Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

pimentoski

New Member
uma das loja que mais vende specialized agora também é agente da scott. a scott em gamas semelhantes de preço tem sempre melhor equipamento que as specialized. Quanto à comparação do quadro stumpjumper/scale nota-se uma diferença com a régua. A scale tem uma distância entre eixos superior, dizem que fica menos ágil... Mas sem dúvida que é uma excelente base. Só continuo a não achar piada à passagem de cabos interna até porque não são todos... E a pedaleira é BB30? Não consigo perceber pelas fotos.
 

Marreiros

Active Member
Obrigado pessoal! :D

A suspensão deverá rondar os 1650 gramas, qmark. Quando a bike chegar confirmo. ;)


Notam-se algumas diferenças na geometria... Mas só testando. A diferença entre eixos entre uma e outra é pouca. As "reviews" na bikeradar são mais favoráveis ao Scale do que ao S-Works. Opiniões.

O pedaleiro é BB92, pressfit.


Abraço
 

lmorais

Member
Vou acompanhar esta evolução... Força nas canetas é o que é preciso.
Grande escolha a da Scott.

Mais pessoas a ir para as 29''
Espero este ano experimentar uma a sério para ver as suas vantagens reais.
 
Fiquei bastante curioso em ver o resultado da tua montagem.
Não equaciono mudar para 29 a curto prazo mas se o fizesse seria para um quadro semelhante a esse. Porque gosto e para me manter fiel ao quadro scale ;).

Pimentoski: Qual é desvantagem que encontras na passagem interna dos cabos? Não torna até possível retirar alguns gramas?

A passagem interna de cabos, o PM directo atrás e o facto de puxar por baixo no desviador da frente é o que mais me irrita nos quadros Scale de carbono! O meu não tem nada disso :mad:!
 

nogueira.nuno

Active Member
A pergunta não é para mim mas acho que posso dar o meu Feedback:

Cabos por dentro do quadro não são de facil acesso em alguns quadros tendo que por vezes desmontar o pedaleiro para certos acessos e quando puxa o cabo por baixo tem tendencia a entrar agua pelo furo do quadro o que se não se tiver muitoooo cuidado pode não ser nada bom por exemplo para os rolamentos do pedaleiro ou zona de carbono nessa area ;)
Há coisas boas como o quadro mais clean mas não é assim tão bom ;)

Acerca do principal que é a nova Bike ;)

Vais gostar de certeza e agora é que ninguém te apanha!! :)

Sobre o Tuning desta, uii, não te doa a cabeça/carteira, hehehe

Quando é que chega ou acaba a espera? Ainda andas a preparar as coisas?
 

Marreiros

Active Member
Claro que podes dar o teu feedback amigo Nuno! Podes e deves!!! ;)

Em relação aos cabos e à sua passagem por baixo concordo em absoluto contigo. ;) Na minha Fuji de estrada sei que sempre que apanho chuva tenho de tirar o espigão de selim porque fica água acumulada no quadro. :(


Pelos menos nas corridas de 24 Horas espero que ninguém me apanhe... Vamos ver o que vai sair. :D

Dói sempre... Mas junta-se aqui, vende-se ali, compra-se acolá e a "coisa" vai-se fazendo. :p

Ainda ando a preparar algumas coisas e a investigar algumas coisas... Infelizmente como a previsão de chegada da bike é só para o fim de Janeiro, inícios de Fevereiro isto vai demorar mais do que desejava. :(



De resto aqui ficam os meus "pensamentos" em relação à Scale 930 que quero montar... Objectivo: sub-9! :D


Quadro: Scott Scale 930 "M" - 1150 gramas
Caixa de direcção: Ritchey Comp Plus Tapered 1.5" - 1 1/8" - 125 gramas
Suspensão: Fox Float 29 CTD Evolution - 1650 gramas
Rodas: ???
Aperto rápidos: MT ZOOM Ti ou alu - 46 gramas
Pneus: Schwalbe Rocket Ron Evo PaceStar 29x2,25 (frente) Schwalbe Racing Ralph Evo PaceStar 2,25" TL-Ready (trás) -1100 gramas máx
Liquido anti-furo: Stan's no tubes - 240 gramas
Válvulas: 2 x No Tubes - 13 gramas
Guiador: MT ZOOM Wider (31,8 x 640mm) Ultimate Flat Bar - 115 gramas
Avanço: ???
Punhos: MSC - 11 gramas
Espigão: Berk 395mm - 150 gramas (previstas)
Aperto espigão de selim: MT ZOOM ULTRALIGHT 38.2MM - 6 gramas
Travões: Formula R1 + Rotores Ashima Ai2 160/160mm 484 gramas ( parafusos ti não incluidos)
Selim: Tune Speedneedle alcantara - 90 gramas
Manípulos de mudanças: Sram XX triggers - 184 gramas
Cabos e bichas: Normais - ??? gramas
Desviador frontal: Sram Red + braçadeira Bk Composites - 75 gramas
Desviador traseiro: Sram XX c/ caixa longa - 185 gramas
Cassete: Sram XX 11-36 - 210 gramas
Corrente: Sram XX - 250 gramas
Cranks e pratos: Sram XX 175mm QF156 38/26 - 620 gramas
Eixo pedaleiro: Sram Pressfit BB92 - 82 gramas
Pedais: ???
Grades de Bidon: MT ZOOM Ti - 50 gramas
Peso total: 6836 gramas a faltar rodas, avanço e pedais...


