Marca CANYON nunca mais!!!!

Jocas22

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acho que a qualidade não se vê só no quadro, isto que se está a passar faz parte da qualidade da marca. O desleixe e pior o desinteresse em alterar os procedimentos revela falta de qualidade. Se existe neste ponto certamente existirá noutros quando precisarem. O cliente não é muito importante pra eles. O "não alteramos procedimentos, se quiserem comprem, senao quiserem nao comprem".

Um autocolante com o SN numa bike, é absurdo dê lá por onde der. Se comprassem um carro ou uma mota, e viesse o SN num autocolante que diriam? E á bikes mais caras que muitos carros e motas.
 

Mach 4

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Na minha opinião, andar com uma bicicleta com o nr do quadro raspado devia ser crime (não que a policia andasse a mandar parar as bicicletas para ver o nr do quadro, mas em caso de confronto o eventual ladrão era responsabilizado. Até porque ao se comprar uma bicicleta usada com o nr raspado é óbvio que foi roubada... ou não?

Isso nunca acontecerá. Para ser considerado crime quanto muito teriamos de falar numa bicicleta citadina, se falarmos numa btt qualquer meliante pode alegar que raspou "acidentalmente" o nrº de série numa pedra, o que até não é improvavél de todo de acontecer, para quem anda no monte com uma bicicleta todo o terreno.

Não sei se perceberam bem, mas aquela dica que eu dei lá atrás é capaz de ser extremamente VÁLIDA em tribunal.
Se estiverem na presença de um agente da autoridade, perante a pessoa que detém o vosso artigo furtado, e o policia levantar um auto na hora sobre o que assistiu, ele próprio fica assegurado como testemunha de facto confirmado. Depois é só recorrerem a um advogado para vos acompanhar em tribunal, e o ladrão para além de ter de devolver a btt ainda incorre numa pena oficial.
Eu acho que qualquer juiz vai acreditar mais numa prova fisica como uma folha de papel com a vossa letra escrita do que um nrº de série raspado ou inexistente.

Esta minha idéia surgiu porque há uns meses atrás roubaram a btt + capacete de um amigo meu, quando ele a deixou presa a uma árvore com um cadeado. E atenção que estou a falar de uma btt já antiga de hiper-mercado. O certo é que passado uns dias ele viu a sua bike nas mãos de um gajo, e apesar deste a ter pintado de outra cor, ele sabia que era a sua bike. Chamou a policia e a primeira coisa que o agente pediu foi a factura/prova de compra do artigo em questão. Como o meu amigo já não tinha essa factura, e o outro também não, o policia confiscou a bike até algum deles apresentar prova de compra. Ou seja, ninguém ficou com a bike, mas o larápio também não se ficou a rir.

Se nessa altura estivesse uma prova no interior do espigão, quase de certeza que o meu amigo iria conseguir recuperar a sua bicicleta, que o levava todos os dias para a faculdade. Se não a recuperasse mais, apenas perdia um valor sentimental e pouco mais que 100,00eur.
Agora quando estamos a falar de quantias em que já compensa levar o caso a tribunal penso que será uma coisa a levar em conta, e quando tudo o resto falhar terão sempre uma última garantia, até porque no fim será sempre a vossa palavra contra a de quem vos roubou a bike.

Nestes casos prevalece sempre a esperteza e o factor surpresa sobre quem nos quiser aldrabar.
Só lamento que esse factor surpresa possa já ter ficado comprometido quando o divulguei aqui, mas mesmo enviando MP para todos os membros deste fórum ninguém me garante que alguém se pode aproveitar deste tipo de informações para começarem a espreitar para dentro dos espigões de alguma btt roubada, mas esse é um problema dos espaços em que muita info é partilhada por muita gente.

Mach 4 é uma boa ideia sim senhor, mas para os "maluquinhos do peso" isso não pode ser.

abelha2, o "peso" de uma consciência pode bem ser muito maior por não se fazer uma coisa tão simples como a que referi.
 
