Maratona Lisboa Monsanto - Vodafone Bike Day

Remi

New Member
Foi em Monsanto que dei as minhas primeiras pedaladas e conheço bem (quase) todos os trilhos, senti-me em casa!
Meti um passo forte logo desde início e foi sempre "a rasgar" até ao fim! :)
Na segunda volta apanhei muita malta pelo caminho, mas todos facilitaram a passagem, muitos até puxavam por nós, Obrigado pessoal .. 5 estrelas!

Em relação à prova .. tendo em conta a dificuldade que é organizar um evento desta envergadura, para uma primeira vez e com todas as condicionantes da capital ... superou as minhas expectativas, acho que a organização está de parabéns!
Nota-se ainda alguma inconsistência nas informações, na organização da partida e dos prémios .. talvez alguma dificuldade em integrar o que deveria ser uma prova totalmente de lazer com o aspecto federativo/oficial "da coisa" ... mas fora isso, acho que tudo correu bastante bem.

Até pró ano!

Paulo Remigio
 

Golum

New Member
Quanto a esta 1.º Maratona de BTT de Lisboa está praticamente tudo dito.
Em meu nome pessoal e dos IZIRIDE Bike Team, temos de agradecer a bela manhã de BTT nos trilhos do Monsanto.:D
Parabéns à organização.
Um evento que vai ficar no nosso calendário de provas.

P´los IZIRIDE
Hugo Duarte

www.iziride.pt
"Pedalar é IZI, não complikes"
 

heliommm

Member
Saudações e desejos de rápidas melhoras aos companheiros que caíram (especialmente para os com lesões mais graves).

A organização foi descuidada ao colocar um pelotão de 1000 ciclista a passar entre pilaretes numa zona rápida poucos Kms depois da partida: qnd passei, já estava alguém no chão e atrás de mim outro chocava -- não devem ter ficado nada bem… (ouvi dizer que um partiu a perna?)
Era absolutamente óbvio que aquilo iria acontecer. Será que não havia uma solução?

NEGATIVO
- pilaretes mencionados
- pouca variedade de sólidos
- partida caótica (uma só box???)

POSITIVA
- é obra colocar uma maratona destas no meio de Lisboa
- partir dos Restauradores e dar um passeio antes pelo Terreiro do Paço (um luxo!)
- percurso muito interessante e duro
 

romaosl

Active Member
Eu antes da prova estava mesmo a pensar que certamente alguém haveria de chocar com eles. Eu próprio já choquei contra esses mesmos pilaretes duas vezes (numa das quais rachei um capacete ao meio).
 

prcr

New Member
Para mim estes foram os pontos menos positivos da Maratona:
- Os já mencionados pilaretes. Passo ali quase todos os dias de bicicleta nas minhas deslocações para o trabalho, e na manhã da prova já estava a pensar como iria ser para tanta gente passar ali, a alta velocidade, sem haver problemas. Infelizmente parece que houve pessoas a magoarem-se a sério, como um participante que partiu o fémur! :(
- A partida. Inicialmente o regulamento dizia que iria haver boxes de 100 participantes cada, ordenados pelo número do dorsal, e afinal quando chego aos Restauradores reinava a bagunça. :) Para mim acabou por não fazer diferença nenhuma, mas este foi sem dúvida um ponto de confusão que seria de evitar.
- A localização do secretariado. Fui buscar o meu frontal calmamente no Sábado, mas percebi logo que a localização do secretariado, que estava meio escondido e afastado da zona da meta, ia ser problemática. E assim foi: no dia da prova despedi-me da minha mulher junto aos stands, desci o Parque Eduardo VII e a Av. da Liberdade juntamente com mais alguns participantes, e quando chegámos aos Restauradores um deles pergunta-me onde é que se iam buscar os sacos vermelhos com o kit... Até me doeu dizer-lhe que era mesmo lá em cima, no topo do Parque, de onde tínhamos acabado de descer... E já faltavam menos de 15 minutos para a partida! :/
- Alguma falta de informação ou regras menos explícitas. Faltavam uns 5 minutos para a partida e a certa altura alguém da organização desatou aos berros a dizer que quem não tinha capacete não podia participar! E realmente olhando à volta havia pessoas que não tinham capacete. Por outro lado, não me lembro de ter visto explicitamente em nenhum lado que era obrigatório. É claro que para quem já está habituado a estas lides nem é preciso dizer que é necessário o capacete (até porque o seguro desportivo da prova depois não cobre acidentes de quem não o usar). Mas para muita gente esta era a sua primeira maratona e a questão do capacete podia não ser tão óbvia.

Como já muitos disseram, estes pormenores são muito fáceis de resolver e por isso conto que esteja tudo muito mais afinado para o ano!

