Massa Crítica

Não sei se já ouviram falar (confiando na função pesquisa, nunca apareceu por aqui!) neste movimento em crescimento - a bicicletada Massa Crítica! Trata-se de juntar malta, no Marquês de Pombal, na última sexta-feira de cada mês e dar umas voltas por lisboa (percurso combinado na altura), como forma de reivindicar o espaço que a bicicleta merece no sistema de transportes bem como ser o veículo de novas políticas ambientais!(foi o apanhado que fiz da pagina deles)

Sendo este um forum de btt acho que deve encontrar bastantes adeptos aqui!
Eu nunca participei pois só agora tomei conhecimento deste movimento, e vou já faltar à bicicletada de amanha, pois a bike não está em condições, mas vou na proxima de certeza=)

página web:http://massacriticapt.net/

Participem!!
 

jmquintal

New Member
ora ai está uma coisa que bem que se podia fazer aqui na Madeira
Embora lá pessoal madeirense vamos lá pensar numa coisa destas
Um abraço
JM
 

SC

New Member
também existe no porto, chama-se movimento bicicletada porto penso eu, e acontece todas as ultimas sextas do mês junto à praça dos leões às 18 ou 18.30.
 

HR

New Member
Não sabia, mas vou tentar participar pois acho uma ideia original para "marcarmos uma posição" numa sociedade cada vez mais sedentária...
 

fbruno69

New Member
Estamos numa altura em que tudo aponta para que possamos ter muita participação no próximo passeio da Massa Crítica.
Estamos no Verão e a maior parte dos estudantes e professores já podem jogar com os horários para aparecer.
Houve no Domingo um passeio em Lisboa que juntou cerca de 11000 pessoas a andar de bicicleta e ainda para mais 10000 são novos ciclistas.
Com as eleições intercalares em Lisboa e com algusn dos candidatos a terem falado em medidas para as bicicletas, tudo isto está a pôr a bicicleta na ordem do dia e transforma esta 6ªfeira numa oportunidade quase única para realmente mostrarmos que somos muitos a andar de bicicleta e, que os políticos têm que começar a olhar para os ciclistas como um ACTOR importante no Teatro da Cidade.

Não se esqueçam, ESTA 6ª Feira - dia 29 de Junho - PELAS 18:00 - é importante participar na Massa Crítica da vossa zona e principalmente em Lisboa.

Se não moram em Lisboa mas conseguem arranjar maneira, era muito importante que conseguissemos uma grande participação!
 

ASG

New Member
É pena ser às 18h, para a maioria do pessoal que trabalha é uma hora ainda complicada...
Uma horinha mais tarde e já contavam comigo!!!
 

fbruno69

New Member
A saída nunca acontece antes das 18:30...
Se isso ajudar.

Eventualmente pode-se ver locais de passagem, embora possa ser complicado pois o percurso é decidido na altura
 

fbruno69

New Member
Correu bem.

Estiveram cerca de 60 pessoas que desceram a Av. Liberdade até ao Rossio e depois subimos novamente até ao MArquês e continuámos pelo Saldanha até ao Campo Grande.

Estiveram lá (só) 2 bicicletas do Bike Tour :(

Mas pelo lado positivo numa delas vinha uma 'menina' que contou ter tirado a carta há pouco e quando lhe perguntartam se já tinha carro ela respondeu:
"Vou andar de Bicicleta"
:D

Quem quiser ver fotos desta e de outras passadas:

http://www.flickr.com/groups/portugalcriticalmass/pool/
 

Krunu

New Member
Massa Crítica Viseu

Viva,

Em primeiro lugar peço aos moderadores, caso o local do post não esteja correcto, o favor de o moverem. Obrigado.

:back2topic:

Após ter observado as acções deste movimento não só no nosso país mas também no estrangeiro e como acho que em Viseu já há muita gente que tenta deslocar-se de bicicleta na cidade queria saber o que acham de organizarmos, desorganizadamente, uma bicicletada em Viseu para chamarmos a atenção para este nosso, não poluente, meio de transporte.

Se houver interessados podemos apontar para o dia 28 de Setembro (última sexta-feira do mês)

Opinem, principalmente os membros de Viseu e arredores, mas todos são bem-vindos.
Mais informações: http://www.massacriticapt.net/

Boas pedaladas,
 

fbruno69

New Member
Boas,

Força aí.