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Jocas22

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isso de raspar o SN numa pedra / acidente é praticamente impossivel. Até porque está junto á pedaleira, mas até podia acontecer um risco, agora de modo a não se distinguir nenhuma letra isso é pra mim virtualmente impossivel.
 

Mach 4

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Jocas, um policia nunca poderia duvidar de uma coisa que o hipotético dono poderia estar a afirmar, poderia provocar uma certa desconfiança mas seria sempre a palavra dele contra a do verdadeiro dono.
Quanto a isso da raspagem - pode ser muito dificil de acontecer, é verdade, mas só o facto de poder acontecer dá logo muito "pano para mangas".
Estas pessoas que roubam tem logo a "missa toda cantada" para tentarem iludir os agentes da lei, e assim como existem uns que nada percebem de btt, também podem haver outros que já percebam umas coisas e tentem dar a volta á questão baseando-se em falsas justificações/explicações.

Da marca não me vou pronunciar pois nunca comprei nenhum artigo, mas a aparente falta de comunicação e de profissionalismo descritas aqui podem comprometer em muito futuras aquisições de btt's.
Seja ele um mercado pequeno ou um muito mais vasto acho que a politica/comunicação de uma marca deveria ser igual para todos os seus clientes.

Comparo isto a um casamento, onde uma relação de confiança pode demorar muitos anos a se construir, mas que num segundo tudo pode descambar.
 

SeteGu

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Partindo do principio que o nr do quadro está gravado em dois sítios (pelo menos idealmente deveria ser assim) a justificação de que está raspado devido a vários acidentes parece demasiado descabida. Acho que se nota bem os riscos de uma queda e o raspar sobre certa zona (mesmo que com riscos há volta).

Bem... daqui a um bocado o problema só se revolve com chips no interior do quadro (à semelhança do que é obrigatório com os cães)... o que parecendo que não, se calhar até nem seria assim tão descabido quanto isso. :roll:
Enfim... não vale a pena continuar com os "ses". O comentário que fiz foi em relação à minha indignação quando um agente da psp me disse que se se raspasse o nr do quadro não havia forma de provar que uma bicicleta era minha... não sei se é "totalmente" verdade mas...

Realmente se calhar a Canyon ainda pode ajudar... se o individuo que a roubou não conseguir chegar a uma pessoa que esteja na base de dados da Canyon estará em muitos maus lençóis.... a menos que a bicicleta já tenha tido "10001 donos"... :roll:
 
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canuco

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Jocas, um policia nunca poderia duvidar de uma coisa que o hipotético dono poderia estar a afirmar, poderia provocar uma certa desconfiança mas seria sempre a palavra dele contra a do verdadeiro dono.
Quanto a isso da raspagem - pode ser muito dificil de acontecer, é verdade, mas só o facto de poder acontecer dá logo muito "pano para mangas".
Estas pessoas que roubam tem logo a "missa toda cantada" para tentarem iludir os agentes da lei, e assim como existem uns que nada percebem de btt, também podem haver outros que já percebam umas coisas e tentem dar a volta á questão baseando-se em falsas justificações/explicações.

Da marca não me vou pronunciar pois nunca comprei nenhum artigo, mas a aparente falta de comunicação e de profissionalismo descritas aqui podem comprometer em muito futuras aquisições de btt's.
Seja ele um mercado pequeno ou um muito mais vasto acho que a politica/comunicação de uma marca deveria ser igual para todos os seus clientes.

Comparo isto a um casamento, onde uma relação de confiança pode demorar muitos anos a se construir, mas que num segundo tudo pode descambar.

Não podia estar mais de acordo...em tribunal não há "ses"..ou provas que é tua ou se vais com ses não te safas.
Neste momento a bike tem 3 destinos, voltar para onde não devia ter saido, ser devolvida á pessoa que a tinha na altura, ou reverter a favor do estado e ir a leilão!!!!
Eu já apresentei todas as provas que tenho na minha posse para a reaver, só me resta esperar pela compreensão do juiz....eu já nem quero a condenação do presumivel ladrão...só quero reaver a minha bike.
 