Que acham?

Estou aberto a propostas para as rodas, avanço, e pedais apesar de já ter uma ideia do que quero. ;)


Abraço
 

RTC

Super Moderador
Acho bem!

No entanto, partilho a minha opinião contigo. Uma vez que o teu objectivo este ano serão provas de 24h, não sei se não deverás equacionar algum tipo de material que aí tens.
Falo em particular de apertos espigão, grades de bidon, punhos e tudo o que esteja no limite do fiável e do confortável.
Não sei se é o teu mas penso que percebes o meu ponto de vista.
 

essence_s

New Member
Avanço- ia para o MSC, que é leve, bonito e relativamente em conta.
Rodas- uma montagem com os teus cubos ou uns dt 240 mais aros ztr crest
Pedais- que tal uns xtr?Ou fazes as pazes com os crank brothers...
 

Polegar

Active Member
ao que parece vamos nos encontrar por ai!!!! hehe. Espero pelo menos conseguir apanhar-te hehe. Olha que o que diz o RTC tem alguma razão de ser. Se o objectivo e resistências bicicleta fiável. Mais um exemplo é o aperto das rodas. em roda 29 devem ser o mais fiáveis e resistentes. Cheira-me que esses apertos vão torcer muito. Pedais vai pelos xtr que na tua bike leve não vai fazer diferença. e atenção ao desviador frontal. Uma prova com muita lama e não deve chegar ao fim. Palavras que quem estourou uma pedaleira numa prova (truvativ noir)
 

pimentoski

New Member
avanço há muitas soluções boas bonitas e baratas... o ritchey 260 é outro exemplo.

rodas acho 240s com aros ZTR são sempre uma boa aposta

pedais ando a gostar das reviews dos BBB bom peso/preço
http://www.hugoespigaocarvalho.com/...bbb-bpd-14&option=com_lyftenbloggie&Itemid=15

o gamito usa os iguais com eixo de Ti.

nos teus pesos acho que só com sorte consegues sub1100 gramas, a caixa de direcção deve ser bem mais leve... a minha da FSA pesou 74 gramas para suspensão cónica.

o aperto das rodas também concordo que devem ser fortes as rodas são bem maiores. agora na frente tenho um eixo thrubolt com um aperto dt swiss e não o troco por nada apesar de pesar 59 gramas... Atrás é um convencional que vou trocar mas não quero meter qualquer coisa lá... por acaso até me dava jeito uma tabela que circulou por ai com a força dos apertos...
 
Last edited:

pimentoski

New Member
Lux Interior: Quanto aos cabos por dentro acho que não faz sentido porque mesmo que se poupe em espirais é mais buracos no quadro que o podem fragilizar e mais sitios por onde entra lixo. No caso da scoot alguns vem por dentro, outros por fora... não faz sentido. Se fossem todos internos ainda pesava na parte estéctica mas assim nem isso.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A suspensão não é já para eixo de 15mm?

Quanto ao avanço, acho que antes de tudo o melhor é experimentar, para perceber qual a altura ideal e qual a inclinação indicada para o conseguir: 6º, 17º, 25º.

E se a bicicleta vai ser para 24h a solo, não sei se o pedaleiro XX numa 29er será boa ideia, a relação mais leve que consegues já é um pouco para o pesada...

As rodas, o mais importante é que tenham uns cubos que não se desintegrem de um momento para o outro. American Classic ou dt 240 são os melhores tendo em conta peso, preço e fiabilidade.

Para os pedais não sou grande ajuda, só tenho olhos para os Egg Beater :cool:
 

tinric

Super Moderador
XX com prato 25 e cassete 36... fica leve que chegue (digo eu)

Quanto a pedais... montar e esquecer... e óptima plataforma :) claro está ... XTR cerca de 300gr mas não se pode ter tudo... há mais leves!? sim, mas não era a mesma coisa :)

Avanço também sou de acordo que mudando de 26 para 29 e de quadro e 30 por uma linha... há que testar e experimentar bem antes de algo definitivo.

Rodas... umas crest com 240s (ainda recém convertido a esta qualidade e categoria dos 240... já ando a pensar nos 36 dentes da star ratchet

De resto é um excelente quadro e lindo

Quanto à passagem interna dos cabos e lixo e afins... posso estar enganado, mas pelo menos no sistema do meu... dificilmente entra alguma coisa pelos buracos onde entram e saem os cabos... mas não estou a ver o sistema das Scalle...

Quanto a perda de resistência nessas zonas... não é por aí ... digo eu.

Confesso que a passagem do tubo do travão (interna) me causa ainda alguma comichão... (por um gajo se quiser inventar um bocado, trocar ou experimentar outros travões... ter que andar a sangrar e afins... )

mas como tudo na vida... se calhar daqui a um tempo é normal e são todas ou quase todas assim e nos habituamos e passa a normal.
 

