Maratona X100 Castelo Branco - 03-06-2012

StuntmaNN

New Member
Ora 24 horas passadas do evento, acho que já posso falar a frio da coisa.

Saio eu acompanhado de 2 amigos destas andanças direitos a Castelo Branco para fazer a vertente EXTREME. Com alguma dificuldade lá chegámos ao secretariado, mas mesmo assim ainda cedo o suficiente para não haver ninguém à nossa frente. Maravilha, 30 segundos depois já tínhamos os dorsais na nossa posse, e eu, o jersey que irei usar muito orgulhosamente.

E perguntam vocês porquê, e muito bem. Levei de Castelo Branco na minha memória imagens de paisagens lindíssimas, que nunca pensei ver montado numa bicicleta, num percurso que era mesmo EXTREME, organizado por gente simpática e com abastecimentos fartos em comida e bebida para uma maratona. Sim, porque bifanas, porco assado e refeições similares não costumo comer quando ando de bicicleta, só depois :) Quem vai para uma maratona a pensar comer tal qual numa festa casamento num abastecimento, acho que está no BTT com a mentalidade errada!

Quanto a marcações, nada a apontar, nunca me perdi e nem levei o track no GPS.

Concluindo, paguei 20€ de inscrição (que acho caro, mas se os paguei foi porque quis ir à maratona, e como diz o outro, "se queres, pagas e não bufas!"), 15€ pelo jersey que é uma bela recordação, e as despesas inerentes a mais de 300km de carro. Passei um belo dia de BTT, e isso, meus senhores e senhoras, não há dinheiro nenhum que pague.

Quanto à organização, continuem a trabalhar e a limar as arestas do diamante que têm em mãos, concretamente falando das condições junto à piscina praia, como a envolvente paisagem.

Diogo Santos
 

MX100

New Member
Caro StuntmaNN

Agradeço as palavras simpáticas.

Obviamente percebeste a nossa forma de estar no BTT.

A maratona X100 não pretende ser a maratona da gastronomia, no entanto pretendemos sempre tratar bem quem nos visita, embora isso seja apostando mais na quallidade dos trilhos, na segurança e na organização ao nível desportivo.
Eventualmente por esta razão podemos ter descurado alguns aspectos aos quais muitos dos participantes dão importância (se calhar em demasia, mas há que respeitar).
Aceitamos as críticas, desde que sejam justas e que tenham fundamento, sempre com espírito aberto e com vontade de receber.

1 Abraço
Agnelo Quelhas
 

jorgeklx

New Member
Olá a todos....

Já fui a muitas Maratonas e provas este ano, mas nenhuma como esta, alem dos trilhos de cortar a respiração,a as marcações excelentes, e sou um pouco distraído, mas mesmo assim nunca me perdi. As condições eram excelentes, já nadava mesmo farto de tomar banho de agua fria.... aqui como participante do extreme, depois de concluída a prova, ainda tivemos um bom bocado a espera de um colega de equipa e mesmo assim, ainda havia agua quente... excelente.

Estão todos de parabéns.... Pois estiveram todos ao mais alto nível....

Continuem o óptimo trabalho e para o ano lá estarei de novo.
 

dominator

New Member
Olá!
Eu pro ano vou outra vez! mas tenho uma reclamação a fazer, participei na prova race e no abastecimento de Sarzedas pedi um prato de caracois e não havia! fiquei chateado!... no abastecimento seguinte havia sardinhas assadas mas não havia vinho! assim não dá!...
O que vale é que no almoço estava lá uma maquina e pronto.........:eek:

Joao casqueiro-bttsor
 

bluffer

New Member
Obviamente, quem este ano esteve no Almourol à Vista e em Tábua, todos os outros eventos ficarão aquém, aliá MUITO aquém do que se viu por lá.

Mas contudo, eu também gostei bastante do X100!
++
Não me perdi em nenhum momento
Não havia minis nem bifanas, mas não passei fome e mais importante NÃO DESIDRATEI,
Este ano consegui acabar o Tour, pelo que vejo que deram ouvidos às críticas do ano passado em que os participantes pareciam tordos a tombar, estouradinhos!
Aquela subida assassina, serviu para abrir a pestana, porque o BTT não são só florzinhas e paisagens lindas :)
Mesmo havendo espírito competitivo, senti muito a inevitável camaradagem do pessoal que se vai cruzando conosco.