Pedro Lima

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Nao devera ser facil provar de quem e a bike nas o user canyon-portugal da deu a enteder como podera ser resolvido isto tudo (nao estou a defender nimguem,pois vem ja ai alguem com uma piada estupida ). O canuco TEM FICHA DE CLIENTE NA NA CANYON. Ora Pintas vai ter que fazer prova que a comprou alguem esse alguem tb tem de fazer prova . Pois se a bike era de alguem esse alguem tem de ter a dita FICHA DE CLIENTE... se a comprou no olx ou outro site tem de o provar tb.
 

gfilipe

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Fala mais uma vez com a Canyon, e sinceramente se por cá a resposta foi "seca" e sem "interesse" ( o que me deixa espantado, pois continuo a ter boas ideias e referencias da Canyon..como cleiente que sou ) entao contacta com a Canyon em Koblenz, expoe-lhes o caso, digitaliza a informaçao que tens e bate a teclqa que necessitas de algo da base dados deles que prove atraves da factura que tens qual o numero serie referente!epah é aunica soluçao a meu ver, senao resta rezar que o juiz esteja bem disposto para os teus lados nesse dia :/
 

canuco

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A resposta que me deram na Canyon Portugal, enviando o recado da Alemanha, porque eles só falam através do representante, é que não há maneira de cruzar aqueles dados e afirmar que a bicicleta é minha...
 

mdz

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Isto era tão simples de resolver...
Se há aqui programadores, o conceito de "chave primária" era tão aplicável aqui...
Ora imaginem que na fatura da Canyon vinha o serial number do autocolante junto com o número gravado no quadro, os dois juntos não deixavam de ser um elemento único em cada bicicleta, e isso poderia ajudar o verdadeiro dono da bicicleta caso esta fosse roubada...
Para a policia bastava verem na fatura o número gravado no quadro para devolver a bicicleta ao legitimo dono... Nunca saberiam se aquilo era o número de lote de quadros ou até mesmo o serial number, o que interessava é que coincidia! Pois de certo que aquele lote não veio todo para Portugal, e seria secalhar muito raro vir 2 bicicletas com o mesmo número de lote para a mesma cidade... Não sei...

É apenas uma sugestão à Canyon colocar o SN e o número de lote na fatura (caso raspassem também o numero gravado no quadro), mas noutras situações poderia ajudar!

Boa sorte Canuco nesta tua odisseia!


Cumps
FMendonça
 

canuco

New Member
Essa era a solução ideal..e de certeza que a Canyon ganhava a confiança dos clientes..transmitia alguma segurança.
Fica a ideia...mas pelos vistos a terra da gorda é que tem as ideias excelentes...quem gosta compra, quem não gosta compra outra marca...esta é a politica da Canyon.
Eu já aprendi, e da pior maneira.
 

ruipiu

Member
Bem, e se cada um apontar, mesmo a mao os numeros na fatura...
Em caso de roubo, se a factura for apresentada a PSP antes e os numeros da bike recuperada forem os mesmo, nao chegava para fazer prova?

Cumps e boa sorte canuco
 

canuco

New Member
Bem, e se cada um apontar, mesmo a mao os numeros na fatura...
Em caso de roubo, se a factura for apresentada a PSP antes e os numeros da bike recuperada forem os mesmo, nao chegava para fazer prova?

Para efeitos de prova não sei se seria aceite....era um trunfo importante, mas o facto de ser escrito á mão e a própria marca nem sequer ter um registo desse número, invalidava essa prova. Qualquer um podia escrever esse número á mão.
 

Evens

New Member
Boas pessoal

Antes de mais queria dizer que estou solidário contigo canuco e espero sinceramente que recuperes a tua bike. Depois de ler sobre isto, claro está fui verificar a factura da minha bike (cube) e também reparei que onde supostamente era para estar o nº de quadro não se encontrava nada... Apenas tinham-me enviado um cartão da loja em alemão que parecia ter sido preenchido pelo gajo que montou a bike e esse sim tinha o nº de série. Contactei a loja da alemanha e em menos de 1hora enviaram-me nova factura e agora sim com o nº de quadro, não sei se foi esquecimento ou outra coisa qualquer.... Estou seguro que este tópico serviu de alerta para muitos ciclistas, e como já disse anteriormente espero que tudo se resolva a bem, e digo que esse sistema da canyon não protege o consumidor, antes pelo contrário.

