Mavic Crossoone 29 fazem barulhos!

rtvalente

New Member
Saudações!

Malta, alguém com Mavic Crossone 29?

A minha roda traseira faz barulhos.. pequenos estalinhos quando pedalo com um pouco mais de força :(

Se é mesmo da roda? Sim, coloquei outra roda 29 e não acontece.
Roda empenada? Não.
Raios muito apertados? Penso que não.

Dá ideia que estes barulhos são casados pela força exercida, na zona onde os raios cruzam. Já coloquei óleo na zona onde os raios apertão e onde cruzam, mas não resolveu...

Obrigado pela ajuda!
 
Boas eu também ja tive esses estalos. Faz isto que te digo:
1º Levanta a bike num suporte ou pelo banco com a mão
2º Dá balanço á roda com a mão para ela girar e se ao girar livremente ela fizer barulho quer dizer que é o cepo.
Outro teste é abanares o prato maior da cassete e se tiver folga poderá ser o cepo que está gasto. Eu ja tive esse barulho, parece que o cubo está a roer pedra e depois fui a ver e era o cepo que estava morto.
 

marcopinheiro

New Member
Tive e, infelizmente, tenho o mesmo problema numas mavic crossride disk. Aliás, há aqui no fórum algures um tópico onde coloquei a discussão os estalidos que vinham de lá quando fazia carga em cima delas, e é mesmo dos raios. No meu caso, se travar a roda (bloquear) com a bike parada e empurrar a bike fazendo peso no selim, estalam igualmente. Na altura antes de se perceber realmente de onde era troquei cepo (por acaso também precisava), troquei o parafuso que aperta a roda ao quadro, trocou-se cassete mas o raio dos estalidos sempre ficaram.

Na última prova que fui, apanhei um companheiro a dar carga numa trepada que ia a fazer o mesmo som. Reparei nas rodas e pimba, iguais às minhas. Como ele ia com cara de sofrimento nem meti conversa mas fiquei com aquela em mente.

Entretanto um colega mecânico apertou-me os raios, colocou óleo onde os raios cruzam etc... mas o problema continua. Acabei por me convencer que irei ter de ficar com esse maldito som até trocar de rodas e, certo será, que à cautela, MAVIC não serão certamente :(
 
Acho que de qualquer das formas não creio que seja daqueles casos de que "não é defeito é feitio". Conheço malta que tem e não tem esses problemas, inclusive modelos de vários anos. Alguma coisa tem que estar mal nas rodas, até pode ser algum defeito de fabrico. Já pensaram que pode até ser a cabeça dos raios? talvez com um pouco de massa nas cabeças, o problema é ter que desapertar tdas as cabeças. É uma ideia.
 
Exprimentem colocar fita cola tipo electricista entre os raios, onde eles se cruzam e testem maneira para fazer desaparecer o som. Sejam McGyver ;)

Cumps
 

rtvalente

New Member
Nem mais... é mesmo isso que acontece! No fim de semana passado fui a uma oficina e identificamos que os estalinhos eram provocados pelos raios a tocar uns nos outros. Ainda na oficina, foi colocado oleo na zona onde os raios se tocam e onde apertão no aro, mas não teve efeito positivo :(

Curiosamente, hoje foi à garagem e di uma voltinha de alguns metros sem qualquer barulho! :D Mas não estou confiante que tenha ficado resolvido... este fim de semana vou fazer o teste! Depois dou feedback!Nem mais... é mesmo isso que acontece! No fim de semana passado fui a uma oficina e identificamos que os estalinhos eram provocados pelos raios a tocar uns nos outros. Ainda na oficina, foi colocado óleo na zona onde os raios se tocam e onde apertão no aro, mas não teve efeito positivo :(

Curiosamente, hoje foi à garagem e dei uma voltinha de alguns metros sem qualquer barulho! Mas não estou confiante que tenha ficado resolvido, parece-me bom de mais... este fim de semana vou fazer o teste! Depois dou feedback!
 

kataluna

New Member
Épahhh... Estou para comprar estas rodas e agora leio isto... Barraca, já está a pulga atrás da orelha... Barulhos parasitas... :(
 

rtvalente

New Member
Kataluna, se queres comprar compa, são umas exelentes rodas! Quando comprei a minha bike eram as que vinham de origem.
Tive azar... mas talvez o problema se resolva. Se não resolver troco de rodas. Se À coisa que não suporto é barulhos enquanto vou a rolar.
 