--
Não estava indicado o local do almoço
Também acho que o preço era puxadote, mas se analsar bem, foi o mais barato do ano porque não tive que pegar no carro ;)

Parabéns à organização, poderia passar aqui a noite toda a apontar falhas em outros eventos que neste simplesmente não aconteceram (banhos de água fria, falta de água para rehidratar, etc etc.).
Apenas dou os parabéns e agradeço por não deixarem desaparecer estes eventos de Castelo Branco. Aceitem as críticas que vos ajudem a melhorar, as outras é esquecê-las.
 

xtrui

New Member
Vivam,
Parabéns a toda a organização por uma, na minha opinião, grande prova e parabéns a todos os concorrentes por se aventurarem nesta maratona, em especial aos riders da versão extreme – muitos parabéns ao grande José Silva!
- Percurso com planos e descidas rolantes para ajudar a descansar das 4 ou 5 grandes subidas (não muito longas mas bem inclinadas - a última “parede” pareceu-me difícilmente ciclável), mas sem esquecer alguns single-tracks, incluindo o, super-single, da levada do Ocreza. Os trilhos à beira dos rios e das ribeiras são refrescantes e de uma grande beleza.
- Excelente sinalização, excepto à chegada, numa rotunda da Zona Industrial (que fiz por 2 vezes) e na viragem para o C.C.Allegro – nem o percurso gravado no Garmin me livrou de fazer mais 5 Kms...
- ZAs com abastecimentos suficientes e uma oferta rara: água fresca!
- Elementos da organização simpáticos e prestáveis – muito obrigado ao “mestre” da moto4 que me foi buscar a uma rotunda, quando já só conseguia pedalar a descer...
- Balneários impecáveis.
- O almoço estava saboroso (mesmo às 6 da tarde) e as imperiais valeram-me por todas as sobremesas...

Talvez se possa melhorar num ou noutro aspecto – sobretudo para os menos bem preparados, como eu:
- O último terço do percurso, apesar da travessia de duas ribeiras, pareceu-me demasiado exposto ao sol, com raras passagens por pinhal fechado (ou por qualquer sombra); mesmo com o risco de perder pistas rolantes (de que tanto gosto) tenho que concordar com o F.Caçador (cumprimentos) e pedir mais trilhos ou caminhos no meio dos inúmeros pinhais. Assim quebra-se alguma monotonia dos estradões e, sobretudo, ganha-se mais alguma sombra – nem quero pensar no que seria se estivessem mais 3 ou 4 graus...
- o ST da levada do Ocreza é, para mim, impressionante e quase no limite do “trilho ciclável sem sujar o calção”; ajudava muito se as 4 ou 5 mini-derrocadas que o atravessam, próximo do seu final, fossem bem reparadas – montar e apear de um quadro XL, calçado com uns 45, não é a melhor das manobras num trilho daqueles...
- A lavagem das bikes, para alguns um preciosismo, pode poupar 20 min. (a lavá-la numa estação de serviço) que valem ouro, a um domingo depois de 400 ou 500Kms de carro (+90 de bina)...
- A rever a questão das marcações (fitas) desaparecidas; o ano passado aconteceu-vos a meio do percurso e este ano aconteceu mesmo no final. Não consigo descrever a desilusão / quebra de moral / tristeza quando me vi às voltas na Z.Industrial, com a noção de estar tão perto da meta e sem nenhuma sinalização (nem ninguém a parar para me dar uma indicação). Mesmo em último, ninguém gosta de andar às voltas a 2/3 Kms da meta!!
- Se não conseguirem que o São Pedro mantenha a temperatura máxima ao nível desta edição, tentem adiantar a prova 2 ou 3 semanas. Prefiro morrer afogado, levado pela corrente mais rápida do Ocreza, do que morrer de insolação a 200 Kms da praia...

Para quem gosta de cenários e trilhos isolados, pistas e caminhos com bom piso e 98% cicláveis é só escolher um dos 3 níveis de dureza. Abaixo dos 35º (não levem um Jersey preto, como alguns que p’ra’í andam...) terão um dia de btt inesquecível.