Tirando isto, a prova foi mesmo excelente! Fiquei a gostar mais de Monsanto, o percurso escolhido era muito divertido, exigente, e variado também. Foi óptimo poder sair de casa a pedalar para ir participar neste evento em Lisboa e com tanta gente! Os voluntários e os agentes policiais foram muito prestáveis e alguns até incentivavam que ia passando. :) O espírito das pessoas com quem me fui cruzando foi muito bom e não vi muito lixo nos trilhos para além das infelizes garrafas perto das áreas de abastecimento. A organização está de parabéns e se para o ano houver mais, lá estarei de novo!
 

prcr

New Member
Estou a ver lá três cavalos desclassificados. Isso deu raia ou quê?

Dois deles ultrapassaram-me a alta velocidade ainda eu estava a 1/3 da Meia Maratona. :D Eu tinha começado a prova com um atraso de 45 minutos, e por isso até achei que era possível eles já estarem a dar uma volta de avanço. Depois comecei a estranhar não ser ultrapassado por mais ninguém da Maratona, só aqueles dois... Provavelmente enganaram-se no percurso!
 

Ogait

New Member
Alguém sabe se existe algum site/entidade que disponibilize fotos do evento?

Tiraram-me imensas fotos, mas no albúm do Facebook do evento não está lá nenhuma.
 

ftome

New Member
Olá a todos, como um dos organizadores, quero começar por vos dizer que estamos atentos ao que é escrito nos diversos sites.
Agradecemos todos os vossos contributos e as criticas construtivas, são sempre bem vindas, pois só com o vosso feedback, podemos alterar e ou melhorar alguns aspectos.
Além dos pontos aqui focados para melhorar, outros haverá a melhorar também. Como alguem disse anteriormente, e passo a expressão, é dificil agradar a gregos e troianos.
Como devem calcular, há muita coisa que não é visível a quem participa, ou seja, toda a parte burocrática que está por tras de todo este projecto.
É sem sombra de dúvida a nossa maior dificuldade. Negociar certo tipo de situações, como sendo sítios onde podemos passar e não podemos, estradas que podemos fechar e não podemos, até ao ponto de envolver por exemplo reuniões com a Carris, para alterar horários e percursos de autocarros em Monsanto, por forma a não colidir com a prova, conjugar todas as entidades policias como certamente tiveram oportunidade de ver, como sendo PSP divisão de trânsito, Policia Municipal, Policia Florestal, Entidade do Parque de Monsanto, Camara Municipal, Bombeiros, Proteção Civil, etc. É uma prova extremamente complicada de colocar em curso. A dificuldade está essencialmente aqui, e não fazer os percursos, marcar etc. A organização conta com membros, com bastante experiência na organização de eventos e tentou fazer de tudo para proporcionar a todos uma prova agradável e divertida. Temos consciência dos pontos a melhorar como os que aqui foram referidos por vós, os quais agradecemos.
Como devem perceber, é de extrema complexidade fazer uma prova destas em Lisboa por tudo o que aqui disse.
Não posso deixar de dar um agradecimento especial a todos os voluntários que trabalharam connosco, pois foram incansáveis!
Óbviamente que sem os nossos patrocinadores, nada disto sería possível. Um muito obrigado a eles tambem!
Estamos disponíveis a todas as vossas sugestões e ou comentários, para melhorarmos cada vez mais uma prova que queremos que seja um exemplo de excelência.
Por fim, obrigado a todos vós e aos vossos feedback's!

Contamos ver-vos no próximo ano.
Bem hajam!

Cumprimentos e boas pedaladas a todos!

Fernando Tomé
 

NunoMCCII

New Member
Perfeitamente.

Ontem fiz o percurso todo mais um amigo e ainda encontrámos fitas, placas, pacotes de gel e barras energéticas (muitos), garrafas de água vazias, etc.

Era bom que a organização tivesse isso em conta.
 

NunoMCCII

New Member
As fitas, a maior parte, estavam junto à subida paralela à A5, as garrafas, um monte delas, junto à faculdade de medicina veterinária quando se faz o gancho para começar a subir, os pacotes de gel e de barras energéticas não são da vossa total responsabilidade mas de quem os utilizou e foi porco e os mandou para o chão e estão espalhados por quase todo o percurso, como organizadores também deviam tentar recolhe-los. ;)
 

petiagos

New Member
Fui pedalar na segunda feira seguinte ao evento ... e até ia à espera de mais lixarada no chão.:cool: Encontrei de fato várias embalagens de géis milagrosos e garrafas de água. Mas nada de outro mundo ... Já faz parte (infelizmente) dos cenários pós maratonas. A organização nada tem a ver com este tipo de comportamento por parte de quem pedala. Por vezes leva por tabela e sem razão alguma. Lá temos de ser nós (quem pedala por aquelas bandas) a parar e a limpar os trilhos para os manter limpos. Nada que me tire o sono ... mas é chato de o fazer !!! Pelos comentários da malta que foi à maratona, parece que o evento agradou. Ainda bem !!!;)
 

ftome

New Member
Obrigado a todos. Mais uma vez agradecemos a todos a vossa colaboração e, se por acaso encontrarem algo relativo à prova no percurso, informem-nos por favor. Obrigado.
 
Top