kataluna

New Member
Epah barulhos é coisa que não me incomoda se for na bike dos outros, agora na minha nem pensar... Depois de ler isso, já virei a página e por +55€ mandei vir as irmãs CROSSRIDE que amigos meus têm e sei que não fazem barulhos nenhuns.
Abraço.
 

rottweiler72

New Member
Boas pessoal, andei montes de tempo com esses dito barulhos na roda traseira, e não sabia o que os causava, mandei apertar os raios, nada, troquei de pedais, nada, lubrifiquei o desviador traseiro, nada, corrente nova e nada, só faltava trocar a cassete, mas acabei por não o fazer, pois fiz duas experiencias, 1º lavei a bike toda e o barulhos foi se, mas ao fim de 30 km voltou a aparecer, 2º antes de ir andar lavei a cassete e a roda, e não é que o barulho foi se, mas tornou a voltar ao fim 40 km.
O barulho acontecia quando pedalava em esforço e principalmente quando era a subir, optei por retirar a cassete, cepo e limpar, lubrifiquei o cepo, linguetes e meti massa.
Conclusão, depois de limpar e lubrificar o cepo, o barulho foi de vez, não apareceu mais, ainda ontem fiz 80 km em terrenos com montes de lama, e muita agua, e com alguns ribeiros a transbordar, os estalos (barulhos) foram se......
Qualquer roda tem que se fazer a manutenção, tanto á da frente como a roda traseira, a da frente apertar raios e ver rolamentos, a roda traseira, apertar raios tb e desmontar cassete e lubrificar cepo e ver os rolamentos, assim o material dura montes de tempo, a manutenção faz parte do btt.
Saudações BTTistas.
 

rtvalente

New Member
Não seio que fazer mais para resolver o problema do barulho :(
Suspeito que vem do sitio onde se aperta os raios, embora não tenha resolvido quando coloquei WD40 em cada um desses pontos.

É demasiado grave a Mavic lançar um modelo novo sem os devidos testes de qualidade :(
A questão da fita isoladora não vais dar porque, o único ponto onde os raios se tocam é demasiado apertado para conseguir colocar a fita. E também suspeito que o barulho não vem daí... mas sim do ponto onde os raios são apertados na roda.
 
Last edited:

ernez

Active Member
Esses estalidos que se ouve, e parece que veem dos raios, são causados por má lubrificação do sepo, manda abrir e lubrificar tudo com massa, rolamentos linguetes etc, e o barulho desaparece.
 

rtvalente

New Member
Esta questão acontece desde que adquiri a bicicleta. No primeiro passeio longo começou logo com essses barulhos irritantes.
Gostava de ter a certeza que é disso que se trata para evitar gastar dinheiro desnecessariamente.. obrigados pelas dicas :)

Só me apatece vender a porcaria das rodas :(
 

ernez

Active Member
Vou responder com uma pergunta, a essa tua questao. se comprares umas rodas q na loja tem peso anunciado de x, e quando as recebes verificas que pesam menos 50g, nao ficas mais contente?
 

rtvalente

New Member
@ernez - Respondo com outra pergunta :D menos 50g ou barulhos que nos irritam, nos fazem dizer asneiras e nos dão vontade de vender as rodas que não nos enchem as medidas.. ou dito de outra forma.. que nos enchem os ouvidos? :)

Se à coisa que não gosto é, ir a rolar e a ouvir merdinhas...
 
A Mavic utiliza e recomenda que seja colocado um tipo óleo no cepo. Possivelmente algumas séries das crossone podem não estar devidamente lubrificadas no cepo.
 

marcopinheiro

New Member
Desculpem a pergunta (não percebo muito da mecânica da coisa): há tempos mudaram-me o rolamento(?) do cepo pois quando parava de pedalar, a descer, começava a fazer imenso barulho (parecia que ia a prender a roda). Com esta manutenção, os estalidos deveriam ter desaparecido também @ernez ? Ou seja, seria equivalente, a essa lubrificação de que falas?
 
Top