Rui Graça
 

MX100

New Member
Obrigado caro xtrui, vamos ter em conta as sugestões. Fui eu que atendi o telefonema, mas estava no meio da entrega de prémios e tive que passar o telefone ao Sérgio Castanhas (moto 4) que acabou por o ir ajudar a "regressar ao trilho".

Se quiserem ver algumas fotos que consegui tirar nos locais por onde andei a vigiar a prova sigam o link em baixo:

http://www.flickr.com/photos/57730546@N03/sets/72157629991173367/

Grande abraço
 

alberto.martins

New Member
Boa tarde companheiros do pedal. Este foi o meu 2º ano na Maratona X100 de Castelo Branco e mais uma vez creio que a organização está de parabéns por colocar este evento de pé na região da Beira Interior.
Fiz o percurso Tour não me perdi e acho que estava bem marcado. Apenas creio que as marcações poderiam ter sido reforçadas dentro da localidade de Taberna Seca e depois dentro da zona industrial na aproximação à meta. Nesta zona, mais umas fitas e umas placas com setas (que existiam junto ao Jumbo) nos cruzamentos e na entrada na zona de lazer junto ao lago teriam ajudado. Nessa zona, e como há por aí muita gente que não pode ver os outros a desenvolver o seu trabalho, após a prova, eu mais um amigo fomos dar uma volta pela zona industrial em jeito de recuperação e encontrámos uma fita enorme no chão, parámos e atámo-la novamente à árvore mais próxima. Para além disso aqui ficam mais alguns aspectos que acho ser importante mencionar.

A polícia ao princípio “meteu alguma água” mas isso não é culpa da organização.

Não usei os abastecimentos por isso não posso opinar.

Os balneários com óptimas condições e água quente.

A zona de partida/chegada muito bem escolhida com muitos lugares de estacionamento e zonas verdes muito agradáveis. Poderia haver mais sombras mas sendo uma zona nova as árvores ainda estão em fase de crescimento. No entanto, a esplanada do restaurante com as cadeiras e os chapéus-de-sol serviu para o confraternizar após o almoço.

No que respeita ao local do almoço, não estava sinalizado mas no site é referido restaurante da piscina praia. Perguntámos a um dos funcionários que prontamente nos indicou que era no piso inferior, ao nível da piscina. Sem confusões.

O almoço estava bom. Senti falta da sopa (não por fome). O prato principal estava bem confeccionado e saboroso sendo acompanhado por salada de alface e tomate. Achei bem a junção do arroz com a carne de porco à portuguesa para evitar acompanhar a carne só com as batatas fritas. Bebidas frescas (água, sumo, cerveja). Que bem soube a imperial fresquinha… Como sobremesa comi uma bela maçã e terminei com um café. Não vejo quais os problemas com o almoço.

O tempo de espera pela entrega de prémios foi um pouco alongado.

Este ano as temperaturas estiveram mais amenas mas mesmo assim o calor ainda se fez sentir pelo que deixo a sugestão de tentarem agendar o evento para umas semanas antes.
O ano passado houve quem se queixasse da dureza do percurso Tour. Este ano acho que o percurso foi bem escolhido mas podia ter mais uns “quilometrozitos”. Acho que fizeram bem retirar, na parte final, o trilho junto à barragem e colocar a passagem junto ao lago na zona de lazer.

Mais uma vez parabéns à organização e ficamos à espera do X100 2013.

Um abraço!
 
F

fgil

Guest
Fiz o percurso RACE (MASTER). Muito bom! Muito boa sinalização, do melhor que já encontrei em Portugal. Bons abastecimentos mesmo sabendo que para alguns faltaram os DJ's e fados com a Carminho!!). Fantástico cenário e que não envergonha em face de qualquer outra prova do panorama nacional. Custo acima da média. Se não há apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, o Joaquim Mourão (Presidente) não tem que estar no ponto de partida. Para quê, então, tanta publicidade a patrocinadores? Fora com quem empresta nomes a troco de nada. Parabéns à organização e STAFF, os quais não deixaram mal vistos os albicastrenses. Acredito que para o ano haja mais e ainda com melhor qualidade. Força, rapaziada albicastrense.
 