Vai ver antes estes 2 sites, o que indicaste raramente é actualizado (principalmente as páginas de Lisboa):
- Novo site nacional da Massa Crítica, onde se está a tentar ser o ponto de partida para todas as MC nacionais (o URL irá mudar brevemente...)
- MC Centro, já existe em Coimbra e em Agosto começou também em Aveiro

Aproveito para lançar também o repto para a malta da Margem Sul...
Que tal começarmos também por estas bandas?

Por tradição - e para ter mais visibilidade - costuma ser à sexta-feira, mas acredito ser um pouco complicado pelo que poderiamos pensar fazer no sábado de manhã!
Um percurso possível seria mesmo pela Nacional 10 começando (ou acabando em Cacilhas)...
Outro interessante era mesmo no Pragal junto aos comboios, descer até Cacilhas e depois ir pela Nacional 10 fora largando o pessoal à medida que passávamos pelas várias localidades
 

viskonde

New Member
Amanha e mais um dia de massa critica
sendo assim aproveito para fazer publicidade , puxando o topico lá para cima

eu vou à de lisboa pela primeira vez :D

um dia destes deviam ir a Sao Bento fazer uma visita aos politicos anti-binas :twisted:
 

byomotion

New Member
Leiria é uma cidade mt má para se andar de bicicleta.
Deviamos pensar em fazer isto aqui para começar a despertar a população em geral e a mediocre classe política que nos governa, de forma a alertarmos para este problema.
Pensem nisso.
 

EBTM

New Member
Peço desculpa por me repetir mas acho de suma importância o tema para ficar esquecido, pois pode SALVAR VIDAS.

Como me fecharam o Tópico "SEgurança na estrada - MEDIDAS A TOMAR - GRITO DE REVOLTA" e achando que é relevante tentarmos obrigar os politicos a mudar as coisas para o bem estar das populações , volto então aqui neste tópico a apelar para que façamos uma pedalada na margem sul a protestar pela falta de coerência dos politicos onde querem tirar os carros da cidade mas não criam as ciclovias Almada fez uma de Corroios /Laranjeiro, mas está completamente cheia de lixo e terra e alguns buracos. Seixal tem uma que começa no meio de nada ( corroios ) e acaba no meio de nada ( estação/garagem do metro do sul ).
Acho que não deve ser dificil alargar ,melhorar as bermas das estradas e sinalizar essas bermas como ciclovias ou prioritárias para ciclistas.

Deixo aqui o testemunho do que me aconteceu e o que tinha escrito no tópico que fecharam e lembrem-se que pode acontecer a qualquer um.

"Tenho andado a fazer treino de manutenção na estrada e alguns trilhos e tenho reparado que não há nenhuma consideração dos automobilistas por nós, especialmente as carrinhas e os autocarros de passageiros que me fazem com cada razia.
Hoje fui ao chão por uma carrinha me ter tocado e felizmente tudo correu bem pois não vinha nenhum carro atrás, mas a carrinha nem parou para ver se me tinha aleijado. Falta de civismo ou simplesmente nem reparou que me acertou e que fui ao chão.
Sou de Almada/ Seixal e o que constato é a falta de bermas com qualidade rodoviária, as que existem é só buracos, tampas de esgoto, alcatrão com buracos lixo e arbustos , ciclovias é uma miragem.
Os autarcas falam em tirar carros das cidades, mas criar espaços (ciclovias) com existe em toda a Europa para andarmos em seguranca é que é mais dificil.
Eu gosto de sair de casa de bicicleta e chegar aos trilhos de btt e voltar e se possivel em segurança.
Nao sei qual a possibilidade de juntarmos e mostrarmos a nossa indignação num passeio pela via publica e assim obrigarmos os autarcas deste pais a olharem para nós com respeito.
Acho que temos o direito de andar de bicicleta nas estradas e com segurança.

Como hoje não morri nem fiquei aleijado deixo aqui a ideia de irmos para a rua num passeio, ou muitos passeios até olharem para nós como utilizadores das estradas de Portugal em segurança.
Nao sei quantos ciclistas é que já morreram atropelados, mas como as coisas estão ainda vão morrer muitos mais.
Para esta ideia ir para a frente era preciso que fossemos muitos e que causassemos algum incómodo nos poderes , e provavelmente muita paciênca , senão fica tudo na mesma, ainda me lembro do caso da Ponte 25 de Abril onde o pessoal se revoltou contra as portagens e agora está tudo na mesma onde pagamos como carneiros e continuamos sem uma alternativa de irmos a lisboa sem pagar a Dizima ao Sr. FEUDAL.
Obrigado, não sei se tem pernas para andar, mas como as coisas estão é um perigo andar na estrada ".

