranque que considerei (perto de 1%). Penso que isso demonstra que o tamanho de uma pessoa não é um factor decisivo ou limitativo na escolha do comprimento de cranque, mas que outras características como o tipo de terreno, acelerações e tipo de pedalada do atleta (força ou rotação) são importantes.

Relembro que isto foi apenas um modelo feito para ver a mecânica base da coisa e não considera factores empíricos e práticos como os que o Nelsonasp menciona no seu informativo post.  :wink:
 

pratoni

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e a biomecânica das articulações está prevista nesse modelo?

Ou seja, pelo que percebi, não é por ter um cranque maior ou menor que vou andar melhor ou pior, certo?

Penso que a questão é mais se o movimento é mais ou menos natural, f**endo mais ou menos as articulações dos joelhos, certo? :roll:
 

350plus

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Pratoni,

Não há biomecânica de articulações no modelo. As pernas do modelo são simplesmente duas barras que pivotam a meio.

Quanto à performance, numa bicicleta com mudanças as diferenças são irrisórias porque podemos variar o binário de saída à bel prazer. Neste caso devemos escolher o tamanho das alavancas de modo a que os joelhos fiquem satisfeitos.

Numa singlespeed já não é bem assim e aí podes estar certo que alavancas grandes permitem binários maiores, com melhor capacidade de subir obstáculos, utrapassar zonas de areia, etc.

De qualquer modo as diferenças nunca são muito grandes e a verdade é que os cranques de 175 mm standard são um bom compromisso, tendo em conta distância ao solo, peso e binário.
 

350plus

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Existem várias versões dessa tabela se procurares na net. Até formulas como esta:

Recommended crank length in millimetres = (1.25 * Inside Leg in cm ) + 65

Agora, sinceramente não tenho competências para julgar a validade das tabelas. Uma coisa é falar de potências, binários etc que derrivam de certas geometrias, mas o que é certo é que só um perito de bio-mecânica é que sabe o que faz mal ás articulações e o que não faz...

Como dizia o outro... "Eu é mais bolos..."  :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=JLFW84OQwPw
 

nelsonasp

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Saudações

Usar formulas ou calculos muito elaborados pode simplesmente não valer de nada... exempo... eu faço as contas à minha dimensão de pernas, ao meu tipo de cadência, etc... e as contas dizem que a medida recomendad para mim é de 173mm... ora não existem cranques de 73mm, logo terei que ir para 70mm ou 75mm...

Por isso é que uma tabela como essa que apresentei pode ser levada em conta, porque é sempre algo generico e não especifico...

Abraço
 

camy7

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bom dia pessoal,

tendo em conta todas as respostas ha aí grandes testamentos e desde ja agradeço-vos por me terem ajudado. :D


eu pedi um pouco aprofundado mas nunca pensei que chegasse a esse ponto, lool, mas o meu grande obrigado.com todas essas tabelas ajudam -me muito e nao só a mim.

vou entao considerar todas as tabelas,calculos,medicoes e hà-de me dar o resultado da medida dos krankes.

o meu obrigado e cumprimentos. bom fim de semana e muitas pedaladas
 

jorgegt

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Boa 350Plus gráficos e tudo :D
Mas o mais engraçado nisto tudo é que quando compramos uma bike nova, a pedaleira QUASE sempre é de 175mm, e é um aspecto que a maioria não dá grande importancia, ou nem se lembra de ver, apenas se é XT ou XTR :twisted:
Quer isto dizer que é sempre imposto pela marca, só se for uma bike montada a "lá carte" é que poderemos ter atenção ao tamanho das alavancas :hehe:
Digo isto porque por acaso troquei de pedaleiras nas minhas bikes, que traziam 175mm(claro :wink:) e pus umas pedaleiras XT de 170mm, porque foi o que apareceu, mas antes de comprar, coloquei a questão a um amigo profissional de ciclismo que mede +/- como eu e disse que era o que ele usava, então comprei e estou contente com aquisição :#1:
Na SS pus as alavancas que tirei de outra, um LX de 175mm :wink:
 

ALNM

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Saúdo a análise do 350Plus.
Compreendo que os efeitos biomecânicos não podem ser tratados por uma metodologia deste tipo, pois não há modelos físico-matemáticos para os descrever. A análise do 350Plus permite compreender o resultado de alterações mecânicas; a interacção com a biomecânica é uma segunda parte do problema. Neste sentido, o exercício é de toda a importância.
Contudo, tenho algumas dúvidas:
1 – Potência = Binário X Velocidade Angular
Mas
Potência = Força no Pedal x braço da alavanca x Velocidade angular

Tanto a força, como o braço da alavanca variam (quasi) sinusoidalmente ao longo de uma volta completa (como mostras no gráfico 2). Que potência está representada no 1º gráfico? É a potência média ao longo de uma rotação completa ou a máxima?

2 – Porquê este modelo de binário, com valor nulo na posição vertical? Não é muito realista. Experimenta a função fornecida por Broker JP, Gregor RJ (1996) em Cycling Biomechanics. In:Burke ER (Ed.) High Tech Cycling. Champaign, Il.: Human
Kinetics, 145-165. Foi obtida experimentalmente. Eu espero que o efeito do comprimento da alavanca venha diluído.

jorgegt said:
Quer isto dizer que é sempre imposto pela marca, só se for uma bike montada a "lá carte" é que poderemos ter atenção ao tamanho das alavancas :hehe:

A Specialized monta alavancas de 170 mm nos modelos tamanho S e 175 mm nos restantes.
 

jorgegt

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ALNM said:
A Specialized monta alavancas de 170 mm nos modelos tamanho S e 175 mm nos restantes.
Bem eu não assim baixinho :wink:, os meus quadros são todos tamanho M, mas concordo contigo, que façam esse tipo de montagem, embora é sempre uma imposição da marca. :yeah:
 
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