Marreiros

Active Member
RTC, no aperto estou confiante naquele que escolhi. Parece frágil mas já à algum tempo que uso um igual na bike de estrada e aquilo é porreiro. Largo, logo com boa superfície de contacto distribui bem o aperto. Aconselham 4nm de aperto mas tenho colocado 5nm e até agora 5 estrelas. Vou testar na de btt. :) Sabes que a btt é também um banco de ensaios. :D

As grades de bidon escolhi as de Ti por causa do teu feedback... Não aprovam?

Os punhos, sinceramente gosto dos MSC. No CN de maratonas aprovaram, nada de desconfortos. :D


essence_s, provavelemente precisarei de um avanço que dê uns bons graus negativos. A MSC acho que não tem. :(
Nas rodas queria um peso inferior a 1450 gramas mas com uns bons cubos... Na volta ainda utilizo os meus AMC. ;)
No pedais talvez XTR... Mas não preciso de fazer as pazes com os Crank Brothers porque não estou chateado com eles. ;)


Espero que sim Polegar! :) Tens toda a razão. Preferia que a Fox tivesse thru-axle de 15mm. No desviador frontal sempre usei um de estrada. Posso alternar entre este e um DA 7800 que pesam o mesmo. ;) Até agora têm aguentado a lama.


Boas josé pedro! Infelizmente o meu orçamento de "piloto" privado não me permite entrar numa loucura dessas... Mas uns aros em carbono em 29' são outra fruta em termos de rigidez e melhoria da precisão da direcção. ;) Nos pedais acho os Look pesados e Bebop com lama infelizmente não são os melhores. Senão já os tinha comprado.


pimentoski, esse ritchey é uma excelente escolha e tem um óptimo peso. ;) Os Syntace também me agradam mas o seu preço já é mais puxado. :(
Nos pedais os BBB com eixos em Ti parecem ser uma boa opção apesar do peso não ser nada aí por além.
Não percebi o que te estavas a referir com sorte nos sub 1100 gramas... Pneus? Curiosamente no set de pneus que coloquei até somei peso a mais. Na realidade O Ron em 2,25 para 29' tem 520 e o Ralph tb 2,25 tem 535 gramas. Mesmo na continental tens os X-King 2.2 com menos de 550 gramas. portanto não acho que seja assim tão difícil o sub-1100 gramas nos pneus. :)
Atrás se quiseres um bom aperto tens o DT Swiss RWS em Ti. ;)


Abraço pessoal e obrigado pelas sugestões. :)


Edit: Exactamente FiCaçador! Por isso é que quero deixar chegar a bike para ver qual o avanço que será melhor para mim. O conjunto actual até pode resultar (duvido mas não existe nada como experimentar ;) )
Acho que sendo o prato mais que o 25 pesado? Mesmo com cassete 36 atrás?
Nas rodas tenho sempre os meus AMC mas sim os 240S são sempre um valor seguro. ;)
Ás vezes sinto-me tentado em voltar a apostar nuns 4ti tunados mas fico de coração aprtido sempre que me lembro do que aconteceu aos outros! Maldito de quem os roubou!!!


Concordo com o que escreveste Tinric. ;)
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Sim ainda dá para meter um prato 25T, mas acho que não há muitas marcas que o façam.
Mas mesmo com o 25T e uma cassete 11-36, numa 29er ainda fica algo puxado. Para maratonas está perfeito, mas para 24h já não sei. Claro que isto também depende da cadência de cada pessoa.

A relação 26/36 na 29er fica quase nada mais leve que a 26/32 na 26", por exemplo. Se bem me lembro usaste essa relação durante algum tempo, por isso podes ter uma ideia.

Já agora deixo a tabela por onde estou a comparar os valores:
tabela%252520rela%2525C3%2525A7%2525C3%2525B5es%252520de%252520transmiss%2525C3%2525A3o.jpg
 

Polegar

Active Member
Ficaçador uma das 24h mais duras que fiz utilizei a pedaleira tripla em que usei so o prato de 33. E tinha rampas de chamar pala vrões a toda a gente. O 25 chega e sobra. Em principio eu este ano corro com 28 a frente. Vou tentar o 26 mas para a pedaleira não sei se há. Sendo o marreiros bruto como é chega perfeitamente :)
 

Marreiros

Active Member
Sim, confirma-se que o tubo do travão de trás vem por fora, pimentoski. :) Hoje estive a ver uma 930 "in loco", tive azar porque apenas a minha é que não chegou, e confirmei a "questão" do travão. ;) Reparei também que a Fox é de aperto rápido. Da 920 para cima já trazem QR15. :(


Achas que sou "bruto" Polegar??? LOL, o material é que é fraco. :p Mas, tal como tu, acho que não vou ter problemas com o 38/25 na frente.;)


Por falar em pratos faz-me lembrar o pedaleiro... Nem imaginam a trabalheira que estou a ter com os cranks XX na remoção da pintura! Ainda estou a meio do crank esquerdo e "rezo" para terminar bem rápido!!! Um quadro então nem quero imaginar como será. :eek:mg:


Abraço "decapado"!
 
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