Um abraço
EBTM

P.S. - EU neste tópico estou a tentar melhorar algo que devia ser um dado adquirido e não um LUXO (ciclovias) se queremos alguma coisa temos de fazer por isso senão lá estamos sempre a lamentar que os governantes não fazem nada.

MARGEM SUL ---- Margem NORTE --- acho que deviamos tentar organizar algo em grande.

Mais uma vez um abraço e quem anda na estrada muito cuidado e usem roupas berrantes para serem vistos e cuidado com as estradas estreitas que são um perigo.
Não sei se ouviram ainda à uns dias atrás foi encontrado um ciclista morto na estrada (ninguem sabe o que aconteceu e ninguem viu nada).

Espero que a moderação me desculpe mas como estes tópicos são antigos e me fecharam o meu vim alertar aonde o Bytes me indicou.
 

golfo

New Member
Já agora deixo aqui uma ideia em Almada as ciclo vias sao ilhas isoladas umas das outras, depois de arrasarem Almada(cidade)e não se lembraram de nos mas afinal que governantes e que nos temos que não pensam no futuro, como diria um antigo escritor português volta marques de pombal estas perdoado e tu Maria Emília PIM!!!
porque não juntar a ciclovia do parque da paz que ao que entendo acho que foi paga pelo fórum Almada e não pelo município a ciclovia da costa da Caparica mas o mais a direito possível ou seja o mais paralelo a via rápida da costa possível!
Senhores governantes pensem nisso!!!
Ja agora para quando uma mudança de legislação das estradas de modo a salvaguardar os BICICLISTAS como chamam os nossos colegas de quatro rodas da estrada...
PS: para mim os piores sao as ambulâncias os condutores ditos profissionais taxistas e afins como e possível!!!!
PS2:ja agora tratar da MALTA depois dos acidentes também custa dinheiro ao estado pensem nisso!!!
 

fbruno69

New Member
EBTM said:
...
Acho que não deve ser dificil alargar ,melhorar as bermas das estradas e sinalizar essas bermas como ciclovias ou prioritárias para ciclistas.
...
Sou de Almada/ Seixal e o que constato é a falta de bermas com qualidade rodoviária, as que existem é só buracos, tampas de esgoto, alcatrão com buracos lixo e arbustos , ciclovias é uma miragem.
Os autarcas falam em tirar carros das cidades, mas criar espaços (ciclovias) com existe em toda a Europa para andarmos em seguranca é que é mais dificil.
Eu gosto de sair de casa de bicicleta e chegar aos trilhos de btt e voltar e se possivel em segurança.
Nao sei qual a possibilidade de juntarmos e mostrarmos a nossa indignação num passeio pela via publica e assim obrigarmos os autarcas deste pais a olharem para nós com respeito.
Acho que temos o direito de andar de bicicleta nas estradas e com segurança.
...


"Andar na estrada em segurança" e "ciclovias" não são sinónimos, muito longe disso.

O melhor modo de andar na estrada é ocuparmos o noss espaço como se fosses a conduzir outro qualquer veículo, pois a bicicleta é um veículo e tem tanto direito / dever de ocupar a estrada como qualquer carro ou camião.

O que acontece quando vamos na berma, é que os motorizados pensam que têm espaço para passar e nem se preocupam connosco...
Ao contrário, se formos no centro da nossa faixa, eles têm que mudar de faixa tal como fazem quando ultrapassam outro qualquer veículo!



golfo said:
...
porque não juntar a ciclovia do parque da paz que ao que entendo acho que foi paga pelo fórum Almada e não pelo município a ciclovia da costa da Caparica mas o mais a direito possível ou seja o mais paralelo a via rápida da costa possível!
...

Já este caso - fazer uma ciclovia paralela a uma 'autoestrada' - é algo completamente diferente, e aqui sim penso que pode ser uma estrutura de interesse, até porque se uma pessoa quiser ir da zona de Almada / Cacilhas / Feijó para a Costa não existe nenhum caminho decente (o 'melhor' mesmo é o IC, mas para além de ser proibido circular deve ser um bocado assustador).
Mas uma estrutura destas teria que ser MUITO bem pensada para não vir trazer os mesmos problemas de segurança e praticabilidade (nomeadamente os cruzamentos são sempre uma mxxxa)!
 
Top