ALC

New Member
Boas a todos os companheiros

A minha participação no X100 (tour) resultou de uma coincidência com a queima das fitas da minha sobrinha. Estando em Castelo Branco este fim de semana não quis perder a oportunidade de participar, e ainda bem que o fiz pois gostei bastante do percurso com subidas bastantes agradáveis e paisagens deslumbrantes.

O percurso era na sua quase totalidade ciclável e estava bastante bem marcado até se chegar a Castelo Branco. Quando cheguei à 1ª rotunda vi uma fita, no entanto na 2ª rotunda, apesar de tentar ambos os lados, já não vi qualquer fita ou outra indicação. Não conhecendo a zona tentei chegar à meta, no entanto devo ter feito uns quilometros a mais, já que marcava 52 km (desde a partida do centro da cidade). Este pequeno contratempo não altera a minha opinião muito positiva sobre a maratona.

Nos restantes pontos tenho pouco a acrescentar:

- Estacionamento: bom
- Levantamento do frontal: rápido às 7:30
- Partida: de acordo com o programa e com uma explicação dos potenciais perigos do percurso
- Abastecimentos: sólidos e liquidos adequados para pedalar
- Banhos: balneários limpos e água quente e fria com pressão
- Almoço: entrada no espaço confusa mas a companhia foi agradável

Não sei se irei participar outra vez, mas gostei bastante. Parabéns
 

jo4o

Member
Pela terceira vez completei o percurso maior em Castelo Branco, este ano denominado Extreme. A organização funcionou e apenas tenho a assinalar a lentidão do secretariado (compensada pelo longo prólogo até aos trilhos) e a utilidade de mais setas nas zonas rápidas, onde o tempo de decisão entre caminhos é escasso. Como se esperava, as duas subidas antecipadamente assinaladas eram exigentes, mas classificar o restante percurso até à meta, como rolante, só pode ser uma piada. Desgostei dos trilhos não cicláveis perto do final, mas não era nada que não esperasse, a generalidade do percurso vale pela agradável paisagem.

Actualmente, é provável que a organização esteja mais preocupada com o futuro da prova que com o rescaldo. Castelo Branco reúne todas as condições para acolher um evento ao nível de Portalegre ou Santarém, mas tendo havido menos de 200 participantes (menos que em muitas organizações amadoras), é legítima a interrogação sobre o futuro do evento. A aposta declarada na exigência dos trilhos poderá atrair um ou outro profissional, mas provavelmente afasta centenas de potenciais participantes pouco inclinados a horas de sofrimento em trilhos de dificuldade extrema. :s
 

kalinas

New Member
boa noite
participei no extreme e o meu rescaldo é positivo ao nivél de marcações(nunca me perdí,sem gps),abastecimentos(mais que suficientes),zona de partida e chegada(do melhor que já ví),banhos(sem comentários),percurso(espetacular a todos os niveis e com o nome bem posto...extreme...) e haveria mais a dizer no que diz respeito a partes positivas.os meus parabéns á organização.
a unica coisa que mudaria uma vez que é sempre tradição o calor que se faz sentir neste envento,seria a data do mesmo,mas isso é sempre uma opinião pessoal,pois não me dou bem com o calor.
muito obrigado pelo dia de btt e até um dia destes.
 

paulo_teixeira

New Member
Boa noite...

...agradeço desde já a toda a organização e staff o bom momento de BTT que me proporcionou, conhecendo a zona adivinhava que não tinha preparação física para fazer a prova EXTREME, por isso, felicito e invejo todos aqueles que conseguiram levar o seu esfoço até à meta, passando HORAS em cima dela e era com satisfação que via cada sorriso dos participantes do dorsal vermelho chegar à meta, pois eu cheguei da prova RACE às 14h30m e fiquei pela zona de meta até chegar o nosso companheiro MARTINHO por volta das 18h e foi com muito prazer que "almoçamos" e seguimos para casa com o espirito de "DEVER CUMPRIDO".
... felicito a organização pelo evento e podem contar comigo para eventos futuros.


Paulo Teixeira / bttGARDUNHA.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Curioso verificar que quem participou no Extreme foi quem mais gostou e nos participantes do Tour é onde se encontram mais críticas.
Isto tem a ver com o cariz desta maratona, que é mais de competição e aventura e não tanto de passeio com bifanas e tintol a meio.