Cumprimentos a todos ;)
 

rc33

New Member
E estava eu para comprar uma canyon hirra, livrei-me bem. Tenho seguido o post e muito sinceramente estamos na presença de uma marca que tem uma lacuna enorme na sua organização, e não quer reconhecer, ainda pior.a factura da minha bike tem o n de serie.
 

tinric

Super Moderador
Cada vez me convenço mais que não são as marcas ou as entidades, mas sim as pessoas que fazem as coisas (e a vontade com que se revela)

Por vezes as pessoas ao representarem uma marca, acabam por "ser a marca" e isso nem sempre joga a favor.

Apresento um exemplo com duas condições bem distintas.

1. Já comprei umas quantas bikes numa marca conhecida, online... sempre funcionaram impecavelmente bem...

Com este tópico só ficamos "parados" e não nos preocupamos se formos "burros" ou "parvos" e, com já me roubaram 2 bikes... e o seguro morreu de velho... contactei a loja em causa para que me fornecessem uma 2ª via da factura já com os dados em causa na factura (nº de série, de quadro, etc...) como é "relativamente" lógico.. não podem emitir uma 2ª via (diferente ou alterada em relação à original)

Pois a 1ª resposta também foi que não guardam na base dados esta informação... ao que mandei fotos... mas mesmo assim... a resposta foi a mesma...

Tudo bem... mas ainda vou fazer com que me enviem um documento (declaração de venda ou outro) com o que pretendo.

Sendo que tenho, como já mostrei, a etiqueta que vem na bike, colada na factura, e o mesmo nº consta no quadro.

2. Um excelente exemplo de uma loja física e nacional... da qual não sou cliente e nada tenho a ver... além de ter ficado extremamente agradecido... reparem.

Comprei uma bike em 2ª mão a um cliente deles... o Sr não tinha a factura original da bike... pedi uma 2ª cópia (expliquei a situação) em dois ou 3 dias tinha isto



É ou não é de louvar!?

Houvesse esta boa vontade, profissionalismo e simplicidade associada à simpatia apresentada quando lhes liguei para expor a minha situação... teríamos muito mais empresas de sucesso e clientes satisfeitos.

Quem me conhece sabe que quando é de mal não deixo por dizer... assim como de bem...

Agora a pergunta... seria assim tão difícil as marcas e/ou outras entidades, nem que fosse emitirem uma declaração de venda com os dados da loja, do comprador e do quadro... para simplificar eventuais situações como esta apresentada pelo canuco!?

Sei que esta "novela" já vai longa e que devia ser muito mais simples ... mas é o que temos...

Se fosse para pagar um imposto sobre as bikes já tinhamos nºs de série, de quadros, de licença, de registo... do raio que o parta para nos obrigar a pagar...
 
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C

canyon_portugal

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Tinric, a declaração de que fala foi fornecida quase de imediato ao cliente logo na primeira solicitação por e-mail, dizendo que o número do quadro X pertence ao cliente Y.

O que não podemos dizer, é que o número de chapa gravado pertence à bicicleta do cliente, esteja ou não em sistema. Esse é um número de série e existem vários modelos da mesma cor e modelo com o mesmo número, podendo a bicicleta pertencer a outro cliente.
 

Pedro Lima

New Member
Tinric, a declaração de que fala foi fornecida quase de imediato ao cliente logo na primeira solicitação por e-mail, dizendo que o número do quadro X pertence ao cliente Y.

O que não podemos dizer, é que o número de chapa gravado pertence à bicicleta do cliente, esteja ou não em sistema. Esse é um número de série e existem vários modelos da mesma cor e modelo com o mesmo número, podendo a bicicleta pertencer a outro cliente.
Ou seja o numero que esta gravado nao um numero de quadro mas de serie ou lote... esse numero e para um modelo uma cor e um tamanho , o que quer dizer que uma centena de quadros com o mesmo numero.
E isso ? canyon
 
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