Massa Fricção

FMCurto

Active Member
Sim, mas podes usar a pasta de carbono tb.Mas pelo menos a que eu tenho tem um feeling um bocado de areia :)

Outra que usei e gosto bastante é a Ritchey Liquid Torque , é barata mas os saquinhos tb são pequenos: um pouco maiores que um pacote de açúcar mas dá para várias utilizações. O felling é mais de algo granulado como massa consistente com pequenas bolas mas não arranha tanto.
 

McLois

Member
Obrigado pela resposta. Vou tentar arranjar essa da ritchey. um saquinho desses parece-me que chega para o espigão e guiador!
 

FMCurto

Active Member
Hmmmm,não sei não, a da Ritchey é muito diferente de uma da Tacx que comprei agora: a Ritchey punha tb nos parafusos a da Tacx não pq parece que estou a moer areia :)
 

miguelcarromeu

Active Member
Falamos de massa de fricção, certo? As que usei pareceram-me sempre iguais, diferindo na cor, talvez. Já usei da Ritchey e também tem essa sensação de areia.
 

nunokas

Member
Boas.

Uso essa da ritchey e nada a apontar. Convém é gastares a saqueta toda nessa aplicação porque depois de aberta rapidamente seca tornando-se numa pasta arenosa que não agarra a nada ;)

cumps
 

FMCurto

Active Member
Lá está, tb podem ter nomenclaturas diferentes: a da Tacx diz mesmo "Carbon assembly compound" agora o que lá vem dentro só eles sabem, mas visualmente é uma goma um bocado para o liquida semi-transparente com pintas pretas :)

Tb já vi do mesmo género : Fiber Grip , Carbon Paste , e outras que não me lembro
 

nunokas

Member
Boas.

O que interessa é aplicá-la sempre. Com chave dinamometrica e essa pasta dá perfeitamente para apertar para metade dos valores indicados nos componentes.


cumps
 

McLois

Member
Apesar de ser alumínio era isso que queria. reduzir o aperto.
Espigoes tipo aerozine e kcnc convem ter esse cuidado.
 

miguelcarromeu

Active Member
Todos.

O pessoal queixa-se os apertos dados pelo torque indicado é muito pouco, mas quase nunca usam massa de montagem. Outros usam massa consistente :D
 

NEROSTAR

New Member
Boas pessoal !

Para quadro carbono- espigão alumínio , há problema de colocar cola de parafusos no espigão improvisando essa tal massa ? Foi a recomendação que me deu um profissional da área ; solução barata , eficaz e descartou qualquer hipótese de o espigão " colar " ao quadro .
 

FMCurto

Active Member
Fiquei intrigado e fui procurar, e aprendi mais umas coisas. :)
Acontece que existem dois tipos de cola de parafusos, (não sei os nomes em português): os cyano-acrylate glue" (cyano-acrilicos?) e os "anaerobic treadlocker".

Os primeiros usam um composto similar à super-colas só que bastante mais fracos e são usados tb em peças de carbono para os isolar, já que o carbono é um bom condutor de eletricidade pode dar problemas com baterias e afins.Solidificam ao ar com a humidade e deixam resíduo que no entanto pode-se remover usando removedor de verniz para as unhas.
O segundo tipo só vai colar metal com metal e na ausência de ar, não parece indicado para carbono.

Threadlockers are a single component anaerobic adhesive comprised of unique liquid resins that harden (or cure) to a durable solid when exposed to metal ions in the absence of air. The anaerobic cure mechanism allows the adhesive to flow and evenly settle to lock and seal threaded fasteners without curing permanently. Any excess threadlocker will remain liquid, and is easily wiped away from the assembly.

Cyanoacrylates are reactive monomers, a compound that polymerizes, creating chemical links when pressed into a thin film. While the efficacy and performance of CA’s degrades or disappears with the presence of too much moisture, a very thin layer of water moisture that is present on most surfaces actually acts as an alkali or weak base, which is the catalyst required for bonding to occur. This is why even the driest of fingers can get firmly welded together. When used properly, CAs form a bond that is in many cases stronger than the materials being glued.
 
Top