E ninguém, nem eu que me esqueci, fala daquelas escadas da Extreme? Sim, "aquelas"!
Eu, depois de muito ponderar até ao 1º degrau, decidi arriscar descer montado e aquilo ia correndo muito mal! Mas lá me safei, mesmo que tenha sido muito à conta. Se lá passasse outra vez não o voltava a fazer.
Pena que não estava ninguém naquele sítio para tirar fotos.

E uma curiosidade, mais alguém ficou com a pele queimada do sol, mas só na perna e braço direitos?
 

P.Bispo

New Member
Olá, participei pela terceira vez, e mais uma vez um fantastico dia de btt, não finalizei o extreme (por opção, fiz compnhia a um companheiro por alcatrão até castelo branco, ainda assim foram 88Km) mas na prova foi bom muito bom dureza, beleza invejo-os pelos trilhos e terrenos que têm na vossa zona, até onde parei tudo 5 estrelas, mesmo tudo (companheiros meus do bttsor falaram realmente na falta de fitas no final, alguém concerteza que precisava daquilo para alguma coisa) do pessoal nada a dizer, do ambiente nada a dizer, está a ficar uma maratona realmente muito madura e adulta com um elevado grau de competitividade (mas acessivel a todos), da nossa parte podem contar novamente com um grande numero do bttsor para o ano.
parabéns castelo branco
 

P.Bispo

New Member
Ha só mais uma coisa a ver se para o ano têm lá os sacanas dos caracois é que o nosso companheiro era só baba e ranho com as promessas dos caracois
 

Anshelm

New Member
Viva.
Ao ler as primeiras páginas pensei: Será que estive no mesmo evento?
Isto não era um 'festim' ou não foi anunciado como tal. Sinceramente não vou apontar nada de negativo, embora o senhor que estava no secretariado foi tudo menos cordial, por uma situação em que ele podia ser alheio, mas que eu também não tinha culpa de quem viu o comprovativo e não procedeu à alteração, como fiz questão de referir no email.
Mas como disse não foi isso que me fez alterar a opinião sobre o evento.
Para não me repetir muito, gostei bastante da versão extreme (tudo).
Já falaram aqui nas escadas, eu também entrei sem dar por ela :) e só tive tempo de me esticar todo para trás ;p
Se tiver disponibilidade para a próxima edição, terei muito gosto em participar novamente.

Cumprimentos
 

spets_joao

New Member
Boas....
Depois de 2 anos sem conseguir participar neste evento, por motivos de trabalho, sendo eu de Castelo Branco já andava a ficar chateado nunca conseguir ir, mas este ano lá fui....
Em 1º Lugar pode-se dizer que não era para meninos os percursos, pelo menos o RACE em qual participei, e então o EXTREME, é de louvar aos céus, mas não deixa de ser mau, porque passeios, temos aos fins-de-semana com o grupo de amigos, nestes eventos queremos é aventura, só por isso para o ano quer ver se participo.
A nivel dos abastecimentos gostei da água fresca(coisa que muito raramente encontrei noutras provas) da simpatia (nós os albicastrenses somos assim), havia fruta, muitos liquidos variados, o resto eu não ligo muito.....carnes e etc gosto no fim com uma boa cerveja...mas isto é a minha opinião....
percurso bem marcado, pelo menos nunca me senti perdido....Banhos muito bons...a nivel do almoço não estava mal, mas a hora que cheguei não queria milagres, mas estava quente e isso foi bom, só não comi mais porque já não conseguia, com a imperial fresquinha(máquina sempre a bombar) não havia espaço para mais....a sinalização do almoço não estava a melhor de facto, mas nada que não se melhor...
Este espaço é para todos deixarmos a nossa opinião, e de preferencia sem grandes ofenças, os grandes eventos de BTT nacional não começaram de um dia para o outro, foram crescendo ao longo dos anos, com a ajuda de todos, com criticas construtivas que se forem bem explicitas, a organização não se vai zangar com isso e até agradeçe...
Vamos todos contribuir para que este evento cresça, Castelo Branco precisa de enventos assim....

Um Abraço
João Rodrigues
 
Top